13 março, 2015

RENOVAÇÃO OU REVOLUÇÃO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Sei que neste espaço já se abordou o assunto da próxima época do nosso hóquei em patins, mas como acho que o tema é demasiado importante e a discussão reduzida, vou hoje voltar ao tema, como sempre, sem medo das palavras ou das verdades, transmitindo única e exclusivamente a minha opinião, sempre com um único intuito: o que entendo ser o melhor para o Futebol Clube do Porto.

Como as variáveis deste assunto são diversas, vamos tentar segmentá-las.

TODO O PROCESSO
Este era um processo para 2 anos e nunca para 1 ano.
Era um processo que se deveria ter iniciado no ano passado, em que a saída de Tiago Losna bem como a de Caio (já falarei mais à frente disso), conjuntamente com o treinador, e a chegada de Rafa e Gonçalo Alves, teriam criado um início de renovação gradual e com critério.
Teríamos rejuvenescido o plantel, dando tempo de jogo e de banco a 2 jovens, fazendo-os crescer com gente mais velha e conhecedora da casa. Acompanhando isso com uma troca de treinado (percebia-se há muito essa necessidade), tudo teria tomado um rumo de renovação necessário e não de revolução “ás três pancadas”!
E se alguma dúvida existisse sobre a desorientação que este processo tem, o sábado passado provou-o à evidência: não será estranho que num dos jogos mais importantes da época, os 4 jogadores de campo titulares estejam de saída, e os 2 jogadores que não entraram se mantenham? Que fique claro, nada contra (pelo contrário) a manutenção de Rafa e Vítor Hugo no plantel. Mas que critérios são estes? Então não são os melhores que se mantêm para a próxima época?

TIMING
Absurdo!
Em épocas anteriores, achava inacreditável que se finalizassem as épocas e os jogadores ainda não tivessem propostas de renovação ou informação de não continuidade. Este ano primamos pelo ridículo, estando em Fevereiro, nas vésperas de uma eliminatória europeia, a definir uma tão significativa debandada de jogadores. Se a isso acrescentarmos a exposição mediática criada pelas notícias diárias na comunicação social, faz-me questionar qual o objectivo de tudo isto, sendo que ainda por cima a “fonte” não são os jogadores.

TREINADOR
Não deveria ter começado a presente época no clube.
Tenho uma enorme estima e consideração pelo Tó Neves. Não me esqueço da forma aguerrida, determinada e como transportava a nossa mística para dentro do ringue. Também não me esqueço que cedeu “à tentação da guita”, ao contrário de outros, e partiu para os carneiros. Mas Tó Neves será sempre um Senhor Dragão.
Mas aqui estou a falar apenas na qualidade de portista. E como portista, Tó Neves não deveria ter começado a época no clube, depois de no ano passado ter sido o ano do “quase tudo” que terminou no ano do “nada”. Se acrescermos a isso a sequência de situações como a perda em casa da Liga dos Campeões para o slb, seguidas de derrotas copiosas para o campeonato (6-1) e taça de Portugal (7-3), então mais se justifica a minha visão. Pior ainda... a perda do campeonato em Valongo apenas a precisarmos do empate.
E o Tó falhou no mais básico: a relação com o grupo de trabalho! Um treinador pode ser muito evoluído técnica e tacticamente... mas tem essencialmente que ser um bom condutor de homens, pois qualidade individual, qualquer jogador do FCP já a tem! Naquilo que supostamente seria o mais fácil, foi naquilo que ele falhou. A comunicação interna, ou ausência dela, “matou” o nosso Tó Neves.
Que tenha muita, muita sorte... e quem sabe se um dia não voltará, mais maduro enquanto treinador, mais consciente daquilo onde falhou.

NOVO TREINADOR
Não conheço, não me pronuncio!
Chegam-me informações de que se trata de alguém muito conhecedor do hóquei, com métodos inovadores e que de facto está a fazer um excelente trabalho no Breganze.
Espero que tenha a capacidade de apreender os conceitos do que é ser Porto, pois a verdade é que no andebol e basket temos dois estrangeiros a liderar e ninguém colocará seguramente o seu espírito em causa.

SAÍDAS
Caio – Percebo, não percebendo! Se tal tivesse ocorrido na época passada, tinha percebido perfeitamente, pois o ambiente não era o melhor, as questões em seu redor eram muitas, nomeadamente as relacionadas com a sua vida privada. Mas depois de algumas cedências, depois de ser titular da equipa, depois de estabilizar, é que se lembraram que agora é que era o momento? Numa óptica de renovação, percebo que pudesse ser um dos primeiros nomes, mas o Caio tem tido uma postura profissional impecável, e se não o queriam, dispensavam-no ao invés de o “empurrarem” com uma proposta de renovação absurda.
Pedro Moreira – Outro que pensei que não iniciaria a época cá. Depois de uma época pouco conseguida, fruto se calhar também de alguma turbulência na sua vida privada, julguei que “ficaria pelo caminho”. Mas não ficou. Não ficou, e a verdade é que está a realizar uma boa época, mais estável, mais tranquilo, mais maduro. Além disso, convém não esquecer que é um homem da casa.
Ricardo Barreiros – Não tem sido especialmente brilhante, mas tem mantido sempre uma postura profissional absolutamente fantástica. Em final de contrato, e com um processo de renovação como o que vivemos, a sua saída é natural, mas não por uma questão de falta de qualidade ou postura menos correcta. Acaba por ser vítima do processo... digo eu!

REINALDO VENTURA
Sim, este também é uma saída, mas não é uma saída como as outras.
Tendo chegado ao clube há sensivelmente 25 anos, assumiu-se desde cedo como uma das referências do clube da modalidade, só comparável a Vítor Hugo. Sim, Vítor Hugo e Reinaldo Ventura são as duas grandes referências históricas do hóquei em patins portista, ponto!
Tantas e tantas oportunidades de sair para outros clubes, nomeadamente vermelhos. Com condições financeiras incomparavelmente melhores. Tudo recusou, tudo não aceitou, mesmo com reduções salariais que sofreu no FC Porto.
No ano passado, por causa de um erro médico do clube, quase lhe colocaram a carreira em risco. Resistiu, lutou e regressou! Sempre profissional (o próprio treinador o assumiu!), sempre determinado, sempre com vontade de ajudar o seu clube a triunfar.
Os “entendidos” dizem que ele está a perder fulgor porque marca menos golos... bruxo! Então se passou de uma posição ofensiva onde remata 30 vezes por jogo, para uma posição mais defensiva onde remata 7 ou 8 vezes, havia de marcar os mesmos golos??
Ninguém minimamente coerente pode colocar em causa que estamos perante um baluarte e um transportador da mística. Ora, se vamos rejuvenescer tanto o plantel, quem melhor do que ele para fazer a transição?? Quem melhor do que ele para ensinar aos mais jovens o que é o FC Porto??
Mas atenção, e do ponto de vista meramente desportivo, alguém acha que ele não seria ainda uma mais valia? Pelo melhor o futuro treinador acha! Cabestani acha que Reinaldo seria uma mais valia! Então porque não fica? Então porque não lhe foi apresentada uma proposta de renovação? Então porque querem que ele acabe a carreira?
Rei, que tenhas muita sorte na tua carreira, e quando nos marcares golos, lembra-te que quase todos nós estaremos de coração destroçado! O pior, é que ainda nos vais marcar alguns...

ENTRADAS
Reinaldo Garcia – Qualidade indiscutível. Mas com a sua idade, afinal parece que ainda são os critérios de qualidade que prevalecem... quem o diria nas saídas. O mesmo me apetece dizer em relação ao orçamento... tão pouco dinheiro para alguns e tanto para outros? Vais ser uma mais valia, sem dúvida!
Telmo Pinto – Não ponho em causa a sua qualidade, mas terá estaleca para ser titular do FC Porto? Se fosse contratado para ir entrando aos poucos, se calhar até se afirmaria lá para meio da época. Agora, se as pernas tremerem no início... o que poderá acontecer depois? Quer queiramos quer não, ainda não passa de um projecto de jogador. Não sou contra a sua contratação... mas noutro contexto, com outro suporte de equipa.
Alvarinho – Óptima contratação... para a equipa B ou para emprestar! Potencial tremendo, qualidade inegável, mas tem que crescer, tem que se fazer jogador. Contratá-lo para ser um dos oito jogadores de campo, por favor!
Gonçalo Alves – Já cá deveria estar há um ano. E um pouco na senda do Telmo, deveria ter chegado para ir jogando, ir entrando, ir crescendo. O problema é que agora vai-lhe ser exigida uma responsabilidade e uma maturidade que não sei se está preparado para tal.

A DÚVIDA
Edo Bosh. Sem me alongar muito, diria apenas: se querem, tudo bem; se não querem, não brinquem! Força Edo, és e serás sempre nosso. Se ficares, óptimo! Se não ficares, qualquer portista reconhecerá sempre um homem e um atleta exemplar.

EURICO PINTO
Por uma questão de clareza, transparência e seriedade, não poderia terminar sem me referir ao líder.
Tenho um apreço do tamanho do Mundo por ele. Por ser quem é, por ser filho de quem é!
A família Pinto (Ilídio, Eurico e restantes filhos) respiram Hóquei, respiram Porto.
O seu portismo e dedicação ao clube são coisas que jamais podem ser postas em causa.
Mas pessoalmente, e mais uma vez reforço que só estou a emitir a minha opinião, estou em desacordo com a maioria das decisões.
Deus queira que seja eu que estou errado e que o futuro dê razão a este Grande Portista!

Um abraço, até domingo no sítio do costume!

6 comentários:

  1. Ainda estou em choque com a saida do Rei, ainda nem acredito, estou triste com a decisão de manda-lo embora, axo q nenhuma renovaçao ou revoluçao deveriam ser consideradas sem o Rei no plantel, é absurdo.

    O mesmo é para o Edo, espero pelo valor que tem e para fazer a tal transiçao.

    Sobre as outras saidas nao tenho nada a acrescentar, e sobre as entradas só conheço o reinaldo garvia e o gonçalo alves, e este segundo tbm axo q deveria ter vindo no inicio desta epoca.

    Tbm axo a renovaçao devia ter começado no inicio desta epoca e ser um processo de 2 anos, e nao uma revoluçao de 1 ano, e continuo sem perceber como é q há epocas q se chega ao final e nao ser renovou com enhum jogador e o plantel nao está minimamente planeado para a epoca seguinte, mas há epocas, como a actual, em q já está tudo praticamente definido em Fevereiro. Nao perceber os timings.

    ResponderEliminar
  2. Sem saber sobre o que irias escrever, mas com uma grande esperança que fosse sobre as mudanças do Hóquei.
    Obrigado por este texto e como sempre, identifico-me e estou de acordo, não mudava uma vírgula, mais uma vez obrigado Norte!

    Bibó Porto

    ResponderEliminar
  3. @ 'Norte'

    não acredito no 'pai natal'. mas quero acreditar que o "rei" estará connosco na próxima época (pelo menos). quero mesmo acreditar.

    de resto, subscrevo cada palavra, cada vírgula, cada ponto final do teu texto.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. O pedro gil tb vai ser reforco!

    O reinaldo se sair e for para o benfica perde o meu grande respeito por ele! Se terminar a carreira por nao querer jogar em mais nenhum clube, ai sim eu digo: reinaldo merece ser no futuro o que quiser ser no hoquei do Porto!

    ResponderEliminar
  5. Toda a gente fala do Reinaldo mas ele tem uma costela benfiquista e só não foi para os mouros porque o Filipe Santos é o melhor amigo dele. Concondo absolutamente com o comentário se for para os 5lbosta perde todo o meu respeito.

    ResponderEliminar
  6. Este é um espaço para discutir opiniões, podendo estarmos todos em acordo ou desacordo. Já quando fazemos afirmações, aí as mesmas já têm que no mínimo ser verdadeiras.

    Em relação aos 2 anónimos que aqui escreveram gostava que explicassem o porquê de perderem o respeito pelo Reinaldo caso ele vá para o slb. É que usando a mesma expressão, que respeito demonstra o clube ter ao dispensar um jogador com quase 3 décadas de clube, que quase acabou a carreira por um erro médico, e que recusou propostas superiores ao dobro vindas do maior rival? Que respeito é esse? Estranho que não se tenham pronunciado sobre isso...

    Ainda em relação ao primeiro anónimo, desconheço a informação sobre Pedro Gil, e não consigo perceber porque haveria Reinaldo de acabar a carreira....

    Quanto ao segundo anónimo, aí entramos no domínio das afirmações. Dizer-se que Reinaldo não foi para o slb por causa de Filipe Santos é ser-se ridículo e inconsequente naquilo que se diz. É simplesmente falar de algo que se desconhece em absoluto e não se faz sequer a mínima ideia do que se está a falar.
    Em relação á costela benfiquista, bem, nem vou comentar porque eu já parti algumas enquanto miúdo, portanto não sei se ele está a falar ou não de costelas partidas. Pergunto apenas: está em algum momento a querer dizer que Reinaldo é lampião ou a induzir que o mesmo tem, teve ou terá vontade de ser atleta desse clube? Uma boa dose de juízo fazia-lhe bem!

    Fico surpreso que ambos não se tenham referido por exemplo ao treinador....se calhar é porque não têm respeito nenhum por ele, em virtude de ter cedido há tentação da guita e ter sido jogador desse clube.

    Mas pronto, é da pluralidade de opiniões que se constroem as grandes coisas!

    Finalizo dizendo que Reinaldo seguramente não será jogador desse clube, mas gostava de saber o que fariam alguns paladinos do portismo, se amanhã alguém lhes apresenta-se o dobro ou o triplo daquilo que ganham...

    ResponderEliminar