10 setembro, 2007

FC PORTO: o clube que honra o país!

Nunca Portugal conseguiu colocar tantas equipas nas competições europeias como na presente época… muitos jornalistas desportivos exaltaram o feito, realçando a importância de todas as equipas contribuírem para o ranking europeu que decide o número de clubes a entrar nas competições da UEFA.

Achei todo esse discurso muito interessante, bonito e comovente mas… naquele momento ocorreu-me uma reflexão que já algum tempo tinha pensado passar para texto neste respeitável e grandioso blog: o CONTRIBUTO dos chamados “grandes” para a inclusão de um cada vez maior número de equipas portuguesas nas competições europeias, sendo que neste momento três equipas portuguesas têm direito de participação na mais importante competição europeia de clubes, a Liga dos Campeões.

Deste modo, achei relevante e útil fazer uma retrospectiva daquilo que tem sido a participação do nosso clube na Liga dos Campeões em comparação com os outros dois “grandes” do futebol português…

Desde a sua criação em 1991, isto é, desde que a Liga dos Campeões começou a ser disputada numa fase de grupos seguida de eliminatórias, o FC Porto conta com 13 participações em 16 edições da liga milionária! Isto leva-nos a concluir que em mais de 80% das edições da Liga dos Campeões, o FC Porto esteve lá presente a honrar o nome do país, a bater-se com os emblemas mais poderosos do mundo, a contribuir (muitas vezes só…outras vezes a par do Boavista…) para o ranking da UEFA, o tal ranking que agora permite a entrada de diversas equipas portuguesas para as competições da UEFA!

O ponto mais alto da participação portista naquela competição deu-se em 2004, com o FC Porto orientado por José Mourinho a surpreender toda a Europa e a derrubar “tubarões” como o Manchester Utd, o Corunha ou o Lyon! O final dessa caminhada resultou na 2ª vitória do nosso clube na mais importante competição europeia entre clubes… A final de Gelsenkirchen ganha ao Mónaco por três bolas a zero foi o culminar de uma brilhante participação na edição 2003-2004 da Liga dos Campeões!

Por entre outras participações positivas dos dragões contam-se a edição 1993-1994 em que o FC Porto atingiu as meias-finais da competição, sendo apenas eliminado pelo Barcelona em pleno Camp Nou… a edição de 1996-1997 em que o FC Porto silenciou o San Siro, batendo o poderoso AC Milan por 3-2, sendo que nessa época o conjunto azul e branco atingiu os quartos-de-final da competição… para finalizar, devo também relembrar uma das mais vergonhosas arbitragens de que o nosso clube foi alvo: foi nos quartos-de-final da edição 1999-2000 em dois jogos verdadeiramente inacreditáveis com o Bayern Munique… depois de um empate a uma bola nas Antas com um golo ilegal dos alemães, no estádio Olímpico de Munique o roubo ao clube português foi descarado! Quando Jardel a poucos minutos do fim empatou o jogo e a eliminatória a uma bola, o árbitro então lembra-se de inventar um livre a favor dos alemães que daria o golo e a consequente eliminação do nosso clube… foi vergonhoso demais para ser verdade… até me lembro do nosso treinador da altura, Fernando Santos, ter sido punido pela UEFA simplesmente por ter dito que aquela tinha sido uma eliminatória escandalosamente entregue ao Bayern…

Por tudo isto, acho que não é nada difícil compreender quem foi o grande contribuinte de pontos para o ranking da UEFA, o tal que permite a entrada das equipas portuguesas (mesmo aquelas que pouco ou nada contribuem) nas competições europeias …

ps - A título de curiosidade deixo-vos as fantásticas participações europeias dos “grandes clubes de Lisboa”: o clube da zona da Luz participou por 7 vezes e apenas por duas logrou atingir os quartos-de-final da competição, sendo que em 2 ocasiões nem da pré-eliminatória passou… o clube da zona de Alvalade nas cinco vezes que participou nunca passou da fase de grupos… pois, pois, deve ser o FC Porto que tem sempre muita sorte nos sorteios…

6 comentários:

  1. Olá RCBC,
    E eu a pensar k afinal nós tinhamos era mesmo sorte nos sorteios:)
    É um resumo elucidativo. Ponto final. Por aqui, mesmo que escamoteem essa realidade, é k se vê quem é o grande embaixador do futebol português, além-fronteiras. É à nossa custa k temos tantas equipas na Europa, mas diga-se em abono da verdade, k mais valia não termos, tão paupérrimas são as suas exibições, e tão fraco o pecúlio amealhado.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Mas, rcbc, este sucesso Internacional do FCPorto deve ter a ver com o apito dourado. Aliás deverá ser a px investigação da MJMorgado. Por mim verdes e encarnados podem-se afundar na Europa todos os anos, aliás como tem acontecido.

    ResponderEliminar
  3. Tanto esforço do nosso clube a troco de quê? Pura e simplesmente nada, andamos a pôr lá 7 equipas para depois termos de ver os nossos pontos a serem divididos por 7. E qual a gratidão que nos mostram por isso? Nenhuma. Temos um campeonato que não tem categoria pôr lá tantas equipas, nós fazemos isso por eles, mas de nada adianta. Só voltamos a ter lá tantas equipas fruto do esforço de uma só equipa, porque nunca neste momento as equipas lá presentes não têm condições para lá continuar.
    Abraços azuis

    ResponderEliminar
  4. Nem mais caro RCBC, são este tipo de situações que lhes custam a engolir, porque de facto, por muito que eles inventem e reinventem, eles não conseguem explicar o 'sucesso' lá fora, contra o ódio interno instalado cá dentro, onde a sua mais recente arma de arremesso, se chama pomposamente e folcloricamente de 'apito dourado'.
    Como dizia o Amigo Estilhaço há dias, "O que vale é que os jogos (ainda) se ganham dentro do campo e o FC Porto continua com a mania de perseguição, sempre em primeiro."
    Por isso, é deixá-los 'berrar', porque nós não os ouvimos.
    Como fechas e bem, "deve ser o FC Porto que tem sempre muita sorte nos sorteios". Pois, deve ser mesmo isso.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. ola presidente e amigos blues;

    ha pois é amigos , neste post so fala a mais pura das verdades e pena que so nós(portistas)a sabermos isso, pois o resto do país nao reconheçe isso...

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar