15 abril, 2010

Contas à moda do (FC) Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Para já, muitos parabéns ao Desportivo de Chaves. A minha costela transmontana assim o obriga, mas igualmente a forma como o team se concentrou para concretizar um sonho, arriscando em troca uma eventual descida de divisão...

E ainda por cima, afastando a equipa que menos condições tem para integrar uma prova de topo europeu: nada contra ninguém, muito menos contra a sempre bela e burguesa Figueira da Foz, mas num outro patamar, onde o acesso a uma prova de elite incluísse cadernos de encargos como audiência, instalações desportivas, etc, a simpática e abandonada Naval não poderia competir.

E agora, a primeira dúvida de mais um comício deste vosso amigo: vamos voltar à semântica estádio de Oeiras? vamos requestionar o local (tradicional) da final? seria necessário um contraditório e escutar a opinião dos flavienses, e saber se levariam os pastéis e restantes papinhas para as matas adjacentes?

Ontem ao ler os jornais desportivos, onde o faço habitualmente, perto da bela igreja de Cristo Rei, na lendária casa Bacelar, lembrei-me da conferência de Mourinho em 2002: “para o ano vamos ser campeões!” a quente e ainda sobre os despojos dos Kaviedes, Pizzi, Esnaider , Pavlin, Soderstrom, entre outros... e acreditem, nada tinha a ver com 8 anos depois, Mourinho ser uma personagem da Disney ou fazer, a tempo e horas, as pazes, com o pensador argentino Valdano, e ser indiscutivelmente uma das celebridades mais famosas do planeta.

Tem simplesmente a ver com uma interessante nota de comentário de Antonio Jose Saraiva no Record, e a utilização digamos excessiva , mas hiperbólica ou mesmo delirante da dicotomia Pinto da Costa - Pedroto, com a eventual, próxima futura Vieira - Jesus: mais do que a ampla liberdade, ou até e aparentemente a alucinação provocada pela tromba de água lisboeta, leituras tácticas muito interessantes, lá entre linhas ou à frente delas.

Isto é: como diz o poeta, uma andorinha não faz a Primavera, o que e traduzindo quer dizer, uma vitoria pode não durar mais do que uma época: assim foi em 2005, e uma vitória não fez mais do que o confirmar; no entanto e neste caso até pelo poder político/ mediático/ financeiro do complexo " industrial/ militar"( parece um filme do Oliver Stone) do sistema SLB, nunca fiar e muito menos comparar esta andorinha 2010 com a prima de 2005. Em breve, vão provar do nosso veneno, isto é vender os 3 ases, e recomeçar de novo, mas e no entanto, mãos à obra, arregaçar as mangas, menos "pipocas" no Dragon, isto da nossa parte... em relação à parte dos senhores que mandam, haverá tempo para começar a reflectir, já na próxima semana.



PARTE II

Para terminar, fiz contas e mais contas, e Deus queira que não, mas pode acontecer um golpe de Opera Bufa: o SLB, celebrar definitivamente o seu titulo no nosso Lar... ou talvez não, se a equipa do Special 3, e o nosso Bicho ajudarem nos próximos jogos. Pessoalmente, sei que o eterno número 2, é danado para a brincadeira, e que como nem quer a coisa, já lhe disse que é um feeling meu, com golos do Ukra e do Castro... mas somente a ideia de o próximo DERBY poder vir a ser matematicamente o jogo do titulo (deles) me faz pensar e à distancia de 3 semanas, regressar imediatamente a Los Angeles! Falta ainda acrescentar que o FCP poderá e ainda adiar para o último jogo na Luz, a festa (deles), com coiratos e as outras iguarias que eles gostam... do mal, o menos: tudo, menos celebrarem o título na nossa casa.

E segundo, a dança dos treinadores: referi claro e em avanço total num comment que fiz aqui, a 3 de Abril, o nome de Mano Menezes. Tinha as minhas fontes, o que não queria dizer mais do que isso, um nome citado. A seguir, surgiram noticias digamos na imprensa tradicional, às quais sou alheio, até porque se tivesse certeza absoluta, e isso não prejudicasse os superiores interesses do clube, não hesitaria em o ter revelado. Continuo a pensar que seria uma solução interessante face a algumas das características da próxima época: um velhinho familiar disse-me que Menezes lhe recorda Yustrich em estilo actual; com o apoio leal de alguém de "dentro", e se trouxesse o Dentinho no bolso, podíamos ter algum bombo, mas muito mais violino; quanto à peta de 1 de Abril: agora é que são elas, alguém me confirmou pelo menos a indagação de moradias para um treinador para o FCPorto, muito perto da minha zona de residência: juntei Paulo Bento e pronto, fez-se uma história de ficções e realidades… venha quem vier, que se prepare.

A Guerra já vai começar....!

4 comentários:

  1. Grande post AC.

    Gostei da tirada ao bicho e ao special 3 de coimbra que ainda podem complicar as contas do xlb, sendo q este até pode vir a levar nos queixos tb no dragon e ater q festejar ou não com o rio ave na última ronda...

    qt ao meneses yustrich, não obrigado, pode vir o tranquilidade ou até o tal special 3...

    ResponderEliminar
  2. AC, reforço a ideia do Lucho,
    Enorme post. Vou confessar que me pareceu longo e adiou a sua leitura, depois comecei e depois..."já acabei?". Já tinha acabado. duas notas
    1.º A primeira parte soberba e a teoria da conspiração a J. Saraiva - "no lo creo pero que las hay, las hai". Espero que comecemos a próxima época como termina a sua primeira parte, em grande.
    2.º A segunda parte não gostei tanto - "celebrar definitivamente o seu titulo no nosso Lar", e "as contas e mais contas" são sempre de dividir e subtrair e só gosto das de somar. Das danças, nada só mesmo Falcão, Guarin e Hulk, e para terminar não vai haver DERBY, que as bestas não são de cá.
    Saudações tetra pós penta Campeãs

    ResponderEliminar
  3. Álvaro, em grande!

    Sobre os vermelhos festejarem no nosso eestádio, fiz isto no meu blog:
    «O andor vermelho, eufórico e embalado pela máquina de propaganda, já só fala em festejar o título no Dragão. Um papagaio, de nome Nazaré, que há anos atrás foi "premiado" com vários mimos, de baixo nível, por parte de Vieira, mas engoliu em seco, deu a cambalhota e agora é presidente da assembleia geral do clube do regime - lá estava, mais uma vez, na tribuna da Luz, o Ministro da Administração Interna. Regresse Dr.Fernando Gomes, está perdoado! -, que, esquecendo as responsabilidades da função que exerce, juntou-se ao côro e em entrevista ao programa Bola-Branca, da RR, gozou com a situação e disse que festejar nas Antas??? - ó papagaio, as Antas já não existem, o Estádio agora chama-se Dragão -, seria irónico, interessante e divertido, por causa da aliança entre o 2º e o 3º classificado. Não sei o que vai acontecer até ao dia do F.C.Porto -Benfica, dia 2 de Maio, se vai haver ou não campeão, agora há uma coisa que sei: não seriamos Porto, nem seriamos nada - dirigentes, tácnicos, jogadores e adeptos - se a vermelhada festejasse o título no nosso Estádio, com um empate ou uma vitória. Está visto, estes papagaios não conhecem o F.C.Porto, nem conhecem os portistas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. malta
    claro que é um classico e nao um derby..apenas o adiantado da hora a que o post foi escrito, pode justificar tamanha calinada...lol...
    de resto, quer queiramos quer nao,a possibilidade de os " chineses" celebrarem o titulo no Dragon é real, e depende tambem da forma como scbraga se aguentar ate à penultima jornada..a ver vamos ..
    ac

    ResponderEliminar