29 setembro, 2007

Tango argentino sobre o tabuleiro


competição: bwin LIGA 2007/08, 6ª jornada
data: 29.09.2007
local: Estádio do Dragão, no Porto
assistência: 31.809 espectadores
fc porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Stepanov, Marek Cech; Raul Meireles (Adriano, 77m), Lucho Gonzalez (Bolatti, 77m), Paulo Assunção; Sektioui (Leandro Lima, 46m), Quaresma e Lisandro Lopez.
golos: Lisandro Lopez (15 min, 75 min)

Depois da ‘vergonhosa’ derrota a meio da semana com o Fátima e consequente eliminação da Taça da Liga, nada melhor que o regresso dos ‘heróis’ para o derby da mui nobre e cidade invicta, derrotando o Boavista por 2 golos sem resposta, tudo obra e graça de ‘São Lisandro’, aproveitando para manter o pleno na bwin LIGA: 6 jogos, 6 vitórias!

O Prof. Jesualdo Ferreira regressou desta vez às suas opções habituais para o onze titular, com o regresso de Hélton para a baliza em detrimento de Nuno, e a aposta em Stepanov para a titularidade no eixo da defensivo, em virtude da ausência por lesão de João Paulo e do regresso apenas esta semana à competição de Pedro Emanuel.

Desde o 1º minuto de jogo que o FC Porto teve o controle do jogo, com as situações de perigo a rondarem a baliza adversária ainda bem cedo, altura do jogo em que por 2 ou 3 vezes, poderíamos ter inaugurado o marcador.

Estavam decorrido apenas 15 min de jogo, quando Quaresma na transformação de um livre na entrada da área, remata forte com o guarda-redes adversário a não conseguir encaixar, aparecendo Lisandro com o seu jeito felino a enviar a bola para o fundo das redes, fazendo o 1-0 para os da casa.

Nesta altura, o Boavista tentou reagir à desvantagem, tendo conseguido libertar-se um pouco mais das amarras onde estava envolvido, mas sem nunca obrigar a nossa defensiva a grandes trabalhos. Mesmo aqui, era o FC Porto que mandava no jogo, mostrando sempre um ar mais dominador.

O intervalo chegou com total supremacia do FC Porto em campo, tentando nunca descurar a possibilidade para aumentar a vantagem no resultado.

Para os segundos 45 minutos, o Prof. Jesualdo Ferreira fez a já habitual substituição de intervalo, entrando Leandro Lima para o lugar de Tarik, que apesar de algum inconformismo, não conseguiu ser a ‘gazela’ dos últimos jogos realizados.

Com este estender da passadeira, começou a gerar-se algum desconforto dos adeptos nas bancadas, e com o passar do tempo, começaram a ser bem audíveis os sinais de descontentamento pelo que estavam a assistir no relvado, vá-se lá saber, responsabilidade de quem. Do treinador? Dos jogadores? Por vezes, torna-se complicado apontar o dedo a quem quer que seja, porquanto, lá dentro, supostamente, estariam todos os ‘grande nomes’.

Com o Boavista a estar mais perto de empatar, que o FC Porto de aumentar a vantagem, aplicou-se o velho ditado que “quem não marca, arrisca-se a sofrer”, e foi precisamente isso que aconteceu, quando Lisandro bisa na partida, estavam decorridos 75 min de jogo, correspondendo da melhor forma a um cruzamento da esquerda por Marek Cech. Estava feito o 2-0.

Até ao final do jogo, assistiu-se a um controle do ritmo de jogo por parte do FC Porto, quiçá até já a pensar no jogo da próxima 4ª feira na Turquia, com o Besitkas para a 2ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

azul + : Lisandro Lopez (VIPortista), Stepanov, Lucho e Leadro Lima

azul - : Marek Cech, Raúl Meireles e Quaresma.

arbitragem: Artur Soares Dias (Porto), passou completamente discreto pelo Dragão, e não é isso que deveria acontecer em todos os jogos e com todos os árbitros? nota positiva!















ps - por cortesia dos amigos Miau e Caxana que tiveram a felicidade de participar nos festejos do 114º aniversário do FC Porto no passado dia 28 de Setembro no Estádio do Dragão, ficam aqui algumas recordações desses momentos (clicar aqui).

10 comentários:

  1. OBRIGADO, Blueboy !
    Ouvi os 2 gritos de golo
    (e muitos assobios) ...

    + 3pontos

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Vi finalmente um jogo do Porto !

    Todavia só o comecei a ver a partir do sétimo minuto. O ecrã difundia imagens e música dos MadreDeus com a legenda " Dificuldades momentaneas impedem-nos de transmitir...".

    Olha : Lembrava a rtp no fascismo !

    Penso que muita gente terá fugido. Teria sido de propósito ? Na era do zapping, os novos e os velhos alienados não esperam !

    Quanto ao jogo : Gostei do guarda-redes, da defesa e do meio campo.

    Em seguida, achei que não havia entrocamanto entre o meio campo e o ataque. Daí as bolas para o ar ou em profundidade bem imprecisas!

    O Porto pode ser muito bom se joga com a bola rente à relva. Creio eu, porque tem grandes tecnicistas.

    O ataque do Porto só ocupa dois quadrados em vez dos três. O que não facilita a vida ao meio campo.

    Se me refiro ao ano passado, (desculpem o lapso de tempo) penso que um jogador com a potencialidade de Adriano
    pode preencher dois quadrados na frente. Mesmo se é trapalhão !

    Observem que vi o jogo na tv . Por isso a minha visão pode estar incorrecta.

    Bom : Só vitórias no campeonato! O que pedir mais a "Nossa Senhora" ?

    ResponderEliminar
  3. Para a história, 6 jogos, 6 vitórias, um avanço bom em relação à concorrencia.
    Mas ...
    A jogar malzinho embora ache que houve alguma poupança, errada pois após o 1-0 não se procurou a tranquilidade e o boavista esteve perto de poder marcar, um dia dstes, com essas manias lixamo-nos.
    Helton regressou bem com excepção de um cruzamento falhado, Bosingwa jogou sózinho e tem de aprender a cruzar, embora esforçado, Stepanov tranquilo mas não deu para ser posto à prova embora me pareça bom jogador, meio campo fraco - aqui está o nosso problema - e Quaresma sempre o dono da bola, apesar de estar em lances capitais estraga jogo, quer sempre a bola ( falha a trivela, Cech cruza para gola mas se virem as imagens, o quaresma já lhe estava a pedir a bola ), jogou a passo na primeira parte e deveria levar um puxão de orelhas publico e ser substituido após um deses lances inconsequentes de que é useiro e vezeiro.
    E LISANDRO, sempre Lisandro, o único que não dorme. Fantástico.Seria esta a atitude que todos deveriam ter. Um exemplo a seguir de um jogador exemplar.
    Na 2ª circular, moquitos por cordas na arbitragem, que se lixem os dois. Não andaram os presidentes a beber em conjunto???
    Vamos ver a polémica. Mas se fosse com o noso FC Porto era para três meses no mínimo.

    ResponderEliminar
  4. Nao concordo nada com Cech e Meireles nos (-) da analise do jogo...o cech participa directamente no 2 golo e esteve bem a defender...o r.Meireles nao esteve mal nakel meio campo k este ano joga so akilo...enfim
    Kaunto ao resto um jogo normal e mais tranquilo que akilo k esperava..com lisandro tudo é mais façil...

    Agora espero pra ver se serve este futbol em istambul....eu acho k não!!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu sublinho por baixo o péssimo desempenho do Meireles. Se acertou um passe o jogo todo foi mt... para não falar da marcação especial com os olhos que faz aos adversários.


    Gerir esforço e ritmos do jogo não significa propriamente perder o controlo do jogo qd se baixa o ritmo. Isso acontece invariavelmente nesta equipa do Jesualdo.

    Pode-se controlar o adversário sem posse de bola - embora me irrite bastante - mas nunca daquela forma.


    Os primeiros 25 minutos da 2ª parte deram me urticária.


    Temos que melhorar e muito Prof. Jesualdo.

    ResponderEliminar
  6. Li agora que morreu Barrigana, o " maos de ferro ".Infelizmente, é mais uma glória que nos deixa.
    Nem de propósito, o Paulo Pereira tinha feito um post sobre ele aqui no Blog, homenageando-o ainda em vida.
    Sempre ouvi falar dele em casa com respeito e admiração mas nunca o vi a jogar.
    Obrigado Barrigana pelo que deu ao FC Porto e condolências à família.

    ResponderEliminar
  7. Apenas duas coisas a dizer sobre a vitória no Dragão:

    - Líder isolado da Liga e com 7 e 8 pontos de vantagem sobre a Mouraria toda;

    - O melhor marcador da Liga é nosso e chama-se Lisandro Lopez!!!

    As minhas condolências pela morte de Barrigana... Mas será sempre recordado como um dos maiores Portistas de sempre...

    http://misticaazulebranca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Faleceu Barrigana, guarda-redes histórico do F.C. Porto, toca aí a escrever algo sobre este grande atleta.
    saudações

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    "Escrever para não morrer ! " canta a poetisa.

    Barrigana continua, pois, vivo !

    Mas, apesar da escrita, tristeza e Saudade.

    ResponderEliminar
  10. Mais um joguinho, mais três pontinhos. Eheh
    Jogamos q.b. até porque para a semana temos de ir à Turquia, e a equipa relxou um pouco.
    Mas a 2ª circular está bem distante e isso é o que interessa.
    Um abraço

    p.s. - Miau para a próxima vez acabo o Dan Cake.

    ResponderEliminar