21 agosto, 2007

3 ilustres «Dragões»

Esta é uma crónica que servirá, tão só, para agradecer e, já agora, divulgar o percurso glorioso destes 3 homens ao serviço do nosso clube. Eles serão, a exemplo da época anterior, os técnicos das 3 modalidades principais do nosso clube a seguir ao futebol. Estou a falar de Alberto Babo (basquetebol), Carlos Resende (andebol) e Franklim Pais (hóquei em patins).

Alberto Babo:

Portista ferrenho, ligado ao clube desde muito novo. Jogou basquetebol no nosso clube em épocas idas, penso que terá até jogado com o vice-Presidente Fernando Gomes e com Dale Dover, essa estrela que encantou os amantes da modalidade. Depois passou para treinador das nossas camadas jovens e para adjunto de Jorge Araújo na equipa principal. Venceu inúmeros trofeus pelo nosso clube, ganhou campeonatos ao lado de Jorge Araújo, recordo o de 95/96 que terminou com um jejum de 13 anos, e que foi ganho ao Benfica de Mário Palma com um parcial de 3-1 com a última vitória a ser garantida na Luz com uma grande exibição de Jared Miller. Dias antes tinha estado nas Antas a ver o 2º jogo da final em que o Porto bateu o Benfica por 82-76 com uma ponta final estupenda e um triplo do outro Mundo de Rui Santos. Depois, Babo passou a técnico principal e ganhou pelo Porto o título de 98/99 batendo na final o Illiabum entre outros trofeus Nacionais arrecadados. Saiu do Clube Portista em 2002 e foi para Queluz, onde perdeu para o Porto o título de 2004 mas foi campeão pelos Sintrenses em 2005. Regressou ao Porto na época 2006/07 e ganhou a Taça de Portugal perdendo o título na negra para a Ovarense. Acrescento ainda que já o vi várias vezes a observar jogos das camadas jovens do Porto e até de outras modalidades onde apoia o clube como qualquer um de nós. Frequenta com assiduidade o fórum do Portal dos Dragões.


Carlos Resende:

Natural de Lisboa, cedo se rendeu aos encantos da Invicta. Veio dos juniores do Sporting e logo se afirmou no FCPorto. É considerado por todos o melhor jogador Português de todos os tempos. Esteve em grandes equipas do Porto na década de 90 com António Cunha a treinador, vi grandes jogos ao lado de Alexandre Barbosa, Ussati e Pokourkine. Esteve na equipa que ganhou a Taça de Portugal ao Benfica em 1994 depois de muitos anos de jejum quanto a títulos internos, foi o melhor dessa final que teve em Jesper Degn o marcador do golo decisivo no último segundo. Depois saiu e foi para o ABC onde finalmente se sagrou campeão. Estava na equipa Bracarense quando o FCPorto se sagrou campeão (1999) após 31 anos de sofrimento. Voltou depois ao clube do seu coração para não mais sair. Foi tricampeão nacional pelo nosso clube de 2002 a 2004 e ganhou outros trofeus Nacionais. Fez parte da melhor equipa de sempre dos Dragões (2003) e foi considerado num campeonato da Europa o melhor lateral esquerdo. Terminou a carreira em 2006 com a conquista da Taça frente ao Sporting e iniciou-se logo (em 2006/07) como técnico principal no FCPorto tendo ganho a Taça de Portugal ao Benfica logo na sua época de estreia. Portista convicto, é vê-lo em vários jogos do hóquei ou do basket de cachecol ao pescoço.

Franklim Pais:

Tive o privilégio de assistir a alguns jogos daquela equipa fantástica do FCPorto que venceu quase tudo o que havia para ganhar no hóquei Nacional (é curioso que actualmente também já vamos no hexa). Em 9 campeonatos ganharam 8. Isto passou-se de 1982 a 1991 e o FCPorto tinha na altura aqueles deuses do hóquei, Vítor Hugo, Vítor Bruno, Allende, Realista, Alves, Tó Neves e na baliza estava aquele imenso Franklim Pais. Um guarda redes fantástico que dava toda a segurança aos geniais colegas de equipa. Franklim ganhou tudo o que era possível, Taças dos Campeões, campeonatos, taças de Portugal, taça das taças, supertaça Europeia, campeonatos do Mundo e da Europa em selecções... Quando terminou a carreira, em 1996 depois de ganhar nessa época a Taça Cers e a Taça de Portugal, passou para adjunto do FCPorto estando na equipa técnica liderada por Livramento (1999) que trouxe de novo, passados 8 anos, o título para a Invicta. No ano seguinte foi bicampeão com Cristiano Pereira e em finais de 2001 assumiu a pasta de treinador principal tendo desde aí, e como todos sabemos, ganho os 6 últimos títulos Nacionais, entre outros triunfos. Nesta última época além do (hexa)campeonato venceu ainda a supertaça sendo, em absoluto, uma aposta ganha pelo Sr. Ilídio Pinto. Como diz Franklim, Portista de gema, jogo a jogo o FCPorto vai demonstrando o seu valor e no final, digo eu, ganha quase sempre.


