09 abril, 2015

OS NOSSOS, SÃO OS DE AZUL E BRANCO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

No jogo da última jornada, a entrada de um jogador do Estoril, sim, ele estava a jogar de amarelo, chamado Tó-Zé, levou a um misto de sentimentos entre os adeptos presentes no estádio. Por um lado, houve alguns que assobiaram e outros que resolveram aplaudir o jogador adversário. Eu sei que o atleta em questão fez a sua formação no nosso clube, mas também sei que na primeira volta na amoreira fez questão de marcar um penalti contra nós e depois, quando foi substituído, resolveu queimar algum tempo, ou seja, foi “profissional”.

Não gostei de ver portistas serem insultados por assobiarem um adversário e quase que apostava que estes que aplaudiram o adversário, são aqueles que guardam os assobios para os atletas que envergam a camisola azul e branca do FC Porto e nunca são capazes de o fazer quando o adversário começa a queimar tempo na 1ª parte, como fez o guarda-redes do Estoril, ou para os árbitros que fazem questão de deixar sempre a sua marca nos nossos jogos. Quase que apostaria também que esses, eram aqueles que exigiam minutos aos atletas da formação, mas quando este mesmo atleta subiu ao relvado com a nossa camisola e teve algumas decisões menos acertadas em momento de passe ou remate, o assobiaram insistentemente.

Não considero o atleta em causa um dos maiores valores que a nossa “cantera” tem para oferecer à equipa principal, e não gostei das atitudes na 1ª volta, assim como sei a fama que persegue o atleta sobre o clube que ocupa o seu coração que ele faz questão de não esconder ao catalogar esta acção do nosso Gonçalo Paciência como tendo sido “à miccoli”.


Fiquei estupefacto ao ver que os assobios a um adversário levantaram muito mais debates nas redes sociais do que quando os assobios são direccionados aos atletas ou treinadores do FC Porto. Fico preocupado, porque no clube que fui educado a amar, primeiro defendiam-se os nossos, sim os das camisolas azuis e brancas. Esse clube parece que foi desaparecendo e onde os nossos eram defendidos até à última gota de suor, hoje ao falharem 2 passes estão a ser assobiados e insultados da pior espécie. Os que nos defrontavam eram pressionados e hoje, é-lhes permitido que passem o jogo a “queimar tempo”.

Parece que os nossos adeptos estão aburguesados e o pior é que os que parecem mais burgueses não são os jovens que foram habituados a ver o clube ser ganhador, mas sim muitos que têm idade para ter vivido o grande jejum de 58/59 a 77/78. Um dia, quando acordarmos deste aburguesamento, poderá ser tarde, e poderemos estar à demasiado tempo sem ganhar, mas se calhar, para muitos dos que frequentam o nosso estádio com uma postura nada condizente com a defesa do FC Porto, é merecido um largo jejum. O problema, é que nesse momento, quando frequentar o Dragão deixar de ser fixe, só lá ficarão os “tolinhos”, aqueles que moldam a sua vida em torno dos eventos do FC Porto e serão esses, os que menos merecem, a sofrer na pele esse largo jejum.

Vamos tentar, em conjunto, combater estes comportamentos que nada ajudam na defesa do FC Porto, assim como aquele tipo de adeptos que valorizam mais a prestação individual de um qualquer atleta do que do clube num todo. Agora que estamos a entrar nos momentos decisivos da época, onde perder pontos é proibido, volto a deixar um apelo feito por mim no início da época, o apelo a todos os que vão ao Dragão, o vão com o simples propósito de apoiar a equipa, e todos juntos lutarmos pelos mesmos objectivos, minimizando-se todos os comportamentos nefastos à performance da equipa.

Até breve,
Delindro

P.S. Esta noite, a nossa equipa de andebol assegurou a passagem à final do Play-Off de andebol ao derrotar os nossos amigos de carnide no reduto deles por uma margem bastante interessante.

Neste momento aguardamos o último adversário que nos separa do 7º título consecutivo.

6 comentários:

  1. Eu aplaudi o Tozé.
    Sei que para ele nunca será fácil defrontar o Porto. Não teria tido qualquer tipo de reação se ele não tivesse sido assobiado mas considerei que o momento já era suficientemente difícil para aquele atleta, quanto mais com assobios por parte das pessoas que partilham com ele uma paixão maior.
    Acho que nunca assobiei nenhum adversário, tenho a certeza que nunca assobiei um dos nossos.
    O aplauso ao Tozé surgiu para diminuir a importância dos assobios que diga-se, não tinham qualquer razão de ser.
    Quem veste a camisola azul e branca tem o meu maior respeito. Quem tem o coração das mesmas cores também.

    ResponderEliminar
  2. Tozé, no jogo da primeira volta foi "porco", simulou agressão de Indi! Isto não se faz!
    Que lute e procure dar tudo o que tem em prole da camisola que veste é normal para quem bebe a cultura Porto! Mas este tipo de comportamento é deplorável e mereceu e bem ser assobiado!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a teoria do aburguesamento, mas é um aburguesamento de mau gosto, do tipo novo-rico.

    O que lamento, porque não foi assim que me habituei a vê-lo, é que o exemplo venha de quem nunca se esperaria: do presidente.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.
    Como são poucas as vezes que comento aqui, gosto sempre de dizer que venho todos os dias a este blog está a meu ver no top 6 de blogues do FCPORTO.
    Portanto, os meus parabéns a toda a equipa.
    Comento mais assiduamente noutros blogues, julgo que aqui, a minha última intervenção, foi referente a mais que justa homenagem que o blog fez a um grande sócio e PORTISTA que partiu cedo demais, mas de certeza que lá em cima está sempre a cantar pelo FCPORTO.
    Eu detesto responder a quem escreve, mas a pergunta que eu deixava ao Sr. Delindro, era se assobiou o Deco quando veio cá pelo Chelsea (julgo que quando ele saiu, nós estávamos a perder), se assobiou o Maniche quando ele veio com a camisola do Atlético nos oitavos da champions em 2008?
    Eu não assobiei e inclusive levantei-me. Deram muito e dignificaram sempre a camisola. Obviamente que o Tozé ainda não fez nada pelo nosso clube e posso até dizer que a comparação é surreal mas eu sem vergonha digo que já aplaudi NÃO outra camisola, mas sim um jogador.
    Nesta época, como politica e bem deste clube, só os palhaços dos comentadores da RTP do programa de terça-feira é que não, os jogadores emprestados não jogam. Eu assino por baixo, Jorge Costa em 91 ou 92 aquando estava emprestado ao Marítimo marcou um golo na própria baliza e caiu o Carmo e a Trindade. Por isto, e por outros eu acho bem que seja assim. Uma coisa é jogadores emprestados outra coisa é aquilo que acontece entre as galinhas e o Belenenses (isso sim é vergonhoso).
    O problema no caso do Tozé tem um só culpado e esse culpado é o FCPORTO, por muito que nós não gostemos. O Tozé é dos 2 clubes, portanto, jogou porque o FCPORTO autorizou, não tenho a menor dúvida, ainda por cima as direcções são amigas que se o FCPORTO tivesse no inicio do contrato pedido ao Estoril para que ele não jogasse o Estoril iria aceitar, mesmo que fosse só um acordo de palavra. Mas isso, julgo que não aconteceu e o Tozé jogou contra nós. A pergunta que lhe faço Sr. Delindro era se queria que o Tozé passasse sempre a bola aos nosso jogadores, que marcasse 3 golos na própria baliza, que fizesse 3 penaltis? Queria que o Tozé no penalti (na minha opinião do tamanho da torre dos clérigos) fosse dizer ao árbitro que não era? Queria que o rapaz mandasse a bola para as nuvens, quando é um excelente marcador de penaltis? As pessoas criticaram a maneira que ele saiu. Queriam o quê, que ele saísse a correr quando a equipa dele ganhava?
    Imaginem isto, obviamente que não acontece, mas imaginem no Belenenses vs Galinhas existir um penalti aos 85 sobre o Rui Fonte e o jogador falhar? O que nós íamos dizer?
    Insultar um rapaz só porque ele fez um bom jogo, mas que jogou pois existiu autorização da direcção é má. Não me venham com a tanga de sermos bons rapazes, de que ele não devia ter jogado que ele isto ou aquilo. Imaginem isto acontecer num jogo das galinhas. Existem situações esta época em que estamos a ser comidos por estarmos a ser bons rapazes mas a meu ver nenhuma tem haver com o Tozé.
    Concordo consigo, já existiram bem melhores na nossa formação que este rapaz e até acho que ele nunca serviu para o FCPORTO, mas também não podemos arranjar bodes expiatórios para tudo. A mim tanto faz que ele seja da equipa das galinhas, quero lá saber o clube de criança dele, quantos jogadores passaram por nós e são de clubes rivais? Costinha, Maniche, Nuno Valente, Inácio, Fernando Mendes, Paulo Ferreira, José Mourinho, Jesualdo Ferreira, Fernando Santos, entre outros, mas que ficaram a gostar muito deste clube, agora enquanto for nosso e metade é, vou querer que ele dê títulos ou dinheiro. Para mim é muito pior um ídolo de nome Vítor Baía ter dito, numa época como nunca vi com arbitragens vergonhosas a favorecer as galinhas, dizer que quem critica os árbitros é desculpa de mau planeamento. Esse senhor nem da vida dele cuidou quer um dia cuidar do clube? A esse EU assobio.
    Bruno Miguel Guedes - 28061

    ResponderEliminar
  5. "Só porque fez um bom jogo"?? Bom, eu na amoreira vi um jogo diferente. Jogo jogado, o toze foi normal. Nada de mais. No resto, foi um porco. Onde concretamente? Bomogp no primeiro dos amarelos, vibrou intensamente o golo, com festejos para lá de efusivos. Depois passou o tempo a mandar se para o chão e a perder tempo. Simulação de agressão pelo indi, seguido de provocações ao nosso banco, se não mister a adjuntos. No lance do penalty manda-se completamente para o chão, num lance em que a bola vai pela linha lateral cortada pelo Fabiano (revejam!) e em que fiscal e arbitro assinalam lançamento num primeiro momento. Marcado o penalty que não era penalty, por piscina do toze, eis que o "portista" toze não apenas pede como reclama a marcação. Marcando, faz beicinho para nós, e recebeu a resposta certa: insultos e assobios. Não acabou aqui, pois acto continuo ele continuou a perder tempo, chegando a bonita atitude da substituição, em que faz de conta que não ouve nem vê, por três vezes que foi chamado. E sai a passo, mais que a passo sai empurrado.

    Eu sou só sócio do Porto há 30 anos, não devo nunca ter visto emprestados nossos a jogar contra nós, nem tenho anos disto para saber a diferença entre profissionalismo e um mau comportamento para além do brio Na defesa da equipa que representa.

    Assobios dados? Bem dados. Não vale tudo. Nem os spin-doctors que querem fazer nos engolir um portismo inexistente, nos farão a nós sócios comer gelados com a testa.

    As coisas nem sempre tem razão de ser. Concedo. Mas estes assobios foram muitíssimo bem dados.

    O clube do coração, segundo se sabe, continua a ser o clube da pharmacia phranco. Essa. Com pH.

    ResponderEliminar
  6. Li e respeito todo o texto visto que cada um tem direito à sua opinião embora não concorde com tudo mais propriamente com a crítica directa ou indirecta aos adeptos do nosso clube, porque cada um faz o que quer, assobia, bate palmas, canta enfim de tudo um pouco.. Devíamos sim estar preocupados e gastar energias negativas contra o nosso rival e não contra os nossos. Porquê? Porque estamos numa fase em que temos de mostrar o que é um dragão com ALMA em que juntos mas mesmo TODOS JUNTOS somos melhores.. por exemplo em vez da critica ao aplauso ou não a um jogador de uma equipa adversária porque não antes fazer criticas construtivas como o facto de irmos a uma cidade vizinha e não encher um sector visitante e 3 dias depois enchermos um estádio inteiro só porque é jogo de champions..agora pergunto não somos nós que criticamos os jogadores por não darem na liga aquilo que dão na champions?? Isto sim é que temos de ver porque nós adeptos somos os primeiros a dar o exemplo somos nós a passar para dentro do campo a nossa famosa mística. Por tudo isto peço a todos que se juntem seja na champions ou na liga porque felizmente e como é habito estas são as nossas lutas . FORÇA GRANDE PORTO

    ResponderEliminar