27 abril, 2015

CURTO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

benfica-FC PORTO, 0-0

Primeira Liga, 30ª jornada
Domingo, 26 Abril 2015 - 17:00
Estádio: Luz, Lisboa
Assistência: 63.534


Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Assistentes: Bertino Miranda e Álvaro Mesquita.
4º Árbitro: Manuel Oliveira.

BENFICA: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Eliseu, Pizzi, Samaris, Talisca, Gaitán, Jonas, Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, Lisandro López, Fejsa (64' Talisca), Rúben Amorim, Derley, Ola John (90+2' Jonas), André Almeida (81' Pizzi).
Treinador: Jorge Jesus.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Rúben Neves, Evandro, Óliver Torres, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Fabiano, Martins Indi, Quaresma (55' Brahimi), Herrera (46' Rúben Neves), Hernâni (64' Evandro), Ricardo, Aboubakar.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: -.
Disciplina: cartão amarelo a Eliseu (19'), Gaitán (24'), Danilo (47'), Quaresma (59'), Jackson Martínez (61'), Marcano (72'), Fejsa (77'), Maicon (90').

O FC Porto revelou-se curto para alcançar os 3 pontos no jogo desta tarde no estádio da luz. Com todas as condições para realizar um ataque à baliza do visitado, os azuis e brancos não conseguiram acercar-se com mais intensidade da baliza contrária.

O visitado deu toda a iniciativa de jogo ao FC Porto e recuou o seu bloco tal como já seria esperado. Em jogos contra equipas grandes, o visitado tem sempre esta forma de actuar. Uma equipa cínica, matreira, recuada, fechada e, diria eu, quase banal. Ao invés, contra equipas do nosso campeonato, o visitado joga sempre com grande intensidade porque não há adversários de qualidade nesta nossa liga. São todos muito fraquinhos.

O FC Porto, após derrota estrondosa em Munique, procedeu a algumas mexidas no onze inicial. Adoptando um sistema muito semelhante ao usado na 2ª parte contra o Bayern e reforçado nas alas com Danilo e Alex Sandro, os Dragões deixaram no banco o guarda-redes Fabiano, o médio Herrera e o extremo Quaresma.

Lopetegui procurou assim ter supremacia no meio-campo pois aí é que o jogo poderia ser ganho e não se enganou. A batalha do meio-campo foi ganha e o FC Porto, tal como previa, sabia que iria defrontar um visitado encolhido. Mas o FC Porto revelou-se curto. Curto em termos ofensivos. Não foi capaz de criar grandes oportunidades de golo. A de maior registo aconteceu no fim da 1ª parte por Jackson Martínez.

O jogo terminou num nulo como seria previsível. Uma equipa a não deixar jogar e a tapar os caminhos para a sua baliza contra uma equipa que queria ganhar mas não o soube fazer com toda a exigência necessária. Este nulo pode ter hipotecado de vez com as aspirações portistas ao título mas como até ao fim há campeonato, resta aos Dragões vencer os seus jogos e deixar acontecer o que tiver que acontecer com o adversário directo.

Este nulo serve muito bem as pretensões do visitado. Primeiro porque manteve a distância de 3 pontos e depois, efectivamente, esses 3 pontos passam a ser 4 a partir de hoje. O FC Porto precisa que o visitado perca pontos em dois jogos, num total de quatro por cumprir.

Há que ser realista e não sonhar como muita gente gosta de sonhar. Ou seja, sonhar demasiado alto. Por vezes há que ter os pés bem assentes na terra. Se a situação fosse contrária, diria que o FC Porto estaria a um pequeno passo do título.

Ao visitado faltam as deslocações a Barcelos (ainda a lutar pela permanência) e Guimarães (a lutar pela Europa) e recepções ao condenado Penafiel e ao “amigo” Marítimo. Aos Dragões falta jogar como visitante em Setúbal e em Belém, equipas com as situações já definidas, onde o FC Porto nos últimos anos vence com muita frequência, e vai receber Gil Vicente e Penafiel no Dragão.

