28 abril, 2015

UMA SEMANA DE...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Pois, vocês já devem ter percebido qual a palavra que poderia muito bem completar o título do meu post de hoje. Em apenas uma semana, esfumou-se da pior forma possível o sonho de chegar às meias-finais da CL (afinal, é impossível vencer-se 3 a 1 na 1ª mão, seja a que equipa for, e não acreditar que é possível passar a eliminatória), bem como a possibilidade de encurtar a vantagem pontual que nos separa da liderança do campeonato.

Infelizmente, e como temia que pudesse acontecer, as consequências do jogo de Munique fizeram-se sentir fortemente no jogo de domingo. Em 6 anos de mastigador de “pastilhas elásticas”, este foi claramente o slb mais fraquinho. Uma equipa encolhida completamente a jogar para o pontinho, em vez de tentar dar o xeque-mate completo num Dragão ferido e ainda com mazelas da goleada de Munique, uma equipa cheia de “manhas”, com os extremos a jogar a defesas-laterais, com imensas demoras na reposição de bola, com júlio césar a simular e perder tempo com tudo e mais alguma coisa, uma equipa que acabou o jogo a jogar com 7 elementos de cariz defensivo, de forma completamente “penafielizada” (exatamente como já tinha acontecido no Dragão e alvalade, com a fortuna conhecida em ambos os jogos).

Perante tudo isto, a grande questão é que o FC Porto ao perceber esta abordagem, poderia ter feito muito mais. Uma grande equipa (como tantos FC Portos que já vi em toda a minha vida!) a jogar em casa e com a possibilidade de dar o golpe da misericórdia num adversário fragilizado entraria forte no jogo tentando resolver o mais cedo possível o assunto, demonstrando a superioridade que o 1º lugar lhe deveria conferir. Mas não, o slb foi um autêntico Gil Vicente. O FC Porto deveria, e em determinada altura do jogo até poderia seguramente sem grandes riscos ter feito infinitamente mais do que aquilo que fez para tentar marcar apenas um golo que fosse, porque pelo menos um golo permitir-nos-ia empatar no número de pontos e tentar esperar uma escorregadela deles, enquanto agora terão de ser necessárias duas escorregadelas em apenas 3 jogos (sim, o jogo com o marítimo não será um jogo, mas sim outra coisa qualquer com outro nome).

Dei por mim a gritar de forma selvática quando em pleno tempo de compensação e com eles bem encolhidinhos a jogar numa tática de 8-2-0, os nossos defesas se limitavam a trocar tranquilamente a bola perto da nossa grande área. Foi paradigmático perceber que nem nos últimos minutos, com um resultado nada favorável, fomos capazes de arriscar um pouco mais na procura de um golo, nem que fosse mudando a identidade do sistema de jogo habitual, com mais um avançado ao lado de Jackson e jogo mais direto na tentativa de ganhar uma segunda bola ou algo do género. Lopetegui tem um problema, prefere morrer agarrado às suas ideias do que tentar mudar ou inovar algo diferente para tentar sobreviver em dado momento. Acabar o jogo no galinheiro com posse de bola segura ao pé da nossa grande área não poderia ser a forma de praticamente nos despedirmos do título. Era possível ter forçado mais e todos nós sabemos que uma equipa que apenas defende (por exemplo o slb do célebre jogo do Kelvin!) arrisca-se mais a sofrer um golo. E o FC Porto não foi capaz de aproveitar o facto do slb ter praticamente abdicado do jogo. Poderíamos ter feito muito mais.

Relativamente ao jogo, deixo ainda algumas notas aos seguintes:
    • HÉLTON - É muito triste depois de tantas aquisições para a posição de GR, constatarmos a grande verdade. E a grande verdade é que o nosso melhor GR, mais competente, mais tranquilo (a cara de pânico de Fabiano em Munique pode muito bem ser a prova de que estávamos quase todos enganados em relação à valia do guardião brasileiro!) e mais importante é mesmo Helton. Estando em boas condições físicas, Helton poderá ser muito importante para a próxima época.
    • RÚBEN NEVES - Se há coisas positivas nesta época este rapaz é uma delas. Que classe, que qualidade de passe e visão de jogo. Tem uma brutal margem de progressão pois ainda tem 18 anos. Fica para outro post uma outra reflexão em relação à mística que falta ao atual plantel, mas seguramente não é por Rúben Neves que ela não existe.
    • BRAHIMI - Devemos ser o único clube no mundo que perdeu um jogador para a CAN durante 4 meses. Caramba, a CAN já acabou há meses e Brahimi ainda não veio, está onde o argelino?!?!?
    • JACKSON MARTINEZ - É um grande jogador, marcou muitos golos enquanto esteve no Dragão e contribuiu para o tricampeonato (sim, ganhamos um tricampeonato em 2013, não em 1983!) mas nos jogos grandes nunca esteve ao seu melhor nível. Não quero pensar que o lance em que Jackson falhou na 1ª parte um golo com a baliza à mercê, bem como a forma desajeitada como falhou a receção num lance que poderia dar golo na 2ª parte têm alguma coisa a ver com as “pulgas” do colombiano em por-se a milhas num sítio onde possa aumentar a sua conta bancária. Mas caramba, Jardel, Falcao ou Hulk nunca falharam nos momentos decisivos e também por isso entraram no olimpo azul e branco como jogadores inesquecíveis na história do clube. Jackson poderia ter feito MUITO melhor nesses lances, por vezes as equipas precisam de matadores nos momentos decisivos e neste jogo definitivamente o colombiano falhou em dois momentos que poderiam ser cruciais para o campeonato. Não quero acreditar que já estaria a pensar em petrodólares ou coisa do género mas com tanto falatório, era bom que às vezes falasse menos e marcasse mais.
    • LOPETEGUI - Sobre ele farei posts mais específicos lá para meados de maio, depois de ver a forma como a equipa vai encarar os restantes jogos, até para perceber se o basco consegue motivar os jogadores para um fim de época que promete ser penoso mas que tem de ser jogado com a máxima seriedade para que depois no fim possamos escalpelizar todos os fatores que levaram à perda do título de forma mais aproximada possível. Ainda assim, devo dizer o seguinte: depois de ter sido provocado pelo treinador mais porco e provocador da história do futebol português (que já muitas vezes provocou treinadores na mó de baixo, mas que chora como uma criança quando perde, típico de alguém que é nojento!) várias vezes ao longo dos últimos meses, o basco nem sequer deveria ter ligado ao labrego, nem no início, nem no fim do jogo. Os provocadores/ordinários como aquele m***** devem ter a reposta dentro de campo, como AVB e VP tão bem souberam fazer. Uma lição para o basco seguir atentamente: esquecer as provocações daquela besta e sim concentrar todos os esforços no plano tático, e vários treinadores já provaram que desmantelar o tipo de jogo dele não é assim tão difícil.
    • JORGE SOUSA - O penaltie cometido por luisão sobre Jackson é tão claro quanto a maioria dos vários penalties assinalados contra o FC Porto durante a presente época, um penaltie tão claro que até Jorge Coroado (!!!) admite que o lance deveria ter sido punido com grande penalidade. Apenas mais um lance, como tantos esta época. O nosso clube pode calar-se, a comunicação social pode branquear, mas eu não me calo com tudo o que aconteceu na presente época em termos de arbitragens, recorrendo a imagens e vídeos de toda a pouca vergonha que aconteceu e muito provavelmente irá ter um peso fundamental na decisão do novo campeão nacional.
  • Em suma, mais importante que tudo isto que estive para aqui a escrever: temos de ganhar os últimos 4 jogos, pelo menos adiar para a penúltima jornada o título que eles com elevado grau de probabilidade irão revalidar. Temos de ser sérios e competentes. Muitas vezes, uma época começa a ganhar-se no final da anterior em que nada se ganha.

    5 comentários:

    1. RCBC
      Se, por termos arriscado, tivéssemos perdido, não havia 4 jogos sérios ainda pela frente !... Não havia mais nada, havia um prenúncio de morte, e eles estavam a celebrar! E, aos pinchos sobre o nosso caixão...


      ResponderEliminar
    2. Infelizmente concordo com a parte de Fabiano. Eu acho que ele até tem qualidade e potencial mas depois do que vi em Munique perdi a esperança nele. Parecia uma guarda-redes amador, como medo. Aquilo não é um guarda-redes para o FC Porto. Como Helton voltou à titularidade na luz acho que acabou a passagem de Fabiano no FC Porto, e bem na minha opinião. Um guarda-redes de uma equipa de topo não pode falhar tanto, tem de ser bom de pés, tem de aguentar a pressão. Fabiano depois deste tempo todo parece-me um guarda-redes de equipa pequena, consegue ser uma verdadeira muralha em alguns jogos mas depois comete erros que não se admitem numa equipa de topo.

      Na próxima época gostava que Helton continuasse, se tiver condições para isso, e penso que o FC Porto devia ir à Alemnha pescar um jovem guarda-redes, há lá muitos com muito potencial e penso que assim podiamos garantir um jogador de qualidade e relativamente barato.

      ResponderEliminar
    3. Portista em Lisboa28 abril, 2015

      Piada do dia, Capela nomeado para o benfica/gil vicente.

      ResponderEliminar
    4. Viva,

      Como escrevia ou dizia um treinador selecionador: Para ser campeão do Mundo basta ter o melhor goleiro e o melhor avançado centro do mundo, depois é so' passar a bola a quem esta' desmarcado.

      Concordo que os finais de temporada devem e/ou podem servir para preparar a época que se anuncia.

      O Porto ao aceder à Liga dos Campeões ganhou uma final, a melhor de todas e que equivale a um ti'tulo. Por isso, eu acho que o balanço é muito positivo até agora.

      A participação na Liga dos Campeões é vital para preservar o capital simpatia que o Porto alcançou nesta campanha Europeia.

      E Viva o Porto!

      Nuno PortoMaravilha

      ResponderEliminar
    5. @Reine Margot,

      Percebi que a abordagem ao jogo tivesse tido algum cuidado, obviamente não podíamos atacar “à maluca” correndo o risco de sofrer um golo e tudo se complicar mais.
      Mas chegando aos últimos 15/20 minutos e estando o resultado emperrado e o nosso adversário completamente encolhido, não poderíamos ter acabado o jogo a trocar a bola ao pé da nossa grande área. É verdade que 2 derrotas consecutivas significaria acabar a época de forma desastrosa, mas também não deixa de ser verdade que com este empate, eles nem que seja com penalties inventados ganham em barcelos, podendo até dar-se ao luxo de perder pontos em Guimarães.
      O que nos resta é ganhar os nossos jogos com competência e na pior das hipóteses perder o campeonato por “pouco”, sendo que este “pouco” poderá ser explicado por variadíssimos fatores, alguns deles que nada têm a ver com incompetência interna.

      @Portista em Lisboa

      Piada do dia? Esta nomeação não me admira rigorosamente nada. Provavelmente será o paixão no jogo do título, o Duarte gomes noutro jogo e com sorte ressuscitam o calabote ou mandam o Lucílio batista de volta da reforma. E tudo isto se passa sem ninguém do clube falar, sem ninguém da comunicaºao social questionar. Está tudo na paz de Deus nosso Senhor. Chego à conclusão que eu é que sou um grande tolo por ainda me preocupar com coisas que gente de responsabilidade no clube se deveria preocupar. No fim do jogo contra o nosso grande inimigo (e não rival) estava tudo aos beijos e abraços como se nada fosse. E eu é que me chateio com isto… Enfim…

      ResponderEliminar