25 agosto, 2007

Sportêm, um clube diferente… para pior!

“Penso que não assistimos a uma arbitragem isenta. A forma como o Pedro Henriques controlou a partida não foi a melhor. Costumam elogiar o seu estilo mas não foi uma arbitragem à inglesa”, palavras a após a derrota na final do torneio do Guadiana.
Soares Franco, 06.08.2007 - presidente do Sportêm

"É importante começar a época com o pé direito", palavras após a vitória na Supertaça Cândido de Oliveira.
Soares Franco, 11.08.2007 - presidente do Sportêm

“De forma suave, essa pressão em relação à arbitragem está a ser feita ao ser lembrado esse lance.”
Paulo Bento, 22.08.2007 - treinador do Sportêm

Estas 3 declarações atestam de facto a “pureza da seriedade” dos eternos donos da verdade desportiva em PORTOgal, uns tais de condes e viscondes do Lumiar. Não têm onde cair mortos, mas vá lá, de emproados e coquetes da societé, têm para dar e para vender. Penso até mesmo que Soares Franco está completamente equivocado; ele começaram foi a época, “não com o pé direito, mas sim com a mão de Tonel”.

A pergunta que aqui se coloca é muito simples. Mas será que as declarações proferidas em 06.08.2007, não teriam já um alvo previamente bem definido e que passados uns dias adiante, se veio a verificar terem razão de ser?

Se atentarem pormenorizadamente na (mal disfarçada) alteração de discurso entre as 3 declarações acima transcritas, poderão ver que de vítima, se passa a esquecido, distraído ou como lhe queiram chamar, para de novo voltar a um estado mais light da vitimização… veremos domingo, os efeitos de tal discurso.

“Se foi suave pressão foi bem feito. De facto, o Sporting nunca faz pressão. Nunca acontece nada com o Sporting. As pessoas têm memória curta. Não vou falar nem na Supertaça nem no Bruno Paixão".
Prof. Jesualdo Ferreira, 24.08.2007 - treinador do FC Porto

Aqui, levanto o chapéu ao discurso ontem proferido pelo nosso treinador. Foi directo ao assunto, e sem dar hipóteses de reacção, rematou o assunto de uma forma plena de ironia, sem que com isso, lhe possam apontar um ‘sim’ ou um ‘não’. Respondeu da forma que respondeu e quanto a mim, muito bem.

Agora, seria bom que soubesse capitalizar a nosso favor este discurso de vitimização dos eternos coitadinhos do futebol PORTOguês e incutisse nos jogadores uma responsabilidade e uma vontade férrea não de vingança, porque esse é um tema secundário, mas tão só, o espírito de vitória e conquista, que é o que todos esperamos para o próximo domingo.

Bicadas ao dragão e a Jesualdo

O tema "Uma boa higiene oral" serviu de mote para o Sporting recordar, a poucos minutos da recepção à Académica, a vitória sobre o F. C. Porto na Supertaça. Em clara alusão às declarações do treinador dos dragões, Jesualdo Ferreira, que afirmou que ganhar, no F. C. Porto, era como lavar os dentes, o filme dos melhores momentos do jogo era intercalado com informação de "serviço público uma boa higiéne oral". Entre cada lance de perigo do Sporting no jogo de sábado passado em Leiria, surgia nos ecrãs gigantes alguns conselhos para ter uma boa higiene oral. "Lave os dentes pelo menos duas vezes por dia", "use diariamente fio dental" ou "uma boa escovagem dura entre três e cinco minutos" foram algumas das bicadas ao rival.

Jornal de Noticias, Sábado, 18 de Agosto de 2007
Li esta noticia e fiquei boquiaberto. Mas isto terá mesmo acontecido? o nível já desceu até aqui, num clube que se diz da ‘nobreza real’?

De facto, eles costumam apregoar aos sete ventos que são um clube elitista, de condes e viscondes, da nobreza real, etc, etc, e que para além de tudo isso, e esta é uma das suas imagens de marca, dizem eles que são "um clube diferente".

Eu não podia estar mais de acordo, porque eles são mesmo diferentes, mas para muito pior, porque para além de ganharem (muito) menos que os outros, em vez de me provocarem qualquer mossa, chego é a sentir pena deles por tão ressabiados que andam e com ares de inveja e ridicularia.

Espero que para domingo se mantenha a máxima “cá se fazem, cá se pagam”.

Para finalizar, esta seria a minha aposta para o nosso onze para defrontar o Sportêm no próximo domingo em casa. E vocês, estão de acordo ou nem por isso?

ponto de encontro habitual para domingo: r/c Dolce Vita, na TasquinhaBar bem ao lado das ninas da Vodafone

13 comentários:

  1. Este jogo vale muito mais do que 3 pontos.

    - É preciso calar estes lagartos que andam com a mania das grandezas e da superioridade. Não passam de uns chorões com a mania que são muito puritanos.Andam a ser bajulados pela imprena sulista.

    - Jesualdo ainda não ganhou ao Sporting,desde que está no Porto.E vai com 2 derrotas consecutivas. 2 derrotas com influência da arbitrgaem,com sabor a injustiça. Por isso mesmo, uma vitória clara no Domingo é importante. Reflectir-se-á positivamente em Jesualdo,jogadores e adeptos do nosso clube e negativamente em Paulo Chorão Bento e lagartada limitada.

    - Uma boa vitória não é sinónimo de 5-0. Pode ser 1-0 ou 2-0. O importante é mosttrar a superioridade em campo.





    - Quanto ao 11,na teoria tudo aponta para aí.
    Convém ter em conta a possibilidade das saídas de Meireles (desgastado com jogo da selecção+viagem) e Postiga.
    Para o lugar de Meireles pode entrar Kaz e para o lugar de Postiga poderá ir Lisandro, abrindo uma vaga que provavelmente será ocupada para Tarik...

    Isto não são escolhas minhas,é o que penso que Jesualdo vai fazer..

    ResponderEliminar
  2. Relativamente ao sporting, ja sabia dessa questao da higiene oral. Curioso como sofreu um branqueamento total por parte dos media, ao contrario do JN. Gostava de saber se tivesse sido ao contrario. Cada vez ganho mais po ao sporting...

    relativamente à equipa que escalonaste, não há mt por onde fugir a esse desenho. Independentemente do jogo da selecção, n me parece q Jesualdo deixe de entrar com o melhor 11 em campo. Se estiverem cansados, que sejam substituídos p o fim.

    ResponderEliminar
  3. Tocas num ponto interessante. O facto de o Sporting não nos provocar nada. Mesmo nada. Isso, só por si, não será indicador para os tipos verem k algo de errado se passa...do lado deles? Efectivamente, qd um pretenso grande, putativo candidato ao título, nos merece apenas e só um mero encolher de ombros, qd começam os discursos costumeiros, é pk na realidade os leões são uns meros gatinhos, k apenas arranham.
    E antes k apareça por aqui algum adepto leonino julgando k isto é despeito, dado termos perdido com eles, nada de mais errado. O Sporting sempre foi visto, por mim, como uma anedota. Lá fora, já não por mim mas por milhões de adeptos do desporto-rei, eles pura e simplesmente não existem. O Sportem está numa espécie de degredo futebolístico...
    Já sabia da pretensa brincadeira efectuada antes do jogo com a Académica, bem reveladora da pobreza de espírito k grassa por aqueles lados. Enquanto eles têm para mostrar aos adeptos imagens de supertaças vencidas, nós deliciamo-nos com proezas europeias, apenas ao alcance deles...em sonhos.
    Jesualdo, ao ser contundente na resposta ao homem do risco ao meio, só veio comprovar aquilo que eu já tinha escrito sobre ele. Tornou-se, quase inconscientemente, numa espécie de cavaleiro da távola redonda, defendendo intransigentemente este clube k ele aprendeu a amar. E isso, para mim, é bem mais importante k substituições desajustadas, erros de avaliação ou equipas mal escaladas. Grsnde Jesualdo, quem fala assim já sente a labareda do Dragão dentro dele!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Estes Viscondes que dizem que não fazem pressão (leve ou forte) são os mesmos que fizeram tudo no final do ano passado para ganhar na secretaria... Não esquecer "Se tivessemos ganho aquele joago eramos campeões" ... Ridiculos! Como eles soubessem sê-lo !

    Eu pessoalmente não tenho nada de especial contra o Sportêm, eu sou CONTRA TODOS POR IGUAL

    As minhas 19 equipas preferidas são as dos vários escalões do FCP, em 20.º vem a Selecção nacional e, de resto sou contra todas as outras por igual!!!

    ResponderEliminar
  6. Regressado de férias aqui estou de novo.
    Primeiro, dar os parabéns ao Blue pela ultrapassagem das 100 mil visitas, um grande número, o que só prova a qualidade do Blog.
    Segundo, fazer uma homenagem ao Alfredo Murça, grande profissional e jogador que faleceu, que descanse em paz, com o obrigado pelas alegrias que nos deu, de que destaco um golo em Coimbra frente ao então poderoso Colónia, além dos campeonatos que venceu.
    Por fim, a lagartada ... tenho um amigo que defende a teoria que eles são piores que os benfas, não se dá por eles mas são falsos e dissimulados. Se calhar tem mesmo razão.
    Afastado do futebol nestas duas ultimas semanas, espero que se emende a mão em relação à supertaça, se faça um grande jogo e se vença, a fim de os calar e seguirmos em frente.

    ResponderEliminar
  7. A agência de comunicação de Luís Paixão Martins (LPM) rescindiu o contrato com o FC Porto para prestação de serviços de assessoria mediática. Numa carta enviada à SAD portista, a que o Expresso teve acesso, a LPM afirma que, devido à sua ligação com o FC Porto, tem “sofrido uma lamentável sucessão de pressões ilegítimas”.

    No documento, a LPM, uma das maiores agências de comunicação do país, declara ainda que “existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública” do FC Porto, “mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa”.

    ResponderEliminar
  8. MINISTÉRIO PÚBLICO É UM ESTADO DENTRO DO ESTADO, COM PODERES INCONTROLÁVEIS E INCONTROLADO, E NINGUÉM CONTROLA A FORMA COMO O MP EXERCE A SUA INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL" - Garcia Pereira in Universidade Coimbra, 2006-01-05.

    Será?

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Parece-me k hj haverá muita gente aziada, para os lados da 2ª circular. Não é k o D.Sebastião tornou a perder a batalha de Alcácer Quibir? Aliás, neste caso, para ser mais preciso, empatou.

    ps: Oferecem-se alvíssaras pelo 1º golo do Cardozo "não engana" na Superliga!

    Olé!

    ResponderEliminar
  11. Blue concordo inteiramente com a equipa por ti anunciada. Naquilo que falas em relaçao à lagartada, se queres que te diga nao me surpreende. Para um clube como eles que está sempre a 2ganhar titulos" esta supertaça é como se fosse uma champions, enfim.
    Enquanto eles andarem todos contentes por ganharem uma supertaça de "volei", bem que nos podemos contentar, porque só nos contentamos com grandes conquistas.
    Um grande abraço e amanha la estamos.

    ResponderEliminar
  12. Um dia ainda vou a essa Tasquinha, ver as meninas da Vodafone para ver se me pagam um copo...mas elas, não vocês..lololol

    ResponderEliminar
  13. Paulo Pereira, é verdade... o 'Sr. 25 golos por época', está a sair melhor que a encomenda, e logo agora que tinha chegado o Santo Milagreiro do galinheiro que nunca ganhou nada na vida eheheh

    Menphis_child, tás à vontade carago... quando quiseres, aparece.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar