29 setembro, 2007

Xeque-mate do Prof. Jesualdo?

Ainda estou em convalescença do péssimo hábito que o Jesualdo implementou no nosso Porto – perder sem dignidade com equipas de escalão inferior. Não, não vou questionar a importância da competição, das alterações tácticas, da revolução do onze, da qualidade dos reforços, etc. Na minha modesta opinião, existem 4 factores fundamentais no futebol: determinação, carácter, competência e profissionalismo. E, isso, não existiu.

Proclamam, alguns, que foi um erro acidental. Pois bem, dois erros idênticos já conferem uma base sólida para um acto negligente, acrescido de outro que o Alcides Freire evoca e, bem, na sua crónica de hoje: “a necessidade de "mimar" alguns dos reforços utilizados em Fátima e que, quase de certeza, valem mais do que o exibido. Caso não o faça, corre o risco de ficar com um plantel demasiado curto durante este período quase "non-stop" que dura até Dezembro.”

A margem de manobra junto à massa associativa é escassa e o divórcio – ainda pouco ruidoso – entre os adeptos e o treinador do F.C.Porto é uma realidade. Cinco são as golfadas de ar que mantêm o Prof. Jesualdo oxigenado e espero que neste sábado a gravata não fique mais apertada.

Sábado é um jogo crucial, não só na vertente desportiva como na vertente anímica. Perder pontos em casa com o velho rival axadrezado – após a vergonhosa eliminação ante ao G.D.Fátima – e com a agravante de desaproveitar a perca de pontos de um dos eternos rivais, afigura-se como uma conjuntura bastante negativa e que, de certeza, reflectir-se-á na difícil deslocação à Turquia.

É uma visão catastrófica mas que não pode deixar de ser equacionada em função de algumas fracas prestações que temos vindo a assistir do nosso Porto e da ainda recente experiência traumática – o Atlético – que foi geradora do confrangedor e dramático final de época.

Os embates com o Boavista, especialmente quando orientado pelo Pacheco, roçam sempre a violência. Assim sendo os níveis de abnegação e entrega terão de estar altíssimos. É pública a predisposição do Boavista para este jogo. Defender e defender, o que é preocupante face à nossa inoperância e desinspiração ofensiva, camuflada pela excelente forma de Lisandro López.

Equipa:

No ataque a aposta deve-se manter em Licha, Quaresma e o marroquino Tarik.

A caixa negra da equipa, o meio campo, não deverá também sofrer alterações. Paulo Assunção (já apto), Raul Meireles e Lucho (neste jogo a não utilização do Leandro Lima poderá ser entendida como forma de proteger o pequeno artista da virilidade do jogo, o que é aceitável).

Em relação à defesa. A recuperação física do Helton deverá dar-lhe a titularidade e com um quarteto defensivo à sua frente composto por: Bosingwa, Bruno Alves, Stepanov e Cech (Fucile não foi convocado por opção técnica).

Com o núcleo duro a vitória exige-se e de preferência com bom futebol.

A celebração do 114º aniversário do clube merece, definitivamente, um espectáculo que prestigie os pergaminhos do enorme F.C.Porto, o maior símbolo de sucesso português.

Se quarta-feira passada nos ajoelhamos perante a “nossa senhora”, amanhã dispenso conduta de exemplar civismo ao dar prioridade a um clube de rotunda.

Força Campeões
Rumo ao tri.

Abraço,
CJ

7 comentários:

  1. Sugeri quase o mesmo onze inicial no meu Blog, a única diferença é que a Ponta de Lança eu colocaria o Edgar dado que tem um fisico invejavel e altura mais do que suficiente para aguentar com os caceteiros centrais do Bessa. Mas vamos a ver o que sucederá no jogo e é claro que conduta violenta da parte do Boavista durante o jogo não vai faltar ou não fosse esta uma equipa de Jaime Pacheco.

    E o Professor que não se ponha a Pau que ainda vai corrido lá para baixo outra vez. Aguardemos pelo resultado final e escusado será dizer que espero mais umaa vitória e que os outros dois "grandes" se matem um ao outro (estou a falar de Lampiões apagados e dos Lagartos mal aviados).

