21 setembro, 2010

Ao vosso lado, sempre...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Terminou o jogo em Braga. São 18h30m. Olho para os nossos jogadores e vejo-os tristes mas unidos no centro do pavilhão procurando-nos nas bancadas. Nós, os adeptos que estivemos a cantar por eles os 60 minutos do encontro, temos a alma dorida mas o orgulho sempre em alta porque sabemos que homens temos ali com a camisola adorada e o símbolo da nossa paixão. Caminham ao nosso encontro, jogadores e treinadores, e cumprimentam-nos um a um. Uma união, um sentimento indescritível. Nas derrotas também se aprende, nas derrotas o orgulho numa equipa pode até crescer. Não deixaram de ser bravos por perderem esta batalha onde foram tão felizes na época transacta. Existe uma fé tão grande no tricampeonato, uma força interior, uma confiança cega numa equipa de autênticos guerreiros. A guerra continua! E nós estamos sempre ali, ao vosso lado…Vamos, FC Porto!!!

FC Porto perde em Braga numa jornada onde o Benfica também caiu...
( 1º Sporting-6 pts e 2 jgs; 2º ABC de Braga-6 pts e 2 jgs; 4º FC PORTO-4 pts e 2jgs...)

  • ABC Braga, 27 - FC Porto, 24
Na época transacta vencemos lá por duas vezes mas esta temporada tal não foi possível. Na 1ª parte já havíamos cometido muitos erros e mesmo assim ganhávamos (13-14) muito por mérito de um herói chamado Laurentino. Na 2ª parte chegamos aos 3 golos de vantagem (15-18) mas fomos perdendo eficácia no ataque e ficando mais frágeis na defesa com o ABC a conseguir passar para a frente a 10 minutos do fim. Nessa fase de grande equilíbrio a dupla Aveirense inclinou o Sá Leite com exclusões consecutivas (7) aos jogadores azuis e brancos. Jogamos 4 minutos com menos 2 jogadores! Nos últimos 10 minutos a equipa abanou e falhou em toda a linha acabando por acontecer uma vitória do ABC que aproveitou todas as incidências desta partida. Dario Andrade marcou 6 golos enquanto Tiago Rocha e Ricardo Moreira apontaram 4 cada sendo estes os 3 jogadores Portistas mais concretizadores numa partida onde Wilson e Mota, entre outros, estiveram algo desinspirados.

Amanhã (quarta dia 22) pelas 19h30 joga-se a 3ª ronda com o FC Porto a receber o Xico Andebol e depois sábado há uma deslocação ao pavilhão do São Bernardo (18h30), dois jogos em que marcarei presença. Uma nota final para destacar que nesta ronda o reforçado Benfica também escorregou perdendo nos Açores com o Sp.Horta por 32-30.

FC Porto apresenta-se aos sócios esta noite no Dragão Caixa...

O campeonato de basquetebol inicia-se apenas a 17 de Outubro (com um FC Porto - Vitória de Guimarães) mas de 1 a 3 de Outubro os Dragões já estarão a competir para o troféu A. Pratas com Penafiel e Vitória, numa 1ª fase. Soube-se esta semana da contratação do base José Costa (36 anos) para de alguma forma substituir João Figueiredo, de fora por tempo indeterminado.

Os pupilos de Moncho Lopez venceram um particular em Espanha e perderam outro, este último frente ao Obradoiro (equipa que era da ACB na época passada) com quem voltam a competir hoje à noite (21h) no dragão caixa para o jogo de apresentação aos associados azuis e brancos. Oportunidade para avaliar os reforços, principalmente o base/extremo Sean Ogirri que segundo se diz é mesmo um especialista no jogo exterior…

FC Porto disputa supertaça com o Benfica este domingo em Coimbra...


O campeonato de hóquei inicia-se a 2 de Outubro com um FC Porto – Valongo mas já este domingo (dia 26) pelas 16h (sporttv1) os Dragões competem oficialmente defrontando o Benfica em Coimbra na final da supertaça Nacional. Os eneacampeões irão ter pela frente o vencedor da taça de Portugal da época transacta, equipa entretanto reforçada com 3 importantes jogadores. O FC Porto só trocou Jorge Silva por Gonçalo Suissas que acabou por ser o melhor marcador do torneio do Infante de Sagres que o FC Porto venceu este fim-de-semana após 2 jogos muito desequilibrados.

O FC Porto lutará então pela sua 18ª supertaça (o Benfica tem apenas 5 troféus e já não vence esta prova há 8 anos) sendo que a concretizar-se esta vitória, será a 6ª consecutiva com festejos azuis e brancos. No ano passado os dragões bateram o Benfica (6-4) numa final jogada em Viana do Castelo, jogo onde marquei presença.

Hugo Laurentino

O guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto fez 20 defesas em Braga sofrendo 25 golos (os outros 2 foi Miguel Marinho que os sofreu) conseguindo quase 50% de eficácia defensiva. Uma grande exibição de Hugo Laurentino que merece mais uma vez o prémio de dragão de ouro da semana. Infelizmente não chegou para a vitória por pecados nossos e outros alheios mas já habituais no pavilhão Flávio Sá Leite. Nas derrotas também se aprende e se o FC Porto em Dezembro de 2009 ali ganhou perante uma arbitragem vergonhosa de Nicolau e Caçador (muito pior que a deste domingo por parte de Ramiro e Coutinho), essa é bem a prova de que fazendo bem o nosso trabalho até contra 9 é possível vencer.

