20 dezembro, 2010

Fechar 2010 com 36 jogos sem conhecer o sabor da derrota

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto); Assistentes: Bertino Miranda e Rui Licínio; 4º árbitro: Rui Silva

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Baiano, Filipe Anunciação «cap.», Bura e Jorginho; André Leão, Bruno de Paula e Leonel Olímpio; Manuel José, Mário Rondon e Pizzi.
Substituições: Manuel José por Nélson Oliveira (62m), Bruno de Paula por David Simão (70m) e Pizzi por Amond (80m).
Não utilizados: António Filipe, Samuel, Nuno Santos e Pedro Queirós.
Treinador: Rui Vitória.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro; Guarín, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e James.
Substituições: Falcao por Walter (46m), James por Souza (60) e Belluschi por Maicon (90m).
Não utilizados: Kieszek, Fucile, Castro e Rúben Micael.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Otamendi (10m), Hulk (90+2m) e Walter (90+4m).

Disciplina: cartão amarelo a Otamendi (32m), Pizzi (38m), André Leão (53m), James (59m), Leonel Olímpio (60m), Filipe Anunciação (63m), Walter (72m), Alvaro (90m) e David Simão (90+1m).

Um ano brilhante para a equipa de André Villas-Boas que ainda não sabe o que é perder. Mas no encontro desta noite, na Mata Real, assistiu-se a um FC Porto de duas caras. Valeram os golos de Otamendi (10), Hulk (90), de grande penalidade, e Walter (90+2).

Os Dragões entraram fulminantes na partida e efectuaram um primeiro quarto de hora "a todo gás", não deixando a equipa pacense respirar. Na segunda parte houve um ligeiro domínio dos pacenses porque os jogadores portistas, desgastados, deixaram os “castores” rolar o seu futebol.

Nos primeiros quinze minutos que o FC Porto conseguiu colocar-se em vantagem com o golo do central Otamendi. Aos 10 minutos de jogo, e depois de livre marcado por Hulk, Otamendi surgiu livre de marcação junto ao segundo poste e inaugurou o marcador. Recorde-se que o argentino foi o autor do golo 300 do FC Porto no desafio com o CSKA Sófia.

Depois do golo, os jogadores portistas foram buscar imediatamente a bola para repor o jogo, demonstrando que os azuis e brancos estavam na Mata Real para golear.

A equipa de André Villas-Boas continuou a carregar mas começou a falhar (de forma inacreditável) lances que poderiam dar uma vantagem mais confortável. Falcao falhou duas oportunidades de golo e Hulk outra.

Só nos últimos quinze minutos do primeiro tempo é que o FC Porto abrandou, deixando respirar o Paços de Ferreira, e a equipa da casa começou a ameaçar a baliza de Helton.

Ao intervalo, o marcador apontava um 1-0, favorável ao FC Porto.

A segunda parte começou como acabou a primeira. O Paços de Ferreira entrou melhor e só não marcou porque a ineficácia teimava jogar lado a lado com Mário Rondon.

O FC Porto do primeiro tempo desapareceu, mostrando sinais de desgaste, e a formação de Rui Vitória soube aproveitar da melhor forma, com cinco lances de grande perigo, mas o golo do empate, esse, não apareceu.

Nota para a grande defesa de Helton ao minuto 77. Após um centro na esquerda, o guardião socou a bola para a frente e na ressaca Pizzi cabeceou para a baliza. O guardião brasileiro, novamente, com uma excelente intervenção, evitou o empate.

Os azuis e brancos conseguiram marcar o segundo tento do encontro já em cima do minuto 90 quando Artur Soares Dias assinalou grande penalidade por eventual mão de David Simão na área, após livre de Guarín, e que levou os adeptos pacenses a protestarem muito. Na conversão o “incrível” Hulk não falhou.

Já em tempo de desconto, Hulk assistiu Walter e o brasileiro só teve de empurrar para o fundo das redes, fazendo o terceiro e último golo dos Dragões.

Os Dragões terminam o ano 2010 com 36 jogos sem conhecer o sabor da derrota e em primeiro lugar da I Liga, com 38 pontos (mais oito que o segundo classificado, o Benfica).

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Na primeira parte, tivemos oportunidades para construir uma vantagem mais confortável. Estivemos sempre no limite até ao 2-0. Tentámos acertar a equipa em termos estruturais, mas foi difícil, perante um Paços de Ferreira agressivo e em crescendo, alternando jogo curto e directo. Fizeram uma excelente segunda parte que podia ter dado outro resultado. O Falcao saiu ao intervalo por fadiga extrema, o músculo estava no limite para poder ceder e não podíamos arriscar. Vem aí a fase mais decisiva da época, são cinco meses em que se decidem os títulos. Vamos ter um mês de Janeiro muito intenso, com jogos para o campeonato, Taça e Taça da Liga. Recebemos o Nacional a 2 de Janeiro e depois temos três jogos em casa que são muito importantes para nós. Pode ser um Janeiro forte se viermos conscientes do trabalho que temos pela frente. Conseguimos o objectivo de chegar ao Natal com uma margem importante e esperamos voltar focalizados nos objectivos».

Helton: «Ficou bem clara a disposição e a entrega do grupo em busca de um resultado como este. Tivemos algumas oportunidades na primeira parte para marcar mais golos. O importante é que o grupo soube sofrer nos momentos mais complicados e conseguimos o objectivo, que era a vitória».

22 comentários:

  1. Então Lucho? Os "futuristas" = "aqueles que preveem o futuro", não diziam que iria ser a 1ª derrota no campeonato?! :P

    3-0???????
    Então ganhou o Paços??!!!! looooool

    ResponderEliminar
  2. Se ganhamos hoje 3-0, posso garantir que seremos Campeões... Aquela 2ª parte do Paços, se lá jogava o João Tomás, tinhamos ido...
    André, pensa bem nas férias, que isto tem vindo a descer a olhos vistos... BOM NATAL PORTISTAS

    BOM 2011 para o FCP

    ResponderEliminar
  3. Para mim o pior jogo da época. Não gostei (quem terá gostado?) mesmo nada da 2.ª parte. Foi um sofrimento e a coisa podia ter dado para o torto. Depois… num abrir e fechar de olhos, acabámos com 3 golos. Não tenho vontade de comentar mais, mas…

    Destaque para Helton, pela exibição e pelas palavras:
    1) “Na equipa somos todos capitães…”;
    2) “Não há titulares, eu não sou titular…”.

    Muito bem, Helton. Ah, já lá vão 36!!!!!!!!!!
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria.

    Só comecei a ver o jogo a partir dos 35 minutos da primeira parte. Devido aos nevões que por aqui há a televisão ( e não só ) tem ido abaixo.

    Apetece-me escrever : Helton foi com Otamendi uma figura brilhante do Porto.

    Se cito dois jogadores ( o que não é meu hábito ) é porque me parece que o Porto hoje não mostrou colectivo. Soube temporizar nos momentos dificeis, mas não deixou de mostrar falhas enormes no meio campo, sobretudo na segunda parte.

    A vitória é indiscutível, como também o pénalti. Quanto a mim, um jogador não tem que põr as mãos à frente da cara para se proteger, já que no futebol se autoriza jogar de cabeça e não com as mãos.

    Não sabia que o Helton se tinha produzido na Casa da Música, no Porto. Soube-o pelo canal televisivo Francês que vejo.

    Sem dúvida um mais para o Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vitória num jogo dificl na 2ª parte, mas em que a equipa soube sofrer.

    Um penaltie escandaloso por marcar num lance em que Anunciação pontapeou o pé de Hulk, mas este não se deixou cair...

    No lance do penaltie assinalado, pareceu-me ver o David Simão argumentar que estava a proteger a cabeça...o que é esquisito...

    Uma segunda parte de 2010 verdadeiramente diabólica do FC Porto!Vitórias, vitórias e mais vitórias...

    Agora é tempo de descansar e muito, porque os desafios do próximo ano são muitos!

    Que grande FC Porto!

    ResponderEliminar
  6. Não podemos esquecer que estávamos a jogar num estádio dificil, num terreno em que muito boa gente já deixou, e irá deixar, pontos.

    A 1ª parte foi boa, poderiamos ter aumentado a vantagem. Na 2ª o Paços apertou e só perto do fim é que resolvemos a partida.

    Mas globalmente, parece-me uma exibição positiva num terreno difícil...nada que se compare a jogos com Portimonense, Setúbal (este sim, o pior que já vi esta época) e Moreirense...

    ResponderEliminar
  7. Nestes campos e contra estas equipes , ainda para mais com este friozinho, os jogos são para ganhar e não para jogar bem; e é óbvio que houve muita gente de rastos... sabemos que o AVB é todo programadinho e o clube também e isto não deve querer dizer nada. Assim seja. Que venha um novo ano cheio de vitórias e títulos! Entretanto,
    que bom é ser do FCP!

    ResponderEliminar
  8. Notas soltas sobre a visita à mata real...

