01 agosto, 2015

BREVE ANÁLISE AO PLANTEL SÉNIOR.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Agora que parece que o plantel caminha para estar fechado vou efectuar uma análise comparativa ao plantel que vamos ter a defender o nosso manto sagrado em 2015/16. A análise a priori pode ser muita falaciosa mas à segunda-feira é muito fácil acertar no totobola.

Começando pelos guarda-redes e não sendo um grande apreciador de Iker Casillas e que também vai um pouco contra os atributos que se exige para um miúdo poder ser recomendado para os nossos escalões de formação tenho que me render quando olho para Casillas e para o seu palmarés e o comparo com o titular habitual da época passad. O companheiro de posto, Hélton, se estiver em boas condições físicas, é uma mais-valia para a posição. Assim, resta-me concluir que a posição de guarda-redes sofreu um incremento de qualidade para esta época.

No lado direito da defesa perdemos o titular da época passada e para colmatar essa perda fomos buscar aquele gajo com quem já perdi muito tempo e que acho que pouco vai jogar já que deverão ser mais os jogos em que estará suspenso do que aqueles que estará disponível. Aqui é uma das posições em que acho que perdemos qualidade e onde poderá residir um dos principais problemas se o nosso Ricardo não for capaz de assumir o lugar.

Do lado contrário da defesa não mexemos no plantel e com o Alex Sandro a querer lutar por um bom contrato lá para Julho de 2016 parece-me que este ano teremos mais qualidade do lado esquerdo da defesa.

Ao centro da defesa mantemos os 3 mais utilizados na época passada e parece-me que o Igor é um elemento com valor para ocupar a vaga sobrante treinando ao lado do plantel principal e evoluindo jogando na equipa B. Com o crescimento que se espera de Indi e Marcano acho que poderemos estar mais sólidos neste sector.

No meio campo é onde sofremos mais mexidas. Já perdemos 2 dos 3 mais utilizados na época passada (Oliver e Casemiro) e com a incógnita Herrera poderemos ter que construir um meio-campo totalmente novo. Das entradas o Imbula terá que ser titular e juntando o Danilo Pereira poderemos ter um bloco sólido. André André e Sérgio Oliveira podem ser 2 elementos importantes na rotação destas 2 posições. No entanto, parece-me que falta um pouco de criatividade para a vaga sobrante a meio-campo. Se o Quintero quisesse ser alguém no mundo do futebol poderia ser uma grande opção para tapar esta lacuna mas como aparentemente vai sair do plantel resta a leve possibilidade de receber, ainda, Oliver Torres deixar-me-ia um pouco mais confiante. Evandro não me dá total confiança de ser a estrela principal neste vértice mais ofensivo do meio campo mas poderá ser um jogador com largos minutos de jogo ao longo da época. Com o atual elenco do meio-campo não tenho a certeza de este sector estar preparado para as longas batalhas que se avizinham.

No ataque perdemos o melhor marcador dos últimos 3 anos e o Ricardo Quaresma. Regressou Varela e entraram Bueno e aparentemente Pablo Osvaldo. Se a saída do Jackson é uma perda de qualidade clara que vamos ver como será colmatada com o ingresso de Pablo Osvaldo a saída do Ricardo Quaresma é um movimento natural de um elemento que não reage bem ao facto de não ser titular e que já há 1 ano esteve perto da saída. O ataque deverá ficar entregue em 1º lugar a Tello e Brahimi com Hernani e Varela na espectativa de rotação. A posição central do ataque é que é a maior incógnita entre Bueno, Vincent Aboubakar e Pablo Osvaldo. Se um dos 3 que aparentemente assumirão a posição 9 se assumir como um verdadeiro reforço para 2015/16 penso que temos uma frente de ataque capaz para a nova época. Esperemos que o ingresso de Pablo Osvaldo seja mais uma movimentação de valor como têm sido as últimas desta posição onde já perdemos Lisandro Lopez, Falcao e agora Jackson mas sempre bem substituídos ainda que no caso de Falcao com um ano de atraso.

Até breve,
Delindro

P.S. As movimentações da equipa de basquetebol parecem ser bastante promissoras e poderemos estar a construir um plantel bem interessante para o regresso à Liga e quem sabe para o regresso às competições europeias. No andebol parece que teremos um plantel mais forte que o do HeptaCampeonato. No Hóquei em Patins o plantel deste ano é uma grande incógnita com aparentemente 2 guarda-redes, 7 jogadores para 4 posições de campo e depois um atleta para entrar quando os jogos estiverem resolvidos que tem qualidade mas com falta de cérebro como algumas atitudes recentes mostraram.

3 comentários:

  1. "7 jogadores para 4 posições de campo e depois um atleta para entrar quando os jogos estiverem resolvidos que tem qualidade mas com falta de cérebro como algumas atitudes recentes mostraram."

    quem é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser um dos que se mantém. Vítor Hugo não é, o Hélder muito menos, o Rafa tem cérebro por isso o jogador referido é o Jorge Silva

      Eliminar
  2. Trata-se do reforço vindo de valongo alvarinho

    ResponderEliminar