01 setembro, 2007

Sorte Europeia

Finalmente a competição rainha do futebol europeu vai começar. Com o estatuto que o nosso clube ostenta na Europa e no Mundo, não há equipa que me atemorize enquanto portista. E na quinta-feira, não fugiu à regra. A presença do director das relações externas do clube, mítico Vítor Baía, no sorteio da fase de grupos 07/08 realizado no Mónaco reforçou ainda mais a minha confiança. As diferenças orçamentais, por vezes, desequilibram os encontros conferindo no plano teórico o estatuto de favorito a determinados clubes, embora apologize que a força mental diminua o fosso qualitativo.

No pote 1 encontravam-se os ditos “poderosos” futebolísticos do velho continente. A sorte ditou-nos o Liverpool (campeão europeu em 2005 e finalista vencido em 2007), adversário carregado de história e simbolismo treinado por um espanhol presunçoso, cínico e pragmático. O mítico Anfield Road figura-se como um palco temível devido à sua atmosfera. O jogo da época transacta com o Chelsea deve servir de lição para o Prof. Jesualdo para que este não condicione a forma habitual de jogar em função do adversário. A matriz da equipa deve-se manter e usar como tónico o confronto com jogadores de craveira técnica como: Gerrard, Mascherano e Torres.

Do pote 3 saiu-nos na rifa o Marselha do histórico e terrível Jean Pierre Papin. As idas à França são tradicionalmente difíceis e o público do Vélodrome não é inferior ao de Anfield Road. A sua figura de proa é Djibril Cisse depois da tranferência de Ribery para a Bundesliga. O actual momento no Championnat (1 vitória em 6 jogos) pode não traduzir o verdadeiro potencial do clube francês. O presidente do Marselha, Pape Diouf, exprimiu recentemente o desejo que a sua equipa volte a recuperar a alma para a Champions League. Eu, vaticino o mesmo desfecho que em 2004: duas vitórias ante aos franceses.

No pote 4, o Besitkas. Na minha perspectiva onde residem os adversários mais complicados. Ainda não me refiz completamente do pesadelo Artmedia e dispenso revivalismos. Conheço minimamente o futebol turco e a sua valia, mas o seu sinónimo mais sonante é: adeptos fervorosos. A crença dos adeptos turcos é capaz de mover montanhas e vai se apresentar como o maior obstáculo à nossa equipa. Contudo é preciso ter em conta o experiente Rustu na baliza e a dupla atacante alvi-celeste composta por Delgado e Higuáin que confere grande mobilidade ao último terço do terreno.

Grupo A: Liverpool, F.C.Porto, Marselha e Besiktas.

Em suma, um grupo sobretudo aguerrido com adeptos apaixonados. Os níveis de concentração exigem-se elevados em todos os jogos. A história e a camisola não vencem jogos. Vencer todos os jogos no Dragão e pontuar fora – com vitórias preferencialmente – são imperativos para a passagem aos oitavos de final.

Que se inicie… eu acredito.

Um abraço,
CJ

[notas do administrador]

ps - A lista dos 25 jogadores + 4 júniores do FC Porto foi já entregue para inscrição na UEFA Champions League. Podem confirmá-la clicando aqui. Afinal, Postiga ficou por cá e no plantel... e bem quanto a mim.

pps - Mesmo no fecho das inscrições, e depois de confirmada a saída a título definitivo de Jorginho para Braga (não me perguntem o porquê, mas a saída deste deixa-me alguma mágoa porque sempre nutri por ele alguma simpatia, mesmo contra a opinião generalizada), o reforço uruguaio nesta época, Luís Aguiar (médio ofensivo), vai rodar 1 época no Estrela da Amadora, onde irá fazer companhia ao também já emprestado, o brasileiro Fernando (médio defensivo). Bruno Vale, o jovem guarda-redes formado nas escolas do FC Porto, e depois de uma época passada para esquecer na Amadora, vai rodar por 1 época no Varzim na Liga de Honra.

ppps - desde o passado fim de semana, apenas e só bloggers registados poderão aqui comentar, pelo que caso pretendas registar-te (e se ainda não o és), contacta-nos via email que explicaremos na volta o modo de o fazer... é fácil, grátis, mas infelizmente não dá milhões.

pppps - no decorrer da próxima semana, vamos abrir oficialmente as inscrições para as nossas ligas privadas das edições deste ano da Liga Record 2007/08 e da UEFA Champions League Fantasy Football 2007/08... [actualização] poderão juntar-se a nós contra um pagamento residual da respectiva inscrição, e lutar até ao final pelos prémios finais reservados aos 3 primeiros classificados de cada uma das ligas privadas, individualmente. Mas por ora, fiquem na expectativa, porque em breve, daremos todas as explicações.

6 comentários:

  1. Boa análise, as equipas estão bem descritas e tem razão com o facto de não podermos repetir os erros cometidos com Artmedias... O besiktas tem lá tambem alguns conhecidos como o Ricardinho e Tello, os atacantes referidos no textojá ouvi falar, mas sao incognitas porque nunca os vi com bola nos pés.
    O Marselha tem uma equipa bem jeitosa, falta p Ribery mas têm lá jogadores como Cissé, Zenden, Givet.
    E claro o Liverpool que dispensa apresentações e que nesta época se reforçou muito bem.
    Mas não percebo o que se falça em relação ao ambiente, tudo bem que nos estádios das equipas do nosso grupo o ambiente é muito complicado. Mas será que já alguém imaginou o que é estar lá em baixo no Dragão e olhar à volta e ver tudo azul? Nunca tive essa oportunidade, mas penso que também deve impor bastante respeito.
    Uma coisa é certa, temos é de passar e daí para a frente de pensar jogo a jogo.
    Abraços e saudações azuis.

    ResponderEliminar
  2. Analise coerente e incisiva. Sigo o campeonato ingles com atencao devido as minhas ligacoes a Inglaterra, e n considero o Benitez arrogante. Pragmatico e cinico sim. Apesar das suas vedeta, acho que temos tudo p nos batermos de igual p igual. N pode ser de outro forma. Marselha, inconsistente, como dizes exigem-se vitorias nos dois jogos. Besiktas... o ambiente turco e sempre mt forte. Sera um jogo muito dificil fora, mas acho que se impoem vitorias tb.

    No pior dos casos 3 vitorias em casa e dois empates fora deverao ser perfeitamente alcancaveis e permitirao uma passagem descansada aos oitavos.

    Abraco.

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. CJ excelente analise essa que fizeste, e tens razão é preciso ganhar os 3 jogos em casa e ir pontuando fora... e olha que eu também acredito, este é o ano do TRI, Campeonato e Liga dos Campeões.

    saudaçõies Azuis.

    ResponderEliminar
  4. salvo melhor opinião, o Bruno Vale esteve na última época no Leiria...

    ResponderEliminar
  5. Boas CJ,
    Continuo a manter a minha de que os turcos vão ser a chave da passagem, pois quem perder pontos contra eles, arrisca-se a ficar para trás.
    Os 3 jogos caseiros temos de os ganhar e a começar já no 1º com o Liverpool... depois, com mais 1 ou 2 empates fora, no minimo, tamos lá.
    Eu acredito nos nosso meninos... como sempre!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Vitor, de facto, tens toda a razão... foi um lapso meu de memória... esteve na Amadora em 05/06 e na época passada 06/07 em Leiria... correcção feita.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar