22 agosto, 2007

A Terra do Nunca

Uma simples história.
Esta é uma história simples, tão simples como outra qualquer.
E como qualquer e toda a história, começa por 'Era uma vez' e pela vontade de alguém a escrever. E apenas e tão só vontade, porque a inspiração há muito se esfumou.

Ora bem, deixemo-nos lá de estórias e passemos à história dessa história.

Era uma vez um menino que quando questionado sobre o que queria ser quando fosse grande não hesitava em afirmar, com o seu sorriso traquina e covinha no queixo, que queria ser um grande jogador de futebol, ter na garagem um Ferrari cor de rosa choque e em casa uma loira natural, de formas perfeitas e com medidas proporcionais.

... ...

Uns anitos depois fomos encontrá-lo a jogar matrecos na Feira Popular, aonde tinha chegado num Volvo alaranjado dos stcp, a comentar activamente com a sua esposa o possível benefício da implantação de algumas (bastantes) gramas de silicone e da oxigenação dos pelos que cobrem o couro cabeludo.

Ora esta é a tal história simples e dedicada a uns 6 milhões de Meninos Perdidos que continuam a viver os seus sonhos de infância. Persistem em viver na sua Terra do Nunca que continua pequena demais para a sua grandeza.

E porque o futuro não é mais o que costumava ser tem agora um Peter Pan na sua versão Dumbesca, que nem sequer necessita de asitas para voar e passa os dias a apitar.
A Wendy, já resgatada pelo Peter Pan, tornou-se escritora.
A fada Sininho fartou-se, ou fartaram-se dela. Bateu com a porta e foi-se embora enquanto que o Capitão Gancho quer pagar murcho pelo que foi comprado teso.

Um bem haja para estes Meninos pois já todos fomos, um dia, assim.
E seria triste, muito triste e quase impossível imaginar a Terra do Nunca vazia de Meninos Perdidos que se recusam a crescer e que continuam a acreditar no seu Peter Pan.

O Bom, o Bom e o Bom

O que faltou no programa da RTP.
O palmarés está desactualizado, a fonte todos sabem qual é (prefácio do livro 'Largos dias tem cem anos' escrito pelo, na altura, Presidente da UEFA Lennart Johansson).
“A paixão pelo futebol, a paixão pelo clube, a paixão pela comunidade: três paixões que definem a vida extraordinária de Jorge Nuno Pinto da Costa, O Homem do Norte.
No extremo ocidental da Europa e parafraseando o grande Camões, onde a terra dá lugar ao mar, nas movimentadas margem do Rio Douro, Jorge Pinto da Costa conseguiu construir uma potência do futebol europeu, o F.C. do Porto.
Nada fazia prever o papel proeminente que o F.C. do Porto alcançaria no futebol mundial.
Actualmente, esta é uma das mais pequenas cidades do continente a ter um Campeão Europeu. Foi necessário a vontade de ferro de um homem para projectar os Dragões no palco principal do futebol na Europa. A vontade de ferro de um homem e o calcanhar de um outro, oriundo do lado sul do mediterrâneo, transformaram uma noite de Primavera do ano de 1987, no Estádio do Prater, em Viena, no nascimento de uma nova lenda do futebol.
O futebol português sempre foi dominado por três clubes: dois de Lisboa, o Benfica e o Sporting, e um do Porto o F.C. do Porto. Desde que se tornou presidente em Abril de 1982, Jorge Nuno Pinto da Costa conseguiu treze títulos de Campeão Nacional, oito taças de Portugal e treze Supertaças. O mapa do futebol foi virado de pernas para o ar. O domínio dos clubes lisboetas foi apagado.
E se acrescentarmos a este resultados duas Taças dos Campeões Europeus, uma Intercontinental (talvez duas brevemente), Uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia, podemos facilmente concluir que o mapa do futebol europeu está a deslocar-se para Sudoeste.
Jorge Nuno Pinto da Costa é verdadeiramente um homem de excepção. Na família do futebol, o seu carisma, a sua personalidade poderosa e a sua singular argúcia geraram controvérsia, mas, acima de tudo, uma enorme admiração. O F.C. do Porto sempre foi a sua prioridade. Ele pertence verdadeiramente ao restrito grupo dos grandes criadores de impérios, ao escasso número de grandes presidentes, juntamente com algumas lendas do futebol das gerações passadas, como Santiago Bernabeu e Ângelo Moratti.”
É isto que cria inveja, muita inveja.
E ainda mais azia, muito mais azia.
Embrulhem...

Alaó,
Estilhaço

15 comentários:

  1. Artigo 5 estrelas. Gostei mesmo.

    Pinto da Costa é unico e o melhor.


    http://www.voteyourteam.com/

    Vamos elevar o nome do nosso Grande FC PORTO.

    Votem agora, e 1 hora depois podem voltar a votar.

    Mas votem mesmo.

    ResponderEliminar
  2. excelentes textos é por isso que cá venho todos os dias (varias vezes por dia)

    ResponderEliminar
  3. idem
    todos os dias!
    cria azia, muita azia
    inveja , muita inveja!!

    ResponderEliminar
  4. A Terra do Nunca está demais. Parabéns pela imaginação estilhaço Estilhaço. Muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Estou extasiado. Como diz o Silvino, é por isso que este blog está no topo. Belíssimo artigo, com algo que é comum ao nosso grande presidente: essa ironia latente, graciosa, que delicia quem lê. Portentoso!

    ResponderEliminar
  6. Excelentes textos, a inveja e a azia vão continuar por muitos, muitos seculos.

    ResponderEliminar
  7. "A insouração à muito que se esfumou". Amigo Estilhaço, olhe que não, olhe que não. Essa metáfora dos Meninos da Terra do Nunca é GENIAL!
    Por mim, é deixá-los por lá, a vaguear, agora que a sininho se foi:)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  8. Ah, e já me esquecia. Foi reposta, pelo menos aqui, justiça ao MAIOR DIRIGENTE DE SEMPRE DO FUTEBOL PORTUGUÊS. Pena que os camelos da RTP não sejam da mesma opinião.
    Por falar nisso, agora toda a gente "bota faladura" contra o nosso presidente. Até Domingos Saraiva, director da Maxmen. Lá se foi a minha quantidade de gajas boas mensais. Viva a FHM!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Aqui Portomaravilha

    Finalmente, o meu comentário apareceu no sofoot. Só que apareceu hoje : Ou seja, uma vez que o artigo contra o FCPORTO deixou a primeira página para se tornar um mero item entre tantos outros. E que, logo, ninguém consulta em prioridade.

    Para mim, é censura disfarçada. Ou então o sofoot teve problemas técnicos ou então o moderador leu lentamente.

    O comentário ficou. E, isso, já por si é bom !

    ResponderEliminar
  11. Vasco Miguel Costa, é assim... que seja a última vez que vens utilizar este blog para dar resposta 'de outras guerras'... já tinha avisado que o 'lápis azul' um dia destes ia começar a funcionar... e não é que funcionou?
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Estilhaço, tu e as tuas históriazinhas LOL está sublime, carago, muito bom mesmo!!
    Quanto ao prefácio, está lá tudo (e não é que já está desactualizado?)... por isso, invejosos e mediocres, babem-se de inveja.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Excelente,amigo"Estilhaço"pleno de ironia,gotei muito,fez-me sorrir!Tem a certeza que não é má politica desagradar a seis milhões?

    ResponderEliminar