02 dezembro, 2010

Nós por cá, tudo bem...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1 Ora aí está um fim de semana como o povão bacoco cá do burgo tuga adora: Porto sem ganhar, menstruados a quebrarem a rotina regressando às vitórias, vantagem reduzida. Ao mesmo tempo, ausência de casos de arbitragem, civismo dentro e fora dos estádios. Acho que não me enganei em nada, pelo menos a imprensa assim o indicia.
Cenário perfeito, não estivesse eu a utilizar a ironia que é nestas alturas o melhor refúgio para não tratar as coisas pelos seus devidos nomes. Honestamente ,é nestas alturas que me apetece emigrar, mas antes disso perguntar a todos os que ficaram algo desagradados com alguns alegados excessos de linguagem do meu post "A técnica do rato de esgoto", se é disto que gostam? Se é a estes espectáculos asquerosos que gostam de assistir? Se é a estes pseudo-intelectuais jornaleiros da nossa praça que devemos continuar a respeitar? Se é a todos os que nos achincalham sem ninguém denunciar, que devemos cordialmente tratar?

O que aconteceria se empatássemos um jogo onde o nosso golo fosse em fora de jogo e com a bola dominada com o braço?
O que aconteceria se nesse mesmo jogo, um jogador do nosso adversário fosse expulso sem ter feito falta?
O que aconteceria se um chefe da PSP do Porto se referisse aos lagartos ou aos menstruados como “a claque lá do sul”?
O que aconteceria se um chefe da PSP do Porto se referisse a maças dizendo “dependo do efeito para a qual vão ser utilizadas”, assumindo a autorização para a sua entrada no estádio?
O que aconteceria se as camionetas de uma claque adversária fossem apedrejadas na saída da nossa cidade?
O que aconteceria se no nosso estádio fosse atirada para o relvado uma cabeça de leitão?
O que aconteceria se no nosso estádio chovessem maças e bolas de golfe durante todo o jogo?

Seria a catástrofe nacional! Seria a primeira página de todos os jornais e abertura de todos os telejornais! Seriam artigos e artigos de opinião dos jornaleiros a pedir a intervenção do Ministro da Administração Interna, do Governo, da UEFA, da FIFA, da NATO e até da ONU!
Pois é meus Amigos, mas tudo isto, tudo sem excepção, aconteceu em Alvalade, mas ninguém denunciou, ninguém relatou, ninguém escreveu... está tudo bem, está tudo branqueado. Claro, se fosse ao contrário, seria o descalabro.

E a nossa estrutura onde pára no meio disto tudo? São apenas os jogadores e o treinador a falar? Ou será que se resume à ironia do “Labaredas” que escreve sobre alguém que desde o dia 07-11-2010 não tem um sono descansado?
O tratamento dado ao conjunto de situações ocorridas no último sábado, por oposição ao ocorrido no recente FCPorto-menstruados, faz-me definitivamente acreditar que estamos no Burundi, Quénia, ou simplesmente numa qualquer república das bananas.

2 Tal como escrevi há duas semanas, isto ainda está muito no início e as barreiras a ultrapassar serão imensas. Cada jogo será uma batalha, cada adversário quererá ser o primeiro a derrubar-nos.
Isto para dizer que também temos culpas no cartório por não termos alcançado a vitória na capital do império. A forma menos agressiva e determinada como abordamos o jogo, podia-nos ter custado ainda mais caro do que aquilo que custou. Não estamos em altura de “baixar a guarda”, pois isto ainda nem a meio chegou. Atitudes menos guerreiras por oposição a atitudes mais sobranceiras, não podem ter espaço no nosso jogo. Ainda vamos ter que fugir a muitas rasteiras que nos vão querer pregar, ainda vamos ter que superar muitos trios da corja do Vítor Pereira, ainda vamos ter que sofrer muito e muito para conquistar este título.
Daí esperar que não voltemos a entrar, seja em que jogo for, com níveis de intensidade e agressividade abaixo do necessário, tal como o próprio treinador acabou por admitir na conferência de imprensa. Somos de tal forma superiores a estes adversários mesquinhos que temos dentro de portas, que bastou jogar ao nosso nível no início da 2ª parte, para imediatamente sermos tremendamente superiores, marcando um golo e só não dando a reviravolta completa graças a mais um soldado da corja do Vítor.

3 Jorge Sousa, recorrentemente rotulado de “ex-super dragão”, trabalhou no último sábado para a recuperação do seu lugar de destaque na arbitragem em Portugal. Se repararmos, este árbitro que há 2 ou 3 épocas atrás, era considerado a “grande esperança” da arbitragem portuguesa, chegou a ser 1º classificado em 2007 e 2008, de repente desapareceu dos grandes jogos. Coincidência ou não, tal sucedeu após o Braga-menstruados da época passada, onde a sua actuação foi fortemente contestada pelos actuais “sobreviventes de Tel-Aviv”.
Comenta-se nas esferas de decisão do nosso futebol, que Jorge Sousa, que estaria na pole-position para suceder a Olegário Benquerença como o nosso árbitro de referência inclusivamente em termos europeus, foi ultrapassado nessa corrida por Bruno Paixão, provavelmente pelos belos serviços prestados à pátria.
Enquanto não marcou a falta de Luisão que deu o golo dos menstruados em 2008 em casa com o Nacional, enquanto em 2007 arranjou 2 livres à entrada da área em Guimarães para outros tantos golos do Geovanni, enquanto marcou no ano passado o penalti em Leiria a 4 minutos do fim com que os menstruados ganharam o jogo, enquanto fez tudo isso, Jorge Sousa esteve no topo da lista de preferências. Entretanto, portou-se mal em Braga, marcou falta ao Luisão num alegado golo invalidado (e não é que o gajo agarrou mesmo??!!), no fim recebeu telefonemas a ameaçar a sua integridade física e da respectiva família, e puff... desapareceu, até ressurgir das cinzas em Alvalade, para uma arbitragem ao melhor nível de um Carlos Valente ou Alder Dante.

4 Quando este post for publicado já estarei em Viena para prosseguir a busca por esse sonho que nos vai acompanhando desde o início da época: chegar a Dublin. Vai certamente ser muito difícil, mas perfeitamente possível, desde que não nos tornemos sobranceiros e mantenhamos a postura que basicamente temos assumido até aqui. Para isso, continuo a acreditar que o apoio de todos os sócios, adeptos e simpatizantes é fundamental. A presença em casa ou fora, em Portugal ou no estrangeiro, pode e deve ser um factor de força adicional para os nossos jogadores. Ora, se em casa as médias de público têm sido elevadas, fora nem sempre temos enchido os estádios por onde o mágico Porto tem jogado. Perante isto, e sendo certo que em todas as competições (Campeonato, Taça, Taça da Liga e Liga Europa), nos próximos oito jogos só jogamos um fora (Paços de Ferreira em 19\12\2010), visto que depois disso só em final de Janeiro é que voltámos a jogar longe de casa, mais propriamente em Aveiro, deixo desde já um forte apelo a uma total invasão a Paços de Ferreira, que ainda por cima fica a apenas 20 minutos do Porto. Vamos fazer com que nessa partida em Paços de Ferreira não sobre um só bilhete por comprar. Até lá, erradicar de vez o assobio do nosso estádio e apoiar incessantemente a nossa equipa que bem precisa. Já chega de “inimigos” em nossa casa, e outros até bem “entranhados”.

VAMOS PORTO!!!

PS – Tal como um grande amigo me disse via sms após o nosso golo em Alvalade, aconteça o que acontecer, é muito bom ter um treinador a festejar como nós.

7 comentários:

  1. Meu caro Norte - quem és tu? -, desta vez assino por baixo, tudo, tudinho, até os silêncios entrecortados por labaredes que têm pouco fogo...

    Um abraço e não congeles...

    ResponderEliminar
  2. Norte não deixas nada para acrescentar meu amigo, assim não vale!

    Está tudo dito, sendo assim só me resta desejar uma excelente viagem ao Pratter e que tragas a vitória num estádio que tanto nos diz.

    Em Paços estaremos juntos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pedro Filipe02 dezembro, 2010

    O Villas Boas é espectacular a comemorar. Dá ainda mais gosto. Igual, só o Pippo Inzaghi.

    ResponderEliminar
  4. aMIGO nORTE,

    e atão, Viena, rola ou quê? ;)

    pegando no teu alinhamentos, diria que:

    1. como foi do modo que foi, tasse bem, no passa nada, onde até os nossos, continuam a entreter-se com piquinhices em vez de se ocuparem com o que é a valer... mas ai que fosse ao contrário todo esse rol de incidências, ai que fosse, tu sabias e todos nós sabiamos o forró que ia ser... como não foi, parece que tá tudo bem na pascaceira tuga.

    2. desde o dia 7Nov que não parece terem sido férias, mas digamos que um fds assim pró prolongado, com ponte pelo meio... é bom que arrepiem, pq ainda nada ganharam... ou será que pensam que sim?

    3. Jorge, o Super Dragão, dizem eles... e agora, o que dirão? ainda continuarão com a distinta lata para continuar na insistência da mentira, na vã esperança que a mesma se torne uma verdade inquestinável? pobres d'espirito, cambada de pobres d'espirito!

    4. Viena? atão foste pa Viena e não dizes nada? quem pensas tu que és para te pores a milhas e nem avisar a entidade patronal com a antecedência legal ;) agasalha-te mas é, que ao que me consta, oube lá, se o grizo chega ao osso, tás bem que quilhado... e pa Paços, Bamos a eles, sem dó nem piedade... em mais uma invasão dos rapazes do Dragão!!!

    ps - ai não que não é, ai não que não é... aquele «festejo» no banco do WC XXI, bem, vou-te contar... mas ca ganda Ultra ali mora ;) se ele os pudesse ferrar e trincar todinhos de raiva, ai não que não os ferrava ;) ganda, enorme AVB!!!

    ResponderEliminar
  5. Norte, é disto que eu gosto, completamente de acordo com tudo o que escreves-te...;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  6. Jorge da Silva03 dezembro, 2010

    Boas ...
    Assino por baixo tudo que o "Norte"
    aqui mandou para a praça !!!
    Destaco somente 3 pontos:
    1º: Esse superior dos acabs merecia
    nem sei o quê,tal a maneira como se
    referiu a nós!
    2º: Finalmente um mister Tripeiro e
    Portista,ou seja,um de nós!
    3º: Não tenho dúvidas nenhumas que na Mata Real vai ser mesmo invasão!

    Abraço a Todo(a)s !!!

    ResponderEliminar
  7. Porque nestas coisas a vida e complicada como o caracas, so para dizer que estou retido na Eslovaquia para poder regressar a casa.

    Conto o resto depois...........e falo do post!

    PORTO, PORTO, PORTO,
    ES A NOSSA GLORIA,
    DA-NOS NESTE DIA,
    MAIS UMA ALEGRIA,
    MAIS UMA VITORIA!!!!!!!!!!!!


    Esta ja ca esta, regressar a casa...isso ja nao sei!!!!!!!

    ResponderEliminar