06 abril, 2010

Paulo Cunha deixou o pavilhão em êxtase...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Em fim-de-semana de Páscoa, a única das 3 modalidades de pavilhão que esteve em actividade foi o basquetebol e, por isso, na sexta-feira Santa, mais de 1000 Portistas (onde me incluo) se deslocaram ao Dragão Caixa para o Porto/Académica, jogo entretido com boa réplica dos "Estudantes" na maior parte do tempo.

O momento alto do jogo foi quando Paulo Cunha (ainda a recuperar os índices físicos de outrora) na parte final do jogo fez uma "coxinha" a um adversário e avançou rumo ao cesto de forma imparável. O "tribunal" explodiu e aplaudiu e vitoriou Paulo Cunha de forma bem audível. O extremo Português sorriu, apontou para nós e, há quem o afirme, deixou escapar uma lágrima pela emoção sentida e pela empatia que se sente existir entre ele e o público Portista.

Renasceste Paulo? O Porto espera ainda muito de ti...

Depois de 19 jogos consecutivos sem perder, eis que na 1ª jornada da fase final, o FC Porto voltou a sentir o efeito de uma derrota. Por isso, este sábado (dia 10 às 18h), na 2ª jornada da fase final, o FC Porto precisa de uma vitória no Funchal diante do Madeira Sad. Acredito muito nesse resultado, embora espere um jogo com dificuldade até porque, nesta altura, os Madeirenses estão a apenas 2 pontos dos Dragões. Força Porto, vence por nós!!!

FC Porto volta a vencer e ainda pode ser segundo nesta fase regular...
(1º Benfica-35 pts e 18 jgs; 2º FC PORTO-34 pts e 20 jgs; 3º Ovarense-33 pts e 19 jgs...)

  • FC Porto, 79 - Académica, 41
Ao intervalo, o FC Porto vencia por 40-23, e no final do 3º período, por 56-37, mas foi no último período que o FC Porto conseguiu dilatar a diferença para números bem mais pesados. O último parcial de 23-4 foi muito penalizador para uma Académica que ainda na semana anterior batera o Guimarães.

Carlos Andrade com 15 pontos, Stempin com 14, Marçal com 12 e Mota com 11, foram os melhores pontuadores do FC Porto. Saliência ainda para os 8 pontos de Terrell e os 6 do renascido(?) Paulo Cunha, além de Hunt, também com 6.

O FC Porto joga agora apenas no dia 18, no Funchal, diante do CAB Madeira.

O FC Porto tem agora a última oportunidade se se apurar para final-six da liga Europa (que poderá até ser no Dragão Caixa...) de 27 a 31 de Maio. O FC Porto joga já este sábado (dia 10), a 1ª mão de um play-off de apuramento para essa fase final, frente ao Follonica. Este 1º jogo é em Itália (20 horas Portuguesas) e a 2ª mão é dia 17 no Dragão Caixa (17h). Nessa fase final, já estão Valdagno, Barcelona, Vic e Noia. Além do Follonica/Porto, temos no outro play-off, o Réus/Lloret.

Para o campeonato, o FCPorto/Paço de Arcos é dia 13, às 20h15, no Dragão Caixa.

CARLOS ANDRADE

Paulo Cunha mexeu com o pavilhão nos últimos minutos, mas foi CARLOS ANDRADE quem efectuou a exibição mais consistente deste jogo. Marcou 15 pontos, foi o melhor marcador, e ainda obteve 11 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola. Carlos Andrade, até pela raça que transmite a todo o restante grupo, merece este destaque numa partida onde foi claramente o MVP. Tem sido um dos elementos mais importantes do conjunto de Moncho Lopez.

Saudações Portistas, Lucho.

14 comentários:

  1. 09:29 - Futebol - FC Porto
    Trabalhadores do Bingo propõem reabertura imediata da sala até entrega a um concessionário

    Os trabalhadores do Bingo do FC Porto vão hoje propor ao clube a reabertura "de imediato" da sala até à entrega a um concessionário, evitando o despedimento colectivo e o pagamento das indemnizações.

