25 janeiro, 2012

Modernices

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Para uns é o futuro, para outros é inevitável e já faz parte do corpo humano como se um membro se tratasse. Para outros, deve ser usado e até apoiam, mas quando as coisas acontecem, é um problema e desatam a malhar em tudo o que mexe. Estou a falar obviamente das redes sociais dos nossos jogadores, nomeadamente das "Twittadas" e "Facebookadas" dos jogadores de Futebol que este ano parece ter pegado moda total no meu clube.

Antes de dar a minha opinião, vou só recapitular de onde vem a nossa força. Durante muitos anos, com ataques todas as semanas vindos da comunicação social, adoptamos o sistema de blackout, onde o grupo se virava e concentrava para dentro, onde não havia mudança de discurso, onde só uma voz falava, e essa, era a de comando. O resultado está à vista. Um clube que se gere de dentro para fora e só dá a conhecer aquilo que quer e aquilo que lhes interessam que se saiba, porque neste ninho de cobras que é o Futebol Português, o segredo é mesmo a “alma do negócio”.

Já nem vou pegar na história de que hoje em dia não existam surpresas nas apresentações, como acontecia antigamente, e de muitos deles, lembro-me de Alenitchev. Era um senhor jogador, aparecido cá vindo da Roma, sem que ninguém soubesse. Hoje em dia, há sempre um “roto” qualquer para quem a palavra segredo ou a expressão “guarda para ti”, é tão familiar como mecânica para mim!

E também não me apetece pegar com os Pais dos jogadores. Num passado mais distante, foi o Pai do Bruno Morais, depois o Pai do Diego e hoje levamos com o Pai do Iturbe, que caladinho, era um Poeta, principalmente, lançando mais lenha na fornalha do inimigo que é como quem diz, no Rascord…

Vou só e apenas falar de redes sociais. À conversa com diversos Amigos sobre este tema, muitos são os que usam isto, muitos são os que gostam, mas quando falado em relação ao que se tem passado com Guarin, por exemplo, ninguém gosta.

Acham normal um jogador como Souza, questionar escolhas do treinador via twitter?

Acham normal Guarin fazer uma meia despedida no facebook e outra meia chegada de amor eterno ao clube?

Alguém acha normal jogadores do FC Porto escreverem certas coisas no twitter, como por exemplo, Falcao, e depois quando provavelmente o meu clube o castigou, ele veio dizer que não era página oficial?

Agora sim, dou a minha opinião. Mas que raio de modernices são estas que se usam páginas de publicidade para grupos de fãs, e aquilo só serve para mandar recados quando estamos amuados?

Ou então como o Rooney que aproveita para mandar umas bocas ao parvalhão do Pepe… pffff, que tristeza, “diz o roto ao nu”.

Porque não criam estes jogadores uma página pessoal e falam só e apenas da sua vida pessoal, deixando a profissional ser gerida pelo clube, que esses sim, já deram provas de saber aquilo que fazem, e que lutem pelos interesses dos atletas. Basta ver o curriculum de alguns.

Este post serve apenas para lançar a discussão. O que acham vocês deste tema? Formas de parar com estas palhaçadas nas internets!

Meus Amigos, digam da vossa justiça.

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

6 comentários:

  1. Qualquer empresa moderna hoje em dia têm um código de como agir nas redes sociais (fb, twitter, etc..) dado a importância que as mesmas podem ter na imagem da empresa e o impacto a nível do consumidor. Por mim implementava-se algo do genero, dava-se uma bela "formação", palestra o que quiserem aos jogadores a explicar as consequências de um acto deste não só ao nível das redes sociais como até dos jornais da esquina. E instaurava-se processos e castigos a quem não cumprisse com esse código. A nível dos papás e empresários já é mais difícil no entanto penso que o "alarido" que eles fazem do ai o meu filho agora gosta mt da juve ou é do roma desde pequenito não teria tanto efeito se não fosse pela voz do jogador. E eventualmente poderia ser desmentido pelo mesmo.

    ResponderEliminar
  2. É um tema aliciante, mas muito complicado de gerir pelos clubes. Se proíbem, ai que que não os deixam falar, se deixam usar, eles esticam-se... Talvez criar regras claras do que podem usar e dizer, na altura da assinatura de contrato. Isto se já não existe... Mas concordo, não há pachorra e então para os paizinhos, minha nossa... O pai do Iturbe devia era aconselhar o filho a ter mais calma, menos sofreguidão, jogar mais fácil, quem sabe assim não jogava mais?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Nesta questão há uma coisa que, não tenho dúvidas, se sobrepõe a tudo: a disciplina. Não esqueçamos que foi com disciplina, muita disciplina, que o FC Porto se fez o que é hoje. Não pode haver “modernices” ou quaisquer outros motivos para abdicar desse princípio básico.

    Aqui há uns tempos li, algures na Internet, uma entrevista do Paulo Futre sobre a sua passagem (de sucesso) pelo nosso Clube. Ele falou de quando chegou ao FCP, da sua adesão às regras impostas, dos casos que caíram na alçada disciplinar. Pois bem: a acção do mestre Artur Jorge, do sargento (neste posto foi excelente!) Octávio Machado e de toda a estrutura foi paradigmática em todos os aspectos e particularmente no da disciplina. É de arrepiar o que Futre conta! A disciplina era férrea e ninguém punha o pé em ramo verde. Quem o fizesse não tinha segunda oportunidade. Pois, só assim é que fomos lá…

    Portanto, caro amigo Antas, quando interrogas “porque não criam estes jogadores uma página pessoal e falam só e apenas da sua vida pessoal, deixando a profissional ser gerida pelo clube?” eu utilizo as mesmas palavras como afirmação. Ninguém pode impedir alguém de fazer parte de uma rede social. Seria o mesmo que impedir que se falasse com outras pessoas. Mas eu, como exemplo, lembro: fui bancário e na instituição em que orgulhosamente trabalhei, não me proibiram de falar no exterior… Mas o sigilo profissional era uma regra imposta e ai de quem a não cumprisse. Não é preciso dizer mais nada, pois não?

    Caro Antas, parabéns pelo teu post muito oportuno e sobre um tema em que para mim, repito, não há dúvidas.

    Abraço.
    BibÒ Porto!

    Ps: vai ser desta? Se não houver nenhuma contrariedade de última hora, espero estar no FC Porto – Manchester City. Vai ser desta que vou conhecer as caras de alguns dos “Caras”?... Conto com a tua “apresentação”, caro Amigo. Se houver tempos vamos… oh copo?…

    ResponderEliminar
  4. facebook?
    nao tenho.
    twitter?
    nao conheço.

    É uma boa questão a que lanças. A forma como as redes sociais são utilizadas em demasiadas situações só desestabiliza. no mínimo não acrescenta nada. e desestabiliza porque é uma guerra muda, uma guerra sem voz que se entranha lentamente no balneário, porque todos, sem excepção, (têm muito tempo livre) passam horas nas páginas das mulheres uns dos outros...lol
    Parece-me que não há muito a fazer além de acompanharmos a evolução dos tempos e haver alguém a supervisionar tudo o que é escrito na net.
    Vai é ser sempre muito difícil provar muita coisa, ou não fosse este já um problema a nível mundial.

    Um abraço,
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  5. TCarvalho e Vilapouca eu acho que o FC Porto actualizou o seu regulamento interno, face às novas tecnologias, mas depois há reverso da medalha que é a parte económica da coisa onde os jogadores tiram grande parte dos seus prémios que é a publicidade daí terem de ter páginas oficiais de fãs.

    Continuo achar isto uma "xaxada" e há que ter mão firme por exemplo no caso de Guarin que não faz o que quer, lembro-me de uma frase que o Vila disse não faz muito tempo que "jogador da bola só coça para dentro" e neste caso assente e de que maneira.

    Moreira o local é o do costume, chega cedo e vai ter connosco beber umas cucas e fazemos ali a ante-festa do jogo :)

    Fico à tua espera.

    ResponderEliminar
  6. Modernices é eu ligar a TV (Porto canal)e ver escarrapachado muito deste blog, do qual me abituei a ler ,imaginando os personagens.___ehe, Parabens___Viva o FCPorto

    ResponderEliminar