20 abril, 2015

ENTRE O SONHO E O REALISMO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Independentemente do que possa vir a acontecer na próxima 3ª feira no Allianz Arena, há algo indesmentível entre o universo Portista, mesmo entre alguns "ressabiados orgulhosos", aquela exibição frente ao Bayern Munique entra seguramente na vitrina de grandes noites europeias do FC Porto da sua história. Mais, aconteça o que acontecer, é quase impossível que durante estes 6 dias que medeiam entre aquele belo jogo e a decisão de Munique, os Portistas não sonhem com o apuramento para as meias-finais, nem tenham a tentação de pensar que após o 3-1, estamos tão perto do sonho.

Mantenho a coerência de tudo o que disse antes e após o sorteio dos quartos-final da Champions League. Quem lê regularmente as minhas intervenções neste blog, viu que classifiquei o Bayern Munique como o pior adversário possível para se apanhar, sendo que racionalmente reduzi ao mínimo as hipóteses do FC Porto. Mas viu também um post dois dias antes do jogo, em que renovei as minhas esperanças de que o impensável, mais uma vez, acontecesse à semelhança do ocorrido tantas vezes na história do nosso clube. Mesmo com reduzidas probabilidades, acreditava que espantássemos a Europa e o mundo do futebol. E espantámos mesmo, com uma grande exibição, um grande resultado frente a uma grande equipa, uma equipa com 6 campeões do mundo e 10 jogadores que já venceram a CL. Uma equipa que leva 12 pontos de vantagem sobre o Wolfsburgo (que eliminou o scp) e 19 pontos sobre o Leverkusen (que esmagou o slb), equipa que há uma semana atrás também foi eliminada por este mesmo “Bayern Munique B” na taça da Alemanha.

Confesso-vos que tenho andado por estes dias com uma enorme dicotomia interna entre o sonho e o realismo. Por um lado, o 3-1 conjugado com aquela magistral exibição fazem-me acreditar cada vez mais que é possível, se antes da eliminatória a probabilidade de passarmos às meias-finais considerando a generalidade dos comentadores desportivos e casas de apostas variava entre 10 e 20%, agora esta percentagem aumenta muito. Por outro lado, o meu necessário realismo aliado ao meu habitual pessimismo (que nem 30 anos de glória conseguiram reduzir!), dizem-me que vai ser tremendamente difícil jogar frente a uma equipa com tantos campeões mundiais, europeus e alemães.

Na Alemanha vai ser necessário novamente um grande FC Porto, ao nível daquele que se viu no Dragão. Uma equipa concentrada, com enorme capacidade de luta e sem medo de ser feliz. As melhores versões que me lembro de ver do FC Porto tinham em comum uma característica: enorme capacidade de sacrifício. E isto vai ser mesmo necessário em Munique numa quantidade enorme, muita capacidade de luta, concentração defensiva e necessariamente colocar algum respeito a eles em termos ofensivos. Obviamente não podemos jogar remetidos apenas à nossa defesa, mas não podemos errar defensivamente nem ter desequilíbrios defensivos por termos gente a mais na frente, temos de obrigá-los a criar muito para poder entrar na nossa área. Em suma, escrever umas linhas sobre este jogo como estou aqui a fazer é facílimo, colocar em prática todas estes pressupostos necessários para vencer o tubarão Bayern Munique é que é infinitamente mais difícil. Julen Lopetegui e seus pupilos têm a palavra e a árdua tarefa de o conseguir.

FORÇA FC PORTO!!!!!!!!!

NOTA OFF-TOPIC: Ninguém me contou, nem li em nenhum lado, vi com os meus próprios olhos algo completamente inacreditável após o jogo da Académica. Dois porcos (desculpem mas não consigo dar-lhes outra adjetivação), um chamado viterbo, outro chamado nuno piloto tiveram a lata de dizer coisas que eu julguei nunca possíveis ouvir num campeonato em que se supõe o mínimo de igualdade e vergonha entre todos os intervenientes. O sr. piloto disse com todas as letras o seguinte: “limpámos hoje a má imagem deixada na luz, inclusivamente, tivemos até uma atitude muito mais séria hoje do que na semana passada…”. O sr. viterbo disse com todas as letras o seguinte: “hoje, à semelhança de todos os jogos, com a única exceção do jogo da luz, tivemos uma grande atitude, jogando no campo todo, sem nenhum medo de perder…”. Pergunto aos senhores porcos então: mas não foram sérios na luz? Mas porque é que em todos os jogos da era viterbo jogaram sem pânico de perder inclusivamente aqui no Dragão e apenas no jogo da luz entraram borrados de medo, tal e qual uma equipa de distrital? Neste campeonato por várias vezes que coloquei a mim próprio e aos meus próximos a seguinte questão: mas estamos na Etiópia ou no Uganda? Será isto mesmo possível?

PS: Existe uma ideia geral que o jogo de terça-feira influenciará decisivamente o jogo de domingo no galinheiro. Pela minha parte apenas digo o seguinte: a menos que haja uma hecatombe imprevista em termos de resultado mas que pode sempre acontecer quando se joga com meia equipa campeã do mundo (ou seja, uma sova monumental!) o jogo de terça-feira não pode, nem deve influenciar o que se passará no domingo. São jogos de competições diferentes, ambos decisivos, mas frente a adversários também com características diferentes. O papel de Lopetegui na passagem do "chip Champions" para o "chip Campeonato" será obviamente fundamental. Mas creio que nem a passagem na terça-feira significa vitória certa no domingo, nem a eliminação remete para o fatalismo certo no domingo. A ver vamos...

