03 setembro, 2010

“The Communards” na Curva Portista

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Primeiro período da temporada terminado, com um saldo 100% positivo para os Dragões. Seis jogos, seis vitórias, Supertaça Cândido de Oliveira no bolso, entrada na fase de grupos da Liga Europa e liderança isolada do nosso campeonato. O habitual.

Este fim-de-semana há paragem da Liga ZON Sagres, para dar lugar às selecções, que disputam as primeiras jornadas da fase de apuramento para o Euro 2012, a realizar na Polónia e na Ucrânia.



A semana passada confirmámos a nossa superioridade em relação à equipa belga do KRC Genk. Depois de termos vencido fora de portas por uns expressivos 0-3, cumprimos calendário ao vencê-los novamente, desta feita no estádio do Dragão por 4-2. Este jogo ficou marcado por alguns excessos, cometidos antes e durante o jogo, por elementos da claque belga. Cerca de meio milhar deslocou-se até à cidade Invicta. Durante a tarde há relatos de alguns petardos rebentados pela cidade, mais concretamente em estações de metro. “Festa” escusada.

À hora marcada lá estava o pessoal do costume, no sítio do costume, a pôr a conversa em dia. Cerca de um quarto de hora antes do início da partida, entrámos. Estádio bem composto, mas menos do que no jogo do Domingo anterior contra o Beira-Mar, onde tínhamos passado a barreira dos 40.000. Estiveram 33.512 espectadores. Mês de Agosto e eliminatória resolvida à partida creio que são justificações suficientes.

Ultras do FC Porto sempre em peso, tanto de um lado como do outro. Sempre a puxar pela equipa, independentemente do adversário e de estarmos ou não em vantagem. Sente-se empatia entre jogadores e os seus seguidores, o que é sempre de louvar.

Os belgas por seu lado preencheram bem o sector visitante e conseguiram ser ruidosos o mais possível. Estiveram praticamente sempre em desvantagem na eliminatória mas mesmo assim tentaram mostrar-se e fizeram a festa à sua maneira. Porém, muitos deles continuaram a esticar-se provocando sucessivos estrondos com o rebentamento de petardos, à entrada das equipas no relvado e durante os segundos iniciais. Acabou por ser justa a investida do Corpo de Intervenção no local onde eles estavam e que alguns membros só tivessem tido oportunidade de assistir a 4 minutos do encontro. Durante esse período mais controverso, foi aberta uma tocha.

Contas feitas, vencemos categoricamente 7-2. O sorteio do dia seguinte ditou-nos em sorte o Besiktas da Turquia, o CSKA Sófia da Bulgária e o Rapid de Viena da Áustria.

O Besiktas tem aquilo que considero serem adeptos do outro mundo. Também são bons fora, mas em casa deve ser das coisas mais bonitas que se pode ver num estádio de futebol. E vamos ter oportunidade, claro está, de ver Ricardo Quaresma de volta ao Dragão.

O CSKA Sófia tem uns Ultras muito fortes, é um gigante adormecido mas espero ver coisas boas deles.

O Rapid de Viena não é nenhum colosso, mas é a equipa com mais títulos da Áustria. A cidade traz-nos boas recordações, pois foi onde conquistámos a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1987. Os seus adeptos também não brincam em serviço.



Liderança isolada!

Domingo, terceira jornada, terceira vitória. Seis golos marcados no campeonato e nem um sofrido!

Uma curta deslocação a Vila do Conde antes da paragem pintou o estádio dos Arcos de azul e branco. Mais uma vez faço o reparo do preço do bilhete: 20 euros para se visitar o Rio Ave no Domingo à noite. Absurdo.

O grande destaque deste encontro entre vila-condenses e portistas foi a estreia oficial de um novo cântico dos Ultras do mágico Porto. Digo estreia oficial, pois já o tinha ouvido em jogos anteriores. Tal como tive oportunidade de aqui escrever na altura, o cântico foi lançado por pessoal da Velha Guarda dos “Super Dragões” no jogo de apresentação aos associados contra a Sampdória, no passado dia 25 de Julho. Ainda se fez ouvir durante alguns minutos, assim como na Supertaça em Aveiro, mas só no passado Domingo em Vila do Conde é que verdadeiramente “pegou” em toda a Curva, juntamente com o Colectivo. E diga-se que é muito bom.

Para os interessados e por curiosidade, a música é dos “The Communards” e chama-se “Don’t Leave Me This Way”. A banda britânica dos anos 80 teve um enorme sucesso com a versão deste clássico, lançado em 1986.

Durante o jogo, o cântico foi perfeitamente audível, principalmente a partir do “bis” do Hulk. Nota ainda para uma tocha aberta nos festejos do primeiro golo.

Como inicialmente disse, este fim-de-semana temos uma pausa no campeonato, que regressa no dia 11 às 21h15 com um escaldante FC Porto – SC Braga.



Mas para hoje às 18h30, amanhã às 15h e Domingo às 17h, estás-nos incutida uma tarefa a todos nós: ajudar os bicampeões nacionais de Andebol e fazer história ao entrar na Liga dos Campeões. Quero ver o Dragão Caixa com um ambiente espectacular e a puxar pela equipa nestes três jogos importantíssimos na história do nosso clube. Todos somos poucos para o sonho, mas nós acreditamos ser possível!

TODOS AO DRAGÃO CAIXA!

Um abraço Ultra.

6 comentários:

  1. Caro Tripeiro - tudo a 100%! "Mai nada"... E para a próxima "mais uma vitória, mais uma alegria".
    Vamos ver se, também, conseguimos o pleno no torneio de qualificação da EHF Champions. FORÇA PORTO!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Tripeiro, continuas muito bem, actualizado, a marcar o ritmo, que é forte, a captar, mobilizar, não há dúvida, o Homem da bandeira, marca a diferença.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo fizeste falta mas mais falta fez a tua respectiva, estou a falar da Bandeira, mas como todos os homens é preciso carregar baterias para a época que aí vem que se espera bem complicada.

    Hoje lá estaremos juntos para mais um confronto com um objectivo claro, entrar para o Andebol dos Grandes.

    Grande amigo grande Crónica é continuar porque já sabes que gosto de ler estas coisas dos adeptos.

    Em relação ao vídeo, eu sou um gajo que está a milhas da moda e não tenho Faceburgo, por isso não consigo ver o vídeo.

    ResponderEliminar
  4. é...como o antas também não tenho "faceburgo" e é chato ficar de fora...não há hipótese de postar no blogue?...
    thanks communard

    ResponderEliminar
  5. ora nem mais caro Tripeiro,

    levaste falta, pois desta vez, nem a pouco bONTADE de a levantar te salvou... não taBas mesmo lá, mas sim, naquela hora, a azucrinar a cabeça a uns lamps alentejanos ;)

    excelente apoio caseiro defronte do Genk, com uma entrada armados em terror lá da rua deles dos bELGAS, mas nada que umas boas cacetadas para colocar tudo na paz do senhor ;)

    em Vila do Conde, uma boa presença de adeptos azuis-e-branco, que tiveram uma grande cota de responsabilidade naquela vitória, com o apoio dedicado lá para dentro.

    ResponderEliminar
  6. Tripeirinho, és o maior!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar