29 abril, 2010

Um dia mágico

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Com a coincidência de horários dos jogos das nossas equipas de andebol, hóquei em patins e futebol que se verificou no passado Sábado, tiveram de ser tomadas opções relativamente ao jogo que iríamos acompanhar, salvaguardando sempre, que todas as equipas tivessem grupos de apoio! E foi o que aconteceu.

Cerca de 40 fanáticos (onde eu me incluía) decidiram comparecer em Oliveira de Azeméis, onde a nossa brilhante equipa de hóquei consumou o nono título de Campeão Nacional consecutivo. É obra! No Dragão Caixa no jogo de andebol com o ABC, uma hora antes, e no Bonfim no jogo de futebol contra o Vitória local, uma hora e um quarto depois, também estiveram bastantes portistas nas bancadas.

Mas o de Oliveira de Azeméis não podia mesmo faltar. Como apaixonado e acompanhante da nossa equipa sobre rodas, tinha de estar presente neste jogo, que tal como prevíamos, acabou numa festa inexplicável.

Almoço em casa já a pensar no grande dia que nos esperava. Eram 16h quando cheguei ao Dragão. Grande concentração de adeptos, os que iam ficar para ver o andebol e os que iam viajar até ao pavilhão Dr. Salvador Machado. Cerca de meia hora a fazer as antevisões dos jogos que se seguiriam durante o dia. Aderi ao cortejo que arrancou para ver o hóquei em patins à terra do Hermínio. Cheirava a título, vidros abertos e cachecóis de fora.

Pouco depois das 17h estávamos a estacionar nas redondezas do pavilhão. Junto às bilheteiras encontramo-nos com grandes amigos portistas que já lá estavam à nossa espera. Mais uma de conversa e vamos comprar os ingressos: 10 “euritos”!! Ainda pensámos em procurar um local onde pudéssemos assistir via TV ao andebol no Dragão Caixa, mas evidentemente que nenhum estabelecimento tinha a televisão na RTP 2. Chama-se dor de uma coisa que eu cá sei…

Hora de entrar no pavilhão e fazer sinal da nossa chegada. Encaminhados imediatamente para a bancada destinada aos adeptos visitantes que, segundo um agente da GNR que estava à porta, vai para lá “quem não está sossegadinho a ver o jogo”. Somos nós, portanto. Bandeira do “BiBó-PoRtO, carago!!” estendida nas cadeiras. Cadeiras estas, que ao mínimo encosto caiam em bloco para a frente!

Depois de cumprimentarmos toda a nossa simpática equipa técnica, entram os heróis para o aquecimento, sendo imediatamente recebidos pelos primeiros gritos e cânticos da nossa parte.

À medida que se ia aproximando o inicio do encontro, na bancada oposta, mesmo à nossa frente, ia-se aglomerando um grupo de apoio à Oliveirense. Esses vermelhos disfarçados com idade de quem devia estar em casa a fazer os “tpc’s” para segunda-feira mostrar à professora, iam-nos provocando com palavras e gestos à distância. Quando a Oliveirense se adiantou no marcador, viravam-se ainda mais para nós. Só lhes pedi que se contivessem, pois rapidamente íamos dar a volta. Dito e feito.

Durante o jogo raramente estivemos calados. Ao intervalo – vencíamos por 2-3 -, dois elementos deslocaram-se ao Modelo (espero que nenhum agente GNR dos que lá estiveram leia as minhas crónicas) em frente ao pavilhão e tiveram a feliz ideia de comprar uma garrafa de champanhe e levá-la para a bancada. Durou alguns segundos, foi retirada por um deles, mas creio que no fim voltou para as nossas mãos.

Na segunda parte a festa foi aumentando. Com o avolumar do resultado e o ENEA Campeonato cada vez a menos minutos de distância, o pessoal vibrava na bancada! Cantámos também individualmente a todos os campeões, ao treinador e ao grande Ilídio Pinto. A 5 minutos do final da partida, eis que chegam ao nosso sector mais três Dragões, que mal acabou o jogo no Dragão Caixa se apressaram a correr até ali, para festejar connosco. Que fibra, que dedicação! “É o Enea, oheh oheh o Enea”, grande ambiente!

Apito final do árbitro e a explosão de alegria! Sentimento de enorme felicidade em mais um título categoricamente conquistado! Cantava-se “Campeões, campeões, nós somos Campeões”, à medida que os nossos heróis caminhavam em direcção à bancada. Do ringue, voaram camisolas, luvas e até stick’s na nossa direcção. Em sentido inverso bandeiras e cachecóis. Estava instalado o clima festivo, para gáudio dos portistas e azia dos restantes.

Os jogadores recolhem aos balneários. Passados uns minutos, já com o pavilhão praticamente deserto, saltámos da bancada para o famoso túnel de acesso aos balneários. E logo ali fomos “agredidos” com um gigante balde de água, lançado pelo Reinaldo Ventura. Aquilo acto foi o inicio do que se seguiria. Começámos a correr em direcção aos balneários e lá dentro era ver água, champanhe, red bull, Isostar, tudo o que fosse líquido voava de um lado para o outro. Jogadores e adeptos abraçados a cantar “Campeões allez”. Enorme alegria nos foi proporcionada. Ainda tempo para sacar uns calções, duas joelheiras e três meias! Aproveitando a ocasião, agarrámos em todos os dirigentes que faziam parte da comitiva e estavam sequinhos, para levarem a mesma dose com que tínhamos sido presenteados! Nunca me irei esquecer de tal momento!

Rapidamente se marcou um jantar entre adeptos e o plantel inteiro, nessa mesma noite. Tempo apenas de dar um saltinho a casa para retirar os vestígios da festa e guardar as recordações conseguidas, e poucas horas depois já estávamos todos à mesa. A festa continuou no restaurante, antes, durante e depois do jantar.

O dia acabou com o pedido de que sejamos campeões europeus em Itália, no final de Maio. Deixem-me sonhar!

São histórias como esta que me fazem amar cada vez mais o FC Porto. E vivê-las com jogadores e adeptos como estes, ainda as tornam mais especiais.

Obrigado, FC PORTO!

Amanhã à noite, 21h30, o basquetebol inicia os "play-off" em casa diante da Académica. O segundo jogo é no Domingo às 12h. No Sábado às 18h os ENEA Campeões jogam em Barcelos. Domingo é o dia da recepção aos mouros na Invicta. Ás 20h15 joga-se o grande clássico no estádio do Dragão. Honra e atitude dos jogadores… e dos adeptos! Defender o nosso símbolo, as nossas cores, o nosso estádio, a nossa cidade!!

A época ainda não acabou, tudo a apoiar o PORTO!

Um abraço Ultra.

4 comentários:

  1. Grande aventura essa Tripeiro.
    Foi um sábado especial. Grandes adeptos tem este nosso clube.

    Eu estive no andebol, opções...

    Sempre Porto!

    ResponderEliminar
  2. Eu também estive no Andebol e a prpósito: Lucho é apenas coincidência que as duas derrotas sejam em Lisboa, com o Nicolau e o Caçador a apitar?

    Tripeiro, agora é preciso transportar essa magia para Domingo e juntar-lhe criatividade, para um dia em grande.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ontem os árbitros forAm Roberto e Daniel Martins.

    O caçador e o amigo estiveram no jogo do scp.

    ResponderEliminar
  4. Um dia mágico e uma crónica fantástica!

    Parabéns e um grande abraço!

    ResponderEliminar