23 agosto, 2015

ARQUIPÉLAGO MALDITO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

MARÍTIMO-FC PORTO, 1-1

Primeira Liga, 2ª jornada
Sábado, 22 Agosto 2015 - 20:45
Estádio: Marítimo, Funchal
Assistência: -


Árbitro: Hugo Miguel.
Assistentes: Nuno Roque e Hernâni Fernandes.
4º Árbitro: Hélder Malheiro.

MARÍTIMO: Salin, Patrick Vieira, Deyvison, Raul Silva, Rúben Ferreira, Fransérgio, Alex Soares, Ghazaryan, Edgar Costa, Xavier, Marega.
Suplentes: José Sá, Diney, Dyego Sousa (69' Alex Soares), Éber Bessa (62' Xavier), Briguel, Diallo, Marcos Barreiro (81' Edgar Costa).
Treinador: Ivo Vieira.

FC PORTO: Casillas, Maxi, Marcano, Maicon, Cissokho, Danilo, Herrera, Imbula, Varela, Aboubakar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Martins Indi, Rúben Neves, Osvaldo (79' Aboubakar), Tello (55' Varela), André André (56' Herrera), Bueno.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: Edgar Costa (5'), Herrera (34').
Disciplina: cartão amarelo a Deyvison (46'), Marega (58'), Edgar Costa (61'), Brahimi (61'), Fransérgio (72'), Cissokho (80'), Osvaldo (84'), Éber Bessa (90').

Desde 2013 que o FC Porto não traz os 3 pontos da Madeira. Seja qual for o adversário local, seja qual for a competição. E se estendermos a análise ao jogos realizados nos Barreiros frente ao Marítimo, teremos que recuar a 2011 para encontrarmos uma vitória do FC Porto neste estádio.

No jogo de hoje, o FC Porto voltou aos velhos hábitos na nova época. Com um jogo demasiado lento, sem ideias, com passes lateralizados e para trás e sem jogadores capazes de criar passes de ruptura, a equipa de Lopetegui torna-se demasiadamente previsível.

Foi também visível a tentativa de criar espaços e lances de perigo com passes longos operados por Maicon, Marcano e Casillas na reposição de bolas em jogo. Portanto, ao FC Porto continua a falta um médio ofensivo que assuma as despesas do jogo e que seja um verdadeiro desequilibrador. Óliver saiu, a vaga não foi preenchida.

Por outro lado, há jogadores que não deveriam ser titulares e/ou convocados, neste momento, uns por umas razões, outros por outras.

Refiro-me a Herrera, mais uma vez. Um zero absoluto. Tirando o golo que marcou, o mexicano não acrescentou nada à equipa. Vazio de ideias, perdido no terreno de jogo, Herrera não constitui uma mais valia no meio-campo portista.

Refiro-me também a Imbula. Pode e deve ser um jogador fabuloso, com grandes qualidades e potencialidades. Mas o esquerdino não pode saltar para a titularidade só porque é o senhor 20 milhões. Há jogadores no plantel que, quando entram, têm tido rendimento mais condizente com as exigências do que o rendimento revelado pelo francês. A integração deve ser feita com conta, peso e medida e não olhando apenas aos euros investidos, sob pena de estarmos a comprometer o rendimento futuro de um jogador e consequentemente da equipa.

Refiro-me ainda a Osvaldo. Um jogador que chegou em cima da abertura da época, sem sequer ter tido tempo para aquecer e adaptar-se minimamente ao clube e aos colegas. Salta, de imediato, para a convocatória nos dois jogos oficiais? E o que fazer a um miúdo que já deu provas e dá cartas na equipa B? Um miúdo que teve um rendimento muito acima do que seria esperado e que se o seu nome fosse “Andresvaldo” seria titular de caras. Disso não tenho dúvidas nenhumas.

Eu sou do tempo em que quando um jogador era contratado pelo clube, teria de ser melhor do que os que lá estavam. E para ser convocado teria que mostrar e dar mais do que os que lá estavam. E para ser titular tinha que suar as estopinhas durante muitos jogos e ter um rendimento consistente e regular nos jogos em que fosse chamado.

Mas não foi só um jogo pouco conseguido por parte dos Dragões que impediu a vitória nos Barreiros. Foi também a postura de um Marítimo muito organizado e altamente pressionante que jogou durante os 90 minutos como não joga com mais nenhum adversário. Desafio alguém que me queira convencer do contrário pois quando os dois nossos rivais lá forem, será estendida a passadeira vermelha e assistiremos a resultados gordos.

Depois, o golo madrugador do Marítimo aos 4 minutos, com grandes culpas para Cissokho, afectou a equipa do FC Porto, trazendo à memória o fantasma do arquipélago maldito. A bola foi conduzida pela esquerda por Xavier, centrada para a cabeça de Edgar Costa, que surgiu sem marcação e bateu Casillas. Estava anunciado mais um jogo complicado para os Dragões.

O FC Porto tentou reagir a este golo sofrido a frio e até teve uma atitude a preceito. Em dois lances, criou calafrios. Primeiro por Danilo Pereira e depois por Brahimi, mas os insulares acabavam de conseguir o que tanto queriam. Jogar com o fantasma da Madeira, alcançar a vantagem e explorar depois o contra-ataque.

No entanto, os portistas obtiveram o empate à passagem dos 33 minutos. Aboubakar sobre a esquerda do meio-campo maritimista recebeu a bola, assistiu Brahimi na área. O argelino teve que fugir à marcação de um defesa contrário, cruzar para a pequena área, onde Imbula fez a recepção com o pé esquerdo de costas para a baliza. A bola subiu, o francês assistiu de cabeça Herrera, que de frente para Salin “fuzilou” o guarda-redes maritimista.

Até ao intervalo, não se viram mais lances de registo. Apenas uma equipa a jogar a bola de pé para pé mas sem ideias e outra aguerrida, a jogar no erro do adversário e a espreitar o contra-ataque.

Na segunda parte, regressou o mesmo onze mas Julen Lopetegui, ao fim de dez minutos, colocou André André e Tello nos lugares de Herrera e Varela.

Inicialmente estas duas substituições deram alguma sensação de que o FC Porto iria pegar no jogo. Foram alguns minutos em que se notou alguma superioridade. Tello entrou a todo o gás, obrigando Salin a uma boa defesa a um remate forte pela direita.

Aos 72 minutos, o FC Porto teve o 2-1 nos pés de Aboubakar. André André desmarcado pela direita, cruzou para o camaronês que rematou à figura de Salin. Incrível como se falha um golo destes!!! Logo a seguir Osvaldo entrou para o lugar de Aboubakar.

Até ao final, só no período de descontos se registaram lances que poderiam ter resolvido o jogo para cada um dos lados. Primeiro Marega, num remate do meio da rua, quase surpreendeu Casillas e depois, no último lance de jogo, André André cruzou para o coração da área e Maxi Pereira pressionado por um defesa contrário cabeceia à barra. A bola bate sobre a linha de golo e Salin agarra o esférico. Logo a seguir, Hugo Miguel apitou para o final do jogo.

O FC Porto recebe na próxima jornada o Estoril e exige-se os três pontos. No final da liga, iremos saber se o FC Porto perdeu, efectivamente, dois pontos ou se afinal até ganhou um ponto.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Fomos uma equipa precipitada”

Apesar de sublinhar que o FC Porto criou as “melhores ocasiões” de golo, Julen Lopetegui reconheceu que os azuis e brancos não estiveram ao seu nível no desafio frente ao Marítimo, da segunda jornada da Liga NOS, que terminou com uma igualdade a uma bola. O treinador portista elegeu ainda o golo madrugador dos madeirenses como o “lance-chave” do encontro.

“O jogo começou mal para nós, pois o Marítimo marcou cedo, na primeira vez que se aproximou da nossa baliza, e isso deixou-nos algo intranquilos. Sofremos um golo evitável. Conseguimos empatar antes do intervalo, mas na segunda parte fomos uma equipa precipitada e jogámos pouco futebol. Tivemos as melhores ocasiões, as mais claras, mas a realidade é que não fizemos uma boa segunda parte e acabámos por ser penalizados por isso. Na generalidade, não fizemos um bom jogo”, afirmou Julen Lopetegui na flash-interview que se seguiu à partida com o Marítimo.

Insistindo na “precipitação” que marcou os segundos 45 minutos do FC Porto, Julen Lopetegui garantiu que os Dragões deviam ter “feito mais” para beneficiarem da sorte que faltou, por exemplo, no último lance do jogo, no qual Maxi Pereira cabeceou à barra da baliza defendida por Salin. A falta de “tranquilidade” no momento de atacar a defensiva maritimista acabou por ser determinante no desfecho menos positivo registado na Madeira.

“Faltou-nos tranquilidade nas acções ofensivas e isso acabou por favorecer a organização defensiva do Marítimo, que se fecha muito bem contra nós. Acredito que a sorte há-de acompanhar-nos ao longo da época, mas infelizmente neste jogo ficámos a um centímetro de conseguir vencer. Creio que o lance-chave de jogo acaba por ser o golo deles. Levamos alguns jogos sem ganhar aqui, mas cada jogo tem a sua história. Podíamos ter conquistado os três pontos, mas não conseguimos. Ainda assim, deveríamos ter feito mais para ter a pontinha de sorte que nos faltou”, finalizou Julen Lopetegui.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

13 comentários:

  1. Mais uma vez acaba o jogo e eu todo suado e desesperado perante tanta apatia!!!! Não vi nada de jeito, absolutamente nada. E sinceramente já estou farto da política do clube. Se é para vender os melhores jogadores para trazer jogadores mais fracos, não era melhor subir ordenado e guardá-los???? Osvaldo com 5 kg a mais. Cissohko de uma pobreza tática e técnica , Tello nem se fala! Ó Tello em vez de publicar fotos no face vai mais é aprender com os iniciados como se faz um passe ou como se domina a puta da bola! Até nem quero culpar o treinador. Não há qualidade neste plantel . Fazemos manchete dos jornais no mundo em relação às vendas. Eu já me estou a cagar para isso! Queremos é títulos ! Porque neste momento são os outros com equipas mais fracas que os conseguem . Sábado a noite estragado e um domingo estragado .

    ResponderEliminar
  2. Mais do mesmo...

    ResponderEliminar
  3. Mais outro jogo |na madeira| onde a nossa mentalidade se esbarrou com a incompetência.
    Difícil de perceber o estado de alguns jogadores que no Dragão lutam como verdadeiros guerreiros e chega aos jogos fora, e ficam |ou parece que ficam| sem alma.
    Onde está a nossa capacidade de penetrar defesas como fizemos contra o Guimarães?
    Onde está aquela energia que é precisa na última parte do terreno?
    É preciso chamar a razão a todos, que em jogos fora tem que haver mais responsabilidade no que toca aos golos que serão precisos marcar.

    A arbitragem teve mais uma vez as suas jogadas a la vitor pereira, com dois fora-de-jogo mal tirados onde os nossos jogadores estão um metro em jogo e o golo que nos tiraram ao fim do jogo.
    Enfim, como o jogo estava a acabar aquilo era só um remate á barra...

    Uma nota para as reações no final em que o próprio Maxi que foi empurrado, foi-lhe retirado um golo, vai cumprimentar com sorrisos na boca o GR adversário.
    Incompreensível.

    A época começou e este tropeço logo á segunda jornada pode ditar algo no fim.

    Não entrar em paranoias e repensar o que realmente queremos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Não há fio de jogo nenhum, pressão zero! Jogadores quase a desmaiar em campo de cansaço! É preciso contratar um criativo para o meio campo , um defesa esquerdo urgentemente !!!!

    ResponderEliminar
  5. Gasta-se dinheiro sem critério e depois ficamos com uma equipa constituída por jogadores, que na sua maioria são fracos. Por amor da Santa, ninguém consegue ver lá dentro, que os avançados todos, mas todos, não têm metade da qualidade de que se deve exigir a um jogador do Porto? Queremos marcar golos, com os avançados que temos? Eu sou daqueles, que defendo os meus até à última gota, mas chega, ano após ano, sempre a mesma merda. Ponto final, estou farto de vígaros. Uma última questão, porque disse o Alex Sandro, referindo-se ao treinador, "ou sai ele ou eu não continuo"? Se for mentira alguém que me desminta...