9 comentários:

  1. Boa tarde Sr.RBRC.
    Excelente a sua leitura e aquilo, falo por mim, sinto.
    Desde quarta que voltei a ser uma criança que está a espera do Natal ( tenho 31). Desde quarta que já não consigo dormir bem, que a comida já não sabe, que o único pensamento é como vai ser em Munique.?
    Tenho muito mas muito medo, medo de ser goleado, medo que este sonho termine. Voltar as ser criança quando se é adulto e com responsabilidades é lindo mas a queda pode ser grande.
    Apenas digo quee stes dias passaram muito depressa, queria ter saboreado masi um bocado queria sonhar mais um bocado. Relativamente a esse porco da Académica já comentei noutro blogue o que esse senhor disse. Ainda têm a vergonha de dizer que este campeonato está a ser limpo. É viciado em tudo.
    Bruno Miguel Guedes - 28061

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Relembro que o mesmo se passou com o Maritimo, relativamente aos comentários. Mais uma vez vieram com a conversa da atitude e seriedade com o nosso FCP que faltou com os encornados.

    Abraço a todos e confiança para amanhã.

    Ainda que corra muito mal, nada apagará o jogo do Dragão. Quanto a goleadas, o Brasil levou 7 e está tudo dito...

    ResponderEliminar
  3. Lolol

    A goleada do Brasil de facto não é uma boa lembrança a algumas horas do jogo. Dado que meia equipa daquele jogo equivale ao B. Munique que defrontámos no Dragão e aquele que iremos defrontar no Allianz Arena, não é uma bom dado de facto!

    Mais a sério, obviamente que o Bayern pode golear qualquer equipa do mundo como já o fez num passado recente no seu estádio. E infelizmente por muito que nos custe, tal também poderá acontecer amanhã, matando o sonho das meias-finais.

    É quase um contrassenso, estamos todos a sonhar pensando que as meias estão muito mais perto do que estavam antes do jogo da 1ª mão exatamente pelo grande resultado e exibição realizada. Pelo contrário, se tivéssemos levado 2 ou 3 no jogo da 1ª mão, aquilo que quase toda a gente já dava por adquirido, não estaríamos a sofrer e sonhar tanto e já estaríamos convencidos da eliminação. Assim, somos "obrigados" a sonhar e sofrer com o jogo de Munique!

    Não há dúvidas de que o grande Porto que se viu na 4ª feira fez-nos lembrar as grandes noites europeias e tudo isto levou a que o universo Portista de facto sonhasse com algo mais que as meias-finais.

    Em conclusão, vai ser difícil, quase hercúleo. Mas as nossas hipóteses aumentaram. É muito importante não haver descontrolo após um eventual 1º golo deles. A equipa tem de estar preparada para tudo, mas uma coisa é certa: marcando um golo, eles ficam obrigados a marcar 4, o que torna a tarefa deles ainda mais difícil.
    Nunca mais chega a hora, mas tal como disse JBessa, ainda que corra muito mal, nada apaga a grande noite europeia do Dragão. A ver vamos no que isto dá. Que a toda a sorte esteja connosco!

    ResponderEliminar
  4. Porristas com medo de...perder?
    O que NÃO quero é q a equipa tenha medo de GANHAR!!!

    Esta equipa pode ser jovem mas, raramente a vi impressionada com ambientes e afins!

    A única coisa q m assusta é a arbitragem...nada mais!
    E estou muito confiante!!! Acho q nem sequer perdemos, ou ganhamos outra vez ou empatamos!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. Grande texto e bem estruturado!

    VAMOS PARA CIMA DELES CARAGO!

    ResponderEliminar
  6. E o Bayern não pode ser goleado, mesmo com meia equipa campeã do Mundo? O Neuer já não foi buscar 5 batatas lá dentro e em casa?

    ResponderEliminar
  7. Não se esqueçam que o "fator" UEFA também irá entrar em jogo.
    Quero com isto dizer que os árbitros vão nos dar muito na telha como prevejo, e como aconteceu em outras decisões na mesma cidade.

    Já estamos habituados a isso, e é contra o mundo inteiro que se consegue o sucesso.

    Que depois de amanhã o sonho ainda nos paire na cabeça.

    ResponderEliminar
  8. Não vai ser fácil...mas SOMOS PORTO!!!
    O blogue fcportovideos foi desativado? alguém sabe se é temporário ou se vai haver outro blog igual?? Saudações portistas..

    ResponderEliminar
  9. Grande post... como é habitual.
    "Uma equipa concentrada, com enorme capacidade de luta e sem medo de ser feliz. As melhores versões que me lembro de ver do FC Porto tinham em comum uma característica: enorme capacidade de sacrifício." - ISSO MESMO!
    Nós temos capacidade de fazer história e repeti-la!
    Se conquistarmos a passagem à meia-final - VOU FESTEJAR A VITÓRIA!
    Se isso não acontecer - FESTEJAREI O ORGULHO DE SER PORTISTA!

    PORTO, SEMPRE!
    Abraço.

    ResponderEliminar