16 abril, 2015

NOITE DE SONHO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-bayern munique, 3-1

UEFA Champions League, 1/4 final, 1ª mão
Quarta-feira, 15 Abril 2015 - 19:45
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 50.092


Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso e Juan Yuste; Carlos Del Cerro e Jesús Gil Manzano
4º Árbitro: Raúl Cabanero

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Quaresma, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Helton, Quintero, Reyes, Evandro (84' Quaresma), Hernâni (79' Brahimi), Rúben Neves (75' Óliver Torres), Aboubakar.
Treinador: Julen Lopetegui.

BAYERN MUNIQUE: Neuer, Rafinha, Boateng, Dante, Bernat, Xabi Alonso, Lahm, Thiago Alcântara, Müller, Lewandowski, Götze.
Suplentes: Pepe Reina, Pizarro, Gaudino, Rode (56' Götze), Badstuber (74' Xabi Alonso), Weiser, Lucic.
Treinador: Pepe Guardiola.

Ao intervalo: 2-1.
Marcadores: Quaresma (3' pen), Quaresma (10'), Thiago Alcântara (28'), Jackson Martínez (65').
Disciplina: cartão amarelo a Neuer (2'), Bernat (16'), Casemiro (31'), Alex Sandro (37'), Lahm (38'), Rode (71'), Danilo (83').

Magia! Numa palavra como descrevo a noite de champions no Dragão. Quase perfeita. Só faltou evitar o golo para as meias-finais estarem de portas escancaradas para os portistas. Permite a todo e qualquer portista sonhar. E se fomos para o jogo desta noite com o sonho e com a ilusão, eles continuam vivos e bem vivos. Temos, pois, esperanças de estar entre as 4 melhores equipas da Europa e vamos fazer por isso.

O que o FC Porto fez esta noite não é para qualquer equipa. É um feito alcançado perante uma das melhores equipas do mundo, senão a melhor, a par de Barcelona e Real Madrid. O FC Porto deu um valente susto e um safanão que o Bayern e a sua arrogância germânica jamais esquecerão. Mas isso eles nunca vão perder. Já depois do jogo, Thomas Müller fez questão de mostrar a arrogância de que são feitos. Está-lhes no sangue.

Com muita classe, com categoria só ao alcance das grandes equipas, o FC Porto teve uma exibição quase perfeita, mas pedir mais seria injusto. O céu está à porta mas teremos 90 minutos muito difíceis que serão cumpridos na próxima 3ª feira.

O FC Porto gosta de ter bola, o Bayern também. Mas o FC Porto, vendo que não tinha os mesmos recursos para entrar por aí, teve que ceder a bola mas não permitiu que o Bayern jogasse a seu belo prazer. E é assim que terá de ser na 2ª mão onde não teremos os nossos dois melhores laterais amarelados. Ao contrário, o Bayern vai poder contar, injustamente, com Neuer e com Benat.

O jogo começou muito bem para os Dragões que, aos dois minutos, exercendo uma pressão altíssima sobre os Bávaros chegou ao golo. Jackson Martínez pressionou Xabi Alonso, caminhou para a área e foi derrubado pelo guarda-redes germânico. Penalty e expulsão de Neuer mas o árbitro ficou-se pelo amarelo ao gigante alemão. Dou, no entanto, de barato que Jackson terá feito falta sobre Xabi Alonso antes de ser derrubado.

Quaresma, marcador oficial de grandes penalidades, com toda a calma do mundo bateu Neuer e colocou o Estádio ao rubro. Empurrados pelo público, o FC Porto continuou a pressionar o Bayern e, ainda se festejava o primeiro, chega o segundo golo e, novamente, por Harry Potter. Estavam decorridos dez minutos!!! Dez!!! O Bayern já perdia por 2-0. Numa perdida de bola de Dante, interceptada por Quaresma, este embala sozinho para a área e bate, sem apelo nem agravo, o guarda-redes Neuer.

Choque no Dragão. Europa e o Mundo boquiabertos. Nada a dizer perante o que se passava no relvado. O Bayern reagiu e conseguiu subir no terreno mas o melhor que fez foi reduzir aos 27 minutos por Thiago Alcântara no único lance em que os Bávaros tiveram algum espaço.

Foi este momento que não tornou a noite perfeita. Antes do intervalo há ainda dois lances de registo e ambos para o FC Porto. Alex Sandro num cruzamento envia a bola à trave, embora com a cooperação de Neuer e, num pontapé de canto, Casemiro de cabeça rematou por cima da barra.

Na etapa complementar, havia alguma expectativa sobre como o FC Porto se iria apresentar. Se em contenção ou se na procura de mais golos. Claramente a segunda via. O FC Porto entrou de peito feito. A pressão sobre o Bayern mantinha-se, a agressividade estava presente e o Bayern talvez algo surpreendido não mostrou capacidade para criar perigo e para ser o que costuma mostrar.

Sentia-se que o FC Porto poderia ampliar o resultado e tornar a ida à Baviera mais tranquila e mais confortável. Herrera teve uma oportunidade soberana para marcar numa jogada brilhante pela direita entre Quaresma e Danilo que, ao primeiro poste cruzou onde Herrera rematou para a defesa da noite de Neuer. O estádio estava incansável com a equipa e isso ajudou o FC Porto a chegar ao terceiro golo.

Aos 65 minutos, num lançamento longo de Alex Sandro para Jackson Martínez, Boateng falha o corte de cabeça, o colombiano dominou a bola na perfeição, encarou Neuer, passou por ele e de ângulo apertado atirou para a baliza deserta. Fantástico! Sublime! Mágico!

A partir daí, o FC Porto procurou segurar a vantagem, uma boa vantagem, embora deixe em alerta a equipa mas que permite encarar a 2ª mão com algum optimismo. Julen Lopetegui começou a operar substituições. Retirou Óliver, esgotado, colocando Rúben Neves, fez entrar Hernâni para o lugar de Brahimi e depois Quaresma saiu para entrada de Evandro. A consistência defensiva era a prioridade nesta fase do jogo, embora o contra-ataque não seria de descurar, aproveitando a velocidade de Hernâni.

O jogo terminou. Nesta noite quase perfeita, dois pontos menos positivos há a registar. O golo sofrido que deixa tudo em aberto e as admoestações a Danilo e a Alex Sandro que vai obrigar Julen Lopetegui a encarar a 2ª mão com duas adaptações ou uma e meia. Na ala direita deverá jogar Ricardo e na ala esquerda, com algumas rotinas de jogo na selecção holandesa, deverá jogar Martins Indi.

O FC Porto não pára. Desde já, vai preparar o jogo difícil e exigente de Sábado com a Académica no Estádio do Dragão onde os 3 pontos serão essenciais para continuar a luta pelo ceptro nacional. Será natural que Lopetegui opere algumas mexidas na equipa, sem perder a identidade e a base que caracteriza o onze e, quiçá, ensaiar, de alguma forma, o jogo da 2ª mão com o Bayern aprazado para a próxima 3ª feira, dia 21 no Allianz Arena.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Esta vitória não garante nada”

Para Julen Lopetegui, o FC Porto obteve o prémio merecido no duelo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões (3-1) ante o Bayern Munique, “uma das melhores equipas da história do futebol”, mas lembra que a vitória “não garante absolutamente nada”, porque “ainda há um longo caminho para percorrer”.

"Foi um jogo jogado nos limites contra uma das melhores equipas da História. Tivemos o prémio justo de vencer o jogo, pela boa exibição, mas isto é só a primeira parte e ainda falta o mais difícil, em Munique. Não está nada resolvido", frisou o treinador espanhol, em declarações no final do encontro no Estádio do Dragão.

Lopetegui admitiu que a forma como a equipa entrou foi “muito importante” e que a estratégia para o jogo foi cumprida, apesar de ter ficado mais satisfeito com os segundos 45 minutos do que com os primeiros: “Na primeira, entrámos muito bem, marcámos dois golos. Mas depois o Bayern teve mais bola, marcou um golo e tivemos de saber defender e saber sofrer frente a uma grandíssima equipa. Na segunda parte estivemos mais tranquilos, tivemos mais bola e fomos superiores, em circulação e em ocasiões de golo, e até podíamos ter marcado mais um”.

No cômputo geral, “a equipa esteve muito bem, tanto a nível ofensivo como ofensivo, foi ambiciosa e teve a capacidade e o discernimento de saber esperar pelo seu momento e saber aproveitá-lo”. “Sabíamos que tinha que ser assim, que tínhamos que ir aos limites para poder competir com uma equipa como esta, orientada por um dos melhores treinadores da actualidade”, acrescentou o técnico basco.

Convidado a comentar a decisão de Velasco Carballo em não expulsar Manuel Neuer no lance do penálti, quando Jackson seguia isolado para a baliza, Lopetegui foi peremptório: “Creio que poderia ter visto o vermelho, o que condicionaria o resto do jogo. Infelizmente, o árbitro não decidiu assim, nem nos lances em que poderia ter mostrado o segundo amarelo ao Lahm e ao Bernat”, argumentou o treinador portista, que também lamentou ter ficado sem os dois laterais titulares para a partida da segunda mão e ter que jogar com a Académica menos de 72 horas depois de um jogo da Champions. "Perdemos Danilo e Alex Sandro mas trataremos de nos preparar. Temos apenas seis dias e vamos jogar daqui a três. Acho que não é bom para o futebol português, mas é a minha opinião".

Três dias depois de defrontar a Académica, para a 29.ª jornada da Liga NOS, há um jogo decisivo no Fussball Arena München, onde o FC Porto terá de “fazer um trabalho fantástico a todos os níveis, tanto defensivo como ofensivo”: “Tentaremos fazer um grande jogo, com toda a ambição. Não pode ser de outra forma frente a uma equipa como esta, com jogadores de qualidade mundial”, concluiu Lopetegui, o treinador da única equipa invicta na Liga dos Campeões.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

8 comentários:

  1. Que jogo. Que ambiente. Que equipa.
    QUE FC PORTO!!!!!!
    Hoje jogamos contra o Bayern, os árbitros e a UEFA.
    Nada está garantida nesta eliminatória.
    Que venha a Académica.

    Avante FC Porto!!!
    Orgulho!!!

    ResponderEliminar
  2. Após 90 minutos em que gritei tanto, fui hoje o pior vizinho que alguém pode ter, enumerando:

    1) Hoje senti pela enésima vez em toda a minha vida o enorme orgulho que sinto em ser Portista!

    2) O FC Porto fez hoje um jogo, bem, vou tentar não ser fastidioso nos adjetivos mas: brilhante, épico, fantástico, excelente, perfeito, mágico e mais não sei quantos adjetivos que agora não me ocorre. Fomos perfeitos taticamente, na abordagem ao jogo, na entrada na 1ª parte, na grande reação na 2ª parte quando se pensava que o Bayern pudesse “apertar” para o empate, na forma fantástica como vulgarizamos a melhor equipa do mundo na 2ª parte e em grande parte do tempo na 1ª;

    3) Após o terceiro golo, juro-vos que tive de me sentar no sofá porque a emoção foi tanta que pensei não aguentar. Podemos levar 5 na 2ª mão, mas sinceramente este foi um dos melhores FC Porto que vi em toda a minha vida, perante um dos melhores Bayerns da história;

    4) Vou levar para cova uma dúvida que nunca me largará até ao final dos meus dias: se Neuer fosse JUSTAMENTE expulso num LANCE EVIDENTE PARA TODA A GENTE (Jackson isolado completamente!), o que poderia ter acontecido em termos de resultado final? Sentenciaríamos a eliminatória? Se formos eliminados lá a minha raiva aumentará exponencialmente em relação a este lance evidente que um filho de uma meretriz espanhol resolveu IGNORAR (ou como diz o outro, viu mas não quis expulsar!). Estou farto até à ponta dos cabelos, mais uma vez gravemente prejudicados esta época???? É demais… Porra, proíbam-nos então sequer de entrar em campo e assim perdemos por falta de comparência… e acaba-se a pouca-vergonha…

    5) O onze do Bayern teve 6 campeões do mundo, mais Dante que já ganhou a Champions, mais Alcântara que já ganhou a Champions com o Barcelona, mais Lewandowski um dos melhores pontas de lança mundiais…. E teve no banco um dos melhores treinadores do mundo! Este Bayern goleava TODAS as restantes 15 equipas do campeonato português. TODAS MESMO!

    6) Grande ambiente no Estádio. Parecia um vulcão em total ebulição! Grande apoio nos 90 minutos!

    7) Muito importante depois disto, manter os pés no chão, pensar já na académica e lutar, lutar, lutar até à exaustão, até à última pinga de suor no que resta da época, que é praticamente tudo, uma grande participação na champions e o campeonato. Importante ter calma e pensar que nada está ganho. Há que manter o foco total;

    8) Aconteça o que acontecer na 2ª mão, a participação do FC Porto na CL deste ano é muito boa. Vencemos o grupo com facilidade, vencendo por exemplo em Bilbau onde Real, Valencia e Sevilha, 3 dos 4 primeiros em Espanha perderam, vencemos o Basileia que despachou o Liverpool da melhor liga do mundo e finalmente vencemos a melhor equipa mundial com uma classe tremenda;

    9) Dito tudo isto, antes sequer do sorteio escrevi aqui neste blog que atribuía 3% de hipóteses ao FC Porto de passar caso saísse o Bayern. Revejo esta percentagem mas a minha vertente racional sobrepõe-se à minha paixão/desejo e continuo a achar que o Bayern tem mais hipóteses que nós. Seria épico eliminarmos este Bayern de Guardiola, mas antes do jogo de hoje a verdade é que tínhamos bem menos hipóteses. Seja o que Deus quiser!

    ResponderEliminar
  3. A magia de Viena presente no Dragão! Vitória brilhante! O sonho tornou-se realidade! Gigantes! Vencemos o colosso bárbaro! 20 primeiros minutos de sonho, 2.ª parte de qualidade só ao alcance de uma grande equipa e em que o Bayern não criou oportunidades de golo para reverter o resultado. 3-1 é um excelente desfecho quando muitos vaticinavam uma goleada dos alemães…
    Os habituais detractores, não me venham com tretas: no mundo qual é a equipa que, apesar de privada de alguns titulares, tem 6 – leram, 6 (seis)!!! – 6 campeões do mundo a jogar no Dragão? É um colosso do futebol mundial que foi derrotado pela vontade, pelo denodo, pelo brilhantismo e orgulho do Dragão! E teve uma benesse… espanhola: Neuer deveria ter sido expulso quando fez penalti! E o Bayern ficaria a jogar com 10 desde o minuto 3.
    A equipa portista jogou em bloco muito compacto, não dando grandes veleidades ao adversário. É quase injusto destacar jogadores. Mas são dignas de registo especial as prestações de Jackson, Quaresma, Òliver, Danilo, Herrera e Casemiro.
    Enfim, uma noite histórica, um resultado que espantará a Europa como espantou Viena. O FC Porto é a única equipa presente nos quartos-de-final que ainda não perdeu! E no Dragão conseguiu a 200.ª vitória em todas as competições. De referir também que o Bayern nunca havia perdido com uma equipa portuguesa quer em Portugal quer em território alemão. E foi a segunda grande vitória do FC Porto sobre a equipa de Munique após a final de Viena.
    Repito, é um excelente resultado! E que não garante nada. O FC Porto tem de ser competente na capital da Baviera. Mesmo sem os laterais que não poderão jogar. Mas estou convencido que um golo no Estádio Olímpico de Munique definirá a passagem dos Dragões à meia-final.
    BIBA, BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Foi pena o jogo contra a mourada não ter sido prá champions. Tinhamos goleado e estavamos em primeiro. O que me deixa ainda mais ressentido.
    Pode ser que emendem.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Um jogo que entra directamente para o top3 do Dragão.
    Que grande noite europeia.
    Agora é jogo a jogo.
    Académica.
    Allianz.
    Encornados.

    Vamos em busca da glória!

    ResponderEliminar

  7. deixem-nos sonhar.
    e é só: deixem-nos sonhar.

    ainda estou num sonho bom. e confiante, independentemente do que possa vir a acontecer.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  8. Agora, enfim, é continuar a sonhar. Mesmo sabendo que é muito fácil sofrer 2 golos em Munique.

    Mas porra, somos o PORTO. Quem melhor do que nós para fazer das tripas coração e carimbar, em pleno Allianz de Munique, a passagem às meias-finais da mais importante competição internacional de clubes?

    ResponderEliminar