26 agosto, 2007

Com superioridade... e de dentes bem lavados


competição: bwin LIGA 2007/08, 2ª jornada
data: 26.08.2007
local: Estádio do Dragão, Porto
espectadores: 49.709
fc porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap» e Fucile; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles (Mariano Gonzalez, 67m); Tarik (Postiga, 46m), Lisandro (Bolatti, 85m) e Quaresma
golos: Raul Meireles (53m)

Depois da derrota na Supertaça Cândido de Oliveira há 15 dias atrás, torna-se imperativo ganhar este jogo por vários motivos: vingar a Supertaça, matar a novela Jesualdo vs Paulo Bento, colocar os Viscondes do Lumiar no seu devido lugar e acima de tudo, logo à 2ª jornada, criar um fosso para os mais directos adversários… foi atingido esse objectivo com muito esforço e transpiração com uma vitória por 1-0, contando por vitórias os 2 jogos até agora realizados. E não é que somos já líderes destacados, a par do Marítimo, com 6 pontos?

Para o onze titular, o Prof. Jesualdo Ferreira apresentou uma meia-surpresa com a inclusão de Tarik para as alas, deslocando Lisandro Lopez para o centro do ataque, quando se pensava ser Postiga o escolhido para essa função em face do impedimento do habitual titular Adriano que se lesionou na semana passada em Braga. Não digo que foi uma aposta completamente errada, até pela aplicação que Tarik deu ao jogo, mas fico sempre com a sensação que este foi chão que já deu uvas e que não podemos esperar dali grandes coisas.

Com um controle absoluto do centro do terreno, o FC Porto foi completamente superior em toda a 1ª parte, na minha opinião, muito por obra e graça do tridente do nosso meio-campo com Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho que secaram completamente as pedras mais valiosas do meio-campo adversário.

Ainda que seja de opinião que neste jogo Quaresma esteve demasiado desinspirado para o habitual, e com isso tenha dado muito pouco jogo para a equipe e até mesmo para ele próprio, salvo um livre (mais um!) superiormente marcado perto da meia hora de jogo e que fez a bola em arco embater na trave da baliza defendida por Stojkovic, é verdade que muito do nosso jogo ofensivo é canalizado para os seus pés, esperando-se sempre dali um qualquer passe de mágica que possa desbloquear um resultado, o que, hoje, não se viu (ou pelo menos eu não vi!).

O adversário estava por esta altura completamente manietado, quando Tarik consegue com um adiantamento de bola junto à linha de grande área, deixa o defesa adversário colado ao relvado e cruza para o meio da baliza, com Lisandro a não conseguir encostar o pé na bola para inaugurar o marcador. Sempre com um sinal mais dos azuis, o intervalo chegou com o resultado em 0-0.

Para a 2ª parte, Postiga entrou para o lugar de Tarik, recompondo-se as peças na ofensiva do FC Porto, e diga-se de passagem, Postiga trouxe uma maior clarividência à frente de ataque, com uma maior mobilidade do que com Lisandro e acima de tudo, com remates em direcção à baliza adversária.

Sentia-se nesta fase um ligeiro encostar às cordas por parte do adversário, até pela pressão alta que estamos a fazer no relvado, quando numa disputa de bola, Polga discute a bola com Postiga e desvia-a em direcção à defensiva, com Tonel a deixá-la passar para Stojkovic, que pressionado por Postiga e com alguma hesitação pelo meio, agarra a bola. O árbitro, e muito bem!, não podia fazer mais que marcar livre indirecto a 2 metros da linha de golo.

Na sequência do livre, e quando todos esperavam o toque de Lucho para remate de Quaresma (pela imagens vê-se grande parte dos jogadores a deslocar-se para o lado deste), este endossa de costas a bola para Raul Meireles que com um remate em arco, consegue fazer passar a bola entre uma muralha de jogadores adversários, fazendo o 1-0, estavam decorridos 53 minutos de jogo.

Apesar da natural reacção adversária, até fruto de algumas substituições operadas, o FC Porto continuava a controlar o jogo no meio campo, com Raul Meireles novamente em plano de destaque… até que é substituído perto dos 70 minutos (só o percebo caso fossem problemas físicos, o que me pareceu efectivamente, pois vi-o a sair a coxear, de outra forma, não percebo, e passo já a explicar) e a partir deste momento, o meio-campo do FC Porto nunca mais conseguir fazer de tampão ao jogo adversário, passando a bola a rolar cada vez no nosso meio-campo defensivo, até porque Mariano González, colocado ao meio, parecia-me completamente deslocado, não sendo água nem vinho e com isso, o nosso futebol ressentia-se e de que maneira.

Os minutos foram passando e com maior ou menor apreensão, já nesta altura com Bolatti em campo, o final do jogo chegou com a manutenção da preciosa vantagem e para descanso de todos os presentes no Estádio do Dragão.

Como eu digo no título, no que toca a ‘lavagem de dentes’, estamos quites… jogaram e perderam com dranquilidade, mai'nada!

azul + : Raul Meireles (man of the match), Fucile, Bruno Alves, Paulo Assunção, Lisandro e Postiga.

azul - : Quaresma e Hélton.

arbitragem: Pedro ‘geloso’ Proença bem que tentou fazer pela vida, amarelando um azul (Quaresma) à primeira oportunidade, depois de fazer vista grossa a todas as anteriores cometidas pelos lagartos… Derlei, porque não foi expulso depois de protestar, protestar e voltar a protestar?... de resto, muito bem na marcação de livre indirecto no atraso de bola de Polga (pronto, já sei, os Viscondes do Lumiar lá vão aparecer com o tique do coitadinho para justificar o que não tem justificação, vai uma aposta? vejam lá que até o aziado do Coroado diz que foi corte!? haja paciência para aguentar estes aziados).

»

ps – desde este fim de semana, apenas e só bloggers registados poderão aqui comentar, pelo que caso pretendas registar-te, contacta-me via email que explicarei na volta o modo de o fazeres... é muito simples.

23 comentários:

  1. Blue, temos k desculpar os grunhos fdp, em especial este espécime. É k isto é resultante do efeito Camacho, mas ao contrário:)

    Continuo na minha. "Este não engana"...

    ResponderEliminar
  2. Caro BlueBoy,concordo inteiramente contigo na decisão de só blogers registados poderem comentar aqui...um dos grandes problemas da blogosfera(e eu senti isso no meu outro blog!)são os IDIOTAS e PALHAÇOS que sob a capa de mil e um nomes ou anonimato vomitam um monte de asneiras só para chatear quem escreve no blog!
    É normal que os adeptos desse clube da freguesia dos ciclistas sejam uns desesperados, tristes com a vida, sedentos de títulos que raramente ganham e quando ganham é com aldrabices tão vegonhosas quanto indisfarçáveis!Por isso, às vezes é melhor tomar medidas extremas...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Salvo raras excepções, no futebol português joga-se devagar e devagarinho. Basta acompanhar os jogos da Liga Inglesa - e não é preciso ver os jogos dos candidatos ao título, basta aqueles entre os que lutam pela Europa e os que lutam por não descer de divisão - e comparar o ritmo de jogo com qualquer jogo que se realize em Portugal. Em Inglaterra podem não adornar tão bem a bola, mas a verdade é que as equipas correm mais e os jogos têm mais tempo útil.

    Nesta matéria, também é tempo de repartir responsabilidades. A culpa não é apenas dos treinadores que trabalham em Portugal, nem da cultura que vigora nos clubes. É tempo também de responsabilizar a comunicação social. No "Diário de Notícias" de sábado, num trabalho jornalístico de antevisão do FC Porto-Sporting, o destaque vai para o cansaço dos jogadores. E o campeonato só agora está a começar...
    O título do grande trabalho de duas páginas remete logo o leitor para a "A importância dos minutos". Importância dos minutos? Sim, o problema de Paulo Bento e Jesualdo Ferreira, diz o DN, estará nos "minutos a mais" dos jogadores que a meio da semana representaram as respectivas selecções nacionais. Mas a cereja em cima do bolo está num pequeno destaque a informar-nos: "Dragão mais cansado". Mas porquê? É simples: como o Sporting abriu o campeonato jogando sexta-feira e o FC Porto jogou no sábado, já lá vão oito dias, então, conclui o DN, no clássico deste domingo, a equipa portista estará mais cansada. Isto é capaz de ter uma explicação: é de admitir que os jornalistas do DN andem a ler muitos livros e nunca tenham jogado à bola.

    ResponderEliminar
  4. Pois, infelizmente ha sempre uns artistas que nao tem + nada que fazer do que chatear os outros.
    Atitudes drasticas tem de levar a medidas drasticas ne? Só espero qe todos os que comentavam aqui anteriormente sem conta que criem uma, tambem nao custa assim tanto.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Acho bem amigo se não as botas qualquer dia iam começar a trabalhar....hehheheheh


    ass: CAXANA

    ResponderEliminar
  6. A melhor resposta para esses mamíferos é o desprezo. só o facto de serem obrigados a vestir cor de rosa já é castigo suficiente. Isto sem falar de ter adeptos como o barbas, que parece uma mistura mantorras com um orangotango.

    Falando de assuntos sérios, só temos que jogar com raça, e partir para cima deles. Os golos aparecem mais cedo ou mais tarde, mesmo com o Proença a atrapalhar.

    ResponderEliminar
  7. Concordo em absoluto com os Colegas.

    Temos de compreender que, para a generalidade das pessoas, o mal do Mundo está “nos outros”. É assim na nossa profissão, na empresa, nos crimes da tv e até na rua, no trânsito. Se não fossem os outros isto estava muito melhor…
    É esta a forma mais fácil que todos nós temos de explicar as coisas…
    Vamos ser realistas, se fossemos adeptos de um daqueles clubes da 2ª Circular, que são apresentado como sendo os melhores em tudo, como estaríamos nós se só ganhássemos “quando o rei faz anos”?

    Apelo à compreensão … e RUMO AO TRI

    ResponderEliminar
  8. Querem ver que o Vukcevic agora vai dizer que o Porto é Quaresma, Meireles e...mais nove?

    Pelo menos, até à próxima:)

    Levaram na peidola e isso é k interessa. Sem vaselina, mesmo à bruta. Espero k tenham gostado.

    ResponderEliminar
  9. ola presidente e amigos blues;

    parabens amigo, como a minha frase assim o diz, UM DRAGAO NAO MUDA,INOVA!!, e é isso que tas sempre a fazer, inovar,apoio 100% esta tua atitude de so bloggers a comentar, assim deixa de haver FDP DE MEDRIUCES a estragar a beleza deste mundo maravilhoso deste teu espaço....

    parabens a familia portista.

    ps: ó paulo bento, apela pra fifa agora,somos e fomos superiores...levai o jesualdo pra marrocos, por favorrrrrrrr!!!!

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  10. Boa exibiçao da nossa equipa. Aqui e acolá com uns fogachos mais fortes mas sempre com o controlo do jogo. Dou os meus parabens ao Tarik porque esteve à altura dos acontecimentos embora tenha sido o sacrificado para a entrada do Postiga, que foi uma aposta determinante para a obtençao dos 3 pontos.
    O Helton é o melhor guarda redes a jogar em Portugal, mas aquele lance no Chelsea deixou cicatrizes que ele ainda nao conseguiu curar (mas de salientar o seu desportivismo para com o companheiro de profissao Stojkovic, eu como "guarda-redes" que sou admiro certas facetas do Helton, o facto de ter admitido os seus erros e de ter confortado um adversario sao coisas que infelizmente nao se veem todos os dias.
    De referir tambem o facto de a arbitragem ter estado muito mal no criterio disciplinar, quanto ao Coroado tambem ouvi ao caminho para casa mas nada que me surpreenda, nao sei é como é que há pessoas que ainda dão ouvidos a "protagonistas" como ele.
    Cheira-me é que nesta semana alguem vai adnar com verdete nos dentes, mas talvez seja só um palpite :P
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  11. O Tarik esteve muito bem enquanto jogou, foi claramente o jogador masi desequilibrador na frente de ataque na primeira parte, e merecia mais minutos. Foi o sacrificado para a entrada de Postiga, que entrou bem, mas teve apenas duas ou três intervenções de registo. De resto, esteve muito mal a prender demais a bola, a querer-se mostrar em vez de jogar simple. O Postiga esteve claramente mal na parte final do jogo, e eu sou um acérrimo defensor dele. Da mesma forma que era um acérrimo crítico de Tarik, mas este ano há que dar o braço a torcer...

    ResponderEliminar
  12. vamos ser justos para com os pecadores...

    depois de pensar os porquês da situaçao... finalmente chegeui a uma conclusao... os abutres da luz tiveram 2 empates,mas quem pensar que foram maus resultados... eu estou aqui para desmentir... a que preceber que o benfica teve o "azar" de calhar nas 2 primeiras jornadas com as 2 equipas que na epoca passada estavam na 2 liga... sendo assim, vem com outra rotina, outra pedalada .. por isso os empates ate acabam por ser bons resultados...

    sobre o sporting... o resultado de 4 - 1 frente a modesta "vergonhosa" equipa da cidade a de coimbra deixaram todos de agua na boca.. "sera esta o ano do leao?" ja andavam todos empolgados... e pelos komentarios do mister tranquilidade durante a semana.. ate parece que eles tinham medo de levar na boca.. " e nao e que levaram mesmo"

    sobre o porto.... 2 jogos. 2 vitorias.. 1 lugar junto do maritimo "mas tb e uma questao de tempo" , ja adiantado para os mais directos concorrentes ao titulo, "braga, boavista,e quiça belenenses"...
    nada que ja nao esteja habituado.. mas confeço que depois de ver este plantel, esperava uns degraus mais acima.. ainda assim acho que falta ali qualquer coisa... talvex um motor de arranque, uns calços novos, uma troca de oleo... eles podem, e tem capacidade para mais.... muito mais........ rumo ao tri

    ResponderEliminar
  13. Boas amigos BLUES.
    O que mais interessa é os 3 pontos o resto é tudo treta.
    Gente frustrada não falta para aquele lado da mourolandia, por isso é cagar alto para essa gente de merda.
    Gostei da nossa equipe principalmente na primeira parte, pois penso que depois do golo perdemos muito o meio campo.
    Bem-haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  14. para quem nao conhece o jogo HATTRICK , e um jogo de futebol virtual jogado na net... ja jogo a mais de 3 anos... tendo outras equipas...

    mas decidi criar uma nova conta e criar a equipa do blog... existem 10 divisões, que estao divididas por varias series por divisao...

    nos tivemos a sorte de entrar na semana passada directamente para o 9ªdivisão.. serie 1489...

    so ainda jogamos 1 jogo... mas o campeonato ja vai na 6ªjornada... e tamos em 1º lugar...

    vou passar a deixar aqui todos os resultados dos indespensaveis amigaveis para por os menus utilizados a jogarem e tambem dos jogos oficiais.... os jogos amigaveis sao as 4ªfeiras e os oficiais sao aos sabados... por isso as 5ªfeiras e aos domingos vou passar a deixar todos os resultados e principais noticias do BiboPortoCarago FC....



