18 dezembro, 2010

Força Campeão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Como boa portuguesa, é normalmente na Sexta-feira à tarde, na popularmente chamada “última da hora”, que costumo escrever a minha participação aqui no Bibó Porto. Assim, hoje, Sexta-feira, ao início da tarde, preparava-me para começar a escrever quando um post no Facebook me deu um estalo na cara. Não literalmente, é claro, mas o mais próximo disso que consigam imaginar. O Dr. Pôncio Monteiro estava em coma profundo após um AVC hemorrágico.

Corri para o fórum azul e branco do qual costumo participar, e toda a gente falava na gravidade do sucedido. Que não deve sobreviver, que se sobreviver terá provavelmente sequelas graves, alguns já tinham até ouvido dizer que teria falecido. Durante largos minutos não consegui fazer mais nada senão ficar parada a olhar para o monitor, carregando na tecla F5 a intervalos mais ou menos regulares. O sentimento de impotência é devastador nestas alturas, e a ausência de informação torna-o ainda pior. Eu, que nada sei de medicina, tento agarrar-me à esperança de que o panorama não seja assim tão mau. A esta hora ainda não se sabe muito, apenas que o seu estado é muito grave. Não há muito que possamos fazer senão torcer pelo Dr. Pôncio, da mesma forma que todas as semanas torcemos pelo nosso Porto. E acreditar por ele.

Sei que tenho um post para escrever. As minhas desculpas ao Blue Boy e a todos vós, mas não consigo pensar em mais nada, e obviamente não consigo escrever sobre mais nada. Nunca ter conhecido pessoalmente o Dr. Pôncio Monteiro não é aqui relevante. O aperto que agora sinto não é menor por causa disso. Por isso, e reforçando as desculpas a todos, aproveito apenas o momento para partilhar um pouco do que me vai no peito com quem sei que me entende.

Apesar da sua longa ligação ao Futebol Clube do Porto no desempenho de diversos cargos, foi só no início dos anos 90, com os meus 10 ou 11 anos, que ouvi falar dele pela primeira vez. Defendia o Porto no programa Os Donos da Bola. “Que grande Homem este, que defende o Porto desta forma em pleno território inimigo!”, foi a primeira impressão que dele tive. E que retive até hoje. O Dr. Pôncio Monteiro era uma inspiração. Conduta impecável, garra inabalável. Enfrentou situações e adversários dos mais reles, nunca se deixando arrastar para o seu nível. Não se cansou de apontar o dedo à podridão anti-portista do futebol nacional. Ao longo de décadas foi a nossa cara e a nossa voz e fez justiça a tudo aquilo que nos orgulhamos de ser: íntegros, genuínos, destemidos, fortes como o granito de que somos feitos. Um Homem do Norte, com H grande e com N grande. Fez da defesa do FC Porto uma cruzada na sua vida, e mesmo após as complicações de saúde com que se deparou há alguns anos, nunca virou a cara à luta. Nem sabia o que isso era.

Em 2008, o Dr. Pôncio deu uma bonita entrevista aqui ao nosso Bibó Porto, que termina com as seguintes palavras: “Sempre que eu puder, tenham a certeza que estarei ao vosso lado a festejar as grandes vitórias do nosso clube.”

E há-de poder muitas mais vezes. Força, Pôncio! Agarra-te à vida qual João Pinto à taça, que ainda há muito para comemorarmos juntos!

10 comentários:

  1. FORÇA GRANDE PÔNCIO MONTEIRO!

    ResponderEliminar
  2. Por relacionamentos familiares, conheço o Dr. Pôncio Monteiro. Homem do Douro (é de Peso da Régua), portista dos maiores, de 4 costados - como sabemos - adora a vida e, por isso também, vai ter força para se agarrar a ela.

    Força Sr. Pôncio! Estamos consigo.

    ResponderEliminar
  3. Espero que possa recuperar e seguir uma vida com qualidade. Se chegou a sua hora pois, um abraço e que descanse em paz. Será recordado com um grande portista, homem que sempre defendeu o clube com grande nível, ironia e desportivismo.

    Adorava quando levava o dossier para os programas onde participava.

    Falo no passado porque vivo no estrangeiro e nao tenho a possibilidade de assistir ao programa onde participa actualmente.

    ResponderEliminar
  4. Pôncio já venceu uma dura batalha, vamos acreditar que vencerá outra, mesmo que seja ainda mais difícil.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Bonito e sentido.

    Força Dr.PÔNCIO.

    ResponderEliminar
  6. Tal como o nosso FCP há-de manter-se invencível em mais esta batalha do jogo da Vida!!!

    Allez DR.Pôncio, queremo-lo a festejar nos Aliados o próximo titulo.

    ResponderEliminar
  7. Todos os bons Portistas nos são queridos, e entre os mais conhecidos o Dr. Pôncio é daqueles que nos habituamos a admirar, fazendo parte da Família Azul e Branca. Apesar de ter havido notícias que se prestaram a enganos, chegando a ser falado o pior, como está a conseguir resistir ele vai mesmo vencer, mais uma vez.

    Agora, lembrando o encontro de logo, da malta deste cantinho Portista: Não indo estar presente, quer pela distância, quer pelas minhas condicionantes actuais de saúde, estarei com vocês em pensamento. Peço para darem os meus votos de Boas Festas a todos, a começar esta noite e passando pela noite de amanhã... com mais uma vitória!

    ResponderEliminar
  8. As rápidas melhoras para este grande portista, indefectível defensor do FC Porto mesmo nos ambientes mais hostis.

    Espero que, tal como em 2006, recupere bem e volte à sua vida normal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Off-topic, vejam esta pérola:

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/12/18/barnab_agredido_na_luz.html#page=3

    Achei especial graça ao seguinte : "Depois de ter relatado o sucedido, o funcionário espanhol terá sido agredido no túnel de acesso aos balneários. O advogado de Bernabé confirmou a agressão a Juán Bernabé."

    E a isto também:"Do lado do Benfica, João Gabriel, director de comunicação do Benfica fez uma declaração sobre o sucedido, mas sempre sem referir o nome de Bernabé.
    "Nesta casa ninguém está acima da instituição. Espero que não dêem destaque ao incidente que se passou porque não passou disso mesmo. Houve uma pessoa que não cumpriu as regras da casa e nesta casa ninguém está acima da instituição"

    Ou seja, segundo o sr. joão gabriel, quem não cumpre as regras é brutalmente espancado pela segurança do clube, que teoricamente deveria assegurar o bom ambiente do recinto. Ou seja, por aqueles lados “assegura-se o bom ambiente” através de violentas agressões por parte do chefe de segurança… Muito bom…

    ResponderEliminar
  10. Caso Bernabé:
    "Onde é que eu já vi isto?!"

    Cheira-me a tunel obscuro de toupeiras escabrosas. Será que vêm aí castigos de meses? E qual será, desta vez, o prémio para o prevaricador?

    Vai-te embora, Vitória! Esse é o reino do milhafre, o reino das trevas...

    ResponderEliminar