    ResponderEliminar
  6. A entrada da equipa deixa muito a desejar, muitas bolas divididas perdidas para os madeirenses, contínuo a achar que o mister Lopetegui não transmite nervo e raça à equipa nos arranques dos jogos, principalmente fora. Pessoalmente não gosto do estilo de jogo do Maxi Pereira, penso ser um lateral direito mediano que não cabe no FCP como não cabia no nosso rival, desposiciona-se constantemente e ataca sempre sem critério, existiram alturas em que tínhamos a equipa desequilibrada porque ambos os laterais atacavam ao mesmo tempo.
    Eu percebo a forma como este treinador quer jogar, quer um futebol de posse de circulação rápida e de constantes variações do centro do jogo só que presença de Danilo, Herrera e Imbula não permitem esse estilo de jogo e o que me impressiona é o mister ainda não ter percebido isso, falta jogo interior e profundidade no corredor central, é necessária a aquisição de um médio ofensivo que pise os terrenos mais perto da grande área, a venda de Carlos Eduardo e o eclipse de Quintero deixaram o plantel sem uma unica solução para esse lugar, sendo o reforço Bueno o mais semelhante a um terceiro médio de ataque que o FC Porto precisa. Durante muito tempo a circulação de bola no nosso jogo foi lenta e fez-se na forma de "U" de linha lateral para linha lateral sem entrar nos últimos trinta metros.
    Também continuo sem perceber a não aposta de Brahimi no corredor central em jogos em que a equipa não tem espaços, foram varias as vezes em que o trio do meio campo estava alinhado na saída de bola, obrigando ao passe longo para os extremos e a perda de muitas bolas.
    Penso que poderia ter apostado no 4-4-2 na ultima meia hora já que o treinou na pré-época, se calhar foi tempo perdido. Sem falar que não arriscou nada fez alteração por alteração, para mim continua a ser um treinador com muito por provar. Não gostei do nosso primeiro jogo contra o Vitória e deste muito menos, espero que as coisas mudem porque o mais provável é estarmos a próxima semana a olhar pra cima, oxalá não por muito tempo, voltamos a perder uma oportunidade de ouro para colocar o SCP a dois pontos, não é muito e ainda há muito por jogar mas é sempre melhor começar bem e confesso que acho que este campeonato vai ser discutido entre FCP e SCP se ambos se distraírem aí sim o SLB entra na corrida o que espero que não aconteça. Saudações portistas a todos. Viva o FC Porto, viva o futebol!

    ResponderEliminar
  7. A resposta a todos aqueles que criticavam o Vitor Pereira, este se tivesse a perder metia 2/3 avançados para ganhar, o Lopetegui em desvantagem a 10 minutos do fim tira o avançado! está tudo dito quanto há sua competencia...

    ResponderEliminar
  8. Empate é consequência da política de compra e venda da SAD, da já enraizada falta de espírito competitivo da equipa, e da incapacidade do treinador de potencial melhor o que tem em campo e no banco. Ainda é cedo. Vamos ver quais são as cenas dos próximos capítulos, mas ainda não vi evolução absolutamente nenhuma relativamente ao ano anterior. Quem quiser continuar a apoiar a continuidade dos Adelinos, Alexandres e Anteros na estrutura directiva que o faça, mas como dizia o comediante, "depois não se queixem".

    Abraço a todos os porristas e desportistas

    ResponderEliminar
  9. Hoje mais uma vez uma exibição vergonhosa assim como as declarações do nosso treinador sempre o mesmo discurso da treta. Temos um treinador de segunda ... só deixo aqui uma questao como é possivel Rúben neves nao jogar ? Ah o nosso 10 é o maicon ta sempre com bola nos pes a organizar o jogo do po lado e pa trás. VERGONHA DE EXIBICAO

    ResponderEliminar
  10. Se este Herrera é titular no FC Porto, então chamem-me que eu também posso fazer um pézinho no meio-campo.

    ResponderEliminar
  11. Não foi a 2ª jornada de 2015/16... tão só, a 36ª jornada de 2014/15. Ponto final, parágrafo!

    ResponderEliminar
  12. Concordo com a pobreza de jogo do FCP, mas o maritimo esteve a um nível muito alto e vamos na 2ª jornada.
    Para o Srº Rui Saraiva, saiba que o Herrera não presta nem tem categoria para o nosso Porto, mas foi o 2º jogador mais produtivo na época passada, em que não fomos Campeões já sabemos porque, abriu os cordoes dos euros na CL, e Dragão de Ouro este ano e por acaso ate se enganou ao marcar o golo.
    O passe para Maxi e de Brahimi e nao de A Andre que diga-se também esteve muito pobre no jogo.
    FCPorto sempreeeee

    ResponderEliminar
  13. MAIS DO MESMO? ENTRAMOS A PERDER E ENTÃO O HOMEM TIRA UM MÉDIO E METE OUTRO MÉDIO DEFENSIVO(O QUE É QUE LÁ ESTÁ A FAZER O BUENO, SE QUANDO PRECISA NÃO O METE A JOGAR).DEPOIS QUAL COBARDE SUBSTITUI AVANÇADO POR AVANÇADO. A SUBSTITUIR ASSIM, OS JOGOS EM QUE ENTRAMOS A PERDER, NÃO VAMOS NUNCA, CONSEGUIR DAR A VOLTA!!!
    PERDEMOS O CAMPEONATO ANTERIOR POR NOSSA CULPA E ESTE VAI PELO MESMO CAMINHO. SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar