25 setembro, 2007

Pavilhão para quando?

Em 23 de Abril deste ano foi lançada a 1.ª pedra do novo pavilhão desportivo do FC Porto. O Dragão Caixa, situado junto ao Estádio do Dragão e nas imediações daquela estação do Metro do Porto, é um equipamento apenas direccionado para o desporto e albergará as modalidades do clube, o hóquei em patins, o andebol e o basquetebol. Com 2007 lugares sentados, o novo pavilhão do FC Porto, que deve estar construído no final de 2008, tem como arquitecto responsável Manuel Salgado, também "criador" do estádio do Dragão sendo tornado público que as obras se iniciariam em Julho deste ano (2007).


O Presidente Pinto da Costa anunciou que no seu novo mandato este projecto será o seu principal desafio. O Lucho e muitos outros sócios do Porto na tarde de 20 de Maio (dia do decisivo Porto/Aves) votaram em mais umas eleições com lista única. O nosso general, algo fragilizado pelos ataques que tem sofrido, merecia a nossa renovada confiança. Até aqui tudo bem. O pior vem agora.


As obras, segundo creio, não se iniciaram em Julho. Nem sequer em Setembro. Não passo naquela zona todos os dias, mas segundo informações recolhidas o matagal daquele terreno continua intacto. Eu e muitos outros sócios do FCPorto gostamos tanto de hóquei, basquetebol ou andebol como de futebol. Aqueles homens que jogam em Fânzeres, Matosinhos ou Santo Tirso merecem o respeito e merecem o esforço de todos e justificam que neste blog, nesta minha crónica, deixe este alerta à Direcção do FC Porto. A forma como aqueles heróis defendem aquela camisola merece este meu alerta. Sou apenas sócio do Porto, mas como eu há muita gente insatisfeita com esta situação que espero seja resolvida o quanto antes. Poderia aqui também abordar o Museu do Clube que está por construir, mas venha primeiro o pavilhão e depois falamos. E já agora, quando é que vai acontecer o jogo de homenagem ao nosso símbolo Vítor Baía? Não era para ser antes do início da época?

Primeiro troféu nas «vitrines» das Antas
Na tarde de sábado, o FCPorto iniciou oficialmente a época 2007/08 no hóquei em patins e começou logo a ganhar. Na final da Supertaça Nacional «António Livramento» o FC Porto (hexacampeão Nacional) bateu o Hóquei de Cambra (vencedor da Taça de Portugal) por 5-1. O jogo foi no pavilhão do Infante de Sagres e não teve transmissão televisiva o que mais uma vez torna claro o mau serviço público da RTP, apenas interessada quando o «SLB» é interveniente nas competições. Quanto ao jogo a vitória do Porto é incontestável com o reforço Caio a bisar e a ser a estrela do jogo. Os outros golos foram de Figueira, Ventura e Garcia num jogo em que Franklim Pais aproveitou para dar ritmo a outros jogadores. Esta foi a 25ª edição da supertaça Nacional sendo a 15ª (3ª consecutiva) ganha pelo FCPorto. As outras 10 foram para Benfica (5), Barcelos (4) e Sporting (1). Uma hegemonia clara do Porto neste como noutros desportos. Sábado inicia-se o campeonato com o FCP a receber a Juv. Viana.

Em Santo Tirso a ver o Andebol
No sábado, o Lucho tirou a tarde para ir a Santo Tirso ver ao vivo o Andebol do FCPorto nesta 2ª jornada do campeonato. Uma assistência razoável numa tarde tranquila para os Dragões. O FCPorto bateu o São Bernardo por 36-27, diferença de 9 golos consolidada na parte inicial da 2ª metade. O equilíbrio da 1ª metade (17-15) foi eliminado na 2ª parte com uma postura defensiva mais rigorosa continuando o bom jogo ofensivo já demonstrado na 1ª metade. Eduardo Filipe é o motor desta equipa mas Tiago Rocha e Pedro Solha também se destacaram. O ponta direita Jorge Ribeiro foi uma boa surpresa e o jovem Bosko também demonstrou excelentes pormenores. Mas a qualidade de Eduardo Filipe deixa qualquer um com «água na boca». No jogo grande da jornada o Sporting perdeu de forma clara com o ABC por 18-28. O FCPorto volta a jogar já amanhã nos Açores com o Sp.Horta (3ª jornada). Domingo (16h) em Santo Tirso temos a 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça das Taças frente ao Panningen da Holanda.

Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Eduardo Filipe

(*) quanto ao treinador, penso que a conquista do 1º trofeu oficial da temporada justifica a nomeação, já quanto ao jogador escolhi o Eduardo porque demonstrou ser uma clara mais valia no jogo ofensivo da equipa azul e branca, no entanto, Tiago Rocha também mereceria a distinção...

Lisandro decisivo num domingo de muita azia lá para baixo
Na terça feira fui ao Dragão ver o FCP/Liverpool (1-1) e assisti a um jogo em que Jesualdo foi conservador em demasia e assim se perdeu uma oportunidade de ganhar ao vice-campeão Europeu. Mas fomos os únicos Portugueses a pontuar nesta jornada Europeia. Este domingo ganhamos em Paços de Ferreira (0-2) com um bis de Lisandro e aproveitamos os deslizes dos outros 2 grandes. E lá seguimos isolados na frente com 5 e 6 pontos de avanço sobre os nossos rivais, a uma semana dos derbies FCP/Boavista e SLB/SCP. Em Braga o Benfica defendeu-se (0-0) e em Alvalade o SCP empatou (2-2) com um penalty duvidoso tendo ficado um por assinalar a favor do Setúbal. Por isso, esta semana não se fala de arbitragem. O FCP estreia-se amanhã na Taça da Liga (19.15h sptv2) em Fátima. Nas camadas jovens do FCP, êxito total este fim de semana, só vitórias. Aliás, este fim de semana, ganhamos em tudo o que é desporto. Menos no futsal, que não temos, mas onde o Benfica até perdeu.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

13 comentários:

  1. Mesmo em cheio Lucho, todos os santos dias em que vou ver um jogo do bicampeão, passo lá e penso, quando é que o nosso pavilhão estará pronto? Vai ser tão bonito e pequeninho e não sei quê mas vê-lo só em papéis. E já agora espero que a seguir áquele pavilhão se siga pelo menos um ainda maior, pois ainda me lembro de ir ao Américo de Sá e ver lá o Porto - Barça em hóquei e estarem lá bem mais de 5000 dragões.
    Caio bisa e Helder Filipe brilha?? O regresso dos filhos pródigos eheh
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Lucho, sempre pertinente.
    Realmente temo que as obras do pavilhão se eternizem e acabem como a piscina o0límpica que nunca chegou a ser feita, só ficou um tanque em cimento. Espero que o Presidente diga alguma coisa, temos de saber o porquê deste atraso.( apesar de continuar a lamentar um pavilhão minusculo, mas é melhor que nada ).
    Continuo a insistir na sala Museu e no que ela será importantte para o Clube se bem rentabilizada não só para os visitantes em geral mas também para as Escolas, desde a mais tenra idade como faz o Barça na afirmação do Clube e da região.
    Também não se fala disto em termos oficiais.
    Sendo os Blogs lidos com atenção por muita gente ( os de qualidade como este ), é importante trazer estes assuntos à discussão.
    Quanto aos resultados, mais uma taça para o futuro Museu e a impressão de que continuamos fortes nas restantes modalidades.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Jorge:
    Eu estive em Agosto no Museu do F.C.Barcelona e no interior do pavilhão palau blaugrana e fiquei fascinado... É um clube à parte... Mas o FC Porto tem mt a ganhar com essas duas «promessas» qd cumpridas.

    Teixeira: o jogo com mais assistência no Américo Sá foi um com o ABC em 99 qd acabamos com o jejum de 31 anos no andebol....esse do hpatins com o barcelona penso ter sido no Rosa Mota.