    Saudações Portistas!!

    http://misticaazulebranca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Eu colocaria o Nuno a jogar, tem estado bem e não há razões para sair.
    No ataque talvez o Edgar de início ou então o Licha com o Tarik que apesar dos problemas do ramadão poderá jogar hoje mais confortável pois como se joga às 9,15 poderá comer algo antes do jogo. È uma pena pois tem sido um elemento fundamental mas tem que se respeitar as suas crenças.
    De resto, atitude, concentração e motivação como se exige neste jogo sempre difícil e de risco " físico ".
    Espero que o Adriano possa também jogar para apanhar ritmo, ele que tanta falta faz no ataque.

    ResponderEliminar
  3. Tudo o k for menos de 3 hoje é uma derrota!

    Agora mais a sério: este é um daqueles jogos k eu abomino. Literalmente. Irrita-me o caceteirismo entranhado na equipa do Bessa, quase como se fosse uma 2ª natureza. As dificuldades sistemáticas k os homens do apito têm em punir exemplarmente as entradas violentas e o anti-jogo sistemático das equipas do Pacheco. Depois, mesmo k, como agora, os axadrezados estejam de rastos, parece k ganham novo alento por nos defrontar.

    Posto isto, apesar das óbvias dificuldades k nos esperam, o Porto tem k vencer. Mais não seja por causa de 4ª feira. É k novo resultado negativo neste confronto entre vizinhos ressuscitará os fantasmas do ano passado, pós jogo com o Atlético.

    Mas, como hoje Jesualdo não inventará por aí além, é de crer k os Dragõs assinem uma xibção sólida, dominadora, remetendo o Boavista para tarefas unicamente defensivas. Esperemos só k a pontaria esteja afinada, pois este é um daqueles casos k um golinho madrugador transformaria radicalmente a postura do adversário.

    Em suma, oportunidade soberana de afastar fantasmas, elevar para 6 as vitórias consecutivas e cavar um fosso ainda maior para os nossos adversários, devido ao derby da macacada.

    Estou confiante, se bem k algo nervoso!

    ResponderEliminar
  4. CJ, esse é tb o meu onze... e desta vez, 'no way', é comê-los e mai'nada, carago!!
    Não faço por menos... alguém vai ter de pagar a 'Nossa Senhora'!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. acho que sobre o jogo de quarta feira á pouco a comentar,a culpa é do jesualdo ainda agora começou e ja anda em poupanças,enfim .sobre o jogo com o boavista nao se pede outra coisa se nao a vitoria e um aboa isibição.espero que nao haja nervos até ao golo...

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Hoje a rtpi transmite o Porto em directo e o derbi lisboeta em diferido.

    Espero poder ver o jogo. Mesmo se é na tv é melhor que nada.

    Tenho lido muitos comentários sobre a eliminação do Porto na Taça da Liga. Sem querer defender ou acusar ninguém, não deixo de achar estranho que se reconheça ontem que o Porto ganhou todos os pontos possíveis até agora e que hoje se ataque a equipa e o treinador por esta ter sido eliminada pelo Fátima.

    Roma não se fez num dia nem o FC Porto numa semana ! Lucidez, pois !

    O Porto tem hoje um jogo muito difícil. Um derbi é sempre um pouco uma lotaria. Por isso como o paulo pereira disse também estou algo nervoso (mesmo muito).

    Por outro lado, o Boavista joga muito feio e o Porto tem um jogo muito importante na Turquia. Onde temos que pontuar ! Por isso eventuais lesões seriam uma enorme contrariedade.

    O Porto foi eliminado sucessivamente em dois anos por equipas de escalões bem inferiores. Eu não acredito em superstições ! Mas no futebol acredito. E posso citar imensos casos.

    Por curiosidade : Desde que a Taça da Liga existe em França ( há vários anos ) não é nada raro (mesmo nada )ver equipas do quarto escalão chegaram aos quartos e às meias ! Porquê não sei !

    O importante é que o Porto ganhe ao Boavista ( no meu tempo eram benfiquistas disfarçados em axedrezado, agora não sei) e que não sofra baixas

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Desta vez alguém acertou em cheio. Eheh. Muitos parabéns CJ.
    Um abraço

    ResponderEliminar