18 agosto, 2007

Quaresma… decide!

competição: bwin LIGA 2007/08, 1ª jornada
data: 18.08.2007
local: Estádio Municipal, em Braga
FC Porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Lucho González (Leandro Lima, 67 min), Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik (Mariano, 61m), Adriano (Postiga, 36m) e Quaresma
golos: Quaresma (34m e 84m), João Pinto (49m)

Depois do desaire da semana passada para a Supertaça Cândido de Oliveira, este era um jogo para ‘lavar a cara’ e o FC Porto não deixou o seu crédito por mãos alheias, tendo vencido em Braga por 1-2, com Quaresma em grande noite de destaque ao marcar os 2 golos do FC Porto, e que golos, carago!

O onze escalonado pelo Prof. Jesualdo Ferreira trouxe uma meia-surpresa com Tarik a ocupar o lugar do castigado Lisandro, sendo que Marek Cech ocupava o lugar de Fucile na esquerda, e Lucho reaparecia novamente no meio-campo para fazer companhia a Paulo Assunção e Raul Meireles. No resto, tudo normal.

O FC Porto, surpreendentemente, ou talvez não, entrou forte no jogo, encostando os bracarenses para a sua defensiva, que tinham o seu jogo completamente anulado, principalmente por fruto do grande acerto do nosso meio-campo, quer defensivo, e até mesmo ofensivo, que controlava as operações com algum à vontade, para surpresa minha.

Lá na frente, Tarik estava a ser uma boa surpresa, pelo esticar de jogo que estava a dar ao lado direito do ataque, e com Quaresma a querer mostrar serviço. Adriano, ia lutando como é seu hábito entre os centrais bracarenses, criando aqui e acolá, algumas dificuldades.

À passagem dos 32 min, e quando o FC Porto já tinha conseguido impor o seu futebol, Raul Meireles foi derrubado na entrada da grande área, um pouco ainda afastado. Na cobrança do livre, Quaresma com um potente remate, faz 0-1, com o guarda redes adversário a pouco mais que fazer do que tocar a bola de raspão.

Pouco depois, Adriano lesiona-se e é substituído por Postiga, que teve um regresso ao FC Porto bastante positivo e a prometer estragos em caso de novas oportunidades… mas será que as vai ter? Sinceramente, é hora de definir claramente se Postiga está «in» ou está «out». Chegou o intervalo com o resultado justo para o que se tinha visto em campo nos primeiros 45 minutos.

Começada a 2ª parte, logo na entrada, aos 49 minutos, João Pinto iguala o marcador e coloca o resultado em 1-1, tendo o FC Porto nos minutos seguintes vivido alguma desorientação táctica, o que originou uma ligeira superioridade por parte do adversário. Rapidamente se tranquilizou para novamente ficar em cima no jogo e voltar a encostar o adversário para a sua defensiva.

Nos entretantos, o Prof. Jesualdo Ferreira coloca em campo Mariano González para a saída de Tarik, com este a encostar-se na direita do ataque, e posteriormente, Leandro Lima para o lugar de Lucho que estava já a dar as últimas em termos de disponibilidade física, mas que verdade seja dita, com ele no meio-campo, a música é outra, carago!

As jogadas de perigo e o pressing azul-e-branco sobre a defensiva bracarense ia-se avolumando, até que aos 83 min, Quaresma na marcação de um novo livre directo, desta vez completamente descaído para a esquerda, com mais um míssil teleguiado coloca a bola no canto superior esquerdo e faz o 1-2, resultado que se manteve até ao apito final.

Com este resultado, conquistamos os 3 primeiros pontos possíveis na presente bwin LIGA 2007/08 (e ganhamos já 3 pontos relativamente à época passada, pois tínhamos perdido em Braga por igual marca) e vamos agora aguardar tranquilamente pelo próximo jogo, desta vez no nosso Estádio do Dragão, para receber o Sporting e quem sabe, fazê-los pagar e logo com juros, a derrota na Supertaça.

azul + : Bosingwa de regresso ao normal, Paulo Assunção consistente, Raul Meireles a correr kilómetros, Lucho com pinceladas de classe, Quaresma a soltar magia… e Postiga mexido qb, quem diria, não?

azul - : determinados períodos de jogo em que Quaresma chega a ser irritante com a insistência em querer ser o ‘dono da bola’, quando tem mais 10 colagas em campo… e não querendo apontar o dedo a ninguém, mas quem foi o inteligente que mandou colocar Leandro Lima à direita, com a deslocação de Mariano para o meio? Aviso já: eu não fui!

arbitragem: O ‘João Pode Ser’ bem que tentou, bem que olhava para o lado quando lhe convinha, mas lá saiu de campo tristinho por não ter tido oportunidade de fazer o ‘frete’ ao seu Padrinho, o ‘traficante dos pneus rosa choque’.



ps – [nova actualização] são já 19 aliados na divulgação do [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com a colocação do banner respectivo nos seus espaços de discussão. São eles o Portistas de Bancada, Estádio do Dragão, O Gil, Dragalhadas do Dragão, Mundo Azul e Branco, Sangue Azul, Dragão Nortenho, Sou Portista com Orgulho, FC Mangalhões, DragãoPentaCampeão, Blog do Dragão Azul, Bi-Campeões do Mundo, Anti-Lampião, Tribunal do Futebol, BlogHistórias, Alfrodo, Jornal O Portuense e desde hoje também, o FCP Mirandela e o Blog do Portista ... se estás interessado em aderir a esta causa em prol da 'honra e bom nome do nosso FC Porto', solicita-nos por e-mail o código do banner.

pps – quanto ao concurso de ideias que está em curso, e aos 5 cérebros do photoshop, agradecia me informassem via email do ponto de situação dos vossos trabalhos, até porque estamos a chegar ao tempo limite… o meu obrigado.

19 comentários:

  1. Sou do Benfica e fico envergonhado com as barbaridades que escreveram no dossier... Mas alguém acredita que aquilo é linguagem de inspectores???

    Para não dizerem que só falamos do Benfica, vejam aqui a refutação das barbaridades que escreveram sobre outros clubes...

    QUANDO A CORRUPÇÃO ACABAR VEREMOS O QUE GANHAM!!!

    ResponderEliminar
  2. "QUANDO A CORRUPÇÃO ACABAR VEREMOS O QUE GANHAM!!!"
    Como é? Explica lá melhor isso!
    Queres ver que a ser verdade o que debitas, o melhor exemplo são afinal vocês próprios ainda no tempo da 'outra senhora', numa qualquer tv a p/b perto de si?
    Ou estarei a fazer uma analogia errada do problema?
    No dia em que conseguirem interligar entre o que andam a dizer há décadas e décadas (e que sinceramente já soa a cassete rompida) e o facto de sermos os actuais bi-campeões (campeões nas últimas 2 épocas, recordas-te?), nessa altura, farei um esforço para vos entender, mas como não conseguem explicar nada, senão espumarem-se de inveja das nossas conquistas, mais não nos resta que 'rir' do que dizem. Ele há cada uma... adiante.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, o nosso presidente Blue Boy já te respondeu devida e acertadamente. No entanto, não deixo de tirar o chapéu perante a tua sinceridade. Finalmente, alguém do teu lado da barricada assume a corrupção e viciação de resultados k, durante décadas a fio, impediu k a verdade desportiva prevalecesse neste País, Ccom especial incidência nas décas de 40,50,60,70 3 80. Felizmente, a Corrupção já terminou. Não a da rodagem do filme, mas a verdadeira, aquela k vos alcandoru a um lugar k não é vosso por direito. Mais de metade dos vosos troféus são fajutos, resultado de um poder k estrangulava quem procurava apenas pugnar pelos ideias desportivos. Mas, como em tudo na vida, tb isso chegou ao fim. E finalmente temos campeonatos acentes naquilo k verdadeiramente importa: vnce o melhor!

    ps: as melhoras para ti, meu caro!
    ps2: algo estranho se deve ter passado ultimamente neste País, pois vejo tt vermelhos crispados, nervosos, mais activos do k é habitual. Porque será?

    ResponderEliminar
  4. Estou de volta depois de alguma ausência por motivos de trabalho por estes lados...
    Acho piada a estes 6 milhões... que descobriram a plovora com o dossier anonimo com o timbre da PJ, este é falço e o que o orelhas diz que recebeu tambem anonimo é verdadeiro, o melhor é rir, mas o que interessa mesmo é que hoje temos um jogo para ganhar.

    Saudações Azuis

    ResponderEliminar
  5. Se PC, tivesse entrado para os CEM MAIS RICOS deste país (?) teria 325 entidades do "Terreiro do Paço" a investiga-lo?!....

    ResponderEliminar
  6. Cada ves mais portista, mais portuense e nortenho e menos Português???!!!

    ResponderEliminar
  7. Os Portuenses e Portistas nunca tiveram nada contra a Pátria, tem só e apenas contra muita da merdança q gravita na capital...

    ResponderEliminar
  8. É para ganhar, força PORTO

    ResponderEliminar
  9. Para começo de campeonato
    (2-1 em BRAGA )...
    não está mal , não senhor !

    ResponderEliminar
  10. Porto! Porto! Porto!
    Vitória, bela exibição e grandes golos. Um inicio de Superliga empolgante. Grande Quaresma, imperial Bruno Alves, Raul Meireles e Paulo Assunção para todo o serviço e um Postiga esforçado. Gostei.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. Grande jogo!!

    Nao so da parte do porto como tambem do Braga

    Quaresma bem nos momentos cruciais !!

    ResponderEliminar
  12. Bom jogo do Porto, no global jogamos bem melhor q o Braga, o pessoal tem q se habituar q Quaresma é aquilo, todos os artistas oscilam muito dentro do próprio jogo
    Gostei:Quaresma, Bruno Alves e Paulo Assunção...
    Nem tanto: Pedro Emanuel e acima de todos do Helton, anda nervoso não se percebe com q...
    P.s.- Faz bem ao Postiga ter a sombra da dispensa a pairar naquela cabeçita...

    ResponderEliminar
  13. Boas...
    O bosingwa apenas teve um ou dois arranques bons no ataque de resto embrulhava-se com fintas na defesa e teve culpa no golo do braga, nao me digam que ele jogou bem por favor... Quanto ao Postiga sem comentários (ja devia ter saído não é jogador para o Porto). A nossa sorte ontem foi ter a classe do quaresma. O tarik começou bem mas a partir de 30 minutos o "tapetes" não fez mais nada, apenas se agarrava à bola até a perde.. Lucho esse sim tem muita classe..

    ResponderEliminar
  14. os rosinhas j� levaram no c�!!!!...desculpem l� do NWOKO, assim � q est� correcto...

    ResponderEliminar
  15. Bom jogo colectivo da nossa equipa.
    Magnifica atitude dos nossos jogadores .
    Postiga e especialmente TARIK,evidenciaram a sua UTILIDADE.

    ResponderEliminar
  16. Foda-se.O FCP dizem que são grandes,o Slb dizem que são grandes ,com o Simão,Quaresma como salvadores de ambos.então o SPORTING É ENORME póis fói este grande CLUBE que os CRIOU.voçês dois (clubes) juntos não fazem um de jeito.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo a gente limita-se a aproveitar os desperdícios do teu Clube e do teu Vizinho para ir conquistando troféus, mas tenho a perfeita noção que para vocês verdes isso não conta para nada, afinal são vice-campeões mundiais de academias... Só os considerarei os campeões mundiais de tal campeonato quando tiverem um palmarés de registo, até então paciência...

    ResponderEliminar
  18. Um grande Porto em Braga. A resposta q ansiavamos. Parabéns.

    ResponderEliminar
  19. N percebo os criticos de Tarik, Postiga e Meireles. Há comentadores que passam a vida toda mal com tudo, provavelmente têm os seus ódios de estimação, e por mais que lhe seja provado o contrário, são como os burros que n mudam de ideias.

    O Tarik n me convenceu o ano passado, este ano estou a gostar dele, é um jogador bem mais útil que Alan, Vieirinha, e outros tais. Não é titular, mas é claramente uma boa alternativa. Pena que se tivesse agarrado demasiado à bola para o fim do jogo.

    O Postiga é um prodígio. É um ponta de lança completo que infelizmente não consegue manter um nível exibicional constante. Remata bem com ambos os pés, cabeceia bem, tem boa técnica e joga bem de costas para a baliza, e tem alguma velocidade. Precisa é de alguém que saiba tirar o que de melhor há nele. E até agora, esse alguém foi apenas Mourinho.

    O Meireles, é incansável. Corre, transmite serenidade, tem uns pés de veludo como se costuma dizer, tem um bom passe e é inteligente. Remata bem de longe, tem apenas de se aproximar mais da área para experimentar o seu remate. De resto, acho que complementa muito bem Lucho e Assunção.

    Não me estendo mais... um abraço!

    ResponderEliminar