08 fevereiro, 2017

O AZUL FAZ DIFERENÇA.


Como sabem todos aqueles que acompanham os meus posts, sou um portista retrogrado, um portista nada dado a modernices, um portista tripeiro e nortenho, um portista que ama o seu clube, a sua cidade e a sua região, um portista que não gosta da capital, um portista de outros tempos, um portista à antiga.

Não tenho roupa vermelha, não tenho um carro vermelho, não gosto de ver os nossos jogadores de vermelho, não gosto de ver as mulheres dos nossos jogadores de vermelho, não gosto de ver chuteiras, sapatilhas ou luvas vermelhas nos nossos jogadores, não gosto de ver hasteadas bandeiras vermelhas dentro do nosso estádio.

Gosto que ouvir a marcha e o hino no estádio, gosto de sentir o fervilhar da paixão clubística dos nossos adeptos, gosto de sentir a animosidade ao adversário, não gosto de ver adeptos de outros clubes noutras bancadas que não a do visitante, gosto que o visitante seja tratado por “visitante”, gosto de cantar o “slb”.

É por tudo isto e muito mais que estas linhas não seriam capazes de descrever, que sou exigente com o meu clube e quem o serve. Espero sempre o melhor de todas essas pessoas, espero sempre que honrem os pergaminhos históricos deste clube, exijo que respeitem e cultivem os valores do passado e que nos trouxeram até aqui.

Já por mais do que uma vez aqui me pronunciei em relação à cor dos equipamentos com que entramos em campo e, infelizmente, já no jogo da taça CTT no Dragão frente aos Belenenses, havíamos confirmado que alguém anda (ou andava!) a brincar com esse tema. Recordo, que dias antes, jogamos no Restelo de amarelo e logo depois o Belenenses apresentou o mesmo equipamento e nós aí também envergamos o jersey “à Porto”, o equipamento mais lindo do Mundo: azul e branco às riscas verticais!

A verdade é que depois da escandalosa 3.ª jornada em Alvalade em que jogamos de amarelo, desta vez, os lagartos visitaram o nosso estádio e jogaram de... verde e branco! Ou seja, se o verde e branco se distinguiu do azul e branco em Fevereiro, porque razão não se distinguiu em Agosto? Quem brincou com a história e os valores do FC Porto?

Para que fique claro, não escrevo estas linhas para dizer “eu tinha razão!” ou para pedir o pescoço de alguém. Não, escrevo porque têm que existir culpados desta situação e os mesmos têm que ser responsabilizados. Mas, essencialmente, escrevo para que estas verdadeiras alarvidades em que o clube mergulhou JAMAIS voltem a acontecer!

É de azul e branco que temos de jogar, é com honra que temos que ser fiéis aos nossos valores e tradição, é com orgulho que temos que transportar às costas uma história recheada de títulos e glórias. Se é esse o trilho no qual queremos reentrar, só fiéis a tudo isto poderemos almejar que tal aconteça.

E não, não são detalhes. Não, não é a mesma coisa. Não, não digam que tanto faz. Não é assim! Todos queremos golos e vitórias, independentemente da cor do equipamento. Se soubesse que seríamos campeões, até podíamos fazer todos os jogos de amarelo. Mas, o problema é que esta questão é o reflexo da perda de valores “à Porto”. E se perdemos os nossos valores, a nossa marca distintiva, o nosso bairrismo e orgulho tripeiro, então, perdemos tudo aquilo que nos diferencia dos demais.

Já agora, que bem fica Casillas com chuteiras e luvas azuis, ao invés daquele conjunto encarnado que repetidamente usava. Trocou e defendeu melhor? Naturalmente... o Azul faz toda a diferença!

Até sábado no sítio do costume!

9 comentários:

  1. Vai Norte! Vai em frente! Não te dia nunca a voz! Vai que não vais sozinho.

    ResponderEliminar
  2. No diria melhor! É a porcaria do marketing a trabalhar para se venderem os 3 equipamentos... Nunca percebi porque tem que mudar todos os Anos... E já que tem que seja um às riscas e um todo azul como antigamente! O terceiro metam no cu!

    ResponderEliminar
  3. E indo pela lógica, há algum equipamento que se confunda com o Nosso nesta liga?
    Até o Belenenses joga com um azul sólido na camisola, e o Feirense joga com Branco Sólido.
    Portanto, não compreendo esta troca de equipamentos quando não é necessário.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a este PORTISTA por estas palavras, eu sou um portista numa cadeira de rodas que moro no concelho de Pinhel, por várias razões só fui uma vez ao Dragão e num jogo com os lagartos há uns anos, e até eu que sou de "longe" vivo essa mentalidade e essa perda de valores que "tanto" se deveria ver, sofremos com as modernices éticas dos tempos burgueses. Até aqui no interior se sofre como alguém com essa perda de valores, eu sinto essa perda e esse bairrismo sem lá ter nascido, sinto-o como se fosse meu, e para se voltar a ganhar e ganhar e ganhar há que recuperar essa mentalidade, as laranjas e outras "frutas" que tanto adoçavam as cabeças dos "visitantes". Recuperemos, PORTO !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os autores do blog deixaram passar este comentário, sem o lerem atentamente. Aproveito para o realçar, dizendo ao seu autor, que voltaremos apenas a nossa identidade, quando deixarmos de aturar os roubos de igreja a que somos sujeitos pela vossa criadagem da apaf. Tenha mais pesadelos com o FC Porto, caro imobilizado senhor. Tenha pesadelos, borre-se todo, que o Porto manso já passou, estamos todos em pé de guerra, atentos a infiltrados como o senhor. Passe bem!

      Eliminar
    2. Deixo a minha conta de facebook para que possa consultar se assim quiser: https://www.facebook.com/marco.pereira.501
      Depois sinta-se com liberdade para um pedido de desculpas, visto o seu comportamento preconceituoso.
      À direção do blog peço humildemente que tenham isso sim, mas relativamente a comentários como este do "Tiago" que possam não ser publicados sem antes terem a certeza do que estão a dizer. "Tenha pesadelos, borre-se todo"? por favor, pessoas como você...

      Eliminar
  5. Concordo, só uma ressalva, encarnado não é cor.

    ResponderEliminar
  6. Queres que o nosso lindo equipamento agora se confunde com o equipamento todo.branco do Guimarães? Aí Pinto Pinto.....

    ResponderEliminar