13 agosto, 2007

Fraco, fraquíssimo…

Muito fraco… essa é a melhor caracterização para o jogo que opôs o FC Porto ao Sporting na final da Supertaça Cândido Oliveira disputada no passado sábado em Leiria! Mesmo tendo em conta a fase inicial em que a época se encontra era previsível e desejável que a qualidade do jogo fosse bem superior, ainda para mais quando estavam em campo duas das equipas mais fortes do campeonato…

Em primeiro lugar, devo dizer sem qualquer tipo de problemas e hipocrisias que não gosto, nunca gostei e é muito provável que nunca goste de Jesualdo Ferreira enquanto treinador. Enquanto homem, parece ser sério, profissional e correcto, características que muito aprecio, todavia, olhando a vertente puramente técnica como por exemplo, a visão de jogo, a audácia táctica e a capacidade de liderar e gerir um conjunto de recursos humanos e a mim parece-me que Jesualdo não é, nem de perto nem de longe, um grande treinador! Para que não restem dúvidas, é isso que realmente penso de Jesualdo! Meus amigos, a vitória no campeonato do ano passado não me fez esquecer os muitos sobressaltos ocorridos durante a época, os muitos pontos esbanjados e a aflição com que enfrentámos os jogos com Benfica e Sporting… só digo uma coisa a todos os portistas: aqueles que tanto criticavam Adrianse por tudo e por nada (eu não me incluo nesse grupo!) têm de colocar a mão na consciência e perguntar “Será Jesualdo um treinador muito melhor que Adrianse?”…

Feita esta introdução, vamos à minha análise do referido jogo. Fiquei realmente muito decepcionado com a prestação da equipa! Que fique bem claro, eu não sou aquele tipo de adeptos que procura arranjar qualquer desculpa para explicar as derrotas! Meus amigos, não foi o árbitro com um eventual penalty não assinalado a favor do FC Porto nem as 3 bolas à trave da baliza de Stoikovic que determinaram a derrota do nosso clube! Esse é um argumento muito utilizado pelos adeptos dos nossos rivais, ou é o estado da relva, ou é o árbitro ou é o estado climatérico que influencia o resultado final, mas nunca a azelhice e incompetência dos seus próprios jogadores e treinador! Dito isto, devo dizer que sou pessoa de abominar qualquer tipo de “desculpa esfarrapada” com o intuito de disfarçar o péssimo jogo realizado pelo nosso clube…

Desse modo e dissecando melhor as possíveis causas desse tal “péssimo jogo”, posso-vos dizer que desde logo a construção do onze inicial me pareceu despropositada e “ultra-defensiva”! Se em termos defensivos, o quarteto formado por Alves, Emanuel, Fucile e Bosingwa não se portou muito mal (o golo é um lance de génio em que nem Helton nem a defesa têm grandes responsabilidades…), o meio-campo idealizado por Jesualdo é algo que se situa entre o inexplicável e o absurdo!! Cech, Paulo Assunção e Meireles são jogadores de teor, essencialmente, defensivo que nunca poderiam dar uma projecção muito ofensiva à equipa! A prova que, de facto, a combinação destes três jogadores nunca poderia dar certo foi o facto de Jesualdo ter “emendado a mão” e substituído os três jogadores! Ofensivamente, a equipa demonstrou, mais uma vez, dependência excessiva do “mágico” Quaresma! Em lances de bola parada, o internacional português até enviou duas bolas aos ferros da baliza contrária, todavia, em bola corrida Quaresma poderia ter imprimido mais dinâmica à equipa… de qualquer modo, deixar todas as responsabilidades de construção ofensiva a um único homem, parece-me injusto e excessivo!!

Concluindo, perdemos a Supertaça num jogo muito fraco em que se poderia ter feito mais e melhor, no entanto, foi apenas e só um jogo perdido, não há razões para desmoralizar e baixar os níveis de confiança quanto à capacidade de resposta da equipa no início da época que se avizinha! No entanto, todos têm de melhorar… e muito!!

5 comentários:

  1. completamente em desacordo.
    mas........
    tens toda a razão.
    (agora que fomos ROUBADOS,
    fomos.
    glória aos vencedores,
    como tambem,
    GLÒRIA,
    aos vencidos.
    (não houve)
    tudo bem.
    a jogada do adriano,
    é estranha.
    como é possível,
    anular uma jogada como esta?
    deve ser MÈDICO.
    prontos não quero falar mais.

    ResponderEliminar
  2. O Senhor Jesualdo tem 3 jogos para mostrar q aprendeu com a lição de Leiria. Senão é abrir-lhe a porta q já vai tarde.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a maior parte da análise. Efectivamente, não lembra ao diabo a formação daquele meio-campo que, se não me falha a memória, não tinha sido testado nos jogos de preparação. Jesualdo é assim. Promete um Porto ofensivo e sai uma equipa fechada, incapaz de criar jogo. Fala que os leões têm vantagem, pelo facto de o Porto ter recebido inumeros reforços e depois...não apresenta nenhuns na equipa principal. Sempre me pareceu um técnico temeroso e isto só o comprova. Duvido que vá arrepiar caminho. Estou descrente para Braga e para a recepção aos leões. Temos potencial para muito mais!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro colega Lucho

    Apesar de tudo acho conveniente deixar o Jesualdo ficar o ano inteiro por uma simples razão:o ano passado muita gente dizia que aquele não era o plantel de Jesualdo mas sim do Adrianse...vencemos o campeoanto depois de uma primeira volta excelente e uma segunda volta sofrida...este ano com o plantel do JESUALDO, vamos ver o que isto dá...

    Caro Tiago

    Tens toda a razão...de facto, o Sporting teve a grande vantagem de apresentar 4 ou 5 jogadores novos, enquanto o FCP teve a desvantagem de apresentar uma equipa igual à do ano passado...Este Jesualdo tem com cada lógica...

    ResponderEliminar
  5. Ora, ora, o nosso big boss veo de férias de baterias carregadas e agora...aturemno:) Vai zurzir forte e feio na malta, por isso é bom k:
    1º - caro professor, comece a atinar, k akilo não é nada;
    2º - caros jogadores, foram principescamente resgatados a um destino vegetativo num kk clube anónimo, vindo jogar para um k, nem em sonhos, vcs achariam possivel. Por isso, joguem cada jogo como se fosse o ultimo, ok?
    3º - caro bruno paixão, apesar de nao conhecer pessoalmente - ainda - o blue boy, é bom k vc nao se atravesse no caminho dele, futuramente. Ou no meu, seu grandessíssimo c***ão!

    De resto, mais do mesmo. Uns foguetes, uns sorrisos na cara de uns milhares de papalvos e aposto k até se produziu mais no trabalho. Ah carago, não há nada como o Porto perder um jogo, não é? Aproveitem bem, pois vamos fazer o pleno, no k ainda falta conquistar...

    ps: ó prof., eu sei k vc lê este blog, por isso, pliz, não me deixe ficar mal. É para ganhar tudo!

    ResponderEliminar