06 dezembro, 2010

Serão coincidências? Ou o interesse do campeonato?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O campeonato ganha interesse com a perca de pontos do FC Porto” foi um dos comentários várias vezes repetido por adeptos dos nossos adversários e comunicação social (que basicamente se confundem!) logo após o empate em Alvalade.

Até admito que a elevada desvantagem pontual dos perseguidores do FC Porto possa ter despertado nas mentes “desesperadas” de muitas almas uma imensa vontade de ver os pupilos de AVB perder pontos, estendendo-se como é óbvio à “isenta” comunicação social que não consegue esconder, por entre tímidos elogios ao mérito da equipa azul e branca, o seu ódio à hegemonia portista na presente época.

Agora, o que considero verdadeiramente incrível é que este histerismo em torno de uma possível perca de pontos do FC Porto (que como qualquer equipa do mundo não é sobre-humana e irá perder pontos ao longo da época) se estenda às equipas adversárias dos perseguidores directos do FC Porto.

Foi com um sentimento de alguma naturalidade, porque já esperava uma certa condescendência de certas equipas, mas também com enorme sentido de humor que ao ler as incidências do jogo do nosso mais directo perseguidor me deparo com as seguintes pérolas:
    42' Frango de Moretto. O cabeceamento de Cardozo não leva muita força, o guardião brasileiro faz-se ao relvado e, sem se perceber bem como, quando procurava segurar a bola, acaba por encaminhá-la para o interior da baliza.”
    in www.abola.pt

    45'+1 Benfica marcou nos instantes finais da primeira parte. Cardozo contou com a ajuda preciosa de Moretto para dar vantagem às águias. Jogo pobre na Luz.”
    in www.abola.pt

    42' Que frango de Moretto! Inacreditável! Maxi cruza na direita, Cardozo cabeceia e o brasileiro deixa a bola escapar de forma impressionante.”
    in www.record.pt
Posto isto, fica fácil de concluir que existe de facto muita vontade em tornar este campeonato competitivo, não interessa de que forma ou com que meios, interessa é reduzir diferenças para o 1º classificado, o clube que torna sempre tão enfadonhos os campeonatos aqui em Portugal.

Já agora, também achei curioso que o SC Braga tivesse tido 3 expulsões num só jogo. Mas também não deve ser muito importante para o próximo jogo dos arcebispos que agora não me ocorre qual é.

Em jeito de nota final, deixo aqui uma pequena reflexão/sugestão: que os comentadores afectos ao FC Porto nos programas desportivos semanais coloquem este e outro tipo de questões aos seus adversários. Se fosse um ex-GR do FC Porto a “abrir a passadeira” em pleno Dragão, o que não se gritaria e conspiraria acerca do sucedido! Agora, que os comentadores do FC Porto façam o mesmo, lançando as suspeitas sobre este tipo de situações… Porque o FC Porto não deve ser eternamente enxovalhado e desonrado, sem direito ao contraditório…

No entanto, o mais importante de tudo é o jogo de amanhã frente ao Setúbal. As perspectivas são as mesmas de sempre: ganhar e jogar bom futebol, a constante do FC Porto de AVB! Estou certo que um FC Porto ao seu nível irá ultrapassar o adversário de amanhã, sendo certo também que só uma equipa concentrada, sem excessos de confiança e com elevado ritmo de jogo tornará o jogo mais fácil e a vitória uma realidade.

7 comentários:

  1. Claro, amigos, está bom de ver: o Moretto fez “aquilo” para tirar o lugar ao Roberto? Ele, desde a cena de bofetadas no aeroporto, não tinha tão nobre ocasião para se promover… E fê-lo com brilhantismo, obedecendo à voz do dono. Muito submisso, o rapaz! E um valente trafulha, tal como o dono…

    ResponderEliminar
  2. Mera coicidência, ora pois!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu caro açoriano.
    Como sempre concordo inteiramente com o seu post, mas gostaria de lhe acrescentar algumas frases mais contundentes sobre a galinácea deglutida pelo clone desse espantoso e caro exemplo de guarda-redes de seu nome Roberto, que a cada defesa por mais corriqueira que seja, soma elogios descabelados por parte da tal imprensa da qual conhecemos a cor da isenção.
    Aquilo foi um golo do Cardoso?
    Até foi, tanto é que já conta como tal.

    ResponderEliminar
  4. Pedro Filipe06 dezembro, 2010

    Vá, vamos manter a calma. Teorias da conspiração é lá para os lados da segunda circular. Foi um grande frango, mas é visível que foi mais muita sorte do que fabricado. Temos é de ganhar os nossos jogos. Como é óbvio não me admirava nada que nos próximos jogos houvesse erros de arbitragem a favor dos mouros.

    Quanto a comunicação social, é o nosso pão de cada dia. Felizmente não olhamos muito para cima, mas é normal que os perseguidores se entusiasmem, seria o mesmo connosco, a diferença era que a CS e a nossa massa adepta não iria recorrer à fanfarronice habitual de lisboa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Pedro Filipe, um comentário sereno, concordo totalmente! Estas teorias da conspiração são um bocado ridículas.

    ResponderEliminar
  6. A única teoria conspirativa presente neste post foi a seguinte frase escrita pelo jornal "portista" record: "o guardião brasileiro faz-se ao relvado e, sem se perceber bem como, quando procurava segurar a bola, acaba por encaminhá-la para o interior da baliza.”

    O próprio record é que admite que nao percebe bem como a bola se encaminha para a baliza.

    Mas claro, foi um frango terrível e um lance infeliz...Tudo o resto é rídiculo...

    ResponderEliminar
  7. RCBC, és um espalha brasas que ta vou contar... atão, ca mais poderia ser do que meras e simples coincidências???

    Fosgasse, vês fantasmas em todo o lado ;)

    ResponderEliminar