13 dezembro, 2010

Ponto de viragem

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


No dia 22 de Março de 2010, logo após a final da taça da Liga em que o FC Porto foi completamente tombado ao chão, escrevia eu:

    “(…) há muito a analisar, muito a reflectir e várias coisas para mudar. De uma vez por todas, alterar a política de transferências, reaproveitar alguns das centenas de jogadores que temos emprestados pelo mundo fora, e que provavelmente não farão pior figura que muitos dos que estão lá… Castro e Ukra farão pior figura que Mariano, Guarin e Valeri? É preciso passar das palavras às acções… não vale a pena estarmos sempre a dizer as mesmas coisas, os mesmos problemas e nunca aparecer as soluções… Começam a ser agoniantes os actuais problemas do FC Porto.
Claramente, aquela retumbante a até humilhante derrota foi um ponto de viragem determinante para a rápida retoma do caminho de sucesso que o FC Porto trilha neste momento. Depois daquela derrota, havia duas opções alternativas para o futuro do clube: enterrar a cabeça na areia, disparando para o exterior e arranjando desculpas esfarrapadas para a nossa enorme incompetência dentro de campo ou, em alternativa, analisar, reflectir e mudar tendo em conta uma rápida transformação do rumo do clube.

Hoje, dia 13 de Dezembro de 2010, 34 jogos depois daquela fatídica, mas ao mesmo tempo importante noite, não tenho grandes dúvidas em afirmar que o caminho trilhado pelos dirigentes do clube, acompanhado também das muitas reflexões de tantos adeptos portistas que clamaram por mudanças na estrutura técnica, foi o mais correcto. A injecção de sangue novo na equipa técnica provou-se um golpe de mestria de Pinto da Costa.

Agora, 21 vitórias depois (num total de 24), esta época demonstra claramente que o FC Porto é o maior, melhor e mais bem organizado clube português da actualidade. Quando se pensava que o FC Porto definharia depois daquela pesada derrota na taça da Liga, e que a hegemonia nacional tinha sido definitivamente transferida para o Sul, o que vemos na actualidade é o espelho daquilo que tem acontecido nos últimos 30 anos: um coro de lamúrias dos nossos adversários, novamente as arbitragens, que no ano passado se tinham portado tão bem, a serem alvo das análises mais esmiuçadas possíveis, e o FC Porto a liderar em todas as frentes, fazendo inclusivamente uma boa participação europeia, ao contrário no nosso “querido inimigo” que tanto se queixa de ser alvo das maiores injustiças e atrocidades em termos internos, mas em termos europeus foi o que se viu… se calhar, a culpa foi também dos árbitros internacionais!!!

No fundo, o objectivo deste post é transmitir a mensagem de que é muito fácil falar na altura da vitória como tem acontecido esta época. Difícil é, por vezes, manter a serenidade nas alturas de insucesso e derrota, em que as misturas de sentimentos podem distorcer as análises, sempre importantes para a resolução dos problemas que não interfiram com o sucesso futuro do clube. E neste aspecto, há que dizê-lo, Pinto da Costa foi novamente mestre, e reinventou um FC Porto ganhador, dominador e arrebatador. A dormir, o nosso Presidente vê muito mais que todos os outros juntos. Apostou, quando muitos duvidavam da sua juventude, em AVB e os resultados estão à vista: vitórias atrás de vitórias, uma equipa consistente, equilibrada e por vezes espectacular… em suma, um grande FC Porto! De facto, temos um grande, enorme Presidente. É caso para dizer: os cães ladram e a caravana azul e branca passa! Não importa o barulho que os cães esfomeados e raivosos fazem, importa é continuarmos a seguir o nosso caminho, sem nos distanciarmos um milímetro daquilo que é realmente importante, trabalhar e vencer.

PS: Espero que com tantos elogios, a equipa não me contradiga nos dois últimos jogos do ano civil. Agora, é ganhar ao CSKA e de seguida ao Paços, para acabarmos o ano da melhor maneira, e firmes na liderança.

6 comentários:

  1. Na generalidade concordo com o que foi escrito pelo autor, mas com algumas oscilações.

    Na verdade, a estrondosa derrota contra os menstruados obrigava a uma postura firme e determinada, sob pena dos danos poderem assumir proporções ainda maiores. Concordo que esse foi o ponto de viragem, e a estrutura liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa soube assumir a postura correcta perante a mesma.

    Perante isso, não tenho igualmente dúvidas, e inclusivamente já o escrevi, que foi Pinto da Costa que voltou a puxar para si o controlo da "nau azul", assumindo para si as grandes decisões a tomar, nomeadamente a substituição de Jesualdo Ferreira.

    De qualquer forma, julgo que ainda estão demasiados compadrios instalados em alguns lugares de decisão, os quais propiciam a aquisição de jogadores de qualidade duvidosa, normalmente provenientes da américa do sul. Poucos acreditam que sejam meramente critérios de qualidade os que estão na base da sua contratação.
    Além disso, perante o eminente sucesso em que esta época ameaça tornar-se, já se começam a perfilar algumas personagens para aparecerem e puxarem para si alguma responsabilidade pelas vitórias. Sim, esses são os mesmos que no ano passado não apareceram.

    É por isto que, enquanto portista, agradeço todos os dias a Deus o presidente que temos, e peço que lhe dê muita saúde para continuar á frente dos nossos destinos.

    Um abraço!

    PS - é muito importante ganhar em Paços, pelo que a ajuda e apoio de todos é fundamental. Por isso, TODOS A PAÇOS!!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post RCBC.

    Desde esse dia 34 jogos seguidos sem perder (31v e 3e).

    O nosso Presidente continua em forma. Força Porto! Temos q ganhar ao Paços!!!

    ResponderEliminar
  3. Estive presente nessa última derrota, assim como na primeira vitória deste ciclo.

    Vamos seguir em frente, firmes como até aqui, rumo ao título!

    Domingo TUDO à MATA REAL!

    Abraço ao nosso açoreano!

    ResponderEliminar
  4. Ontem dia 12 passaram 6 anos sobre a conquista da nossa II taça Intercontinental.

    Hoje dia 13 passam 23 anos da I conquista dessa conmpetição. Fomos campeões do Mundo pela 1º vez há 23 anos.

    ResponderEliminar
  5. "No fundo, o objectivo deste post é transmitir a mensagem de que é muito fácil falar na altura da vitória como tem acontecido esta época. Difícil é, por vezes, manter a serenidade nas alturas de insucesso e derrota, em que as misturas de sentimentos podem distorcer as análises..."

    Retirei a frase porque achei importante e com a qual me identifico.

    O FC Porto mudou na altura certa, mudou quando devia mudar e continua na senda de vitórias e conquistas que caracterizam o nosso clube, apenas interrompidas por obras de mero-acaso se assim não for vejam as épocas de Braga e Regime.

    Voltou tudo ao normal!

    Teremos de continuar a trabalhar porque apenas vencemos um supertaça, continuar a lutar todos os jogos para trazer os 3 pontos e quem sabe ir longe na Europa.

    No fundo temos de estar ao lado desta equipa e vamos já para a Mata-Real em peso que bem precisamos porque ali é sempre um campo difícil para o FC Porto.

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos,

    De facto, a deslocação à Mata Real reveste-se de enorme dificuldade, mas acredito que iremos ultrapassar o último obstáculo do ano de 2010 e manter a liderança firme da liga!

    Lucho,

    Lembras uma data feliz para todos nós portistas, o dia em que oficialmente fomos coroados campeões do mundo de clubes pela 2ª vez. Aliás, o único clube português que alguma vez foi campeão de mundo foi mesmo o FC Porto. Tudo o resto tem de se reduzir à sua insignificância :)

    Abraço

    ResponderEliminar