11 agosto, 2007

Uma derrota... com mãozinha do Professor


competição: Supertaça Cândido de Oliveira 2007
data: 11.08.2007
local: Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
FC Porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Raul Meireles (Mariano 78m), Paulo Assunção (Leandro Lima 83m) e Cech (Kazmierczak 75m); Lisandro, Adriano e Quaresma
golos: ---

A caminho do Lis…

A manhã começou fresquinha aqui pelas mui nobres e invictas terras nortenhas, como há uns dias largos já não me recordava… culpado? os ALLgarves! Eram 9h30 quando bora lá ao encontro do MIAU e do CAXANA… tiro de partida dado e entrada na A1 com paragem obrigatória na 1º estação de serviço (Estarreja) para o café da manhã e fazer uma ronda pelas redondezas… e que belas vistas, ai não que não. Mais uns bons kms à frente, recolha do último passageiro, o sempre bem disposto e animação garantida nas redondezas, BICHO, seu nome.

Paragem obrigatória no ‘Manjar do Marquês’ quando os sinos já badalavam as 12h00, para aconchegar estômagos e molhar o bico com uns bons fresquinhos… troca de impressões com o ‘funcionário do mês’ que sempre que nos encontra por lá, com aquele olhar de quem acordou há 5 minutos atrás e passou uma noite bem molhada, nos questiona o que andamos ali a fazer e com quem o FC Porto vai jogar. É caso para perguntar: a TV ou rádio ainda não chegou a Pombal? rssss

Chegados entretanto a Leiria, a habitual animação pelas ruas, tascas e tasquinhas da zona, desta vez, com exclusivos a cargo do MIAU e do BICHO que sozinhos, fizeram a festa e que festa, carago LOL! Houve tempo (e mais que tempo) ainda para passagem pela Praça Rodrigues Lobo para os cumprimentos ao Paulo ‘boss’ da Pastelaria Arcada e encher a mesa de canecas, canecas e ainda mais canecas de ‘loiras’… eu, comigo, sou mais do ‘Luso’ LOL

E foi sendo assim passada tarde, entre copos, vistas pelas redondezas, alguns percalços pelo caminho (ou melhor ainda, umas quedas pouco ou nada aparatosas), umas discussões para animar a tarde de calor, com uma dúvida muito pertinente e que deu azo a grande fala barato: serão 100 por hora ou hora por 100? LOL… e assim foram sendo passadas as horas, até que se foi aproximando a passos largos o momento da verdade.

O jogo…

Sobre o jogo propriamente dito, ou era do cansaço dos kms galgados no dia anterior, ou então, eu estava mesmo era com a ‘mosca do sono’, tamanhos foram os bocejos ao longo do jogo, por tantos e tantos motivos de interesse lá em baixo no rectângulo, mas adiante.

Após 11 contratações na silly-season (10, para falar mais acertadamente, pois Rabiola não contava para as contas nesta época), o Prof. Jesualdo Ferreira entendeu por bem iniciar a partida sem qualquer reforço no onze inicial, o que olhando para aquele meio-campo, foi o mesmo que dizer: “não viemos para empatar… mas sim para perder”. Lamentavelmente, confirmou-se para nossa desgraça.

Defensivamente, e excluindo Bosingwa que estranhamente esteve irreconhecível, estivemos certinhos e sem grandes calafrios, apesar de mais uma vez ter visto o ‘relógio a parar’ a Hélton ainda na 1ª parte, quando com todo o tempo do mundo para mandar a bola para fora do estádio, resolveu inventar e tentar driblar Liedson junto à linha lateral que só por um capricho não deu fraco resultado.

Do meio-campo para a frente, e daqui retiro Raul Meireles que esteve implacável, foi o descalabro total e só encontro um culpado: o Prof. Jesualdo Ferreira. Mas desde quando o FC Porto entra em campo com um meio-campo daqueles, onde não existia um único jogador que conseguisse pensar a circulação de bola? Mas o que esteve a fazer no banco Leandro Lima, até aos 5 minutos finais do jogo? Desculpem lá, mas ou eu sou muito burro (o que não sou!), ou então, estamos a começar mal, muito mal… e não sou eu que ao fim de 12 meses, ainda estou necessitado de conquistar as bancadas do Dragão.