    Equipa Jogos Golos Pontos
    1. BiboPortoCarago FC 6 15 - 7 13
    2. viriatos desportivo 6 15 - 5 11
    -------------------------------
    3. Fiães S.C.LX 6 11 - 6 10
    4. The team Storm 6 12 - 10 9
    5. Grupo Desportivo Go 6 10 - 15 9
    6. Berlengas 6 11 - 17 9
    -------------------------------
    7. FC Pontinha 6 5 - 7 5
    8. Virtual_II 6 6 - 18 3


    \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

    ÚLTIMA JORNADA

    viriatos desp - The team Stor 5-1
    Virtual_II - BiboPortoCarago 1-6
    Fiães S.C.LX - Grupo Desport 6-1
    FC Pontinha - Berlengas 4-1


    \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

    PRÓXIMA JORNADA

    The team Storm - Virtual_II
    BiboPortoCarago - Fiães S.C.LX
    Berlengas - viriatos desp
    Grupo Desport - FC Pontinha



    \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

    se alguem quiser se increver neste jogo basta irem ao site...

    www.hattrick.org

    registar e depois tem que ir ao email para confirmar a inscriçao.. e depois e so esperar por uma vaga...

    ResponderEliminar
  15. Assinava como Jorge, agora passo a aparecer como Jorge Aragão ...
    Quanto ao jogo, não foi muito bem jogado, muita bola fora e pontapés para a bancada, o Porto ganhou bem, teve três oportunidades de golo na primeira parte e os lagartos só uma no fim, devido a um deslize do Helton.
    Gostei do Tarik, rápido, a entrar bem e na origem dos lances mais perigosos.Gostei dos centrais e do Fucile mas, acima de todos, Paulo Assunção com um jogo enorme.
    Quanto ao livre do golo, linpinho, mesmo que o coroado dê a volta ao regulamento.Coitado!!!

    ResponderEliminar
  16. Boas amigos:

    Não concordo com o azul menos ao quaresma não acho que ele tenha estado mal,claro que não fez um jogo como o de braga mas tb é bom ver a porrada que ele levou ao longo,principalmente na 1ª parte.

    Exelente começo de época isto está a aquecer,pena é não termos quem saiba mais fora do campo...

    abraço

    ResponderEliminar
  17. Boa Tarde !

    Infelizmente não pude ver o jogo. Mas num comentário acima li que o Porto perdeu folego quando o seu neio campo baixou de rendimento.

    Para mim, mas talvez já seja da velha escola, um jogo ganha-se no meio campo.

    Foi, sem dúvida, aquele meio campo fantástico que a Europa descobriu na final ( mal ) perdidada da taça das taças contra a Juventus. Esse mesmo meio campo que no Campeonato da Europa soube fazer jogo igual com aquele que era considerado o melhor meio campo do mundo ( Palatini, Tigana, Giresse )

    ResponderEliminar
  18. A frase ficou incompleta por culpa minha :
    Foi, sem dúvida, aquele meio campo fantástico que a Europa descobriu na final ( mal ) perdida da taça das taças contra a Juventus que comeceu a dar projecção internacional ao FCPorto!

    ResponderEliminar
  19. ganhamos merecidamente.. mas nem assim aqueles aziados como tu muito bem disses-te nao se calam.. pois bem..so digo uma coisinha, depois de tudo..o melhor melhor melhor é puder fazer este post's! sorridentes e felizes pela vitoria da nossa equipa..enquanto eles... nao =X .....
    fcp rumo ao tri!!
    *um beijo, de uma portista..infelizmente lisboeta =X

    ResponderEliminar
  20. Desta vez faltou 'PAIXÃO' ao jogo do sportem...

    Bem, quanto ao golo... Quanto vale um jogador que analisa aquela situação de marcação do livre como o Lucho o fez, completamente de improviso ?!

    O Meireles marcou o golo, mas o Lucho merece 75% do mérito !!

    F-A-N-T-A-S-T-I-C-O !!

    ResponderEliminar
  21. Como esperado !
    O resto é conversa!

    ResponderEliminar
  22. Ganhamos e isso é que importa,são mais tres pontos!Os comentários dessa gentinha não vale nada,pois são sempre iguais nunca o FCP para esses gajos ganhou a essas bostas da capital sem polémicas!

    ResponderEliminar
  23. Ah grande Dragão, é assim mesmo! Qualquer dia ainda vou ver nessa posição o Córneado, assim de joelhinhos e cuequinha toda aberta! Toma, que é só para quem PODE!...

    ResponderEliminar