É um privilégio, para nós Portistas, que o nosso clube tenha no comando das nossas «naus» 3 fantásticos «comandantes». Se à competência, mais que evidente, destes 3 homens acrescentarmos o Portismo exacerbado que é público em todos eles, então é caso para nos darmos por muito satisfeitos. Na verdade, também contam com 3 capitães de equipa que os deixam «descansados», FIlipe Santos (hóquei), Manuel Arezes (Andebol) e Paulo Cunha (basquetebol), 3 grandes jogadores e também 3 Portistas convictos. Que todos eles consigam atingir os objectivos propostos que passam por vencer todas as provas Nacionais e ir o mais longe possível nas provas Europeias. No andebol o clube regressa, 5 anos depois, à Europa (Taça das Taças) enquanto no hóquei procuraremos, uma vez mais, o apuramento para a final four da Champions. No basquetebol o Porto voltou a recusar a presença numa prova Europeia por motivos orçamentais. Dia 15/9 começa a Liga de Andebol e dia 29/9 a de hóquei ficando para Outubro o início da Liga de Basquetebol.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

ps - Já aqui tinha divulgado os treinadores das camadas jovens (futebol) do FCPorto. Faltava apenas dizer que nos juniores o técnico principal será o Holandês Patrick Greveraars, ex-PSV. O Porto inicia o campeonato, no próximo sábado, em Vizela. Os juvenis (treinados por José Guilherme) iniciam o seu campeonato no domingo em S.João da Madeira enquanto os iniciados (treinados por J.C.Brandão) jogam a 1ª jornada em Gondomar no dia16/9.


pps -
O génio de Quaresma decidiu o jogo em Braga e o FCPorto iniciou da melhor forma o seu percurso rumo ao tri. Dois golaços do nosso Harry Potter deram-nos a vitória num campo onde se registou a 1ª derrota no campeonato transacto. Lucho também regressou em grande e o meio campo parecia outro. A FPF, sulista e centralista, afastou Lisandro do jogo de Braga mas contem que será ele o nosso ponta de lança para domingo. Por último, apetece-me confessar-vos que dei 3 berros no sábado, nos 2 golos de Quaresma e no golo do Leixões. Que bem me soube aquele desaire dos Mouros. Embrulhem.


12 comentários:

  1. Desculpem o offtopic, mas não podia de vos deixar este vídeo...

    http://www.youtube.com/watch?v=0bWwATUbvBg

    ResponderEliminar
  2. Partilho os sentimentos de sábado :).

    Relativamente às personalidades que destacas, pena que não tenhamos alguém assim no futebol...

    Já agora, aproveitem para ver mais uma pérola de Coroado e do seu anti-portismo em http://fcmangalhoes.blogspot.com.

    Fiquem bem!

    ResponderEliminar
  3. Desconfio que daqui a uns anos vais colocar aí o Prof Jesualdo, é reparar que o Portismo já lhe está a entranhar...

    ResponderEliminar
  4. São 3 grandes portistas e grandes treinadores, pessoas muito importantes para que a mística do clube seja transmitida aos atletas que dirigem .

    Quanto à questão de sábado, festejei os dois golos intensamente, depois fui sair, nem me preocupei com os outros, e nem vi o jogo, mas também se visse não gritava pelo Leixões, entre eles e o SLB que possam perder os dois, e foi o que aconteceu por isso fiquei contente, agora gritar golos do Leixões...nahhh..não é comigo.

    ResponderEliminar
  5. 3 Grandes portistas, pena, em actividade e no futebol so devemos destacar o nosso PDC :\



    Fiquem,

    http://blogdoportista.blogspot.com
    Admitindo gente para o staff

    ResponderEliminar
  6. Sr autor do blog, esta semana não há Nortada???

    ResponderEliminar
  7. Bem visto, n ha quem tenha acesso a Bola? :)

    ResponderEliminar
  8. Lucho, é verdade carago... 3 grandes portistas de cachecol a tomar conta da naú das nossas outras modalidades, hoje em dia, já em nada 'amadoras'.
    Quanto a Jesualdo, pronto, duvide que alguma vez vá ser 'tripeiro', tão certo disso estou como 2 e 2 serem 4, mas pronto, ele que se limite a fazer o trabalho dele enquanto cá estiver, que nós, os Portistas, procuraremos levá-lo ao colo... mas sozinhos não vamos lá, precisamos da ajuda dele, caso contrário, está bom de ver.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Gosto deste teu percurso, relembrando nomes, tirando da penumbra rostos já esquecidos, dando-lhes o merecido crédito pelo trabalho de sapa feito, muitas vezes em condições adversas, nas nossas modalidades. São 3, todos eles com um passado que fala por si, portistas dos sete costados, continuando a trabalhar em prol de um clube k, quer queiram ou não, é ÚNICO.

    Belo texto

    ResponderEliminar
  10. Um abraço a toda a malta aqui do blog. Estou de partida para Barcelona. Vou tentar contratar o Deco :) Dia 29 à noite voltarei.

    ResponderEliminar
  11. Lucho, boas férias carago.
    E não te esqueças do nosso nr. 10, ok? ;-)
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. ola presidente e amigos blues;

    bom post amigo lucho....relembrar faz sempre bem a alma!!!!boas ferias amigo!!!nao te esqueças de ir as "RAMBLAS",VALE A PENA!!!!

    amigo estilhaço nao subscrevas nem afirmes isso pq esse gajo(J.F.) nao prefil de portista nunca....

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar