26 agosto, 2015

NOVO TREINADOR: PRECISA(VA)-SE.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Caros Portistas, após um período de ausência, volto ao ritmo dos textos quinzenais.

Começando pelo título do post, tenho que admitir o óbvio: mudar de treinador tem pontos positivos e outros negativos, naturalmente.

Não me esqueço que o anterior treinador entrou num FC Porto campeão e, ao primeiro desaire, foi duramente criticado, tendo havido muito boa gente a pedir a sua demissão. Depois de Carlos Resende estrear o Dragão Caixa com um título nacional, recuperando o que escapava ao FC Porto há algum tempo, Ljubomir Obradovic entrou para liderar a equipa perante muita desconfiança dos adeptos.

Seis anos depois, deixa um legado que, ao olhar dos comuns mortais, parece irrepetível. Como nós, Dragões, não somos comuns mortais, temos que olhar para estes seis anos como um objetivo a superar. Carlos Resende, um dos melhores jogadores de sempre do FC Porto, deu lugar a um homem que se viria a tornar num dos melhores treinadores de sempre do nosso clube. Pelos títulos, pelas competições europeias, pela evolução de tantos jogadores, pela constante renovação das equipas, pela forma como revolucionou o andebol em Portugal e, essencialmente, pela forma como foi um VERDADEIRO DRAGÃO!

Os que trabalharam com ele tiveram seis anos duros. Não se esquecerão das bancadas do Dragão, das corridas "no areia", dos 100m cambalhota, das constantes reprimendas do "Professor", etc. etc. Contudo, saberão também que foi isso que os ajudou a dar-nos tantas alegrias e a ter o maior orgulho neste grupo. Como várias vezes escrevi no passado, esta equipa é mais do que isso, é um verdadeiro grupo, um grupo de amigos. Não tenho dúvidas da importância que isso teve no sucesso até agora alcançado.

Posto isto, é este grupo que tem agora outro grande teste ao seu carácter. Ricardo Costa foi um símbolo do nosso clube enquanto jogador. Esteve com Obradovic antes de sair para o ISMAI, ou ADA Maia. Como saberão, tem um perfil completamente diferente do seu antecessor. A sua postura, em treino ou em jogo, nada tem a ver com a do "Professor". Tenho a certeza que este grande grupo não vai cair no erro de relaxar, de "dormir à sombra da bananeira". Os grandes profissionais, os grandes homens deste balneário terão que perceber que o Ricardo foi companheiro de balneário, foi amigo... e agora é treinador. É esse mesmo amigo e ex-companheiro de balneário que terá que repreender quando o tiver que fazer.

Nestes primeiros meses de trabalho, será fundamental que este grupo de grandes jogadores continue a ser o grande grupo de homens que tem sido até aqui.

No que diz respeito aos adeptos, e porque conheço bem o tipo de adepto que está no Dragão Caixa, tenho a certeza que o menino da casa, o nosso Ricardo Costa, terá o mesmo apoio que teve o seu antecessor... e sentirá o mesmo carinho que sentiu quando cá veio representar o Ademar Leon. Porque os ciclos têm de ter um fim, a plena confiança que deposito no Professor Magalhães é suficiente para este é o momento certo e que Ricardo Costa é o homem certo para iniciar este novo ciclo. Juntos somos mais fortes... juntos conseguiremos atingir os objetivos queremos comuns... GANHAR!

BAMBORA Fê Cê Pê!!!

1 comentário:

  1. Carrissimo,

    É altura certa para trocar porquê?...Sempre ouvi dizer que em equipa que ganha não se mexe! O F. C. Porto, no ultimo ano teve pela primeira vez que disputar um campeonato emocionante, devido às investidas da federação que alterou o formato da competição. Venceu o andebol e para desagrado de muitos o Porto do "professor" que, como ja ouvi muitos dizer "rebenta os jogadores todos e não é capaz de vencer playoffs" deu uma lição a todos, tanto na gestão como na capacidade de superação! Há uma coisa que tenho a certeza, com a saída do Professor o F.C.Porto fica mais fraco! O Ricardo Costa pode ter alguma qualidade, mas o Professor, é nada mais que uma pessoa consagrada do andebol mundial. Alguém que só não superou o Donner porque nunca chegou a uma final da Liga dos Campeões como este fez! Apesar do Ricardo Costa ter jogado em espanha e ter disputado bastantes jogos da liga dos campeões, eu não acredito assim de forma cega que é a pessoa certa para substituir o Professor no cargo. Essa amizade de que se fala no post, parece-me que é mais trabalho do Professor do que as qualidades humanas de cada um no grupo. Não digo que o Professor Obradovic seja insubstituivel, mas estou pouco crente em relação ao Ricardo Costa, não por ele ser bom ou mau, porque nós no FCP estamos habituados a dar oportunidades aos menos rodados e fazer deles campeões. No entanto é necessário algo mais para derrotar um sporting reforçado. É uma opinião realista e espero pela resposta contrária ao meu comentário negativista!

    Um abraço e viva o Porto

    ResponderEliminar