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. Lucho sabes dizer-me em que ano foi o jogo no Rosa Mota? Eu sei que foi no Américo de Sá, porque fui ver umas provas da minha irmã ao antigo complexo de natação e aporveitei para dar um saltinho. Era um jogo internacional e penso que era contra o Barcelona, foi por volta de 97, algo do género, mas até pode ser provável eu estar errado, porque não assisti ao jogo todo nem coisa que se pareça, mas lembro-me que fiquei bem maravilhado com ambiente e ao sair perguntei ao porteiro quantas pessoas aquilo levava e ele disse que era cerca de 6000 e disse-me que era contra o Barcelona e sei que contra espanhóis por causa da sonoridade que por vezes brotava do recinto de jogo. Mas penso que esse jogo que referiste chegou a levar um pouco mais de 7000. Se me puderes esclarecer agradecia, até porque tens muitos conhecimentos a nível da modalidades.

    ResponderEliminar
  5. Esse jogo no Rosa Mota foi a final da liga Campeões no ano de 2000 em q o FCP perdeu no prolongamento e existiram incidentes no final. Mas houve alguns jogos no Américo de Sá frente ao Barcelona durante a fase regular da Taça dos Campeões, é natural q te lembres de um desses talvez mesmo em 97 ou 98.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo esclarecimento Lucho. Quando tiver alguma dúvida sobre as modalidades já sei onde me dirigir. Eheh.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. É verdade Lucho, mas que pergunta mais pertinente tu aqui deixas: "Pavilhão para quando?"... gostaria de te saber responder, mas, não sei. Lamento!
    Mas, bons velhos tempos do 'Américo de Sá', carago. Que saudades daqueles tardes de sábado, ou logo a seguir a um jogo de futebol... que saudades!
    Quanto ao hóquei, é 'soma e segue', mai'nada!; até já cansa eheh
    No andebol, vamos numa subida triunfal, mas com passos firmes e seguros... o 'paraíso' está já ali!
    Quanto a 'aziados', tamos conversados e mais que conversados... ninguém os ouve, carago!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. bOAS,

    Em primeiro, acho k brevemente o nosso hóquei estará debaixo da lupa inquiridora da Morgadinha. Atão isto pode lá ser, ganharem sempre os mesmos? Tem k haver marosca, carago:)

    Agora mais a sério, Lucho, colocaste o dedo na ferida. Espero apenas k o Pavilhão não seja um novo elefante branco, como a propalada piscina olímpica. Convinha alguém explicar aos sócios o k se passa, não só em relação a isso mas tb em relação ao jogo de homenagem do Vitor. Não havia necessidade de eternizar isto, carago!

    Felizmente, á 5ª jornada da Liga, a arbitragem atingiu a perfeição. Os meus sinceros parabéns ao Vitor Pereira e seus pares, pois se ninguém reclama (o J.Pacheco não conta), se não se fala de casos, é pk está tudo bem neste reino, não é?

    ps: Depois do atraso, agora a relva. K mais irá acontecer a esse fabuloso guarda-redes leonino?

    ResponderEliminar
  9. A essa pergunta também não sei responder, mas não é só de pavilhão que precisavamos,era preciso um museu, e qual dos dois o mais importante, e porque não umas piscinas que nem precisava de ser olimpica, que segundo o que ouvi dizer as do estadio das Antas até davam lucro... e para chatear os marroquinos porque não uma equipa de Futsal,... ou sera pedir de mais... eheheheheh

    Quanto ao Hoquei, é a primeira Taça e esperamos nós, o primeiro de muitas esta epoca. O Andebol com calma vamos lá chegar e que a sorte nós acompanhe que é o que tem faltado nos ultimos anos.

    ResponderEliminar
  10. ola presidente e amigos blues;

    eu sei pra quando será!!!! e pro dia de sao nunca a tarde!!! axo que todos nós sabemos que dia é esse!!!!
    lisandro!!! sempre foi uma das melhores contrataçoes do porto,sempre o admirei!!!!nao é blue boy???

    ps: 60 points!!!será!!!e sempre assimmmmmmmmm!!!

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  11. Querem ver que a CGD ficou "lisa" depois de pagar o spot publicitário ao "pugilista" ?

    ResponderEliminar
  12. :)eheheheh Em cheio azul dragão:) Esperemos q tudo se resolva, o qt antes, é o meu desejo.

    ResponderEliminar