Na frente, Adriano esteve ausente, Lisandro esforçado mas ineficaz e Quaresma, pois, aqui abro um parêntesis… se é para isto que queres ficar, bem que podes tirar o bilhete de ida e procura a tua felicidade noutro local, porque a forma como encaraste este jogo, além de egoísta e individualista aos montes, foi uma nulidade total, a roçar um ‘vedetismo’ bacoco. Eu gosto é do Quaresma humilde, trabalhador e a jogar para a equipa… este que vi, dispenso e não me deixa saudades nenhumas. Por isso, é bom que repenses o modo como vais encarar esta época, porque ainda vais muito a tempo.

Foi uma primeira parte em que excepção dos 10 minutos finais, o FC Porto assumiu as despesas do jogo, mas sem qualquer esgar de brilhantismo, pois o futebol jogado era lento e lentinho, quando não trapalhão… do outro lado, era pontapé para a frente e o ver se te avias. Nesta fase, Quaresma, no seguimento de pontapés livres, enviou a bola por 2 vezes ao poste da baliza de Stojkovic, ainda que num deles, tenha sido assinalado fora de jogo a Adriano… no meio deste desterro de ideias, o Prof. Jesualdo estava tristonho, afinal, ele tinha escalonado um onze para perder e não para ganhar, lembram-se?

Para os segundos 45 minutos, a toada do jogo manteve-se ao mesmo nível dos primeiros. Devagar, devagarinho, lento e lentinho, altura em que o ‘Bruno de Campomaior’ resolveu fazer vista grossa a uma grande penalidade a favor do FC Porto por mão de Tonel na grande área, estavam decorridos 53 min de jogo. E lá foi o jogo andando neste ritmo frio e sem qualquer brilho, quando sem saber ler nem escrever, num remate de fora de área a 15 minutos do fim do jogo, Izmailov tentou a sorte e Hélton, apesar do voo, nada podia fazer… 0-1 para o Sporting.

Aqui, algum bicho deve ter mordido o nosso Prof. Jesualdo, porque este acordou e voltou a inventar como só ele por vezes parece saber… em vez de atacar com artilharia pesada para dentro de campo, começou ao contrário: primeiro, Kaz, depois Mariano e só quando faltarem 5 minutos, é que vou apostar em Leandro Lima. Muito bem visto, pois se o meio-campo estava a trabalhar tão bem e era um fartote de ideias aos olhos de todos, para quê alterar o que estava… mal?

Nos entretantos, Kaz, e pela 3ª vez no jogo!, coloca a bola nos poste de Stojkovic. O fim do jogo chegou rapidamente sem mais situações de golo, com o FC Porto a usar e abusar do jogo directo e o Sporting a fazer o que manda a lei… pontapé para a frente, que o relógio está a andar a nosso favor.

Perdemos, não digo que bem, mas fica melhor dizer talvez, que venceu aquele que foi mais eficaz, num jogo em que repito, frio e sem brilho… e com uma mãozinha do nosso Professor no resultado final.

Depois desta análise, deixo-vos algumas questões no ar… quem souber, que as responda?

1 – Porquê o meio-campo ultra defensivo escalonado para o onze titular?
2 – O que esteve Leandro Lima a fazer no banco durante 85 minutos?
3 – Porquê Mariano e não Tarik, quando este último tem estado em maior evidência?
4 – Com 5 pontas de lança no plantel, nem um para amostra no banco?
5 – Por fim, porque será que só os ‘burros não mudam nem aprendem’?

Para finalizar, digo só que os próximos 2 jogos que se avizinham (abertura do campeonato fora com o Braga e posterior recepção ao Sporting), muito irão dizer do futuro imediato que espera o Prof. Jesualdo das bancadas do Dragão… eu vou estar atento… todos nós vamos estar atentos!

azul + : toda a linha defensiva (excluindo Bosingwa) e do meio para a frente, apenas e só!, Raul Meireles, o único que tentava remar contra o marasmo de ideias.

azul - : Bosingwa irreconhecível, Quaresma irritante e egoísta qb e o Prof. Jesualdo Ferreira que lamentavelmente e ao fim de 12 meses, ainda não percebeu que tem nas suas mãos um «topo de gama» e não um bidão com 4 rodas.

arbitragem: sem qualquer (com)paixão pelo azul e branco, pois desde o 1º minuto mostrou ao que vinha. O auge da exibição em 2 momentos (quiçá) significativos para o desfecho final: - ainda na 1ª parte, quando Adriano em jogada de ataque num 1 contra 1 e prestes a entrar na grande área, interrompe a partida para socorrer Derlei que tinha tropeçado talvez num ‘grilo’na defensiva azul-e-branca; - já na 2ª parte, não viu Tonel com a ‘mãozinha de deus’ a afastar a bola na grande área. Digamos que uma arbitragem ao melhor estilo do 'Bruno de Campomaior’.

20 comentários:

  1. FORÇA , Blue boy !

    Fico à espera que nos tragas a TAÇA !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. A maior sorte do Mundo e boa viagem...

    ResponderEliminar
  3. Estou á espera da fotoreportagem...

    ResponderEliminar
  4. Falta garra ao prof para injectar na equipa, arbitragem á Paixão mas já contavamos com ela...

    Num jogo fraco fomos melhores, mas não fomos 5 ou 10 vezes melhores q é isso q temos de ser sempre...

    Agora é caminhar para o tri e mai nada!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Não foi só o árbitro que prejudicou o Porto! O Sr. Jesualdo também porque não colocou a melhor equipa em campo e usou uma táctica demasiado previsível (o P. Bento também) e a 15 minutos do fim voltou a desiquilibrar a equipa (até parece que queria perder) pondo-a a jogar com menos um, metendo o KAZ (apesar daquele engano do remate ao poste). Tem boas escovas, pasta e água... mas parece que já não sabe escovar os dentes!

    ResponderEliminar
  6. O JN sabe que a procuradora terá feito esta diligência a 27 de Julho, dois dias depois de ter tomado conhecimento de um pedido de medidas especiais de segurança para Ana Salgado dirigido pelo DIAP do Porto à PSP. A solicitação viria a ser recusada, após "avaliação negativa" do DIAP de Lisboa, pelo qual Morgado é responsável.

    Perante a negativa de Pinto Nogueira, Maria José Morgado deu conta do caso ao vice-procurador-geral da República, Mário Gomes Dias. Volvidos 10 dias, na semana passada, o magistrado deu ordens para o inquérito ser remetido para Lisboa.

    Assim, com esta decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR), Morgado irá investigar o teor das denúncias feitas pela irmã de Carolina, visando indirectamente a própria magistrada e mais em concreto um inspector da PJ da sua equipa. Em causa estão também factos envolvendo o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieir,a e a jornalista Leonor Pinhão, entre outros."

    Tá mesmo boa esta!

    Então vejamos:
    - Pinto Nogueira, recusa-lhe a vontade e ela vai choramingar ao VICE - PROCURADOR - GERAL da Républica, mas então, cadê o PROCURADOR GERAL????????
    Então a própria magistrada vai investigar acusações contra ela PRÕPRIA????????

    Chamem-me ignorante, mas acho que a partir de agora tudo isto vai partir para um processo tipo vingança pessoal.
    Onde já se viu!!!!!

    Já agora porquê não investiga ela também o seu passado pessoal???

    Tenho pena da merda de país em que vivemos!

    Cumps

    ResponderEliminar
  7. Muito fraca foi esta supertaça, não só pela derrota dos portistas como pelo jogo já em si fraco.

    Alem disso não foi a melhor equipa do Porto que entrou em campo e para juntar a festa um penalty por marcar, acontece. :(

    Já agora passa pelo meu se nao for incomodo :P

    ResponderEliminar
  8. Relembre alguns momentos marcantes do jogo, através de quase 3 dezenas de fotografias exclusivas no único blogue acreditado oficialmente para a Supertaça Cândido de Oliveira (http://FINTAEREMATA.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  9. Nao jogamos nada, o Jesualdo foi um burro quer no escalonamento inicial, quer nas substituicoes realizadas ao longo do jogo. No entanto, tivemos 3 bolas aos postes por mero azar. Por outro lado, o Paixao teve influencia directa no resultado e nao foi so o penalty que esteve aqui em questao. Foi uma serie de decisoes menores ao longo do jogo que mudaram todo o seu rumo. Essas decisoes erradas retiraram mais oportunidades de ataques ao Porto, e proporcionaram outras ao sporting.

    ResponderEliminar
  10. Vejam o meu blog para mais informacoes a respeito do meu anterior comentario.

    Abraco.

    ResponderEliminar
  11. Quando leio o que muitos portistas escrevem fico com uma irreprimível vontade de me transformar em BENFIQUISTA... Quando leio um tal de meirelesportuense sinto que as orelhas e o bigode me crescem ... Quando leio o sr. Rui Moreira fico com vontade de que o Pinto da Costa (apesar da flatulência),use sempre preservativo (sida oblige) e viva, pelo menos, até aos 200 anos...

    ResponderEliminar
  12. Vasco, tu deves ser daqueles que tem a mania que 'sabe tudo'... por mim, podes mudar. Força! Já haviam tantos ridiculos e invejosos... na verdade, era só mais 1, qual o problema? nenhum, verdade?
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. e é o ver o Vierinha a brilhar no leixoes...
    Só culpo o Jesualdo por uma coisa.... a burrice nas declaraçoes antes dos jogos.

    tacticamente e tecnicamente, já deu para a ver que ele tenta, mas nao consegue, akela luta intensa entre o tico e o teco deve ser fdd..

    de qualker maneira, odeio wannabes de Mourinhos, fds, quando é ke aprendem? Mourinho só ha um, ele era arrogante e rispido nas palavras, mas fds, demonstrava no campo que era bom!
    Agora este masturso com os comentarios "vitorias sao como lavar os dentes", só serve para meter ferro no adversario, e eles carregam em cima de nós e nao nos aguentamos!

    Nao foi o proprio Mourinho que colou no balneario uma noticia qualker que falava mal do FCP, só para os jogadores ficarem picados e mentalizarem-se mais durante a semana para um derby qualquer?

    Jesualdo calado é um poeta.... como dizia o outro

    ResponderEliminar
  14. Caros amigos BLUES.
    -Mais uma vez fizemos uma viagem fantástica,pena foi o resultado do jogo.
    Ai caxana se fosse agora tinhas partido as pernas aquele chico esperto.
    Resumindo, á atitude do nosso treinador:
    -vai ter que começar a lavar os dentes 6 vezes ao dia,isto porque tenho a certeza que não vai chegar ao Natal.Bem haja a todos os BLUES-

    ResponderEliminar
  15. Uma crónica excelente e contundente do Blue Boy. Está lá tudo o q eu queria ler. Paixão, Jesualdo e Quaresma, os 3 menos sem sombra de dúvida. Jesualdo, nós adeptos, exigimos vitórias nos próximos 3 jogos. Depois se não as conseguir conte com o pior.

    ResponderEliminar
  16. Boas amigos,

    Bicho- dasse eu partia as pernas era ao JF que não percebe nada disto e é só por culpa dele que não trouxemos o caneco.....

    concordo com a analise mas penso que o lisandro também merece ser destaque pq foi dos poucos na frente que lutou.....mas enfim vai ser mais um ano a ter que levar com um prof. que não percebe nada da materia.


    abraço

    ResponderEliminar
  17. BlueBoy :

    Bela crónica para um jogo tão feio !
    Embora me custe , a única coisa digna de se ver foi o golo do Sporting.
    O resto foi o que se sabe...

    ResponderEliminar
  18. ola presidente e amigos blues;

    AINDA ESTOU EM TRANSE!!!!!

    ola malta, em relaçao ao jogo ta td dito,isto é , miseria total a custa de um so sr. , jesualdo ferreira!!!!
    A minha sorte e mesmo o convivio deste dia e algo mais!!!!

    PS: PRESIDENTE NAO FOI O TONEL MAS SIM O POLGA, FAZ ESSA CORREÇAO OK!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Boas malta, é pena que o PORTO não tenha ganho a taça, mas foi melhor que o SPORTING. Sem praticar um futebol bonito e com o arbitro a inventar o PORTO esteve bem, assim como o treinador quando apostou num onze já rotina do. Faltou sorte.

    ResponderEliminar
  20. Blue boy, eu não tenho a mania que "sei tudo". Eu tenho a mania de dizer que não sei (quase) nada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar