02 setembro, 2007

E vão 9 pontos…

competição: bwin LIGA 2007/08, 3ª jornada
data: 02.09.2007
local: Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
assistência: 4.419 espectadores
fc porto: Nuno; Bosingwa, Bruno Alves, João Paulo, Jorge Fucile; Paulo Assunção (Leandro Lima, 69m), Raul Meireles, Lucho Gonzalez; Sektioui (Mariano, 64m), Quaresma e Lisandro Lopez (Edgar, 74m).
golos: Tarik (37m), Lisandro (49m), João Paulo (66m)

a mais relativamente aos mesmos 3 jogos realizados na época passada contra os mesmos adversários (Braga f, Sporting c, Leiria f), onde o melhor que tínhamos conseguido, foram 0 pontos! De facto, este é o ponto que mais ressalta atingidas que foram as 3 primeiras jornadas da presente bwin Liga.

Em face das ausências certas de Hélton e Pedro Emanuel, o FC Porto entrou em Leiria com Nuno na baliza e João Paulo a central ao lado de Bruno Alves, em vez de Stepanov que muita da imprensa dava como titular… e aqui tiremos o chapéu ao ‘homem’ porque ele tem sido coerente nas suas opções, dando desde a 1ª jornada do campeonato a primazia nas opções aos que têm mais anos de casa. Podemos concordar ou discordar (eu estou por aqui), mas como digo, de falta de coerência ninguém o pode acusar. No resto, os mesmos nomes da última jornada, com Tarik novamente a merecer a chamada à titularidade e Lisandro como elemento mais avançado.

Logo no inicio do jogo, estavam apenas decorridos 3 minutos, o primeiro caso de arbitragem claramente em desfavor dos portistas, quando o auxiliar assinalou erradamente o adiantamento de Bruno Alves no cabeceamento para Bosingwa fazer o golo, que foi prontamente invalidado.

Sempre com um sinal mais por parte dos portistas, com um forte pressing a meio-campo que bloqueava toda e qualquer jogada adversária, e aqui Raul Meireles mais uma vez, com uma raça superior na forma como abordava o jogo, foi com alguma naturalidade que Tarik inaugurou o marcador para o FC Porto, fazendo o 0-1, estavam decorridos 37 min de jogo, que no seguimento de um cruzamento de Quaresma, mata a bola com o peito na entrada da pequena área e remata à saída do guarda-redes adversário.

Até ao intervalo, mais uma ou outra jogada de involvência dos portistas, mas sem conseguir até ao apito do árbitro fazer funcionar novamente o marcador que se mantinha nesta altura com uma magra vantagem dos azuis-e-brancos.

Com a entrada para os segundos 45 minutos do mesmo onze que inicou a partida, e tal como na 1ª parte, logo no inicio da 2ª parte, corriam já 4 minutos de jogo quando se dá o segundo caso do jogo que dá origem a novo golo portista. Bruno Alves numa jogada de insistência do ataque portista, vai à linha e cruza a bola já fora da linha, aparecendo Lisandro no meio dos centrais adversários para cabecear e fuzilar o guarda-redes adversário, fazendo o 0-2 aos 49 min.

A partir daqui, o jogo ficou ganho pelo FC Porto, gerindo as trocas de bola com sabedoria e mestria, não dando azo aos leirienses para que sequer se acercassem da baliza defendia por Nuno para criar o mínimo de perigo possível.

A cerca de 25 minutos do final do jogo, aos 66 min, João Paulo fecha a contagem do jogo em 0-3, correspondendo da melhor forma ao cruzamento de Quaresma ao 1º poste, desviando de cabeça a bola do guarda-redes Fernando. Até ao final do jogo, foi um gerir de esforço e entrada em cena de novas caras do plantel (Mariano González, Leandro Lima e Edgar) para irem ganhando minutos, ritmo, entrosamento… e anos de casa, tão ao bom gosto do Prof. Jesualdo Ferreira.

E chegou o final do jogo com o score final de 0-3, passando mais uma batalha a caminho do «tri» com distinção, garantindo ao final da 3ª jornada, todos os 9 pontos em disputa.

azul + : no geral, toda a equipa, mas porque tenho que individualizar, Fucile (intratável), João Paulo (limpinho), Raul Meireles (soberbo), Lucho (classe), Tarik (pelo golo e aplicação) e Lisandro (raça)

azul - : não chamaria uma nota negativa, mas apenas e tão só de quem sempre se espera mais, muito mais, apesar de ter contribuído com assistências para 2 golos, Ricardo Quaresma. Ele sabe que vale muito mais do que mostrou… e nós também!

arbitragem: João Vilas Boas realizou uma arbitragem digamos que tranquila, fora os 2 lances que acima referencio, em que, diga-se de passagem, não se lhe pode ser assacada total responsabilidade já que num caso se limitou a seguir as instruções do seu fiscal e no outro caso, deixou a jogada seguir na dúvida. Agora, aos «costumeiros abutres», escusam de vir com a ladainha gasta e rompida do costume, porque ‘uma mão, lavou a outra’, se é que me faço entender, o que duvido, porque o vosso QI anda há muitos anos pelas ruas da amargura.











ps - desde há uns dias para cá, apenas e só bloggers registados poderão aqui comentar, pelo que caso pretendas registar-te (e se ainda não o és), contacta-nos via email que explicaremos na volta o modo de o fazer... é fácil, grátis, mas infelizmente não dá milhões.

pps - esta semana, vamos abrir oficialmente as inscrições para as nossas ligas privadas das edições deste ano da Liga Record 2007/08 e da UEFA Champions League Fantasy Football 2007/08... apenas poderão juntar-se a nós contra um pagamento único de 10,00 € por liga da respectiva inscrição, e dessa forma, lutar até ao final pelos prémios finais reservados aos 3 primeiros classificados de cada uma das ligas privadas, individualmente. Mas por ora, fiquem na expectativa, porque muito em breve, daremos todas as explicações em como participar.

8 comentários:

  1. Foi muito morno o jogo, mas cumprimos. Concordo com a tua analise. Os reforcos andam a mostrar muito pouco, o unico q se vai safando sempre com uns pormenores interessantes e o Leandro Lima. De resto, Mariano ainda nao mostrou nada, nem sequer o vemos a arriscar ir a linha, nada. Edgar nao me parece jogador para o Porto. Demasiado "molengao".

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. deixem jogar o João Coimbra

    http://oantilampiao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Exibição algo pobre, mas k foi suficiente para amealhar mais 3 pontos. Está cumprido, com total sucesso, um início de calendário dificílimo. Quanto ao jogo em si, destaco o momento cirúrgico, logo aos 3', com o golo (mal) anulado ao Porto. Engraçado, neste cas, é k ambos os jornais do grupo Cofina façam referência apenas ao erro posterior, aquando do 2º golo portista. Aliás, não contente com isso, o Record faz inclusivé uma chamada na 1ª página, com a legenda de "golo irregular". Como é belo este jornalismo português.

    Mas, como já se torna fastidioso falar desses cabrões, o k importa é preparar convenientemente o jogo contra o surpreendente Marítimo. E continuar a ganhar, para lhes aumentar a produção de fel:)

    ps: mais umas notas de destaque: o brinde cavalheiresco de Benaglio, permitindo k o avançado k "não engana" acabasse com o jejum de golos, o empurrão de Katsouranis ao árbitro, provando k a impunidade do grego continua esta época e a expulsão hilariante de Gilmar, da Naval, próximo adversário benfiquista, a 15 segundos...do fim: Ah valente!

    ResponderEliminar
  4. uma victoria sem contestaçao...

    a maio passo,mas muito suficiente para garantir os 3 pontos... e faxer o pleno... 3 jogos 3 victorias... lider pa nao variar...

    destaco as actuaçoes de Joao Paulo,lisandro e de nuno.... e sem esquecer aquele que tem sido a grande surpresa... se uns tem ronaldinhos,decos,henry, C.ronaldos,nanis,andersons,figos etc... nos temos simplesmente o maradona de marrocos... de seu nome TARIK...




    sobre o HATTRICK...

