08 dezembro, 2010

Dou o meu amor para quem o merece!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Se eu tivesse o dom de adivinhar o futuro - acho que esta patente ainda pertence ao JJ (entre outras patentes que possui como a do grilo falante e a marcação à zona nos cantos), trocava o meu post de há quinze dias para o dia de hoje, porque se há assunto que no jogo de ontem me impressionou, foi a atitude dos nossos adeptos perante um jogo menos conseguido e depois de um tremendo esforço feito em Viena.

Vou começar por Viena:

1. não é só por ser onde ganhamos o nosso primeiro Troféu Europeu;

2. não é só por ser um palco onde começamos uma das caminhadas mais bonitas da nossa história (a vitória na taça UEFA);

3. não foi só pelo facto que mesmo com aquele manto branco, contra um estádio cheio de adeptos que se fizeram ouvir grande parte do jogo; e

4. não foi só pelas condições climatéricas, não foi por aquele jogo relembrar uma importante vitória contra o Peñarol;

Foi pela harmonia da equipa, pelo espírito de entreajuda, por aquele abraço e palavras de força ao intervalo, pela perspicácia do nosso ponta-de-lança, pelos golos meios enrolados e foi acima de tudo porque esta equipa neste jogo conquistou o mundo, e da minha parte merecem que eu faça chuva ou faça sol, neve ou caia granizo, esteja com eles (até onde o dinheiro deixar).

Eles merecem!!!

O que não merecem é jogar perante uma casa semi-despida (uma palavra mais bonita para não dizer que foi a pior assistência deste ano), onde mais uma vez veio ao de cima a massa AssoBiativa.

Um clube que em Portugal domina em todos os desportos em que participa neste momento, que mantém um record de invencibilidade, que mostra futebol, que mostra coesão, vê-se de repente confrontada aos 20 minutos de jogo com assobios, que se foram acentuando com o decorrer da partida, deixando os nossos jogadores cada vez mais intranquilos. Com adeptos assim, porque é que os clubes adversários trazem claques?

É a ultima vez que me debato contra este género de adeptos, estes não merecem o clube que têm!!!

Este, era um jogo perigoso depois de um esforço incrível em Viena. Era de se esperar um relaxamento da equipa, coisa que por acaso na primeira parte não se viu, onde criamos variadíssimas oportunidades para chegar ao golo e claro que o guarda-redes adversário juntamente com a barra lá foram adiando aquilo que poderia ser um jogo bem tranquilo, por isso, não percebo onde quis chegar o troglodita do treinador do Vitória de Setúbal quando se atira à arbitragem, quando a sua equipa tem pouco mais de 3 remates à nossa baliza e nem sequer se dignou a dizer que o lance do suposto penalti a favor da equipa dele é uma falta fora da área, entretanto, também não comentou e ainda não vi em canal nenhum, o outro lance sobre um jogador do FC Porto dentro da área - fica para mais tarde rever, talvez a TVI apareça, quem sabe, com as imagens na quinta-feira, assim como foi em Guimarães.

Por isso, este Manuel Fernandes merece exactamente aquilo que tem, uma equipa com ligação directa à do Clube do Regime que só por um milagre ou obra de uma grande convenção farmacêutica, consegue ter pernas para uma segunda parte daquelas, mas isto fica para outro post.

Voltando às bancadas vazias, é com pena que chego ao Dragão e vejo muito poucos adeptos. É verdade que foi a uma segunda-feira, é verdade que as condições climatéricas não foram as melhores, é verdade que o jogo dava em canal aberto, é verdade também que os preços não eram convidativos, mas não deixa de ser verdade que ontem, eu, com o aniversário do meu Pai, me tenha deslocado, contribuído para mais uma portagem, saído à pressa do trabalho para chegar a horas para ir ver a bola, conseguindo ir ainda a tempo de estar em todo lado.

Tirando alguns casos pontuais, fodasse, qual é a vossa desculpa?

Para um jogo com o Vitória de Setúbal e depois de um jogão em Viena, a nossa equipa merecia ser aplaudida de pé pelo menos por 35.000 adeptos que é a nossa média, mas para estes jogos, muitas vezes não vale o sacrifício!

No entanto, para darem 400 euros por um bilhete, faltar 2 dias ao trabalho, gastar mais uns quantos euros em comes e bebes para ir ver uma final, já se vai ao fim do mundo e fazem-se todos os sacrifícios do mundo.

Eu estou de consciência tranquila. Comporto-me sempre da mesma maneira e debato-me sempre com os mesmos princípios, não me revejo sentado sozinho numa bancada rodeado de cadeiras azuis, olhando para um bom Amigo e grande adepto do nosso clube de máquina fotográfica em punho a tentar fugir à chuva - lá estava ele de “pedra e cal”, até parecia que a neve de Viena não lhe tinha tocado sequer - é nestes que deposito a minha admiração.

Ao Lucho, ao Sevilha e ao Norte, vocês merecem tudo, vocês são grandes!!!

Por isso e para finalizar, apenas peço, sem manias nem hipocrisias:

vamos apoiar a nossa equipa de Futebol, a nossa equipa de Basquetebol, a nossa equipa de Hóquei em Patins, a nossa equipa de Andebol, a nossa secção de Natação, a nossa secção de Bilhar e acima de tudo, sejam adeptos activos e venham às Assembleias - não deixem que sejam outros a decidir o futuro do clube.

O nosso clube merece muito…
muito mais que aquilo que lhes demos esta segunda-feira!!!


Meus Amigos, um grande abraço Tripeiro e muito… muito Portista.

19 comentários:

  1. Caríssimo,

    Genericamente estou em acordo contigo.
    E digo apenas genericamente, porque fazes algumas considerações sobre a nossa exibição, sobre as quais não estou tão de acordo, mas sobre isso falarei no meu post de amanhã.

    Permite-me dizer-te que estás a pregar aos peixinhos. É demasiado desgastante tentar perceber as reacções de muitos adeptos que se deslocam ao estádio. Mas é um fenómeno já muito visto, recorrente ao longo dos últimos anos, e que prefiro combater gritando mais alto o nome do Porto.

    Felizmente que no local onde vejo o futebol, não há grilos por perto, porque se houvesse, desculpem o vernáculo, mas mandava-os ir assobiar aos ouvidos da puta da mãe deles, que certamente até seria uma pessoa séria.

    Hoje ainda é o dia que não sei assobiar e faço questão de não saber.
    Ainda assim, se calhar, ontem teria lançado o meu primeiro assobio. E tê-lo-ia lançado a Helton pela vergonha que é estar a queimar tempo aos 60m de jogo, estando a ganhar 1-0 de um jogo em casa. Isto é o PORTO, não é um qualquer clube de 2.ª divisão brasileira. Os jogadores para serem respeitados, para além de terem que respeitar os adeptos, têm essencialmente que respeitar as cores do clube que envergam, e isso é algo que me deixa fora de mim. Foi o que aconteceu com Helton!

    Naturalmente que se o tivesse feito, teria que muito antes ter insultado com todos os nomes possíveis, aqueles que não lutam pelo clube, acomodam-se; aqueles que não apoiam, só exigem; aqueles que só criticam, não incentivam.

    Mas já não me canso com isso, pois recordo-me de ver Ivic, quando o banco de suplentes ainda era do lado da arquibancada, a olhar para trás espantado, com as garrafas de água a bater no banco, como que a não perceber o que queriam mais os nossos adeptos.

    Vamos em 23 jogos realizados esta época (1-supertaça, 13-campeonato, 7-liga europa, 2-Taça) e marquei presença em 21 (as excepções foram Genk em casa e Besiktas fora). Não sou mais ou menos portista por isso, não sou melhor ou pior que ninguém por isso. Mas continuo e continuarei a insistir que, para mim, estar presente é ajudar a ganhar, é apoiar, é transmitir confiança, é transmitir força.

    SAIAM DE CASA!!
    SAIAM DO SOFÁ!!
    SAIAM DA NET!!

    Venham aos estádios e pavilhões onde dia após dia, jogo após jogo, os nossos atletas escrevem páginas da nossa história. Umas melhores, outras nem tanto. Mas cabe-nos a todos catapultá-los para as vitórias.

    O amor não se explica, sente-se!
    EU AMO O PORTO

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o post antas!

    Os adeptos só perceberam que a equipa precisava do seu apoio quando o madeirense marcou a grande penalidade contra nós.

    Acho INACREDITÁVEL que uma equipa com os numeros da nossa equipa(já não perde à 32 jogos salvo erro,corrigam-me se tiver enganado) seja assobiada em casa.

    Infelizmente não posso acompanhar a equipa nos jogos fora como faço no dragão e por isso desloco-me ao café para ver os jogos.Quer o Porto esteja a jogar bem ou mal,quer esteja 10 pontos à frente ou atràs aos 20 minutos de jogo se não estiver-mos a ganhar começam as bocas "não jogam nada!" "o treinador é que é o culpado que não o tira!" "se fosse os mouros já estavam a ganhar!" São este tipo de adeptos que depois vão para o Dragão fazer aquelas figuras tristes!

    Nós continnuaremos a apoiar o nosso F.C.Porto até ao fim porque como já foi dito o amor não se explica sente-se!

    Força Grande Porto!

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo amigo, também já reflecti sobre isso e a pergunta que coloco é esta: se somos e somos sem dúvida nenhuma, um clube ganhador, de sucesso e nos confrontamos com este portismo, o que será do F.C.Porto, já não digo se tiver de atravessar um longo deserto, mas um pequeno de 4 ou 5 anos?

    Na segunda-feira faltaram mais de 15.000 lugares anuais e é isso que é preocupante...

    Sobre o jogo, o cansaço era um facto, mas o mal já vinha de trás.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Antigamente iamos para o Estádio duas horas antes, levavamos sol e grandes molhas em quantidade, viam-se jogos de pé...
    Agora com melhores condições, um Estádio confortável, etc, o pessoal aburguesou-se e a chover, acham que não vale a molhita entre o carro ou o Metro e o Estádio...
    Sinais dos (tristes) tempos...

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo Antas, Amigo:
    Eu fui um dos indefectíveis adeptos que atravessou o longo jejum de 19 anos sem um título de Campeão. E sem vacilar, sem por um momento pensar em desistir, abdicar das minhas cores. Eu preferia ser do meu querido clube em segundo ou em último, do que de outro qualquer sempre primeiro. Viesse quem viesse… Sempre acreditei na vitória e o meu Clube compensou-me, depois, com conquistas extraordinárias, impensáveis. PORTO, sempre PORTO!
    Por isso, Antas, para mim é admissível que se assobie, no nosso próprio estádio, uma equipa que não perde “só” há 32 (ou 33?) jogos! É um comportamento incrível, irracional e despropositado. Não é postura de portista entregue a uma causa: o seu FC Porto!

    Perante isto, não é descabida a pergunta do Vila Pouca: se assim… é assim, o que seria perante um curto (para não dizer longo…) jejum?

    Um grande abraço.
    Bibó Porto, carago!

    ResponderEliminar
  6. Não contesto, antes perfilho, dos mesmos sentimentos que são expostos no post. Não posso é ignorar, em primeiro lugar de que o Porto (o norte) foi (é) a "cidade do trabalho" coisa que parece estar a ser esquecida tão raras vezes, actualmente, se lembra isso.

    Depois, para mim, segunda-feira não é dia de futebol, muito menos à noite. É uma aberração, e só se pode justificar pela ganância em obter dinheiro à custa dos sentimentos e paixões das pessoas crédulas.

    E bom também não esquecer que a grande maioria dos detentores de cartão de sócio, dragom site ou não, residem não só na área do grande Porto como, em muitos casos, percorrem 200 ou mais quilómetros (ida e vola), como já foi o meu caso, para apoiar no Estádio, que é onde deve ser, a nossa equipa.

    Mas entendo o seu lamento e admiro o seu esforço em ir ao Dragão, porque já vivi, muitas vezes, esse mesmo sentimento.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Completamente solidário com o meu amigo Antas, um grande adepto deste nosso clube.

    Vergonhoso o comportamento dessa gente que aos 15m já assobia. Esta equipa de guerreiros merece tudo!

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Desculpem o lapso, mas quero fazer uma rectificação ao meu comentário anterior.

    Onde se lê: "...para mim é admissível que se assobie...",

    Deve ler-se:
    "...para mim é inadmissível que se assobie...".

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Faço parte de quem conheceu a atravessia do deserto. Os assobios não datam de ontem e sempre foi preciso "comabatê-los".

    Penso que o comentário de R.M.SilvaCosta levanta um questionamento interessante, quando ( e para quem ) não se vive em Portugal.

    As minhas obrigações laborais têm-me ocupado muito tempo e não tive tempo de tirar estatísticas.

    O campeonato Português tal como o Escocês está a ser acompanhado pelo canal Francês "Ma Chaine Sport" ( canal sat ). É um canal que tem crescido muito.

    Entre Portugal e França existe uma hora de diferença. Eu por, exemplo, segunda deitei-me bem tarde para ver o Porto. E já não tenho idade para fazer directas ou meias directas.

    O que eu quero expressar, mas não tenho dados concretos, é que o Porto tem tendência a jogar a horas tardias, logo a ser televisado a horas tardias, sendo menos vito que os seus rivais, por aqui.

    Mas seria interessante ter as estatísticas ou comparações em mão.

    E facto importante, exceptuando Paris, os cafés fecham como tal as associações Portuguesas às 19h-20h.

    Penso que é algo que deve ser pensado na medida das possibilidades organicas do Campeonato Português !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. Porto Maravilha:

    A marcação da hora dos jogos nocturnos no Porto é, julgo eu, condicionada pelo encerramento das actividades laborais do Grande Porto e não só, a partir das 19 horas, na linha apontada no meu comentário de que o norte é uma região onde se trabalha e em Lisboa onde se diverte.

    Pelo menos no passado era assim...

    ResponderEliminar
  11. Caro Antas

    Subscrevo uma parte do que disseste.

    Os assobios, apesar de por vezes eu tenho que os compreender, só prejudicam a equipa. Verifica-se uma maior intranquilidade na maneira de jogar, provoca stress. Mas é bom que se diga que este filme não é de agora, e que por muito que rejeitemos, ás vezes a equipa merece. Mas assobiando, para mim só faz sentido no final.

    Quanto á questão da afluência do público, e por se ter registado a pior assistência da época, eu estou em completo desacordo contigo.

    Não discuto a questão do apoio que a equipa deveria sentir, porque como bem dizes, é verdade que no jogo de Viena os nossos jogadores merecem todos os elogios que lhes possamos atribuir, e uma excelente casa era uma forma de nós lhes prestar o nosso agradecimento. Não é isso que está em causa.

    O que está em causa é o facto de haver dirigentes, tanto dos clubes como da Liga, que ainda não entenderam que o futebol não é nenhum negócio televisivo, mas sim um jogo colectivo, que mais vivo se torna com bons ambientes nas bancadas.

    Um jogo a uma 2ºfeira, dia de escola e de trabalho, onde muita gente sai por volta as 19h, pondo um jogo ás 19:45, com preço mínimo de 8E,
    não estando também um tempo nada convidativo, eu pergunto

    Estavas á espera do quê?

    A mim não me espanta, e por mais que sejamos portistas, as pessoas não podem abdicar de trabalhar para ir ver um jogo. É uma questão de opção. Não é por isso que somos mais ou menos portistas que os outros.

    Como diz o Dragão Vila Pouca, é difícil de explicar a não comparência de 15000 lugares anuais, mas tenho que compreender que o facto de ser à semana é um bom motivo.

    Há que rever os horários dos jogos

    Concluindo

    Acho que tens toda a razão quanto á questão dos assobios.

    Discordo contigo quanto á questão do público.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Eu por motivos profissionais não pude ver o jogo, nem na Tv. ....só deu para ver um pouco da segunda parte.
    Não gostei do jogo que vi, mas por muito que não goste de um jogo do Porto, não consigo dizer mal.
    Faz me muita confusão os que vão ao estadio e basta haver 2 ou 3 passes que não corram bem começam logo a assobiar
    Eu posso ficar triste ou chateado, mas nunca assobio nunca...
    Mas o que realmente interessa é que ganhamos mais 3 pontos !
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. primeira impressão: na entrada do estádio, a 5m do inicio da partida, «espantei» ter sido o 45º (!) adepto a entrar no estádio... sintomática a minha cara de surpresa, pensando me ter enganado na hora do jogo, ou tão simplesmente no local de jogo... nem uma coisa, nem outra... só os «viciados» é que lá estavam!

    segunda impressão: assobiar não assobiei, tão só porque não faço parte desse «clubezeco», agora, desculpem lá o mau jeito, sentia-se, cheirava-se aquele final... e bem, soltei o vernáculo todo para os «responsáveis» lá em baixo, ai não que não soltei... pensem o que quiserem, mas eu, gosto pouco de «futebol pa encher chouriços» e isso, foi o que se viu a partir de demasiado cedo no jogo, ai não que não foi... resumindo, assobiar nem hablar, apoiar sempre, mas deixar de ser exigente não contem comigo.

    ResponderEliminar
  14. Também fiquei admirada, quando entrei no Estádio e vi montes de cadeiras vazias, eu não vejo qual o motivo, bem pelo contrário, depois do jogo em Viena, esperava que estivessem mais adeptos para aplaudir e para apoiar o jogo contra o Setúbal, mas infelizmente, não foi o que aconteceu...

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. Bem, depois de este MANGNÍFICO post, ainda tenho (felizmente) que levar com o MAGNÍFICO comentário do Norte, pronto... fico sem nada para dizer!!

    É com vocês que me identifico! É no meio de vós que estou! Lá não há "pipocas"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Antas,

    Mais um belo post a colocar o dedo numa ferida que conhecemos bem. Por acaso estive entre os casos pontuais que falharam este jogo no Dragão, e também ontem no Dragãozinho, por motivos incontornáveis (já não falhava um jogo no Dragão há anos), e fiquei ainda com mais pena de não ter ido quando soube quanta gente lá estava e à medida que ia ouvindo na rádio as dificuldades por que estávamos a passar em campo. Porque é nesses momentos que temos que estar lá, é nesses momentos que o nosso apoio é mais necessário.

    Também me faço por vezes a pergunta que o Vila Pouca coloca: se há quem aja assim por um jogo menos conseguido numa época como esta, o que será de nós se nos correrem mal duas ou três épocas seguidas (bate na madeira!)? Sinceramente, com gente como "nós" (entendem o que quero dizer), acho que o clube nunca estaria em maus lençóis. E além de "nós", há muita gente na massa adepta do clube que não é deste tipo dispensável de adepto, e a fibra daqueles que aguentaram 19 anos de jejum não desapareceu. O que acontece é que a amostra que vai ao estádio não é representativa disso. As quotas + bilhetes (ou bilhetes de não-sócio) não são para qualquer um, e uma boa parte do estádio está cheia de miúdos mimados a comer pipocas como no cinema, enquanto muita gente feita da massa que sustenta o clube fica do lado de fora do estádio e só faz a festa depois nos Aliados, por falta de possibilidades financeiras. Entendo que o clube tenha a necessidade de se orientar para um público-alvo com capacidade para comprar lugares anuais nas bancadas centrais que depois não usam, camisolas principais e alternativas todas as épocas e tudo o mais, mas isso tem efeitos a longo prazo que têm que ser considerados.

    Eh pah, os teus posts fazem-me sempre escrever comentários gigantescos!! Assume isso como um grande elogio ;)

    ResponderEliminar
  17. Subscrevo e aplaudo o post e o seu autor, mas pergunto: Quem de bom senso se iria sujeitar a descer ao nível intelectual desses tipos, para poder contrapor argumentos que no mínimo deveriam ser tão ou mais peçonhentos, como aqueles que invariavelmente eles vomitam?
    O último que aceitou correr esse risco, deu o exemplo do que é ser um verdadeiro homem do Norte, e bateu-lhes com a porta no focinho.

    ResponderEliminar
  18. Belo post amigo!

    Já tínhamos discutido entre nós o tema dos assobios, e estamos plenamente de acordo.

    É difícil aceitar assobios a uma equipa que nos tem dado alegrias atrás de alegrias e que chegava ao Dragão após um jogo de sacrifício em Viena.

    A questão levantada pela Enid (efeitos a longo prazo da política actual do clube) parece-me pertinente e acho que merece uma discussão mais aprofundada.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  19. Meu caro amigo

    Em 1º lugar felicitar o Sevilha 03 e o Lucho pela deslocação que fizeram Viena. Tenho uma grande consideração por eles, são exemplos puros de um verdadeiro portista. Nem com um relvado cheio de neve, e um tempo gelado, um ultra não tem medo e vai com o objectivo de apoiar a equipa, lutando contra as adversidades. É caso para dizer onde estava o tal sistema de drenagem para retirar a neve, de que falavam os dirigentes austríacos.

    Caro amigo!

    Nesta crónica abordas 2 questões muito pertinentes. São elas: os assobios e a presença de público no Dragão.

    Relativamente á questão dos assobios, apesar de eu ser contra eles, acho que contribuem apenas para acentuar a intranquilidade da equipa, não é solução, é um problema. Porém, apesar de este princípio de oposição a eles, não sou hipócrita e tenho que compreender a insatisfação dos adeptos quando a equipa joga mal.

    Quanto á questão do público, caro amigo, eu estou em grande desacordo contigo.

    Não discuto a questão do apoio que a equipa deveria sentir, porque como bem dizes, é verdade que no jogo de Viena os nossos jogadores merecem todos os elogios que lhes possamos atribuir, e uma excelente casa era uma forma de nós lhes prestar o nosso agradecimento. Não é isso que está em causa.

    O que está em causa é o facto de haver dirigentes, tanto dos clubes como da Liga, que ainda não entenderam que o futebol não é nenhum negócio televisivo, mas sim um jogo colectivo, que mais vivo se torna com bons ambientes nas bancadas. Um jogo a uma 2ºfeira, dia de escola e de trabalho, onde muita gente sai por volta as 19h, pondo um jogo às 19:45, com preço mínimo de 8E,não estando também um tempo nada convidativo, eu tem que perguntar:
    Estavas á espera do quê?

    Porém não deixa de ser preocupante e alarmante a falta de comparência de mais de 15000 lugares anuais, como bem dizia o Dragão Vila Pouca, no seu comentário à crónica do Antas, ontem publicada.

    Caro amigo!

    Do fim-de-semana que se avizinha muito emocionante e louco para ti, eu apenas não irei a Viana.
    Se não fores de metro, até podias dar uma apitadela xdd.

    Cumprimentos a todos, especialmente ao Tripeiro

    Abraço

    ResponderEliminar