10 dezembro, 2010

BiBó PoRtO, carago!! representado em Viena!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Mais uma semana passada a pensar no apoio ao FC Porto. Primeiro um jogo em Viena para a 5ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, onde defrontámos e ganhámos novamente ao Rapid de Viena, desta vez por 1-3. Um jogo extraordinário, onde o matador Falcao foi o melhor em campo e assinalou um “hat-trick”. No Sábado estivemos presentes na cidade de Braga a apoiar o hóquei em patins e na segunda-feira no estádio do Dragão como de costume.

Começo então pela quinta-feira passada, onde embora já com a passagem aos dezasseis avos de final previamente garantida, os meus amigos e nossos grandes colaboradores deste espaço, Lucho e Sevilha 03, marcaram presença no Prater (para mim será sempre o Prater) onde o nosso clube conquistou a primeira taça dos clubes campeões europeus, frente o Bayern Munique em 1987. E é a eles que dedico esta minha introdução. Brava gente que lá foi e que merece o meu rasgado elogio. Debaixo de um imenso manto de neve, lá estivemos muito bem representados e o nosso clube foi elevado ao mais alto nível. São estes os adeptos que merecem o meu respeito, eles são o exemplo. É esta a minha forma de ver as coisas. Eles não querem saber se está calor ou se está frio, se o jogo é perto ou se é longe, eles esforçam-se ao máximo é por estar “sempre lá”. E merecem a minha consideração por isso mesmo.

Ao contrário desses, temos aqueles que são denominados de “massa assobiativa” que estão lá de vez em quando, quando por acaso não têm mais nada para fazer, aparecem sobretudo nos jogos grandes e nas festas e aproveitam todos os momentos e mais alguns para deitar abaixo a sua própria equipa, utilizando o vulgar assobio. E foi isso que infelizmente se ouviu por volta do minuto 20 do jogo com o Vitória FC, na segunda-feira. Este tema foi abordado de forma perfeita pelo grande Antas - amigo com quem partilho totalmente a opinião em relação a isto - na sua crónica desta semana. Nem retiro nem acrescento nada ao que ele disse. Acho inacreditável uma equipa que em vinte e três jogos oficiais, conta com vinte e uma vitórias e dois empates, possui a melhor defesa e é a única equipa na Europa que ainda não conhece o sabor da derrota esta temporada, só porque tem um jogo menos conseguido em termos de exibição, é logo atacada pelos assobiadores, que diga-se não perdoam uma e estão sempre prontos para o “bota abaixo”.

Já acho insuportável ter de os ouvir, nem quero imaginar se tivesse de aturar uma peça dessas ao meu lado. Felizmente o estádio do Dragão é grande, tem várias bancadas e eu escolhi uma em que não encontro disso. Encontro adeptos que como escrevi primeiramente, fazem de tudo para estar presentes em todo o lado, sabendo só eles o sacrifício que por vezes fazem, mas tudo em prol do clube do coração. Segunda-feira à noite, no jogo contra o Vitória de Setúbal, estiveram 18 912 espectadores. Como não somos iguais a nenhum dos clubes da segunda circular, considero este número uma verdadeira pobreza. E não me venham com desculpas de que foi numa gelada noite de um dia de trabalho. Quando sair um grande adversário para a Liga Europa, numa gelada noite de Fevereiro ou Março, aí vai tudo sem hesitar. O adversário não interessava? Mas desde quando é que se vai aos jogos por o adversário interessar?! Deve-se ir aos jogos é para apoiar o FC Porto!

Bancadas francamente despidas, na décima assistência desde a inauguração que ficou abaixo dos 20 mil presentes. Os sectores dos ultras apresentaram-se afectados em termos de presenças. Mesmo assim o apoio foi bom, embora não com tanta pujança, mostrada noutros jogos recentes, como se deve imaginar. As bandeiras e os estandartes ajudaram a compor as curvas. No sector visitante descortinava-se a presença da claque vinda de Setúbal, embora não com mais de quinze elementos. Num jogo com uma exibição q.b., o grande momento foi mesmo o penalti falhado pelos visitantes já em tempo de compensação. Uma explosão equivalente ou superior a um festejo de um golo, e tínhamos razões para isso. Mais três pontos, no fundo até sabe melhor assim, é a estrelinha de campeão a funcionar, rumo ao título!

Este fim-de-semana vai ser verdadeiramente ultra, de loucos mesmo! No Sábado logo depois de almoço, às 15h, andebol FC Porto – S. Bernardo no Dragão Caixa. Às 18h temos festa da taça de Portugal com a recepção ao Juventude de Évora no estádio do Dragão. Neste momento os alentejanos contam já com seis autocarros lotados para ver a sua equipa em nossa casa. No final do jogo, partiremos em direcção a Viana do Castelo para apoiar o hóquei em patins no pavilhão de Monserrate, terreno complicado, é sempre um dos candidatos ao título. No Domingo às 17h, clássico em basquetebol no Dragão Caixa, FC Porto – Ovarense. Lá estaremos também.
    “Pensa no que tu podes fazer pelo teu clube e não no que o teu clube pode fazer por ti.”
Um abraço ultra.

12 comentários:

  1. Caro Tripeiro:
    Prater, sempre Prater, está claro! Ai que alegria naquele 27 de Maio e o calcanhar do “mágico”, e que belíssima alegria com o “hat-trick” do Falcao! O que é preciso é haver uma vitória para a subsequente alegria.
    Quanto aos assobios, estamos conversados. Uma vergonha, já comentei no post do Antas. Haviam eles de penar durante 19 anos, como muitos como eu…
    Oxalá faças muitas viagens ao estrangeiro, até ao fim da época. Estás a ver, não estás?...
    Um abração.
    Bibó Porto, carago!

    ResponderEliminar
  2. Também penso assim, o Porto devemos honrar que o Porto nos contempla.
    Parabéns a todos vocês que conseguem fazer das tripas coração e vão a todas...!

    ResponderEliminar
  3. Caro Dragão Azul Forte,

    "Haviam eles de penar durante 19 anos, como muitos como eu…"

    Não vivi esse tempo, mas gosto de escutar os mais velhos e todos os que por lá passaram me dizem isso. Temos de ser pacientes e acima de tudo justos para com a nossa equipa. Apoiá-la incondicionalmente!

    "Oxalá faças muitas viagens ao estrangeiro, até ao fim da época. Estás a ver, não estás?..."

    Pois tenho-lhe a dizer, caro amigo, que espero anciosamente pela minha estreia em jogos europeus, fora está claro. Tenho o desejo de cumprir este ano o meu sonho (contento-me com pouco!), ver o meu clube no estrangeiro. Ainda nunca o fiz, talvez também devido à minha tenra idade.

    Veremos se será este ano, espero bem que sim :)

    Um abraço e espero vê-lo no jantar de Natal.

    ResponderEliminar
  4. OLHAR o relvado do Prater e reviver os 90 minutos do jogo de 1987, foi assim que passei o tempo antes do jogo de quinta feira começar... depois foi aguentar o frio terrível e vibrar com a veia goleadora de FALCAO.

    Foram 4 dias fantásticos passados em Viena! Um sonho que realizei 23 anos depois. E foi a 1ª vez que assisti a um jogo do FCP fora de Portugal!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  5. Viena mexe connosco, leva-nos para algo que meia dúzia de anos atrás, no início da década de 80, julgavamos nunca poder acontecer, mas aconteceu e voltou a acontecer em 2004. Depende muito de nós, do nosso portismo, da nossa militância atenta, crítica, mas objectiva e construtiva, que um momento desse esplendor volte a acontecer...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. ola a todos azuis q por aqui comentam as incidencias do nossoamado clube. este e meu 1o comentario por aqui embora ha muito tempo aompanhe o q por aqui se diz do nosso amado clube, tb estive em viena e foi muito bomaquela vitorianaquele estadio de tao boas memorias para nos....ja tenho alguma "rodagem" em jogos no estrangeiro e espero acabar a epoca a visitar dublin.......saudacoes azuis a bibo porto!!!!!

    ResponderEliminar
  7. O nascimento deste BLOG fez com que:

    tenhamos estado, estamos e vamos continuar a estar presentes em todo o lado...

    é o AMOR ao nosso clube que nos faz continuar a marcar presença...

    e não o ODIO aos clubes alheios...

    SOMOS PORTO, SOMOS PORTOgal...

    ResponderEliminar
  8. Pois é meu caro amigo gostei da homenagem aos Dragões que se deslocaram a Viena que bem merecem, eu odeio frio e gelo, embora a neve me traga sempre memórias do nosso clube impossíveis de eliminar, somos um clube todo-terreno e com adeptos todo-terreno.

    O gelo e o Frio levam-me sempre a um jogo em Bratislava onde por pouco não fiquei sem nariz e cheguei mesmo a perder a o avião por isso há uma relação comigo e com o frio que não conjugam muito bem.

    Quanto aos assobiadores em tempos como estes continuo sem compreender o fenômeno, acho que a forma mais eficaz de os eliminar é cantando mais e mais forte, não há outro remédio.

    No ultimo confronto no Dragão estava pouca gente na curva, mesmo assim não sei se é de estar ali ao lado mas ainda se conseguiu um bom apoio, bem como do outro lado os duros do Colectivo que mantêm sempre aquele apoio firme.

    Outros dias virão e mais importante espero que todos os adeptos ao lado da equipa. Com força e vontade de os ajudar porque nada se conquista sozinho, embora haja um belo caralho a treinar em Espanha que acha que sim.

    Tripeiro um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Tripeiro, parabéns por mais um post cheio de paixão azul e branca!

    Os dias passados em Viena foram, de facto, fantásticos! Ter estado no Prater foi um sonho cumprido! A companhia foi magnífica! Não podia ter sido melhor! :)

    Segunda-feira foi 1 dia triste. Não compreendo como é possível existirem adeptos que assobiem esta equipa depois do percurso notável até ao momento e 4 dias depois da inesquecível noite de Viena... É algo que me ultrapassa. Será que esses adeptos não viram o esforço que a nossa equipa fez em Viena? Como o jogo foi realizado às 18h portuguesas, é possível que tenha sido isso que aconteceu... Saí feliz pelos 3 pontos, mas triste pela atitude dos assobiadores.

    Entretanto, que chegue o dia de amanhã que promete ser brutal! :)

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  10. Miúdo,
    Já merecias uma viagem ao estrangeiro. Estou disponível para o teu baptismo já na próxima eliminatória.
    Dá uma apitadela, que eu garanto-te uma boa estreia...ficas tu responsável por garantir o resultado.

    Na minha 27.ª viagem ao estrangeiro a que correspondem 30 jogos, concretizei um dos grandes sonhos enquanto ultra: estar no Prater!

    O resto? O resto foram emoções e peripécias...mas deixem-me dizer que no jogo do Artmédia o frio ainda se sentia mais, por também chovia e o estádio era muito aberto!

    Assobiadores e fracas assistências? Amigos, não valorizem isso.
    Quem lá está por amor, que cante mais alto!
    Quem ama o seu clube, da próxima vez que leve um amigo com ele!
    Quem quer um FCP maior e melhor, que inscreva amanhã um novo sócio!

    Um grande abraço,
    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  11. Sevilha meu amigo, essa viagem foi mesmo do melhor.

    Antas e Hugo, ultras de "alta rodagem" com mil e uma histórias para contar, amigos a quem tento seguir o exemplo e com quem me revejo e com aprendo semana após semana, sinto estar próxima a minha estreia!

    Um grande abraço senhores da "VG" :)

    ResponderEliminar
  12. Meu caro amigo

    Em 1º lugar felicitar o Sevilha 03 e o Lucho pela deslocação que fizeram Viena. Tenho uma grande consideração por eles, são exemplos puros de um verdadeiro portista. Nem com um relvado cheio de neve, e um tempo gelado, um ultra não tem medo e vai com o objectivo de apoiar a equipa, lutando contra as adversidades.

    É caso para dizer onde estava o tal sistema de drenagem para retirar a neve, de que falavam os dirigentes austríacos.

    Caro amigo!
    Nesta crónica abordas 2 questões muito pertinentes. São elas: os assobios e a presença de público no Dragão.
    Relativamente á questão dos assobios, apesar de eu ser contra eles, acho que contribuem apenas para acentuar a intranquilidade da equipa, não é solução, é um problema. Porém, apesar de este princípio de oposição a eles, não sou hipócrita e tenho que compreender a insatisfação dos adeptos quando a equipa joga mal.

    Quanto á questão do público, caro amigo, eu estou em grande desacordo contigo. Não discuto a questão do apoio que a equipa deveria sentir, porque como bem dizes, é verdade que no jogo de Viena os nossos jogadores merecem todos os elogios que lhes possamos atribuir, e uma excelente casa era uma forma de nós lhes prestar o nosso agradecimento. Não é isso que está em causa. O que está em causa é o facto de haver dirigentes, tanto dos clubes como da Liga, que ainda não entenderam que o futebol não é nenhum negócio televisivo, mas sim um jogo colectivo, que mais vivo se torna com bons ambientes nas bancadas. Um jogo a uma 2ºfeira, dia de escola e de trabalho, onde muita gente sai por volta as 19h, pondo um jogo às 19:45, com preço mínimo de 8E,não estando também um tempo nada convidativo, eu tem que perguntar:

    Estavas á espera do quê?

    Porém não deixa de ser preocupante e alarmante a falta de comparência de mais de 15000 lugares anuais, como bem dizia o Dragão Vila Pouca, no seu comentário à crónica do Antas, ontem publicada.

    Caro amigo!
    Do fim-de-semana que se avizinha muito emocionante e louco para ti, eu apenas não irei a Viana.

    Abraço

    ResponderEliminar