14 agosto, 2018

“BOLAS”, “PADRES” E OUTRAS PARVOÍCES.


O canal que atualmente detém o direito exclusivo de transmissão da Liga Portuguesa (com a exceção dos jogos em casa de um clube) lançou um anúncio promocional em que os vários comentadores desse canal solicitam num café várias “bolas” correspondentes às competições por si transmitidas, terminando com a empregada do café a mostrar uma bandeja com um conjunto de "bolas de berlim".

Continuando em linguagem de pastelaria, pode dizer-se que esse canal ao longo dos últimos anos 5 anos perdeu num primeiro momento os direitos de transmissão dos jogos caseiros de um clube, bem como os direitos de transmissão da Premier League (entretanto recuperados) mas manteve o preço da "bola de berlim". Agora perdeu os direitos de transmissão da melhor competição de clubes a nível mundial a UEFA Champions League, da Liga Espanhola, Liga Francesa e Liga Belga e ainda assim manteve intacto o preço da "bola de berlim". Digamos que nos últimos anos, a "bola de berlim" oferecida, já não tem qualquer recheio e tem muito menos açúcar mas o preço mantém-se.

Falando numa linguagem mais séria, a ideia cada vez mais evidente aos olhos de alguém minimamente atento a estas negociatas do futebol é a seguinte: 75% do capital da Sporttv é detido pelas 3 operadoras mais relevantes do mercado português (25% Altice, 25% Nos e 25% Vodafone), sendo que duas delas, no caso a Nos e Altice, detêm a maioria dos direitos de transmissão dos clubes da 1ª liga para os próximos longos anos. Ou seja, estão concentrados no grupo de empresas Sporttv/Altice/Vodafone/Nos os direitos de transmissão daquela competição que obviamente todos querem ver: a liga portuguesa. Nada disso foi considerado errado pela Autoridade da Concorrência, uma entidade que, é sempre bom lembrar, tem por objetivo proteger os interesses dos consumidores de eventuais negociatas obscuras das empresas. A questão aqui será perceber se a Sporttv continuará a fazer uso da sua posição dominante no mercado de direitos de transmissão da Liga Portuguesa para fazer literalmente aquilo que quer e bem entende, ao arrepio das mais básicas regras do mercado livre. Poderemos perfeitamente chegar a um cenário em que a Sporttv perca os direitos de TODAS as competições que detém, mantendo apenas os direitos da Liga Portuguesa e mesmo assim mantenha inalterável o preço do "bola de berlim"...

Ainda na temática dos anúncios promocionais desse canal, foi engraçado ver a forma como foi anunciado o jogo de acesso aos playoffs da Champions League... Numa missa com um coro a cantar o hino da Champions League! "Vamos ter os padres que escolhemos e ordenamos, mas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem". Muito bom!!

Para finalizar as parvoíces do clube mais idiota de Portugal. Já não há adjetivos que classifiquem as idiotices e parvoíces do departamento comunicacional dessa agremiação (nem português correto sabem escrever...), um clube que está atolado em processos judiciais por corrupção, tráfico de influências e sabe-se lá mais o quê mas que tem a lata de abrir a boca por causa de uma multa a um treinador... Enfim.

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