    "Vamos propor que o FC Porto reabra de imediato o bingo até à realização de um concurso a fazer pela secretaria de Estado do Turismo, tendo em vista a entrega da sala a um novo concessionário", disse hoje à Lusa Francisco Figueiredo do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte.

    Segundo o porta-voz dos trabalhadores do Bingo do FC Porto, esta solução, que será proposta numa reunião com a direção do clube, "evitava o despedimento colectivo dos 23 trabalhadores e o pagamento das respectivas indemnizações".

    Francisco Figueiredo considera que "o encerramento do Bingo do FC Porto é ilegal uma vez que a secretaria de Estado de Turismo não autorizou o encerramento da sala".

    "O FC Porto tem a concessão até 2013 e, para encerrar antes, tem que ter uma autorização prévia da secretaria de Estado do Turismo", acrescentou.

    O sindicato defende que "a ocupação do bingo aumentou 5,3 por cento desde que o FC Porto está a gerir directamente a sala de jogo, em Agosto de 2008", acusando o clube de "ter deixado o bingo ao abandono".

    "O FC Porto sempre votou ao abandono aquele sala. Desde que retomou a gestão directa, nunca tomou medidas tendo em vista a sua viabilização", criticou, acrescentando que o clube decidiu fechar o bingo porque "precisa daquela sala, no Estádio do Dragão, para outras actividades".

    O FC Porto anunciou o encerramento da sala de jogo, no passado dia 31, invocando prejuízos mensais de cerca de 6.500 euros.

    "Face ao quadro de crise que o país atravessa e que se reflecte em todas as actividades, a exploração continuou a ser negativa mês após mês. Não resta outra saída que não seja a de encerrar o espaço, apesar dos prejuízos humanos que a decisão possa acarretar e que se lamentam", explicou a direcção do FC Porto em comunicado na página oficial.

    ResponderEliminar
  2. Dia santo no Dragão
    MIGUEL RIBEIRO

    O feriado, para o FC Porto, fez jus ao nome. Foi um dia santo para os portistas, que bateram a Académica de Coimbra sem passarem por grandes dificuldades.

    Vencendo todos os parciais, tendo apenas passado por escassos momentos em que a Académica conseguiu tímidas recuperações e, a espaços, algum domínio do ritmo da partida, o FC Porto mostrou-se superior em todos os aspectos: eficácia, número de ressaltos, assistência... E se havia quem temesse que a formação de Moncho López descomprimisse após a vitória sobre o Benfica, enganou-se. Depois de vários jogos decisivos, até parece ter sido a Académica a "parar" para respirar, provavelmente por saber que este era um jogo de vitória quase impossível. O encontro ficou ainda marcado pelo regresso de Gregory Stempin após três semanas de paragem.

    ResponderEliminar
  3. De destacar que o FC Porto só em triplos chegava para bater a Académica. MARCAMOS 15 TRIPLOS!!! 45 PONTOS Contra os 41 no total da académica:)

    ResponderEliminar
  4. Aquele texto do jornal o Jogo sobre o bingo pode estar relacionado com uns ecos que já se ouvem sobre o Museu (q PdC voltou a relembrar na semana passada) vir a ser montado no espaço q agora é ocupado pelo bingo...

    ResponderEliminar
  5. Modalidaes paradas, com excepção do Basquetebol, que parece definitivamente no bom caminho -não era sem tempo.

    Quanto ao Museu ser no local do Bingo, não era essa a ideia inicial - há um espaço, junto da loja azul, que está destinado ao Museu e que faz todo o sentido. Saem de um lado e fazem compras no outro - portanto ou as coisas mudaram, ou o caso do Bingo não tem nada a ver com esse tema do Museu. Acho que é mais a crise e já vários fecharam ou estão para fechar, como o do Brasilia, por exemplo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Também eu estive no Dragão-Caixa e gostei do jogo contra a Académica. Apenas um senão de algumas jogadas displicentes e que em vez de espectáculo provocaram desagrado de Moncho López. Gostei muito do regresso de Paulo Cunha e só tenho pena que não jogue mais (haverá ainda problemas físicos que não se sabem?) pois continua a ter capacidades acima da média.

    Uma palavra para o regresso de Stempin que acrescenta qualidade, peso e centímentros ao jogo do Porto e que vai ser muito importante para a fase decisiva (play-offs) que aí vem.

    Apenas acho que, neste momento, falta uma melhoria de rendimento do Rui Mota e aumentar a consistência de Hunt e Terrel para que o campeonato possa ser uma realidade.

    Uma nota negativa para este plantel: a falta de um base desiquilibre e que lance com qualidade. Figueiredo é lento e lança pouco e André Bessa sendo mais rápido não lança.

    ResponderEliminar
  7. Não me parece que o encerramento do bingo tenha nada a ver com o museu. Os bingos estão em baixa por todo o lado e já a algum tempo que era previsível que isto viesse a acontecer. É a lei da vida! As empresas abrem e fecham e em tempo de crise, fecham mais do que abrem. Tenho pena pelos trabalhadores mas o clube hoje é cada vez mais uma empresa.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Basquetebol, grande cabazada e especialmente grande Paulo Cunha! ;) Não pude estar presente pois passei o fim-de-semana Pascal longe da INVICTA e fiquei bastante contente quando soube do resultado. É continuar assim...

    Andebol... há que ganhar na Madeira. Um jogo sempre difícil mas muito importante rumo ao BI-Campeonato.

    Hóquei... importante fazer um bom jogo em Itália, que deixe tudo em aberto para a segunda mão! Acredito que os adeptos podem fazer a diferença neste tipo de eliminatórias, e o ambiente lá é qualquer coisa de fantástico! Que nos preparemos como deve de ser para dia 17 de Abril...

    Abraço Lucho

    ResponderEliminar
  10. O Paulo Cunha é um Dragão,na verdadeira ascensão da palavra.
    Espero que o nosso "balloncesto" continue neste trilho de (boas) vitórias!Apoio não há de faltar...

    ResponderEliminar
  11. Sinto-me na obrigação de avisar o colaborador do blog, Lucho, que, enquanto leitor assíduo do mesmo, quer aqui, quer no Portal dos Dragões, que me parece que as suas crónicas estão cada vez demasiado viradas para as "aventuras" do tribunal e menos para as modalidades propriamente ditas. É uma mera opinião de um apreciador, que espera não ser levado a mal.

    ResponderEliminar
  12. Dragão66 Paulo Cunha depois de algumas recuperações e recaídas está agora a voltar aos bocados à competição.

    Tem de recuperar com calma de forma a não voltar ao calvário que tem passado.

    Nos playoffs já deverá jogar mais tempo e será muito importante.

    ResponderEliminar
  13. nickantas:

    agradeço a dica... embora não concorde com ela.

    Como apreciador da matéria modalidades, que diz q é, gostava de ver mais comentários seus aqui na minha coluna de opinião...

    abraço

    ResponderEliminar
  14. Basquetebol - vitória natural frente à Académica. Já na "final 8" da Taça de Portugal os tínhamos vencido com claridade.

    Fico muito feliz pelo Paulo Cunha estar pouco a pouco a regressar aos bons velhos tempos. É um excelente jogador, um grande portista, e merece tudo de bom!

    Andebol – vamos ganhar na Madeira! Força Porto!

    Hóquei em patins – sábado começa o play-off que nos vai levar à “final-six” da Liga Europeia! O Follonica tem uma boa equipa, mas já não é a mesma que nos “roubou” o título europeu em Torres Novas.

    ResponderEliminar