O título começa a definir-se, sim, e só temos que reconhecer que não há muito para dizer, neste momento. Poderemos apontar muitos motivos para este título quase perdido. Desde as ajudas externas ao clube visitado, passando pelos pontos mal perdidos em casa com o Boavista ou arbitragens infelizes contra o FC Porto em Guimarães e no Estoril e acabando no empate da choupana, considerado por muitos o momento decisivo deste campeonato.

Não vale a pena lamentar. Temos é que terminar este campeonato com quatro vitórias e, no fim da época, tirar as devidas ilações para o futuro. Não vencendo nada esta época, será a segunda vez que isso acontece desde que Pinto da Costa é presidente do clube. A primeira vez foi na época de 1988-89. Mas esta época tem agravantes. O FC Porto vem de uma época anterior em que só venceu uma supertaça e fez uma péssima época e para esta época partiu com um dos maiores orçamentos da história do clube em termos de contratações.

Sobre o jogo muito pouco a dizer. O FC Porto apresentou-se numa postura táctica semelhante a um 3x5x2. Os defesas centrais Maicon e Marcano tiveram o apoio de Casemiro e os laterais Danilo e Alex Sandro funcionaram como médios-ala. No meio-campo Rúben Neves, Evandro e Óliver povoaram o miolo, com o espanhol a descair para as alas. Na frente Jackson teve o apoio do apagado Brahimi.

O FC Porto teve sempre mais posse de bola e mais iniciativa de jogo.
Por isso o FC Porto fez-se ao caminho, jogou com mais calma e tratou de guardar a bola. Pelo caminho foi a única equipa que rematou e até desperdiçou uma soberana ocasião de golo por Jackson Martínez. Mesmo assim, a primeira parte foi muito curta da parte dos Dragões. O visitado nem vê-lo. Parecia um cachorrinho escondido no buraco.

O segundo tempo trouxe mais intensidade e mais intenções de golo. O FC Porto continuou a ter mais posse de bola e alargou a frente de ataque. Rúben Neves, algo desastrado no passe, foi substituído por Herrera; Brahimi (esteve em campo?) saiu e entrou Quaresma; e depois Hernâni, numa tentativa de imprimir velocidade e dar alguma profundidade no último quarto de hora, entrou para o lugar de Evandro.

Por outro lado o visitado encolheu-se ainda mais e fechou a baliza a sete chaves. Operou substituições muito defensivas, de forma a assegurar o nulo. Não obstante, o visitado acabou por ter uma boa oportunidade nos últimos cinco minutos, num lance muito semelhante ao de Jackson na 1ª metade do encontro.

A equipa de arbitragem, apesar de no geral ter tido uma actuação razoável, foi muito condescendente com as faltas e a agressividade impostas pelos jogadores do clube visitado, não se mostrando do mesmo modo com os jogadores portistas. A qualquer falta portista, o árbitro ameaçava ou mostrava o cartão amarelo. Fica ainda uma possível grande penalidade de Luisão sobre Jackson no 1º tempo e na 2ª parte uma tentativa de Eliseu em derrubar o colombiano na área contrária.

O FC Porto mantém-se a 3 pontos do 1º classificado com quatro jornadas por cumprir. No próximo fim-de-semana, os Dragões deslocam-se ao Sado para jogar com o Vitória de Setúbal.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Fomos melhores do que o Benfica”

Pouco convencido com a justiça do nulo com que terminou o clássico entre Benfica e FC Porto, Julen Lopetegui elogiou o trabalho dos seus jogadores e viu um jogo “com uma equipa a defender e outra a atacar”. O treinador dos azuis e brancos considerou que a sua equipa teve “personalidade” e lamentou as ocasiões desperdiçadas, prometendo luta “até ao fim” pelo primeiro lugar da Liga NOS, após este jogo ainda à distância de três pontos.

“Acima de tudo, creio que foi um clássico com uma equipa a defender e outra a atacar. O Benfica sabia que o empate lhe seria suficiente para manter a vantagem na tabela e preocupou-se essencialmente em defender, e infelizmente não conseguimos concretizar as oportunidades que tivemos para marcar. Na primeira parte fomos completamente dominadores e o Benfica nem se chegou perto da nossa baliza. A equipa teve personalidade, muita posse de bola, trabalhou muito e fez um bom jogo, mas infelizmente não conseguiu marcar. Podemos ter acusado algum desgaste, mas superámo-nos em muitos momentos do jogo e faltou-nos transformar isso em golos. No cômputo geral, fomos melhores do que o Benfica”, afirmou o técnico espanhol após o encontro.

Julen Lopetegui lembrou a expulsão perdoada a um jogador do Benfica e garantiu que a equipa portista vai lutar “até ao último centímetro da meta”, visto que ainda faltam disputar quatro jornadas. “Na generalidade, a equipa de arbitragem fez um bom trabalho, mas a manter o critério deveria ter expulso o Fejsa após uma entrada dura sobre o Danilo quando já tinha cartão amarelo. Esta equipa é jovem mas tem energia e raça para lutar até ao fim, até ao último centímetro da meta. Queríamos ter ganho e fizemos por isso, mas infelizmente não conseguimos. Agora é trabalhar para ganhar os quatro jogos que faltam”, concluiu o técnico basco.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

18 comentários:

  1. Isto só pode ser brincadeira.. eu quero acordar deste pesadelo de estar DOIS anos sem ganhar um troféu.
    Estou cego cego e cego.
    Que entrega foi esta?estavam a defender o empate?
    Falta COLHÕES, mas daqueles bem GRANDES á nossa equipa.
    Não tenho palavras, estou demasiado fod*** para sequer comentar de uma forma correta e acertada.
    SOMOS PORTO???? ou FOMOS PORTO??trocar camisolas no fim aos abraços e sorrisos?se isto é o meu Porto então ACORDEM-ME deste pesadelo.

    ResponderEliminar
  2. Olha, querido João FCP, este clube esteve 0 anos seguidos sem ganhar um campeonato!
    Sabes? e esses portistas de quem se fala agora que tinham mística e cojones, esses fizeram-se a crescer nesse tempos de míngua.

    Poupa-nos!

    Pior do que não ganhar é ver a merda de adeptos que temos... "cego cego cego." - Haja paciência!

    ResponderEliminar
  3. Reine Margot, deves estar seguramente feliz por mais uma época em branco.
    Fico realmente muito preocupado com duas coisas.
    Ver o nosso maior rival a ficar muito humilde e ver os nossos adeptos a ficarem como eles, ora arrogantes, ora apoiam a equipa independentemente de eles derem tudo ou não, repito se eles DEREM tudo ou não em campo, nem sequer estou a falar do resultado final.
    Ou talvez alguns dos nossos adeptos estão a ficar sportinguizados?
    Jogamos como nunca perdemos como sempre?
    Este então é o Porto que tu queres?espero sinceramente que sejam poucos aqueles com o mesmo sentimento que tu.
    Não sou adepto de derrotas nem de vitórias, sou um adepto e sócio um ano após ter nascido, que gasta todos os anos milhares de euros com o Porto, ora em viagens, na cadeira anual ora em despesas de "rotina". Nem tu nem ninguém me vai ensinar a ser PORTO! Isto não é PORTO!
    Haja paciência para ver adeptos como tu ou como aqueles que não vou mais ao dragão ou vão assobiar!!
    PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olha, menino João: eu tenho por norma compreender e aceitar os "desgostos"! Mas não compreendo nem aceito gente que se diz Portista e só o é nas vitórias!
    Olha, menino João: eu e muitos Portistas, estivemos 19 anos - leste bem, 19, dezanove anos - à espera de um campeonato para o nosso Clube!!! E nunca deixámos de ser Portistas! Pelo contrário, a nossa vontade de o ser CONTRIBUIU PARA ESTE CLUBE SER O QUE É HOJE.
    Olha, joãozinho de... Se não estás bem muda-te. E se queres ganhar sempre, filia-te no clube do sacristão da tua terra que todos os dias GANHA os cêntimos das esmolas.
    OLHA, JOÃO: BIBÓ PORTO, CARAGO!

    ResponderEliminar
  6. Este ano foi melhor do que o ano passado porque o encaixe financeiro na Champions foi muito bom, espero que isso mais as vendas de Jackson e Danilo sirvam para preparar uma equipa que em 2015/2016 nos traga títulos, À TERCEIRA É DE VEZ, VAMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
  7. Não devemos aceitar tudo o que nos querem passar. Logicamente todos nós querem ver o nosso clube sempre a vencer, mas temos que ser porto em todas as horas e não só nas vitórias, problema comum no nosso clube. O estádio só enche quando é jogo grande ou quando há festa.. No entanto esta época temos assistido a muita coisa pouco comum, que aliás já vem da época anterior. A verdade pura e dura é que temos equipa para mais e melhor e que Lopetegui tem sido um sortudo, pois tem matéria prima do melhor e goza de uma enorme paciência por parte da maioria dos adeptos. Ontem foi mais um caso estranho, o FCP não jogou para ganhar e entrou no jogo sem jogadores que dessem o que precisávamos, futebol de ataque, capazes de criar perigo e jogar aberto. Continuamos com aquela pose de bola entre Maicon, Marcano e Casemiro, até que um deles se lembre de jogar direto e sem sentido. Podemos perder é normal, podemos sofrer golos e não dominar o jogo, mas caramba onde está o prometido pelo treinador ? Ser protagonistas, futebol atrativo e dominador ? Ontem pela 2 vez esta épica tive a oportunidade de ver o Celta de Vigo a jogar, aconselho a todos que gostem de ver bom futebol, a observarem como joga bem esta equipa, sem grandes craques mas com um futebol rápido, pressionaste e sempre em movimento.

    ResponderEliminar
  8. sou novo mas também já estive 3 anos sem ver o FC Porto campeão. E calma que o campeonato ainda não acabou.

    ResponderEliminar
  9. Por mais que queira ser optimista, nao vejo outro desfecho para este campeonato que a entraga das faixas aos mouros. Dito isto a responsabilidade do fracasso da época deve-se a algumas màs decisoes do nosso treinador. Nao sei se foi fruto do desconhcimento da realidade do futebol Portugues que està entregue a escumalha encornada, ou se um conjunto de factores como os "erros de arbitragem" que nos prejudicaram e por mera coincidencia favoreceram os encornados. Dito isto, o facto de todos os "enganos da arbitragem" serem branqueados pela emprensa foi e continua a ser revoltante. Espero que o Lopetegui aprenda com os erros e que, se ficar como treinador do FCP, nao volte a cair nas armadilhas que lhe vao por pelo caminho. Este ano viu que no FCP, para ganhar é preciso fazer muito mais do que os outros.

    ResponderEliminar
  10. Dragão azul forte, é giro ver que á mínima discordância partem logo para o insulto, mas eu é que sou o "menino".
    Tal sejas tu um "menino" ou "menina" mimado(a) que não sabe ouvir uma opinião diferente da tua que partes logo para o insulto, espero que não passes essa educação para os teus filhos porque realmente é uma má opção.
    Tu como gente grande que deves ser, espero que estejas feliz com mais uma época em branco.
    Após uma época de desastre, o mínimo que se pedia ao Porto era que fizessem das tripas coração e lutassem, vi isso em alguns jogos, como por exemplo em BRAGA.
    Como se pode compreender trocarem a bola na defesa quando o jogo está prestes acabar?quando precisamos de ganhar o jogo para AINDA não depender de nós a 4 jornadas do fim?está tudo doido?
    Se o Porto ganhar o campeonato eu não irei mudar a minha opinião.
    E mais, nem tu nem ninguém me vai ensinar a ser portista, porque eu não disse que abandonei o Porto, aliás no dia 3 vou a Setubal e tu?
    Nunca assobiei a minha equipa, NUNCA. Agora por dar a minha OPINIÃO sobre o Porto sou logo insultado?onde estavas tu quando o Porto levou 6 na Alemanha?eu estava lá! esta época tirando os jogos fora na liga dos campeões da fase grupos, só falhei o jogo de ontem por motivos profissionais e falhei o jogo da MADEIRA contra o NACIONAL para o campeonato. Não me venhas com moral a ensinar o que é ser PORTO! ISTO NÃO É PORTO!!!!!
    Fomos banais contra uma equipa BANAL da segunda circular, BANAL.
    Espero que o Lopetegui fique porque acho que tem argumentos para fazer mais neste Porto, incluíndo, ontem foi o único que sentiu na pele aquela derrota, sim porque ao fim ao cabo foi derrota.
    Agora podes-me insultar outra vez.
    PORTO SEMPRE.

    ResponderEliminar
  11. Joao, podes sempre mudar de clube. Repara.

    ResponderEliminar
  12. Não entendo porque criticam o João. Ser portista agora é ficar calados e não poder dar a nossa opinião? E Reine Margot, quem tu és para chamar outro adepto que apoia e sofre pelo mesmo clube, de "merda de adepto". Então também sou! porque não gostei nada da abordagem ao jogo. Não gostei nada das trocas de camisolas no meio de sorrisos ao fim do encontro. Tivemos uma oportunidade num ressalto do Jackson! pergunto eu, é suficiente? Num jogo de mata-mata nem presionamos nos ultimos minutos. Eles tiveram um jogo muito tranquilo. Este ano cada vez que tivemos que ganhar com garra falhamos. O exemplo dos dois jogos na Madeira é flagrante! Mas hà uma campanha desde hà umas semanas em que nos temos que estar sempre atràs da equipa seja o que acontecer. Mas nao significa que temos que andar cegos! Bater palmas e cantar a um empate morno, sem chama, sem nenhuma paixao, para mim não é ser portista. Eu nunca assobiei a equipa. No dia a seguir ao Bayern continuei a falar do FC Porto com os olhos a brilhar e a mesma paixão! tenho um cartão de socio que guardo comigo com muito orgulho apesar de so poder ir ao dragao 5-6 vezes por ano (vivo no estrangeiro). Então para aqueles neste blog que vêm insultar porque temos opiniões diferentes, ser portista é viver cada um a nossa maneira esta paixao que é esse clube. Ser anti-conformista foi a chave do sucesso do nosso presidente, e por extensão, do nosso clube. Somos diferentes, porque existe aqui algo que se chama exigencia, competencia e a porra da garra que nos caracterisa tanto!e ontem nao vi uma sombra disto tudo! Chamo-me Mario.

    ResponderEliminar
  13. Caro Mário, fico contente por ainda haver adeptos e sócios do Porto como tu!
    Espero bem que os nossos adeptos e sócios não fiquem como eles, cegos e conformistas é realmente muito mau.
    Parece que estão a caminhar para os tempos dos "bons rapazes", como disse o nosso presidente.
    Um bem haja e espero que por aí andem mais portistas e tripeiros de raça, tal como reza a nossa história! Foi assim que conseguimos contornar o poder do centralismo, visto que este vai ser sempre impossível de tombar.
    PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  14. Tiago, sempre podes mudar tu de clube.
    Talvez para um Sporting.

    ResponderEliminar
  15. Ridículo disputar o Portismo!

    ResponderEliminar
  16. A equipa que entrou foi montada para ver o que o jogo dava. Depois mexia para o ganhar. A abordagem de Lopetegui, a meu ver, foi a correcta. Vinhamos do pesadelo de Munique, não se poderia sofrer golos cedo caso contrário seria o descalabro.Defendeu a equipa! Mexeu para ganhar o jogo mas não deu. Se não se consegue ganhar, empata-se!! Mas agora pergunto, é fácil ganhar lá?? Pensavam humilhar o FCP mas não o conseguiram!Nada festejaram!! E a fraude continua pois foi mais um jogo em que há um penaty por marcar a favor do FCP, em que há mais uma expulsão por realizar a um jogador adversário! E estes pormenores que se tornaram pormaiores ao longo da época é que estão a fazer a verdadeira diferença na classificação. E onde quem tem mais responsabilidades no nosso Clube - leia-se SAD, falhou ao não estar atenta e activa aos roubos arbitrais! Por mim, o treinador do FCP na próxima época é Sr.Lopetegui. Dd G10

    ResponderEliminar
  17. Obrigado pelas opiniões João e Mário. Pior do que perder ou empatar, é os jogadores que temos estarem de passagem para outro lado qualquer...Outro exemplo que recordo: houve um tempo, que até centrais iam para a frente nos últimos minutos. Hoje em dia, é preciso "pedir licença" para se rematar à baliza.

    ResponderEliminar
  18. Eles estão a conseguir o que queriam: dividir-nos...

    ResponderEliminar