21 fevereiro, 2017

AS NOSSAS MODALIDADES – RESUMO DO FIM DE SEMANA.


JOGO DA SEMANA

A escolha para jogo da semana recai sobre o jogo para a Taça EHF de ANDEBOL contra os alemães do Göppingen. Num grupo equilibrado, os jogos na condição de visitado assumem uma especial relevância. No caso deste jogo a relevância era ainda maior depois da derrota na jornada inaugural.

A equipa entrou concentrada, mas na defesa as coisas não corriam bem e Ricardo Costa tomou a decisão de trocar o pouco inspirado Alfredo Quintana por Hugo Laurentino. Foi uma decisão acertada, já que a eficácia do guarda-redes subiu. A nossa equipa liderava e sempre que ameaçava abrir distância no marcador, os 2 senhores vindos da Islândia tomavam as rédeas da partida e lá recolocavam o equilíbrio no marcador. O intervalo chegava com uma vantagem de 1 golo para o FC Porto.

Na 2ª parte, a mesma toada, mas com os alemães a terem maior eficácia na finalização e a nossa equipa a acusar o cansaço da 1ª parte de muito alto ritmo que causava menor clarividência. A arbitragem foi regular ao longo de todo o jogo com diferenças de critério ao nível do jogo passivo, das exclusões (6 vs 2) e ao nível dos livres de 7m (0 vs 3).

O próximo jogo da EHF é a receção ao Granollers (4/3) e a vitória é fundamental para manter vivas as esperanças do apuramento. Até lá, regressa o campeonato nacional, hoje às 20h30, com a recepção à Académica de S. Mamede.


AS OUTRAS MODALIDADES

A equipa de HÓQUEI EM PATINS realizou 2 jogos desde a última crónica, Juventude de Viana para o campeonato e Bassano para a Liga Europeia. Depois da derrota em Barcelos, a receção aos minhotos era fundamental para não abrir o fosso classificativo para a liderança do campeonato, e a equipa correspondeu às expectativas. Entrou a “a todo o vapor” e antes dos 10 minutos já a equipa liderava o marcador e havia desperdiçado 2 penalties. Antes do intervalo, os de Viana chegaram ao empate de penalti. O 1-1 era o resultado ao fim dos primeiros 25 minutos.

A 2ª parte foi totalmente controlada pela nossa equipa que chegou ao fim dos 50 minutos com um esclarecedor 4-1 que não foi mais dilatado, fruto da excelente exibição do guarda-redes visitante, o “jovem” Edo Bosch.

No sábado, disputava-se a 6ª jornada da Liga Europeia e a nossa equipa que já tinha garantido o apuramento, apenas um milagre permitiria chegar à liderança, já que era necessário que os franceses do Merignac vencessem no Palau Blaugrana, o que não se verificou, até porque conhecendo as duas equipas, esse resultado apenas seria possível com sabotagem do equipamento dos espanhóis.

A nossa equipa entrou focada na vitória e logo aos 50 segundos chegou ao 1-0. Aos 10 minutos, a vantagem era de 3 golos e ao fim dos primeiros minutos era já de 8-1 a vantagem.

A 2ª parte foi jogada num ritmo mais baixo, mas com a mesma tendência no marcador e ao fim dos 50 minutos o marcador registava uns esclarecedores 13-3.

Na próxima eliminatória, mediremos forças com o Réus, com jogo no Dragãozinho a 11/3 e a deslocação a Réus no dia 1/4. Antes disso, no próximo sábado, deslocação a Turquel para mais um jogo do campeonato nacional.

A equipa de BASQUETEBOL teve direito a nova jornada dupla, desta vez com 2 jogos fora (Oliveirense e Illiabum).

No sábado, deslocação ao terreno do 2º classificado e que em caso de vitória nos colocaria definitivamente na rota do 1º lugar nesta 1ª fase. Assim foi, e ao fim dos primeiros 10 minutos, a vantagem era já de 6 pontos. Até ao intervalo, o alargar da vantagem para 8 pontos. Na 2ª parte o mesmo rendimento e ao fim de 75% do jogo, a vantagem era de 12 pontos. O 4º período foi favorável aos locais, o que levou a que a vitória final fosse por 9 pontos.

No domingo, deslocação a Ílhavo que permitiria selar o 1º lugar em caso de vitória, e assim foi. Ao fim dos primeiros 10 minutos, uma vantagem de 5 pontos que até ao intervalo foi alargada para 7 pontos (35-42). Um 3º período de elevado nível levou a uma vantagem de 20 pontos (49-69). O último período foi favorável aos locais, o que levou a uma vantagem final de 14 pontos.

Os 2 jogos tiveram um ponto comum que foi a eleição de Thomas Bropleh como MVP.

O próximo jogo será a receção ao Maia Basket no próximo sábado.



Para finalizar, dar conhecimento de um novo projeto - VÍDEOS DAS MODALIDADES DO FCP - na divulgação da história das nossas modalidades, que teve hoje o seu inicio, com a publicação de um vídeo do jogo de basquetebol de há 20 anos da FIBA Europe Cup.

Abraco,
Delindro

0 comentários:

Enviar um comentário