08 abril, 2015

CHEGA! DEMITA-SE O PRESIDENTE!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Neste momento, há dois tipos de leitores deste post. Os mesmos que hoje, quando acordaram, compraram o Correio da Manhã para "se informarem", e os "outros" que ainda não leram, mas já me insultam perante tal blasfémia.

Agora que tenho a atenção dos dois, aqui vai.

Para que raio interessa a Taça da Liga? Se gostei de ver o Porto perder depois de estar a ganhar? Não! Se gostei de ser eliminado de uma prova? Não! Não gostei! Se gostei de saber que neste momento tenho apenas duas provas em disputa quando no inicio tinha 4? Não, não gostei!

E agora? Nas provas que me restam estou a "passear" a ver os outros festejarem? Não estou. Numa delas apenas dependo de mim, na outra, dependo... de... mim - "mim", sendo Futebol Clube do Porto.

"Este gajo está lunático se acha que vamos passar o Bayern". O anormal que agora me chamou lunático comprou de certeza o Correio da Manhã. Se são favas contadas? Não são!

Já perdemos?

Então porque raio é que lá vamos. Porque raio é que fomos à final em 87? Os jogos só se perdem, e se se perderem, no apito final e depois de suada a camisola e nunca por "falta de comparência".

Tenho a certeza absoluta que aqueles que "me insultaram" quando leram o titulo, agora insultam o gajo que traz o Correio da Manhã na mão armado em entendido e adepto do FC Porto. Para esses, não há desistir. Não existe esse pensamento. Nunca será opção, mas sim, um lamento.

Outra das provas, é o Campeonato, que o gajo do Correio da Manhã critica em toda a linha o facto de não estarmos já em primeiro. É verdade, poderíamos estar bem mais confortáveis, mas não estamos, e agora? Vais-te deixar estar na apatia do dia-a-dia a lamentar o que poderias ter feito, lamentar as opções que tiveste, e, ou, sujeitar às mesmas o teu futuro? Ou por outro lado, vais pegar nos erros, levantar-te, solucionar e ir em busca da réstia de felicidade que podes ter?

Já aqui escrevi, e depois em muitos outros blogs e post's vi replicada, a teoria do "Copo Meio Cheio ou Meio Vazio". Já disse, e reitero. Meio cheio, e, cada vez mais cheio.

Vejo adeptos do Porto que em cada deslize, cada tropeção, cada eventualidade, apressam-se a apontar o dedo, apressam-se a definir culpados, que se apressam a pedir "justificações" a X ou a Y, perdem mais tempo a procurar responsabilidades do que a apoiar.

Perdem mais tempo a serem "pesos mortos" do que motores de arranque!

Óbvio que não gostei de ter perdido na Madeira. Óbvio que não gostei de ter sido eliminado de uma competição. Óbvio que foi um soco seco na barriga. E agora? "Vou chamar os paizinhos e fazer queixa" ou enfrento? Tens que enfrentar. Tens que olhar olhos nos olhos.

Agora pergunto-vos, quando é que saiu a data da final da Taça da Liga? DEPOIS DO JOGO REALIZADO.

Corríamos o risco de ir ao Galinheiro, mais disputar a final da taça da Liga com eles, e ainda termos os jogos das Champions antes e depois!

Pensando racionalmente. Ok, íamos à final. Ficas todo engalanado porque tens mais uma final. Ficas todo "maioral" porque lhes vai ganhar na final e depois chegas à data e tens 3 finais. Jogo em carnide que pode definir o Campeão, quartos de final da Liga dos Campeões, ou, e final da Taça da Liga.

Mas pensa friamente...
  • CENÁRIO 1.
    Ganhas a Taça da Liga, rebentas com o plantel - os andorinhas só têm uma competição, não te esqueças. Chegas a carnide cansado e "obrigado" a fazer as despesas do jogo - jogas e ganhas por 3, és campeão, e, no entremeio, eliminas o Bayern. CLAROOOO...
  • CENÁRIO 2.
    Perdes a Taça da Liga, jogas com os "juniores". Vais a Carnide com os andorinhas "cheios de vida" e tu com os tipos do "correio da manhã" a insultar o Treinador porque não percebe que nós preferimos ganhar um troféu aos gajos do que ir à meia-final da Champions porque contra esses "nunca na vida... nunca na vida...". Depois do treinador, criticam o Presidente porque pôs um treinador que não percebe o Porto, tudo isto na antecâmara do clássico. Brilhante não é?
  • CENÁRIO 3.
    Ganhas a taça da Liga, até consegues ganhar por 3 no galinheiro, e depois levas "dezenas" do Bayern. "És a vergonha da Europa", o "plantel de consumo externo foi humilhado", siga criticar o Treinador, o investimento, o "Adrián que custou milhares" e o "Danilo que foi vendido agora"...
  • CENÁRIO 4.
    És eliminado nas meias-finais da Taça da Liga, e podes focar-te apenas e unicamente nas duas competições importantes. "Perdes" a competição sem peso de a secundar num jogo em que enfrentas o rival, e, não lhes "dás" moral para o "jogo a doer", e tens caminho aberto para pensar, estruturar e preparar o jogo no galinheiro e com o Bayern.
Se te dessem a escolher, face à data da final que era apresentada, até ser conhecido o outro finalista, o que farias?

Diz-me lá tu, "gajo do correio da manhã" e o outro "que me insultou"?

Anda lá. Se tivesses o controlo e o poder de decisão, o que farias?

É fácil falar e só criticar depois, não é?

Obviamente que eu não estou a falar que se perdeu de propósito, nem que a atitude foi a melhor. Mas pensando friamente e racionalmente, se perder não é opção, nunca, neste caso foi o "melhor que poderia ter acontecido"! Reitero. Face à data apresentada para a Final.

Depois de alcançado o outro finalista... afinal já pode ser em "finais de Maio"!... Escuso-me de alongar em grandes comentários sobre isto...

Se assim fosse, duvido, mas duvido seriamente, que não tivéssemos hoje na final!

O mais engraçado é que os "anormais" que insultaram a equipa depois do jogo na Madeira da Taça da Liga, hoje já #sãoporto #vamosaeles #étudonosso #equipadesonho. Bipolares do..............!

Desculpem a franqueza, mas há que ser coerente.

Vamos. Pé ante pé, eu e todos, com um só objectivo. VENCER. RECONQUISTAR.

SER CAMPEÃO.

12 comentários:

  1. @ catiBo

    vai escrever assim para o c@&*£*, f**@-$€!
    b-r-u-t-a-l
    (e sempre optei por analisar as épocas pela perspectiva do copo meio-cheio. não sei se repliquei a tua perspectiva, lá no meu estaminé e com a qual concordo, mas certamente que terei colocado indicação da sua fonte. se não o fiz, desde já te peço desculpa.)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. Quro te ver falar assim no fim da época. ...

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, o sentimento de derrota para alguns começa a tornar-se tão banal e aceitável, que até se dão ao luxo de afirmar que, independentemente da situação ou competição, que há derrotas "aceitáveis" e misturam o "poder de decisão" com "controlo", atirando a batata quente para aqueles que sempre se habituaram a ver o Porto a ganhar.

    Depois do título à CM e do discurso "popularesco", que nada de novo diz, acresce-me dizer que, de tanto falar do dito Jornal, o autor ainda será convidado pela Cofina um dia destes.

    ResponderEliminar
  4. Que texto, incrível. Só não percebi o título de "Demita-se o Presidente"

    ResponderEliminar
  5. CENÁRIO 5:NÃO TENS A TAÇA DA LIGA,E NÃO FAZES NADA CONTRA O BAYERN E CONTRA OS GALINÁCEO E PERDES TUDO...TAMBÉM É UMA OPÇÃO A TER EM CONTA...

    ResponderEliminar
  6. Este tipo de textos são de leitura obrigatória para uma parte da nação Portista.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. CRITICAR POR NAO GOSTAR DE PERDER,CRITICAR PORQUE PERDEMOS UM JOGO QUE ATÉ ESTAVA NA MÃO,QUE ATÉ DAVA UMA FINAL,SIM UMA FINAL...ISSO FAZ DE MIM MENOS PORTISTA DO QUE TU...TU OU TU??? SE EU CRITICO É PORQUE FUI HABITUADO A GANHAR,A TER JOGOS QUASE DE 3 EM 3 DIAS A EM TUDO QUE ENTRAMOS É PARA DAR O MELHOR DE NÓS E PROCURAR A VITORIA ATÉ PELO MENOS AO MINUTO 92',SERMOS HUMILDES...POR CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA OU MELHOR DO PAÍS (CUSTA-ME DIZER) DE MERDA EM QUE VIVEMOS TIVE QUE TOMAR OPÇOES UMA DELAS FOI DEIXAR DE SER SÓCIO DEIXAR DE IR MUITAS VEZES AO ESTÁDIO O "FP"DO DINHEIRO NAO ESTICA... MAS ISSO NAO FAZ DE MIM MENOS PORTISTA,DESCULPEM ALGUNS ENTENDAM OUTROS E FCPORTO SEMPRE...

    ResponderEliminar
  8. Lutei, luto e lutarei contra a divisão de Portistas; contra a estratificação dos Portistas em bons e maus, contra a classificação subjectiva e perigosa entre óptimos e péssimos. Já me chateei a valer aqui e noutros sítios por isso e por coisas mais graves e para mim inaceitáveis! O meu inimigo nunca está cá em casa mas no galinheiro e afins!...Genericamente concordo com o texto, mas não aceito ilações sobre o que eu ou outro sente por uma derrota do meu/nosso FC Porto porque… uma derrota é sempre uma derrota! Pois… isto nada tem a ver com o apoio! Ah, nisso, estou em concordância absoluta… Por isso, em contraponto, compreendo o alcance do título. Abraço. BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  9. Que se foda a taça lucilio batista, eu se mandasse, quem tinha ido à Madeira era a equipa de veteranos.Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  10. A questão central não é a importância da prova, nem se é melhor até nem jogar a final...

    A questão central é que pelo que se viu no banco a vontade era de GANHAR o JOGO e NÃO CONSEGUIMOS UMA VEZ MAIS DEPOIS DE ESTAR EM VANTAGEM!

    A grande questão é da nossa INCOMPETÊNCIA na Madeira! E o Porto que eu vi crescer não desperdiçava títulos...

    DEVE CRITICAR-SE PORQUE O QUE ESTÁ MAL DEVE SER APONTADO E ENALTECIDO O QUE ESTÁ BEM. A CRÍTICA FAZ-NOS EVOLUIR!!

    ResponderEliminar
  11. Sou dos que acredito sempre no copo meio cheio, mas é um texto inspirado, para dar moral aos derrotistas. Muito bem esgalhado, parabéns!

    ResponderEliminar