NOTA FINAL: para dizer que o FC Porto, segundo as últimas notícias, vai acabar com o atletismo sénior devido a medidas absurdas impostas pela Federação (impossibilidade de alinhar com atletas internacionais de outros Países). Uma notícia triste mas inevitável tal a parcialidade de uma Federação ao serviço…do Sporting!

Saudações Portistas, Lucho.

8 comentários:

  1. Tens toda a razão, meu caro Lucho, os rapazes do Andebol, que me parecem cansados, merecem todo o crédito, toda a confiança e não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera. Na época passada e por esta altura, estavamos na mesma e depois...foi o que sabemos.
    Em grande o Laurentino, que não merecia perder.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Andebol - Uma batalha perdida não significa perder a guerra. Tenho (temos) confiança nestes bravos rapazes. Hugo Laurentino - que GRANDE Dragão de Ouro!

    Hóquei - Vamos lá, "mais uma vitória, mais uma alegria". Mais um troféu para a nossa riquíssima colecção.

    Atletismo - Uma modalidade que tanto apreciamos, não é verdade?... É assim a vida. Até nas "amadoras" nos querem empurrar para fora da carroça.

    Lucho, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. FC Porto decidiu suspender secção
    A.F.

    O FC Porto vai fechar a sua secção de atletismo como resposta ao novo regulamento do Nacional de clubes aprovado pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) em Assembleia Geral realizada em Julho último e que limita a utilização das suas estrangeiras. Recorde-se que o clube portista fez uma exposição à FPA, mas esta negou qualquer adiamento das novas normas, pelo que o FC Porto, na época 2010/2011 não terá qualquer atleta em competição, uma situação ímpar, pois, apesar de durante anos o atletismo do clube de Pinto da Costa se limitasse à inscrição de poucos atletas, a secção foi-se mantendo em actividade. Desta vez, contudo, os responsáveis portistas não gostaram da afronta da FPA e decidiram-se pelo fecho. Até ontem ainda se colocou a hipótese da continuidade dos escalões de formação, mas a Direcção do clube optou por suspender toda a actividade. Ao todo serão cerca de noventa atletas que terão ainda de encontrar clube até ao final do corrente mês, ainda durante o período de transferências que termina a 30 de Setembro. (ojogo)

    ResponderEliminar
  4. A derrota de domingo deve-se a 2 factos, a alguma desinspiração de alguns jogadores, mas também a mais uma vergonhosa arbitragem desta dupla, algo que já vem sendo normal.

    Perdemos uma batalha, mas a guerra continua já amanhã.

    De destacar ainda o facto dos jogadores nos terem vindo cuprimentar no final. Nunca se esqueçem de quem está lá para os apoiar. Obrigado Campeões!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Sexta e Sábado estive no hóquei no pavilhão infante sagres. Continuamos com uma equipa tremenda. e Domingo estarei em Coimbra para a conquista das 18ª Supertaça frente à escumalha de vermelho.

    Domingo demos tudo, mas sabem bem como as coisas funcionam no Sá Leite. Confio neste equipa e sei que vamos revalidar o título. Amanhã lá estarei.

    Até mais loguinho, na apresentação da equipa de basket, que muito trabalhinho tem pela frente..

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. no ANDEBOL, nem uma exibição do já habitual super hiper mega Laurentino conseguiu livrar-nos desta derrota, que fora algumas já explicação aqui deixadas, inicialmente bem documentadas no próprio post... mais uma vez, na minha opinião, Obradovic, que só tem olhos prá frente, esqueceu-se de «parar» o jogo quando o adversário se aproximava perigosamente... não o fez (mais uma vez), e pagou caro essa demasiada confiança. nO entanto, a fé nestes guerreiros, não está alta, está altissima... o TRI, fica já ali ao virar da esquina.

    no BASQUETEBOL, hoje no DRagão Caixa, mas ca ganda seca rssss... ou muito me engano, e espero bem que sim, mas ainda não começou e já muito duvido, estamos a caminho de mais uma época... miserável. aGUARDEMOS serenamente com muita esperança.

    no HÓQUEI, foi o regresso dos super-heróis da moca, com uma já muito próxima disputa no próximo domingo, ali prós lados de Coimbra City... estaremos lá para os apoiar, incentivar e se preciso for, defender com unhas e dentes. bAMOS a eles rapaziada!!!

    ps - uma tristeza o atletismo, mas lá está, se a federação é para esse caminho que nos empurra, nem precisam... nós saimos muito honrados e orgulhosos, pelo nosso próprio pé... nUM até um dia destes, quem sabe!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem entregue o Dragão de Ouro ao Tino!;)
    Apesar da derrota continuo a confiar na nossa equipa de Andebol, e não tenho duvidas, que vamos ser novamente Campeões!

    Hoje fui ver a apresentação da nossa equipa de Basquet, e não vim muito satisfeita, fico á espera de mudanças, para melhor, é claro!

    Domingo lá estarei em Coimbra para apoiar a nossa equipa de Hoquei!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Desistir não é característica típica dos portuenses e muito menos dos portistas...

    Podemos não concordar com as novas regras, mas daí a desistir...até parece que não existem atletas nacionais capazes de lutar e defender o Porto com brio...e de mostras aos que fazem as leis que ganhamos em qualquer situação...Em vez disso, opta-se pelo ridículo da desistência...já faz lembrar o vale tudo quando acabou com o andebol nos mouros...

    Tenho pena, mt pena, pois nem toda a gente é obrigada a praticar futebol no clube do seu coração...

    enfim, uma notícia negra na história do FCP...

    ResponderEliminar