    Este sabado a noite ouve mais uma jornada do campeonato onde recebemos o Fiães S.C.LX... E tivemos uma victoria por 3 - 0...

    somosl ideres isolados na nossa serie e tamos no bom caminho para subirmos a 8ªdivisao...
    passo aqui a sitar todos os resultados e classificaçoes...



    ÚLTIMA JORNADA
    BiboPortoCara - Fiães S.C.LX 3 - 0
    Berlengas - viriatos desp 0 - 2
    The team Stor - Virtual_II 2 - 1
    Grupo Desport - FC Pontinha 0 - 3

    PRÓXIMA JORNADA
    Fiães S.C.LX - BiboPortoCara
    FC Pontinha - Grupo Desport
    viriatos desp - Berlengas
    Virtual_II - The team Stor


    Equipa Jogos Golos Pontos

    1. BiboPortoCarago FC 7 18 - 7 16
    2. viriatos desportivo 7 17 - 5 14

    3. The team Storm 7 14 - 11 12
    4. Fiães S.C.LX 7 11 - 9 10
    5. Berlengas 7 11 - 19 9
    6. Grupo Desportivo Go 7 10 - 18 9

    7. FC Pontinha 7 8 - 7 8
    8. Virtual_II 7 7 - 20 3



    com esta victoria aumentamos para 4 pontos de diferença para o 3º classificado...








    BiboPortoCarago FC - Fiães S.C.LX 3 - 0





    Ver jogo: HT Live
    Data: 01-09-2007 às 22:25
    MatchID: 134459764
    Estádio: pavilhao BiboPortoCarago FC
    Assistência: 4530


    Neste dia de muito calor, 4530 adeptos encontram-se no pavilhao BiboPortoCarago FC. A formação escolhida para este jogo pela equipa BiboPortoCarago é um 3-5-2. A equipa que entra em campo é constituída por: Bunel - Cabreira, Voltolini, Rafael - Gonçalves, Serra, Dias, Araújo, Seeling - Zeferino, Braga.

    S.C.LX decidiu usar uma formação 4-3-3. Aqui está o onze inicial: Shamai - Delgado, Prata, Giannazza, Corte-Real - Golferichs, Caritel, Almeida - Simões, Góis, Rato.

    "Tudo pelo meio, no meio é que está a virtude", foram as palavras do treinador da equipa BiboPortoCarago no início do jogo. O ataque pelo meio foi a arma utilizada para tentar levar de vencida o seu oponente. Hoje, a estratégia da equipa S.C.LX é atacar pelas alas. Decorria o minuto 3 quando Serse Voltolini ouviu das boas do seu treinador. Provavelmente por falta de experiência perdeu o esférico em zona proibida o que quase deu um golo às cores adversárias. Ao minuto 10 a confusão estava instalada no campo, onde uma verdadeira batalha entre os jogadores das duas equipas ocorria. Após os ânimos serenarem, o árbitro consultou o seu fiscal de linha. O jogador Serse Voltolini da equipa BiboPortoCarago foi chamado pelo árbitro, que lhe mostrou o cartão vermelho directo. No 13º minuto, o treinador teve de chamar o jogador Luís Vilaça para substituir o jogador Marco António Braga da equipa BiboPortoCarago devido a uma colisão mais dura com um adversário. A multidão assobiou para mostrar o seu desagrado quando Justino Serra falhou o livre directo que daria a liderança aos BiboPortoCarago. Nota-se alguma confusão da parte da equipa S.C.LX que parece estar perdida no campo, tendo a sua organização caído para fraco. O defesa central visitante não devia ter tido dificuldades em impedir o passe para Justino Serra, mas o jogador da equipa BiboPortoCarago conseguiu ultrapassá-lo e rematou com força para a baliza, dando à sua equipa a liderança no jogo. 1 - 0! A organização da equipa BiboPortoCarago caiu, praticando agora um futebol de bom nível. O árbitro apitou para o intervalo, o resultado registado é de 1 para a equipa da casa, 0 para a equipa visitante. BiboPortoCarago teve maior ascendente nesta parte, com 87% de posse de bola.

    Nota-se que durante o intervalo o treinador da equipa BiboPortoCarago gastou alguns minutos a repensar a sua estratégia, o que permitiu que o seu desempenho subisse para bom. Durante o intervalo o treinador da equipa S.C.LX, esteve a rever a táctica com os seus pupilos. O bom desempenho da equipa dá conta disso. Um passe do jogador Edgar Seeling da equipa BiboPortoCarago apanhou todos de surpresa excepto José Alberto Zeferino que redireccionou a bola para o fundo da baliza. 2 - 0. Os adeptos da casa nem queriam acreditar quando Justino Serra falhou uma grande penalidade ao 67º minuto. Depois de uma entrada mais dura, o árbitro mostrou um cartão amarelo a José Alberto Zeferino. A equipa BiboPortoCarago revelou alguma falta de rotina nesta táctica, estando com um bom nível de organização. Depois de um belo trabalho pelo centro Tamás Rafael poderia ter aumentado a vantagem ao 85º minuto, mas o remate encontrou o poste da baliza adversária. A equipa S.C.LX conseguiu arrancar uma falta através uma jogada de contra-ataque, mas o livre marcado por Afonso Caritel foi facilmente defendido pelo guarda-redes adversário. Aos 88 minutos do encontro a equipa S.C.LX foi forçada a substituir um dos seus jogadores. Hóracio Góis sofreu uma entrada violenta por parte de um dos seus adversários e teve que se retirado em maca do campo. Giancarlo Mondani entrou para o seu lugar. Os jogadores da equipa BiboPortoCarago estavam algo confusos em campo e o nível de organização era agora fraco. A equipa BiboPortoCarago solidificou a sua vantagem quando aos 90 minutos, Justino Serra fintou vários jogadores pelo centro do campo e finalizou com um golo, fazendo o 3 - 0. A equipa BiboPortoCarago começou a circular o esférico entre os seus jogadores, de forma a defender o resultado. A equipa S.C.LX revelou alguma falta de rotina nesta táctica, estando com um razoável nível de organização. Depois de um belo trabalho pelo centro Daniel Gonçalves poderia ter aumentado a vantagem ao 90º minuto, mas o remate encontrou o poste da baliza adversária. A equipa BiboPortoCarago dominou o jogo com 92% de posse de bola.

    No relvado, a jogar na equipa BiboPortoCarago, Luís Dias fez uma exibição de encher o olho. Por outro lado, Arnaud Bunel fez um jogo para esquecer. Eddie Shamai esteve simplesmente fabuloso na equipa S.C.LX. Contudo, Giancarlo Mondani nem se viu em campo. A partida terminou, 3 - 0 foi o resultado final.


    BILHETES VENDIDOS

    Lugares em pé: 2836
    Lugares sentados: 1261
    Lugares cobertos: 433
    Camarotes: 0

    ResponderEliminar
  5. FCPorto recupera 9 pontos onde os perdeu na temporada transacta. Um início prometedor. Licha e Lucho em grande. Mas e como disse o blue o homem da noite foi Meireles, soberbo.

    ResponderEliminar
  6. Não vi o jogo, daí não poder falar muito sobre ele.
    Agora vi o resumo e estou indignado com a capa do pasquim rascord. Já não deveria ficar assim, mas tudo tem o seu limite!!!
    Ao menos poderiam ter colocardo ... " Direito por linhas tortas ", mas nem assim e desta maneira se continua a fazer mau jornelismo e a acirrar ânimos contra o FCP.
    E um golo limpo anulado aos 2 minutos podia ter tido enorme influência, sobretudo num jogo for e em campo difícil.
    Mas os cães ladram, a caravana passa e vamos à frente.

    ResponderEliminar
  7. Meus caros
    Tenho tido uma guerra tremenda no Blog Futebolar(interessante por ser plural), sobre a primeira folha ou capa como queiram do Record.
    Efectivamente o tratamento dado em situações paralenas é inacreditávelmente ignóbil contra o FCPorto.
    Mas já agora deixo uma amostra que o jornal on-line A BOLA escrevehoje:
    Benfica goleia Nacional!
    Porto passou o teste em Leiria!
    Uma tristeza mas é o que temos
    Cpts
    Varatesa

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente com a an�lise feita.
    ...E v�o 9 pontos !

    ResponderEliminar