10 agosto, 2015

MUITO IMPORTANTE: NÃO REPETIR ERROS!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

No futebol como em tudo na vida para se ter sucesso, para além de obviamente muitas outras coisas, é necessário algo fundamental: aprender com os erros, refletir sobre eles e encontrar as melhores soluções para evitá-los no futuro.

É verdade que no ano passado existiram interferências de "agentes exteriores" em vários jogos dos 2 primeiros classificados com influência evidente no resultado final. Não sendo relevante voltar a referir os inúmeros jogos em que ora FC Porto foi prejudicado (golos mal anulados, expulsões fáceis, etc), ora o nosso rival foi ajudado com variadíssimos episódios cirurgicamente bem (ou mal, consoante o ponto de vista!) ajuizados, é bom que todos os responsáveis do FC Porto e nós adeptos tenhamos plena consciência de uma coisa: nada se vai alterar em termos de arbitragem, nomeações estranhas ou “erros humanos” para o mesmo lado. Aliás, só algo de relevante irá realmente acontecer, por exemplo uma conferência de imprensa do Presidente do Conselho de Arbitragem a explicar lances de arbitragem, se um determinado clube se sentir prejudicado nalgum momento. Caso contrário, continuará tudo na paz do Senhor.

Posto isto, devo dizer em abono da verdade que nos últimos 10 anos, depois do rebentamento de um “apito” que deu em absolvição total em tudo o que é tribunal civil para o clube e Presidente, existe um pavor de quase todos os árbitros em errar a favor do FC Porto. Esse pavor faz com que na maior parte das vezes, em caso de dúvida, se anulem golos limpos como o do Brahimi em Guimarães no ano passado ou que se expulse jogadores como Fabiano após uma falta quase a meio-campo contra o Arouca (lembrem-me de uma expulsão de algum jogador de slb e scp em casa frente a uma equipa de meio da tabela?!?!?!). Mas a grande questão é que isto é uma situação que AVB sentiu isso na pele (a supertaça de 2010 foi das maiores roubalheiras contra o FC Porto que me lembro mas ganhámos!) mas ultrapassou conquistando títulos, idem aspas para Jesualdo, Adriaanse e Vítor Pereira. O ambiente hostil das arbitragens não pode, de forma nenhuma, servir de desculpa para Lopetegui também não conquistar títulos de dragão ao peito porque tal também aconteceu com todos os seus antecessores.

Acredito plenamente que Lopetegui e toda a estrutura Portista pensaram e refletiram muito sobre o que de errado se passou internamente em 14/15 de modo a que tal não se repita na nova época. Resumidamente, não se podem repetir erros como a displicência que a equipa demonstrou em alguns momentos da época passada, culpa também do treinador. O campeonato joga-se com a mesma seriedade do primeiro ao último minuto. Tem exatamente a mesma importância e vale os mesmos pontos um jogo na luz ou um jogo em casa contra um qualquer boavista que tenha jogado no campeonato nacional de seniores na época anterior. Este foi um dos grandes erros de JL na época passada, não perceber o contexto onde estava, nem perceber a importância de determinados jogos (scp em casa para a taça), rodar a equipa e o sistema de jogo em jogos teoricamente acessíveis mas que custaram muito caro. O campeonato passado foi perdido por 3 pontos de diferença, a generalidade dos Portistas provavelmente lembrar-se-á do jogo do Dragão perdido frente ao slb. Pois bem a minha opinião é a seguinte: imputo muito mais responsabilidades e considero muito mais grave termos perdido 4 pontos com boavista em casa e estoril fora em jogos onde se rodou equipa e sistema tático do que propriamente o jogo com o slb onde analisando seriamente o FC Porto não justificou a derrota que teve pelo que jogou e pelo azar que teve em algumas alturas, lembro-me que nesse jogo enviamos 2 bolas à barra e tivemos Fabiano a praticamente oferecer o 2º golo quando estávamos em cima do adversário.

Dito isto, é muito importante não repetir erros do passado e sobretudo algo muito importante: este campeonato vai ser novamente decidido por detalhes e os rivais não vão perder muitos pontos (tal como no ano passado quem ganhou a prova), vai ser preciso concentração máxima em TODOS os jogos, em todos os momentos para não haver surpresas. Temos todas as condições para ser felizes mas não podemos pensar que há vitórias antecipadas, nem ter excessos de confiança. Muito respeito por todos os adversários e humildade terão obrigatoriamente de fazer parte da cartilha de Lopetegui. O campeonato é acima de todo e qualquer outro objetivo, a grande prioridade para este ano. Seguramente a única competição onde não se pode poupar jogadores, nem tirar o pé do acelerador será o campeonato. É muito importante que JL não se esqueça disso.

PS: Parece-me evidente que temos no meio-campo bons jogadores mas demasiado parecidos entre si. Talvez não fosse má ideia que um dos jogadores atuais saia e entre um médio com características mais criativas porque esse me parece um problema no atual plantel. A saída de Oliver ainda não foi colmatada, porque de resto parece-me, com mais ou menos ajuste aqui ou ali, que o resto do plantel estará praticamente fechado.

4 comentários:

  1. Que bom é ter de ler estes textos bem refletidos pelo caro RCBC.
    Esta época dizem que temos mais experiencia mas a experiencia não é tudo para se conseguir resultados competentes.
    Para além disso acho que este ano temos um plantel que por falta de um criativo, está mais recheado.
    Não só porque temos Casillas ou Osvaldo...
    Basta ver a postura do André André em campo para percebemos que este ano iremos ter muitos mais jogadores decisivos que o ano passado.

    Com Lopetegui já completamente ciente do que este campeonato nos reserva, não há forma de perder jogos como nós perdemos no ano passado.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Por mim era o Herrera que devia ser vendido para poder vir um criativo.

    ResponderEliminar
  3. @Luís Pereira,

    Era bom que alguém fizesse uma boa oferta por Herrera, que obviamente daria mais margem para contratar um médio criativo. Mas sinceramente duvido.

    Herrera é um bom jogador mas tem algo que me preocupa imenso enquanto ele estiver no meu clube: muito lento! Ou melhora rapidamente neste aspeto ou dificilmente elevará o patamar, apesar de outras coisas muito positivas que tem.



    @Filipe Ferreira,

    "Com Lopetegui já completamente ciente do que este campeonato nos reserva, não há forma de perder jogos como nós perdemos no ano passado."


    Boavistas e estoris não se podem repetir de modo nenhum, perder pontos com aquela displicência é mesmo sentença de morte lá mais para a frente. Dava jeito que também se acabasse de uma vez por todas com a maldição da madeira que já é algo que roça o ridículo

    ResponderEliminar
  4. Mais do que os pontos perdidos contra Boavista e Estoril, onde ainda é possível encontrar atenuantes, eu diria os mesmos 4 pontos perdidos contra Nacional e Belenenses, onde aí sim, existiu uma atitude laxativa e execrável que quero ver banida do meu FCP.

    Do plantel gosto do que vejo. Na minha opinião, apenas duas posições mereciam algum investimento. Uma delas é a de médio ofensivo (não se percebe muito bem porque se vendeu um criativo em crescendo como o Carlos Eduardo, para agora termos de aguentar as birras de Lucas Limas e afins, jogadores sem humildade, que mesmo que viessem, têm a cabeça muito longe daqui). A outra posição é a de defesa central. É certo que temos o melhor central - Indi - sentado no banco (?), e dois centrais medianos a titulares. Mas para a longa época que se avizinha, e com a importância que tem, ter o Lichinovski como 4º opção é um risco grande. Ao contrário dos guarda-redes, os centrais rodam muito fruto dos diversos castigos. Se por obra e graça do destino, apanhamos com uma dupla Maicon/Lichinovski contra lagartos ou codornizes, nem com o Messi, Neymar e Suarez na frente nos safavamos.


    Um pequeno àparte: Não consigo compreender o quase desprezo que muitos adeptos têm pelo Hernâni. Será por ser Português? Ser humilde? O miúdo, se bem trabalhado, tem tudo para ser um jogador Top. Tem (muita) velocidade, técnica e boa finalização. Na minha opinião, mete o Tello no bolso. Há arestas a limar (mais intensidade, defender melhor, gerir tempos de jogo, etc), mas nenhuma delas retiram a qualidade que o jogador tem.

    Cumprimentos,

    Hugo

    ResponderEliminar