13 dezembro, 2010

ENTREVISTA: Casa do FC Porto - Dragões de Leiria

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Para apresentação neste mês de Dezembro, contactei a casa do FC Porto - Dragões de Leiria, com vista à realização de uma entrevista e ao mesmo tempo, divulgação da mesma neste espaço de tertúlia.

Estabelecido esse contacto, não queria deixar passar em claro a forma extremamente calorosa, simpática e totalmente disponivel para essa entrevista, mesmo com uma vida pessoal e profissionalmente muito ocupada, por parte do seu Presidente, o Sr. Luis Rijo, a quem aproveito para mais uma vez, enviar os meus melhores cumprimentos... e prometer que numa próxima passagem por Leiria, terei todo o gosto em ir visitar esta bonita casa do FC Porto.

A criação desta casa, foi tão só um meio de congregação de todos os adeptos e simpatizantes azuis e brancos da região de Leiria, pretendendo assim contribuir para uma aproximação e apoio cada vez maior ao Clube com que todos nos indentificamos. Com actividades de índole desportiva, cultural e de lazer pretende proporcionar um convívio são e uma ligação mais estreitra entre todos os portistas, independentemente da sua ideologia, cor, credo ou profissão. Servir o FCPorto, que tantas alegrias tem dado e continuará a proporcionar, no seu eclectismo, é o objectivo último.

Vamos lá então a essa prometida entrevista...



    Casa do FC Porto de Leiria
    Delegação nr. 106 do fcPORTO e Dragão de Ouro


    1- Queira fazer uma breve apresentação dos Órgãos Sociais.

    A Casa do Futebol Clube do Porto Dragões de Leiria tem nos seus estatutos admitidos os seguintes corpos gerentes: Assembleia-Geral, Direcção, Conselho Fiscal e Conselho Disciplinar. Os três primeiros são presididos por sócios também do Futebol Clube do Porto: Pedro Morais, Luís Rijo e Clemente Duarte. Nas últimas eleições em 2008, fizeram parte da lista eleita, que tinha por lema “FORTALECER A C. F. C. P. – D. L., ENGRANDECER O FUTEBOL CLUBE DO PORTO”, vinte e dois elementos, sendo que na composição de cada um dos órgãos há pelo menos uma mulher. De salientar ainda que os actuais órgãos são constituídos por sócios fundadores da nossa Casa, e sócios mais recentemente chegados à Associação, bem como se alia a juventude irreverente, à experiência e maturidade dos menos jovens. O próximo acto eleitoral decorrerá em Março de 2012.

    2- Como e quando surgiu o espaço azul e branco de Leiria?

    Tinha chegado há pouco mais de dois anos a Leiria, oriundo de Coimbra, minha terra natal, onde permaneci quarenta e sete anos, e em conversas tidas com pessoas que entretanto ia conhecendo na cidade do Lis, e estreitando contactos, fui lançando a ideia de se tornar necessário congregar os adeptos e sócios do nosso grande FCP, dado saber nada existir até então. Assim foi amadurecendo a ideia, e então um grupo de treze convictos portistas juntaram-se no dia da freguesia de Leiria, treze de Junho, e ao jantar conversaram sobre a viabilidade de dar passos no sentido de formalmente ser constituída uma organização, que pudesse ser um pólo de aglutinação de todos os portistas da cidade e da região. Nasceu nesse dia a Casa do Futebol Clube do Porto – Dragões de Leiria. Aqui ficam os nomes desses treze fundadores: Américo Coelho, António Barcelos, Clemente Duarte, Elisabete Festas, Francisco Morais, Francisco Vasconcelos, Humberto Santos, Luís Pedro Biscaia, Luís Rijo, Madalena Silveirinha, Pedro Gomes, Pedro Morais e Pedro Ribeiro.

    3- Como tem sido o desenvolvimento, durante o tempo de existência, e quantos associados têm?

    A nossa Associação, que no próximo ano completará cinco anos de vida, tem a sua sede na freguesia urbana de Marrazes. Nos primeiros dois anos foi num primeiro andar, pequeno, com pouca visibilidade do exterior, e que abria às terças e quintas-feiras à noite, e em dias e horas de jogos de futebol do nosso Clube. Actualmente, a uma curta distância da primeira, abriu-se a nossa segunda sede, um rés-do-chão espaçoso, com sala de convívio, secretaria, sala da direcção e um mini bar de apoio ao sócio, com uma larga montra para a rua, e ainda uma sala de bilhar na cave, onde estamos há pouco mais de dois anos. Vamos a caminho das quatro centenas de associados.

    4- Quais as expectativas para este ano?

    Este ano está a chegar ao fim. Mas ainda esperamos comemorar na nossa Casa muitas vitórias do nosso FCP em jogos das muitas modalidades existentes no seio do nosso Clube.
    Quanto ao ano de 2011 é nossa convicção, e desejo, de que iremos festejar vários títulos das nossas equipas, em vários escalões e modalidades, a começar pelo de campeão nacional da equipa sénior de futebol. Mas não podemos esquecer o basquetebol, o andebol, o hóquei em patins, a natação, o bilhar, a pesca desportiva. Os seniores e os escalões jovens, os campeonatos nacionais e as várias taças em disputa. Vamos por certo ter um próximo ano repleto de alegrias pelas conquistas dos nossos atletas.
    Quanto à nossa Casa concretamente, e pese embora a crise que a todos afecta, e que cada vez deixa menos recursos disponíveis para gastar com coisas além do essencial, esperamos continuar a poder proporcionar bom acolhimento, e a saber merecer o apoio dos sócios, que se venha a traduzir na frequência das nossas instalações, para todos juntos vibrarmos, e sofrer quando for o caso, com o nosso Futebol Clube do Porto.

    5- Quais foram os pontos mais altos ou mais marcantes da casa?

    O ponto mais alto na curta vida da nossa Casa foi sem dúvida a distinção com que a Direcção do Futebol Clube do Porto nos contemplou ao atribuir o Dragão de Ouro para a Delegação Nacional no ano transacto de 2009. É uma enorme honra e satisfação poder ter exposto na nossa sede tamanho galardão.
    Tivemos mais acontecimentos marcantes: as visitas no nosso Presidente Pinto da Costa para a inauguração das nossas sedes, e coincidentemente a realização das I e II Galas da Casa de Leiria, onde além da confraternização, foram distinguidos atletas das camadas jovens de cada uma das secções existentes no FCP, com a entrega do nosso troféu “Chama do Dragão”.
    A III Gala ocorrerá em 2011.

    6- Quais os apoios e iniciativas que a casa pode oferecer aos adeptos do nosso clube?

    A Casa de Leiria tem ao serviço do associado um mini bar, para tornar mais agradável a estadia na nossa sede, nomeadamente aquando do visionamento de jogos do nosso Clube.
    Organizamos deslocações ao estádio do Dragão para assistir a jogos de futebol da nossa equipa sénior.
    Levamos a efeito torneios e campeonatos de pool português (bilhar), agora numa mesa space recentemente adquirida.
    Proporcionamos refeições convívios, em alguns fins-de-semana, nas nossas instalações.
    Disponibilizamos cartas, tabuleiros de xadrez, de damas, e outros jogos de sala para os nossos associados melhor aproveitarem o tempo que permanecem na nossa Casa.

    7- Existem casas ou delegações de outros clubes em Leiria? Se sim, qual o tipo de relação que mantém?

    Em Leiria há a Casa da Académica (que não tem actividade recente), a Casa do Benfica (de que se não ouve falar), e o Núcleo Sportinguista com quem temos as melhores relações institucionais e pessoais, participando reciprocamente em eventos por ambos organizados.

    8- Já conhecia o blog "BiBÓ PoRtO, carago!!"? Se sim, qual a sua opinião?

    Sinceridade acima de tudo: não conhecia o vosso blog. Por tudo o que já tive oportunidade de nele navegar só posso dizer que é interessantíssimo, actual, e que todos os portistas deviam visitar. Parabéns e felicidades.

    9- Para finalizar, queira deixar uma mensagem aos nossos leitores.

    Nesta quadra festiva a mensagem só pode ser para desejar muita paz, muita concórdia e muito amor. A todos um Santo Natal e um Bom Ano de 2011.
    Não podia terminar sem um convite: sempre que passem por Leiria visitem a nossa Casa, ela também é vossa.



    CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS


    morada [sede social]: Rua Álvaro Pires de Miranda, LT 47 - R/C C

    contactos telefónicos: 96 613 6731

    horário e dias de abertura da sede: de 2ª a 6ª feira, das 20H às 23H, Sábados, Domingos e feriados, das 15H às 23H.

    como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: através do sítio na Internet, ou directamente na sede (em ambas as situações está lá toda a informação).

    vantagens em se tornar associado da casa do FC Porto: participar na vida e actividades organizadas pela Casa.

    página na internet: www.dragoesdeleiria.pt
    e-mail: geral@dragoesdeleiria.pt
    outros: lvrijo@sapo.pt

11 comentários:

  1. Deixa-me inaugurar a Mafaldinha...

    Parbéns, à Casa do F.C.Porto de Leiria que me parece de muito bom gosto e como não podia deixar de ser, à Mafaldinha pelo excelente trabalho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É bom confirmar que tb se respira FC Porto em Cidades onde os rivais de lisboa parecem ainda ter muita força. Mas as gerações que se vão renovando deixam sérias indicações do domínio que o FC Porto terá a curto/médio prazo em Cidades do Centro/Sul do País.

    Que continue este rumo vitorioso q lá chegaremos. Parabéns aos Portistas de Leiria e à Mafaldinha pela entrevista.

    ResponderEliminar
  3. Da próxima vez que for a Leiria tenho de lá passar :)

    Felicitações a esta delegação e à Mafaldinha pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Numa Cidade "reconhecidamente" Lagarteira é sempre bonito ver que alguém teve a coragem de abrir um cantinho que só se respira azul e branco.

    A todos os Portistas de Leiria e especialmente à delegação número 106 do FC Porto um grande abraço.

    Mafaldinha excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  5. é com muito gosto que vejo a casa de Leiria da nossa nação e da qual sou socio, referida no vosso blog. Realmente temos um espaço agradavel e simpatico onde podemos puxar que nem uns doidos pelo nosso clube, não me esqueço do jogo que fizemos em Kiev à dois anos e ganhamos no fim com o inesquessivel lucho a marcar e aasim arrancamos para mais uma grande epoca que deu a dobradinha. E o jogo contra os 6 milhões quando do ano passado em casa, quando o Beluchi marcou foi a p... da loucura.Jogos que lá vi com a casa à pinha.
    Realmente é um espaço que fazia falta com na zona.
    Os meus parabens à nossa casa e ou vosso blog.
    PS:É com muito agrado que hoje em dia já oiço a perguntarem aos miudos pequenos " és do benfica ou do sporting" e eles respondem com o orgulho da sua idade " sou do porto", dá um gozo que nem imaginam, tão pequenos e já com tanto orgulho na nossa nação.Ate uma proxima.

    ResponderEliminar
  6. Excelente entrevista! Parabéns Mafaldinha!

    Que o trabalho destes Dragões continue e que ajude ao crescimento da massa adepta do FC Porto naquela zona do país!

    ResponderEliminar
  7. Cara Mafaldinha!

    Mais uma vez desenvolveste uma excelente investigação sobre as muitas casas do nosso clube, espalhadas por todo o país

    A casa de Leiria é mais um exemplo de verdadeiro portismo, aposta cada vez mais na crescente interacção entre a cidade e o clube.

    Um abraço sentido de felicitações para o SR Presidente do núcleo, e para todos os seus associados.

    Aguardo com expectativa qual o próximo núcleo!

    Parabéns pela investigação

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. A Casa de Leiria é uma das de "top". E os portistas leirienses são "ouro de lei". Um abraço para eles.

    Mafaldinha: excelente reportagem.
    Cumprimentos.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  9. em particular, saudações especiais para todos os Portistas de Leiria, que acredito, sabem muito bem honrar e defender as nossas bonitas cores.

    excelente entrevista, conteúdo bastante interessante... e uma Senhora Dona Casa para mostrar ao Mundo... e arredores! Parabéns!

    ps - Mafaldinha, tás em grande carago... já medes prái uns metro e 52 ;)

    ResponderEliminar
  10. Saudações a todos os Portistas de Leiria, e mais uma vez, muito obrigado, ao Sr. Luis Rijo, pelo tempo que disponibilizou para ser possivel a publicação desta entrevista!

    Blue, é 1,60, prometo oferecer-te no natal uma fita métrica...;)

    Muito obrigado, por todos os elogios...;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Que grande trabalho têm feito os Portistas de Leiria! Os meus parabéns!

    Parabéns também à Mafaldinha por mais uma bela visita virtual a um espaço de alma azul e branca!

    ResponderEliminar