    Inicio de jogo capaz e autoritário, depois dos 30m, não sei, cansaço!!fadiga!?!? o que sei é que o Porto não ligou o jogo não foi pratico nem teve capacidade de decisão capaz para matar o jogo.

    2ª parte horribilis onde nem as famigeradas transições de outrora nos ajudaram a decidir e fazer pender o jogo em nosso favor, bela partida dos castores a merecer bem mais que o nulo no score final!!

    Discurso de Villas-Boas, gostei da forma com leu a partida a partir do banco em face do sucedido, mérito ao Paços, dificuldade, humildade em passar a mensagem de que também ele sentiu que o rumo do jogo poderia ter mudado. Não gostei quando falou do SLB, uma equipa como o Porto que tem 8 pontos de vantagem não pode indiciar pressão e ter um discurso que atire como solução para alguma da nossa ineficácia a possibilidade de ser o rival a perder pontos e não a equipa que comanda a manter a distancia e martirizar os adversários por essa mesma distancia não diminuir!!! Somos nós que vamos na liderança, teremos de ser nós a ter um discurso de e para os rivais de por nós não contem com pontos perdidos!!!

    Plantel: Se é mais ou menos consensual que o plantel desta época é mais homogéneo e equilibrado apresentando mais soluções que no passado, a verdade é que 4 lesões mostraram que não temos alternativas...Sem Falcao o momento ofensivo com Walter é miserável e deprimente..Sem Fernando a distancia entre a linha defensiva e o o trio da frente parece uma imensidão.
    Hoje se o Paços tem empatado não sei que plano B tiraria AVB da cartola!?!?!?

    ResponderEliminar
  9. Felizmente que, depois disto tudo, no que respeita ao ânimo derivado ao nosso F. C. Porto, este Natal vamos passá-lo com boa disposição. E isso diz tudo!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vitória! E isso é que conta! Em todo o caso que a época natalícia ajude os jogadores a repor energias e a retomar a forma que tem vindo a decrescer a olhos vistos!

    A toooodos um bom nataaaal... a todos um bom nataaaal!

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Mais um excelente convivio em Paços de Ferreira, do jogo tenho a dizer, que valeu pela vitória!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  12. Não foi um grande jogo ... o Porto entrou bem e fez uma boa 1ª parte, mas na 2ª o Paços poderia ter chegado ao golo. No entanto a vitoria não sofre qualquer contestação.
    Importa referir os 36 jogos consecutivos sem derrotas ... é obra !!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao jogo:

    Excelente 1ª meia hora do FCP que pecou pela ineficácia. Podiamos e deviamos ter logo ali resolvido o jogo.

    Na 2ª parte o Paços subiu as linhas e o FCP perdeu-se. Foi-se afundando cada vez mais e senti-me várias vezes desesperado com a forma como o Paços ameaçava estragar-me o Natal. Villas Boas (para mim um génio MAS todos os génios têm tb o seu dia mau) errou ao colocar souza em vez de Castro e o Porto continuou submerso.

    Que dizer de Otamendi e Guarin? Dois dilemas.

    Otamendi foi decisivo mas voltou a dar muito espaço ao ponta de lança do paços e foi comido várias vezes. Guarin foi sempre dos mais esforçados mas revela falta de capacidade para jogar naquela fulcral posição. O Porto defendeu muito mal na 2ª parte. Fernando faz muitaaaaaaaaaaa falta!


    Walter: Muito mal. Na posição 9 e comparado com Falcao é um desastre.

    aRBITRAGEM:

    Amarelo errado a Guarin, 2º amarelo por mostrar a anunciação, penalty clarissimo sobre Hulk por assinalar e o q assinalou não se consegue perceber muito bem se bate na mão, pq se bate é indiscutível.

    Merecemos ganhar pelo q fizemos na 1ª parte mas sofremos como nunca na 2ª metade...

    ResponderEliminar
  14. Entrada forte do F.C.Porto, ritmo alto - baixou a partir dos vinte minutos -, boa dinâmica, domínio total, um golo e várias oportunidades desperdiçadas, duas flagrantes, por Falcao e Hulk. Foi assim, de forma resumida, a primeira-parte, com o Paços a espevitar apenas nos últimos dez minutos, mas sem criar grandes problemas a Helton.

    Na etapa complementar, tudo foi diferente. Com Walter no lugar de Falcao - lesionado -, as coisas complicaram-se, o líder desapareceu, o Paços acreditou, cresceu, cresceu, o F.C.Porto sofreu - valeu Helton - e só marcou no fim do jogo, contra a corrente do jogo e quando nada tinha feito para justificar uma vantagem tão dilatada.
    Tudo somado, vitória justa do Dragão, por números exagerados, numa primeira-parte boa e uma segunda fraquinha...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,

    Ontem fizemos uma primeira parte intensa, entramos com garra, lutadores e aguerridos e só por falta de eficácia na finalização e mérito de Cássio (com duas defesas fantásticas)não chegamos ao intervalo com um score de 3 ou 4 a 0.

    Na primeira parte o Paços resumiu-se a um remate de Rondon para fora.

    Na segunda parte, perdemos Falcao, e o Paços entrou aguerrido e pressionante. Leonel Olimpio subiu mais no terreno e começamos a ter dificuldades.

    Recuamos muito, e Walter nas transições não ajudava muito, pois é um avançado mais lento que Falcao e que tem mais dificuldades em segurar a bola de costas para a baliza.

    Villas-Boas reagiu e colocou Souza em campo, que sem efectuar uma boa exibição conseguiu reequilibrar as forças no miolo, efectuou mesmo um corte que Rondon se preparava para desviar para golo.

    Quando mais precisamos tivemos Helton em bom plano, a transmitir serenidade, pelo que o considero o melhor em campo.

    A não ser Helton, Guarin mereceria a distinção, pois o colombiano fez um jogo enorme, lutou muitas vezes em inferioridade (até à entrada de Souza) e venceu muitos duelos.

    Hulk apesar de um pouco individualista por vezes, fez a diferença, com duas assistências e um golo.

    Moutinho, Belluschi, Sapunaru e Alvaro também fizeram um bom jogo.

    A nossa dupla de centrais na segunda parte sentiu imensas dificuldades, mas acabou por conseguir apagar alguns fogos.

    Falcao esteve muito mal na finalização, por via dos problemas musculares.

    James demonstrou que ainda tem muito que trabalhar, é um excelente jogador, mas ontem era um jogo para homens de barba rija, um jogo rasgadinho, que para ele é mais complicado adaptar-se.

    Terminamos o ano com uma vitória, com a manutenção da vantagem pontual, e que o ano de 2011 seja pleno de sucessos, com a equipa a demonstrar a mesma garra e ambição que nos tem orgulhado.

    Abraço e boas festas

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Não foi o nosso melhor jogo, de longe. Arrisco até afirmar que foi dos piores desta época, mas conseguimos segurar a vitória e mais, nos últimos minutos conseguimos transformar uma exibição mediana num jogo com um bom resultado.

    Terminámos assim o ano de 2010: inconvencíveis à 36 jogos. Trinta e seis jogos disputados e em nenhum deles conhecemos o sabor da derrota. Magnífico!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Guarin é um pouco mal amado pelos adeptos mas ontem fez alguns números muito bons:
    22 Recuperações
    76% de passes certos

    James realizou 75% de passes certos, o que também é muito bom para o seu estilo de jogo.

    Otamendi que também é acusado de distribuir brindes foi o jogador com maior % de passes certos (86%) e o jogador que mais bolas recuperou.

    ResponderEliminar
  18. Não pude ver o jogo mas vi um resumo e apercebi-me de grandes problemas defensivos que deixaram o Paços à beira de marcar.
    Acho a equipa algo cansada, o meio campo anda em défice de construção e qualidade de passe, Varela e Fernando fazem realmente falta e há que ir ao mercado buscar um bom avançado diferente dos que temos - sai Falcao e é um problema - e talvez para o meio campo.
    A rever as questões defensivas.
    Um abraço ao Helton, tantas vezes injustiçado nas apreciações de portistas, mas um grande capitão, um grande profissional, um grande guarda-redes.

    ResponderEliminar
  19. Mais uma deslocação, estádio sem as mínimas condições para os adeptos visitantes, muita chuva, muito frio, e mais 90 minutos sem parar de cantar pelo grande Porto! Vitória mais que saborosa por isto tudo, 3 belos pontos!

    Dentro do campo, grande primeira parte e grande sofrimento na segunda. Os campeões também passam por isto.

    Agora até 2011, RUMO AO TÍTULO!

    ResponderEliminar
  20. Contento-me com pouco, portanto uma vitória é mais do que suficiente para que tenha um sono descansado. Notou-se que a rapaziada na segunda parte, já andava a pisar na língua e mortinhos por terminar aquele jogo e ir de férias.

    ResponderEliminar
  21. Linda campanha!

    ResponderEliminar