14 agosto, 2007

Viagens no tempo para desenfastiar

Esta crónica poderia ser sobre a total incompetência demonstrada pelo Sr. Jesualdo Ferreira no 1º teste oficial da temporada/Supertaça (Porto-0-Sporting-1) ou até sobre mais um «roubo» a cargo do Sr. Paixão. Mas não. Vou antes lembrar a hegemonia azul e branca nesta prova (com algumas deliciosas viagens no tempo) porque tenho consciência que não iria ser nada simpático para com aqueles dois senhores, atrás mencionados, e também porque estas recordações de outras supertaças nos ajudarão a esquecer o desaire de Leiria.


Todos sabemos que nos últimos 30 anos o FCPorto tem ganho a maioria dos títulos Nacionais tendo inclusivamente adicionado a esse «score» 6 trofeus Internacionais. Todos sabemos que os campeonatos e taças de Portugal ganhas pelo Porto desde 1977 têm aproximado o FCPorto do Benfica em n.º de títulos (tendo já ultrapassado o Sporting). Mas se há trofeu que deixa bem vincada a superioridade esmagadora do FCPorto nestas 3 últimas décadas, esse caneco chama-se supertaça «Cândido de Oliveira». Sendo um trofeu que teve a sua 1ª edição oficial no ano de 1981 é natural que expresse a hegemonia absoluta do FCPorto: 15 títulos contra 6 do Sporting, 3 do Benfica, 2 do Boavista e 1 do Guimarães. Isto é: 15 títulos azuis e brancos contra 12 de todos os outros concorrentes. Nos campeonatos e taças de Portugal esta diferença de trofeus (nos últimos 30 anos) é quase semelhante mas o efeito esbate-se um pouco devido a serem competições que já se disputam há mais de 60 anos e que por isso ainda deixam na liderança o clube da capital do Império, o tal dos 6 milhões. Nas 15 supertaças ganhas pelo Porto há um adversário que teima em fazer papel de vítima nestas histórias. De facto, o Benfica foi o adversário derrotado pelo Porto em 9 edições. Nas outras 6 os derrotados foram Estrela da Amadora, Boavista, Setúbal, Braga, Beira Mar e o União de Leiria. Não julgava os vermelhos tão masoquistas...

Destas 15 conquistas destaco a 1ª em 1981 em que o FCPorto depois de perder na Luz 2-0 deu a volta nas Antas vencendo por 4-1 com 3 golos de Jacques e 1 de Costa. Destaco também a de 1986 com o Porto a triunfar na Luz por 4-2 com uma grande exibição de Futre (2 golos sendo os outros de Madjer e Gomes) depois do empate (1-1, golo de Gomes) nas Antas. Destaco depois a de 1993, também diante dos vermelhos, com o FCPorto a ganhar a finalíssima em Coimbra nos penaltys (2-2 aos 120m, golos de Domingos e Secretário) depois de estar a perder, nesse desempate por penalidades, por 3-0 e depois de Jorge Nuno Pinto da Costa se ter ajoelhado em pleno relvado pedindo ajuda divina que lhe viria a ser concedida... Recordo ainda que essa supertaça teve uma 2ª mão nas Antas que obrigou a finalíssima, jogo que fui ver e em que o Porto, ainda de Ivic (Robson substituiu-o algum tempo depois), ganhou 1-0 ao Benfica com um golo de Vinha a poucos minutos do fim. Recordo a de 1994 com finalíssima em Paris que o FCPorto venceu por 1-0 frente ao Benfica, com um belo golo de Domingos. Destaco também a de 2001 em que o FCPorto bateu na final o Boavista por 1-0, golo de Jorge Andrade, jogo que se disputou em Vila do Conde e onde o Lucho esteve. Também estive em Braga na 2ª mão de 1998 onde o FCPorto empatou 1-1 (golo de Capucho), suficiente para mais uma conquista, jogo em que Jorge Coroado apitou um penalty fantasma contra o Porto (valeu a vitória nas Antas com um golo de Zahovic). Destaco, mais recentemente, a de 2004 com Quaresma a derrotar o Benfica, por 1-0, estava eu, de férias, em Palma de Maiorca e, era treinador do FCPorto, o Sr.Victor Fernandez. No ano passado ganhamos ao Setúbal (3-0, Adriano, Vieirinha e Anderson) com Rui Barros no comando da equipa.

No ano de 1991 o FCPorto disputou a supertaça com o Benfica. Na Luz o Benfica venceu por 2-1, golo de Jaime Magalhães. Na 2ª mão no Estádio das Antas o FCPorto deu um verdadeiro festival de ataque aos seus rivais mas só conseguiu um golo pelo Romeno Timofte que obrigou a desempate. Na finalíssima, em Coimbra, o FCPorto de Carlos Alberto Silva foi sempre superior mas José Pratas validou, erradamente, um golo de Isaías que tornou os últimos instantes dramáticos. Ainda hoje recordo a marcha atrás efectuada pelo árbitro até ao meio campo «fugindo» de Fernando Couto. No minuto 85 Paulinho César, um Brasileiro que pouco jogou, foi carregado na área e no penalty decisivo o capitão João Pinto não teve receio. Partiu para a bola, cheio de coragem, e fez o golo que levou o jogo ao prolongamento e aos penaltys. E aí o FCPorto venceu, de forma justa, diga-se. Essa equipa de 1991 era formidável. Vejam a foto e revejam grandes jogadores que muito dignificaram a nossa camisola, Baía, Couto, Paulo Pereira, Timofte, Aloisio, João Pinto, Magalhães, Rui Filipe, André, Domingos e Kostadinov. Destes, Fernando Couto ainda joga, penso que é o único, e Rui Filipe veio a falecer, de forma trágica, em 1994. Esta equipa venceu depois os campeonatos de 92 e 93.

Finalmente não podia deixar passar em claro a edição de 1996 quando o FCPorto de Oliveira bateu nas Antas o Benfica por 1-0, golo de Domingos, eliminatória que terminou na Luz com um verdadeiro festival dado pelo FCPorto. Os Dragões ganharam em casa do Benfica por impensáveis 5-0, golos de Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic. Nunca o nosso rival tinha sido tão humilhado. Tudo aconteceu no dia 18 de Setembro de 1996. O Porto de Oliveira acelerou depois para o tri e para o tetra. Veja aqui os golos dessa partida. E esboce lá aquele sorriso depois de rever esta noite gloriosa. É sempre um prazer recordar este jogo, não é? Confessem lá que ainda se lembravam de todos estes 5 golos!!! E pronto, já passou. Sábado ganhamos ao Braga e o céu fica de novo azul e branco.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

12 comentários:

  1. Lembro-me desse jogo em Coimbra, decidido nos penalties, como se fosse hoje. Falhamos os dois primeiros, João Pinto e F.Couto acho eu, mas demos a volta. Paulinho César marcou o penalty decisivo. Foi mais ou menos nesta altura que comecei a ver a sério futebol.

    ResponderEliminar
  2. Grandes memórias k despoletaste, Lucho! Qual sorriso esboçado, qual quê. Eu pus-me foi aos pulos de alegria, aqui no meu gabinete:)
    É difícil escolher qual a k mais gozo me deu, pois são tantas as lembranças: recordo-me dessa dos 4-2 na Luz, com Futre a tornar a noite de Neno num inferno. A fabulosa exibição dos 5-0, humilhando o benfica na própria casa. Mas, elegendo uma, sem dúvida a fabulosa reviravolta nos penaltys, nesse jogo em Coimbra, cumpria eu o serviço militar em Mafra. Descrente, com uns pesados 3-0 nas grandes penalidades, comecei a ver o nosso fabuloso e mítico guardião Baía a defendê-los, consecutivamente. E depois, a explosão final, num quartel já em estado de sítio, tantos eram os portistas, oriundos de Braga e Guimarães, k lá cumpriam tb a tropa. Fabulosa noite, em k a disciplina militar foi momentaneamente esquecida, com cânticos de estádio, a longas horas da noite. Fantástico esta empatia k o futebol cria, em pessoas k não se conheciam de lado nenhum. E, nessa noite de Mafra, o Porto mostrou k é mais do que um clube: é uma religião, um clã!

    ResponderEliminar
  3. Resultados completos da 2ª eliminatória da Taça Liga:

    Estoril-E. Amadora, 0-1
    Penafiel-Marítimo, 0-0 (5-4 g.p.)
    Portimonense-Naval, 0-0 (4-3 g.p.)
    Fátima-Académica, 1-0
    Gondomar-V. Setúbal, 0-3
    Trofense-V. Guimarães, 0-1
    Varzim-Leixões, 0-4
    Beira Mar-Boavista, 1-0

    Na próxima elim. já temos os grandes (26 set.)

    ResponderEliminar
  4. Bruno essa supertaça dos penaltys em q Paulinho César marcou o último é a tal de 1991 (finalíssma já no ano de 92)em q o Porto ganhou também por gp tendo o benfica falhado o 5º penalty por William e P.César converteu o decisivo. É a tal supertaça ganha pela equipa da foto treinada por C.Alberto Silva.

    Aquela a q tu te referes, Bruno, é a referente a 1993 (a finalíssima foi jogada já no ano de 94 com Robson a treinador) e em q realmente falhamos os 2 primeiros e o Benfica chegou aos 3-0 (é a tal q o Paulo Pereira recorda desde Mafra) em que o nosso último penalty foi convertido por Drulovic e Baía foi o nosso herói defendendo 3 castigos.

    ResponderEliminar
  5. Belas memórias desfiadas, com momentos que, ao redordarmo-nos, até ficamos com pele de galinha. Jogadores fantásticos, em momentos notáveis, contribuindo para a elevação do nome deste nosso grandioso clube. Pena que sábado passado naõ tenhamos aumentado o pecúlio, mas o nosso dominio é mesmo assim enorme.

    Viva o Porto

    ResponderEliminar
  6. Não, estou a reportar-me à finalíssima de 92, cujo penalty decisivo foi de P.César. Penso que falhamos os dois primeiros penalties também. CAS treinava o FC Porto e Ivic o Benfica. Mas isso agora também não interessa nada. O que importa é que a vencemos e está lá no nosso museu.

    ResponderEliminar
  7. Ai que saudades do tempo em que tinhamos um treinador que gostava de vencer sempre fosse quem fosse o adversário......

    Obrigado lucho por estes momentos nostálgicos....

    abraço amigos

    ResponderEliminar
  8. Qt aos treinadores o teu comentário está correcto, em 92 no Porto o técnico era CAS e no slb Ivic. Em 94 Robson no Porto e Toni no slb.

    ResponderEliminar
  9. MAS QUE BOMBA!!!

    Queremos que a Procuradoria investigue. Estamos tranquilos, pois confiámos na Justiça." É desta forma que fonte do Benfica reage ao facto da Procuradoria-geral da República ter confirmado a recepção de um dossier relativo ao Apito Dourado, no qual há suspostamente referência a benefícios ao clube da Luz e ao Alverca, na altura em que era presidido por Luís Filipe Vieira.

    De acordo com a edição on-line do Expresso, "o documento terá já sido enviado a diversas entidades, entre as quais a Procuradoria-geral da República, o DIAP do Porto, o presidente da Liga de Clubes, o Conselho Superior de Disciplina da FPF, a produtora Utopia (que está a realizar o filme sobre Carolina Salgado) e o próprio FC Porto".

    Rui Cerqueira, director de Comunicação do FC Porto, confirmou ao semanário que o dossier "está neste momento a ser analisado pelo Departamento Jurídico do clube".

    O documento está, segundo o Expresso, "impresso em papel com o timbre da Directoria Nacional da Polícia Judiciária" e os autores "serão inspectores da Polícia Judiciária". Luís Filipe Vieira, Carolina Salgado e os magistrados Maria José Morgado e Carlos Teixeira são visados no documento, que "o DIAP do Porto também já recebeu".

    ResponderEliminar
  10. Dp do Paixão o João. Sim "o João, pode ser o João"... Lembram-se do protegido do orelhas? João Ferreira apita o Braga-Porto.

    ResponderEliminar
  11. Eu ja nao aguento o jesualdo e ainda nao começou o campeonato. Sou de Lx e digam-me vcs que vontade tenho eu de fazer mais de 300 kms para ir ver um jogo em que sei que o Porto vai passar a maior parte do tempo sem um unico remate a baliza? Ainda no Sabado estive em Leiria por amor ao magico Porto, mas com este treinador muitas pessoas vao deixar de ir assistir aos jogos, aquilo da ca uma soneira... No entanto nao invalida que nos calemos perante mais uma exibiçao vergonhosa do senhor do apito

    ResponderEliminar
  12. Lucho :

    Isto não se faz !

    Trazer à memória tão boas recordações é uma afronta à santa inquisição !

    ResponderEliminar