28 agosto, 2018

RUI FILIPE - A MORTE HÁ 24 ANOS.


Parece mentira, mas não é. Foi a 28 de Agosto de 1994, há exactamente 24 anos, que o nosso querido Rui Filipe nos deixou em direcção ao céu mais azul.

O autor do primeiro golo daquela que foi a maior epopeia futebolística do futebol português – o Penta Campeonato – viria a morrer em Vale de Cambra, num desastre de viação, quando cumpria um jogo de castigo.

Nesse mesmo dia, o inaudito aconteceu e o FC Porto teve que ir a jogo no já extinto Estádio Mário Duarte, derrotando o Beira-Mar. Dizia o Prof. Hernâni Gonçalves, também já falecido, que “no FC Porto ganhar não é o mais importante. É a única coisa”. Este jogo foi a excepção que confirma a regra. Todos os jogadores naquele dia – assim como todos os adeptos – trocariam de bom grado essa vitória pela vida de Rui Filipe.

Além desse golo que viria a inaugurar a dinastia do Penta, Rui Filipe figurou e inscreveu o seu nome na lista de marcadores numa das maiores vitórias internacionais fora de portas do FC Porto, naqueles 0x5 de Bremen que dizimaram o então campeão da Alemanha.

Não esquecemos.
Saudade imensa!

Rodrigo de Almada Martins

2 comentários: