17 agosto, 2015

OS "CANTOS DE SEREIA".

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Tenho assistido com alguma curiosidade, e alguma boa disposição diga-se, aos autênticos “cantos de sereia” que têm sido entoados por alguns comentadores desportivos (provavelmente, a “profissão” em Portugal com maior crescimento nos últimos anos) relativamente à projeção daquilo que será o campeonato que teve o seu começo neste fim-de-semana.

Elogios e mais elogios à qualidade do plantel do FC Porto em relação às demais equipas, às novas contratações, mas esquecendo cirurgicamente que saíram Danilo, Jackson, Oliver e Casemiro. Na boca de alguns, parece que o campeonato é uma obrigação apenas para o FC Porto, sendo que todas as outras equipas, coitadas, não têm a menor responsabilidade em fazer o que quer que seja perante o Grande FC Porto. Curioso ver muitos desses comentadores a encher a boca com o “avultado investimento” do FC Porto em contraponto com os restantes rivais. Pois, é verdade (como expliquei há dias atrás!) que o FC Porto investiu já 26,5M€ em novas aquisições, no entanto há um pequeníssimo pormenor chamado receita com vendas de jogadores. E a receita que o FC Porto já fez em vendas de jogadores, como esta semana foi sublinhado por um meio de comunicação social estrangeiro (os únicos meios de comunicação que respeitam o FC Porto), ascende a quase 84M€, ou seja, quase três vezes mais que aquilo que se investiu. São as tais análises sérias que a nossa inefável comunicação social faz sempre em relação ao FC Porto.

A partir do momento que eu ouvi num canal generalista, um dos muitos canais que “adoram” o FC Porto, um comentador ex-jornalista da Bola, reconhecido não-Portista, dizer que o FC Porto com o investimento que fez é um dos candidatos a vencer a Champions League só me dá vontade de rir. Tudo isto tem como objetivo colocar a pressão toda no FC Porto, retirando a pressão dos outros rivais e apontar apenas todas as obrigações e holofotes ao FC Porto.

É bom por isso que nenhum de nós pense que de forma alguma este campeonato vai ser um passeio. Será exatamente o contrário, os obstáculos serão muitos, não é com um simples clicar de botão que uma equipa começa a carburar perfeitamente. É verdade que temos matéria-prima e teoricamente os jogadores que vieram substituir os que saíram têm qualidade mas não partilho da ideia de que a diferença entre nós e eles sejam assim tao grande. Vai ser preciso dar ao pedal e muito, correr, sofrer e obviamente ter qualidade e inspiração para superar os muitos problemas que se nos vão deparar.

Relativamente ao jogo de estreia do meu FC Porto, não posso deixar de referir algumas notas que me ficaram na retina:
  1. Pode criticar-se, não gostar-se, até mesmo encontrar defeitos até ao mais ínfimo pormenor mas a verdade é que o FC Porto de Lopetegui tem um modelo de jogo que se percebe, um sistema tático bem definido e uma ideia do que pretende para o jogo. Percebe-se o 4x3x3 em que a equipa joga, percebe-se o entendimento tático entre os sectores e nota-se que cada jogador sabe o que faz. Há obviamente muitas arestas a limar, jogadores ainda em baixo de forma como é normal nesta altura da época mas aquilo que se vê atualmente, e viu-se durante grande parte da época passada mesmo com os problemas que se sabem, é uma equipa com cabeça, tronco e membros.

  2. Um jogador que em 11 jogos completos faz 8 golos, na condição de suplente de um dos melhores avançados mundiais, e que mesmo assim tem mentalidade para ter um registo desses, contribuindo positiva e humildemente para o sucesso coletivo da equipa só pode ser um jogador útil para o FC Porto na época que agora se inicia. Aboubakar não é obviamente nenhum Ibrahimovic mas é um jogador com qualidade e enorme potencial que pode ser muito útil nesta época. Para mim foi o melhor em campo e provou mais uma vez que podemos não ter um grande ponta-de-lança como Jackson mas temos duas boas alternativas como Aboubakar e Osvaldo.

  3. Maxi Pereira: independentemente do desempenho desportivo deste jogador reitero que esta foi uma contratação da qual discordei por vários motivos que já referir e não vou repetir. Dito isto, a partir de agora desejo-lhe as maiores felicidades desportivas. Quanto à sua exibição no sábado também não posso deixar de dizer que em termos ofensivos esteve muito bem, mas em termos defensivos o grau de exigência a que esteve sujeito não me permite fazer melhor avaliação sobre a sua exibição. Mas repito: desejo que seja o melhor lateral-direito do mundo enquanto estiver de Dragão ao peito.
Para terminar, faço votos para que se acabe com uma maldição que dura já há 2 anos: não ganhar na Madeira. Não vamos jogar no Camp Nou, nem no Allianz Arena...

PS - Na linha do conteúdo do meu post, é bom que não nos esqueçamos do seguinte. O nosso rival que teoricamente estava mais fraco, após uma pré-época sem vitórias e uma derrota na supertaça terá 4 jogos em casa nas 4 primeiras jornadas, e jogando mal ou bem, com penalties por assinalar, golos aos trambolhões ou o mais que seja, com certeza irá ganhar estes 4 jogos dando um balão de oxigénio numa altura em que já haviam alguns nervos por aquelas bandas. Não podemos perder qualquer ponto até jogarmos com eles na nossa casa na 5ª jornada, porque, se tal acontecer, significa que vamos entrar em campo a correr atrás do prejuízo. Não pode haver desconcentrações desde a 1ª à última jornada.

5 comentários:

  1. Pela amostra do jogo da Luz, temos que contar com a dupla de sucesso slb & vitor pereira mais uma época.

    Tal como o RCBC comentou e bem, temos que contar com 3 vitórias dos vermelhos nas próximas 3 jornadas. Como tal, o jogo da próxima jornada já é o mais decisivo da época. Temos que ganhar! Na Madeira não existe nenhuma maldição. Existe sim a incompetência de uma equipa que habitualmente baixa intensidade naquela ilha. É o momento de sermos competentes.

    Do jogo de sabado, adorei. Para 1º jogo oficial jogamos muito, muito bem. A satisfação é ainda maior, sabendo que a equipa ainda vai crescer mais.

    Aceito que possa haver quem não goste, mas este modelo de jogo autoritário e de posse do Julen agrada-me bastante. Com o Jesualdo, por exemplo, tinhamos um jogo mais rápido, mas não existia aquela sensação de absoluto controlo do adversário que agora temos. Assim é, que basta ver o número de golos sofridos na epoca passada. Baixíssimo para 34 jornadas. E desses, alguns bonus de asneiras nossas evitáveis.

    Se a expectativa de sucesso antes da bola rolar era muita, agora a confiança é total. Sejamos apenas competentes.

    Hugo

    ResponderEliminar
  2. É verdade que este modelo de jogo, claramente inspirado na "escola Guardiola" que teve o seu expoente máximo no Barça e Seleção espanhola, privilegia muito a posse de bola e uma aversão total ao jogo direto tem como uma das principais vantagens o reduzido numero de golos sofridos. Se o adversário não tem bola, é impossível que marque golos. Já o Barça de Guardiola sofria poucos golos, apesar de ser uma máquina goleadora.

    A grande questão para JL é conciliar todas as vantagens deste modelo às especificidades do nosso campeonato. Se é verdade que este é um modelo com vantagens, também é verdade que por vezes perde-se demasiada objectividade ofensiva, com demasiados toques de bola, próprios do tiki-taka, mas que frente a adversários fechados tornam-se por vezes redundantes.

    ResponderEliminar
  3. "Pela amostra do jogo da Luz, temos que contar com a dupla de sucesso slb & vitor pereira mais uma época. "

    Infelizmente, como já tinha previsto anteriormente, este ano vai ser do mesmo. Nada de relevante irá mudar. Teremos mais uma vez de ser mais fortes que tudo isso, como já o fomos tantas vezes.
    Quanto aos 4 primeiros jogos deles, eu apostaria muito dinheiro, que de qualquer das formas (se bem me entendem!), são 4 vitórias garantidas. Cabe-nos a nós não perder qualquer ponto senão já sabemos: vamos entrar no jogo da 5ª jornada a correr já atrás do prejuízo.

    ResponderEliminar
  4. Caro RCBC.
    Acho que irá concordar comigo que a palavra chave este ano é:
    COMPETÊNCIA.

    Irá haver muitos "autocarros" na nossa frente, de um outro lado iremos ter os contos do vigário do costume e portanto Há que haver muita COMPETÊNCIA ao longo de toda esta caminhada.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Cuidado com o manto protector.
    Este campeonato vai ser muito difícil.
    Até ao último minuto!
    Abraços,

    ResponderEliminar