30 setembro, 2010

E eles merecem isto???

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Isto de se ser portista militante tem destas coisas complicadas: estamos a viver um início de época futebolística em grande estilo, mas as nossas modalidades já vão no segundo dissabor em tão pouco tempo.
Primeiro foi o andebol a não conseguir o merecido apuramento para a fase de grupos da liga dos campeões.
Agora foram os nossos eneacampeões que não conseguiram vencer os lampiões na supertaça de hóquei em patins.

Confesso que em ambos os casos, estes dissabores em nada abalam a minha confiança numa época positiva, a qual implica naturalmente a conquista do tri no andebol e do deca no hóquei. Os profissionais que constituem ambas as equipas, dão garantias disso mesmo.

Mas nem só nisto estas duas equipas são similares.
Também na garra e empenho se comparam.
Na força, determinação e humildade.
No pouco respeito que o clube tem pelos seus atletas, lamentavelmente também se cruzam…

Um clube como o Futebol Clube do Porto não se mede apenas pelo número de sócios e adeptos que tem, ou pelo número de títulos conquistados.
Quem tem a nossa dimensão, tem igualmente que dar todas as condições de trabalho aos que honradamente envergam as suas cores e o seu emblema. São eles que transformam os nossos sonhos em realidade e são eles que no fundo são a imagem do clube.
Simultaneamente, um clube com uma história centenária tem que ser capaz de honrar os seus compromissos no final de cada mês, dado que os jogadores tal como qualquer um de nós, têm uma família e despesas mensais que não se compadecem com estas falhas.

É também aqui que as modalidades se voltam a cruzar. Para grande tristeza e até alguma estupefação da minha parte, são recorrentes os atrasos no pagamento dos salários aos atletas destas modalidades.
É igualmente por isto que me sinto muito honrado em ter profissionais deste gabarito no Futebol Clube do Porto.
É de enaltecer o profissionalismo daqueles que semana após semana vão “engolindo sapos”, vivendo na expectativa de saber quando irão receber o seu devido dinheiro.
Eles que até para se moverem no nosso pavilhão são alvo das restrições mais impensáveis, dignas da casa de um adversário.

É nesta altura curioso lembrar que aquando da tomada de posse desta direcção em Maio deste ano, toda a parte desportiva foi alvo de uma reestruturação.
No que diz respeito às modalidades amadoras, sem que antecipadamente lhe tivesse sido informado, Ilídio Pinto foi substituído por Manuel Arezes.
Que fique bem claro que nada tenho contra Manuel Arezes, ao qual reconheço um grande espírito enquanto atleta do clube. Como tal, não ponho em causa a sua postura e competência.
Mas o que é facto que esta alteração sem aparente razão e que nunca foi devidamente explicada a um homem com 33 anos de dedicação extrema ao clube, surge ao cabo de um último ano onde as dificuldades se estavam a agudizar, e onde Ilídio Pinto nunca se sentiu confortável com a situação.

Será que estamos à espera que aconteça algo similar ao que esteve para acontecer no final da época passada, quando estivemos na iminência de perder Reinaldo Ventura para os lampiões? Não confiemos sempre na sorte, e menos ainda que todos tenham a postura que ele teve.
É que o caso ficou “abafado” dado que o jogador ficou entre nós. Mas tal só aconteceu porque homens e Portistas como ele há poucos, dado que arrisco-me a dizer que ninguém ficaria com uma diferença de salário tão grande… ah, e pago ao dia 1 de cada mês, impreterivelmente!
É que além do mais, todos sabemos que ser um grande dragão não é propriamente algo que seja tido em conta na hora de elaborar plantéis. Que o digam Álvaro Rodrigues do andebol que saiu para o ABC (será que é coincidência andarmos a sofrer tantos golos tendo saído o nosso “esteio” defensivo???) e Paulo Cunha do basket.

Julgo que é hora de acordarmos e pedirmos mais carinho para aqueles que envergam as nossas cores com uma humildade e sentido de clube fora do comum.
Eles que quase não têm estágios antes dos jogos ao contrário de outros, que os preparam até ao limite.
Eles que são forçados a viagens desgantantes para o estrangeiro quando os outros já lá estão.
Eles que ano após ano são obrigados a serem muito melhores que os outros, pois trabalham em condições bem mais débeis e ganhando bem menos.

Não podemos pedir aos atletas que joguem pelo simples amor à camisola ou pela honra de envergarem as nossas cores. São factores decisivos para um jogador “à Porto”, mas não podem ser os pressupostos básicos para uma relação laboral.

Continuar a vê-los vencer é o que todos desejamos e eles vão certamente fazê-lo.
Serem alvo de maior respeito e consideração pelo clube, é uma atitude que espero não demore muito a acontecer.

Mas meus amigos, e eles merecem isto???

Um forte abraço!
Viva ao deca e ao tri!

PS – Para quem fala recorrentemente em futsal, espero que de uma vez por todas guarde essa ideia, pois se existem tantas dificuldades nas modalidades existentes, como suportar mais uma?

17 comentários:

  1. claro que não...
    claro que não merecem!!!

    e sem entrar em mais detalhes, diria apenas que, sei, sabemos, muitos mais sabem até, daí que eu me revejo totalmente em cada uma destas tuas palavras/frases.

    há muito mais fcPORTO para além do futebol... mas e explicar isso a quem de direito???!!!

    sim, é verdade... se calhar até, estes, mais «estes» do que os «outros» que têm as 1001 mordomias ao seu dispôr, deveriam merecer maior respeito por todos nós... mas aquele "consecutivo" Dragão Caixa semi-vazio, faz-me pensar que muitos de nós, mais não fazem do que pregar no deserto, e é pena, muita pena mesma...

    vamos acreditar que um dia, as coisas possam ser diferentes... e alguém tb se lembre deles, que esses, tb existem e não sejam apenas meros «figurantes».

    vamos acreditar que sim...
    mas até lá, façamos aquilo que verdadeiramente a todos nós, é exigido: apoiar, apoiar, apoiar, apoiar, apoiar... sempre!!!

    ResponderEliminar
  2. Lamento muito este estado de coisas e, assim, receio consequências nefastas. Não basta a vontade indesmentível de um punhado de atletas entre os quais há exemplos de verdadeiro amor à camisola. Isto nem parece do nosso Clube!

    Lamentável também (muito lamentável!) é a posição em que colocaram Ilídio Pinto. Este SENHOR é "só" um dos mais brilhantes e dedicados dirigentes de sempre no FC Porto. É um líder de eleição que tem o seu lugar na história do FC Porto. Espero que não cometam com Ilídio Pinto erros que nós, adeptos, jamais perdoaríamos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho muito a crescentar, o F.C.Porto é e vai continuar a ser, um clube eclético, mas atenção, se os seus sócios quiserem!
    Apenas não concordo com a ideia que se pretende afastar Ilídio Pinto. Não acredito que o Presidente alguma vez permitisse uma coisa dessas, mas se isso fosse verdade, então teriamos o cúmulo da ingratidão e seria caso para rever algumas atitudes.

    Sobre os problemas que o Hóquei e o Andebol estão a sentir - o Basquetebol é um caso à parte. Tem uma Sad - quero acreditar que são fruto da restruturação em curso, que ainda não está completa. A pessoa que dirige as finanças do clube, é sério, competente, está em tempos de crise, a fazer um excelente trabalho e tenho a certeza, vai resolver tudo a contento. Mas também há algumas situações para que devemos despertar. Por exemplo: as dificuldades que o F.C.Porto tem em encontrar apoios e patrocínios, ao contrário dos clubes de Lisboa, que não têm tudo e mais alguma coisa, bem sabemos porquê e que lhes permitem depois oferecer este mundo e o outro a jogadores - O Carlos Carneiro no Andebol do Benfica, ganha mais que meio plantel do F.C.Porto.
    Sobre as dificuldades que os atletas têm em se movimentar no Dragãozinho, não estou a par e portanto não digo nada.

    Aguardemos, atentos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    Eu como vos Portista vou expressar os meus sentimentos, tristeza e vergonha.
    Deixo aqui uma pergunta que talvez os senhores me saibam responder, o nosso Presidente sabe de todas essas pripécias?? creio que nao pois acho que se soubesse ja as tinha resolvido ha muito.
    Isto porque penso que sei os valores do Presidente, o trabalho que teve em construir nao so grandes equipas mas também a construir homens e é isso que nos diferencia de todos os outros clubes. Ha realidades que têm de ser ditas à pessoa certa e nao andar a pregar no deserto.
    Isto é uma grande injustiça para com estes homens, e desde ja lhes deixo aqui um muito obrigado por de facto serem homens com H grande.

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. Enquanto grande parte da maioria dos sócios do FC Porto não abrir horizontes eles não vão mudar. É futebol, futebol e só depois o resto...

    Resta aos fieis adeptos das modalidades continuar com o carinho q semanalmente dedicamos aos nossos atletas.

    ESTA é uma luta diária na tentativa de ganhar cada vez mais apoio para o nosso dragão caixa. E por isso é com agrado e satisfação que li o que escreveste e a coragem com que o fizeste.

    Não é admissível o clube ter ordenados em atraso com equipas que apresentam uma raça, um espirito de dragão que nem sempre se vê na equipa de futebol.

    Somos um grande clube Mundial, uma potência do futebol Europeu. Sejamos também dignos da nossa rica história nas outras modalidades e tenham respeito pelos atletas e pelos sócios que estão lá sempre. Porque podemos até não ser muitos, mas de uma coisa podem estar conscientes, os que estão lá sempre pensam pela sua própria cabeça. Não vamos em cantigas.

    Tem que haver mais organização, tem que existir uma politica de comunicação que destaque muito mais os jogos das modalidades, tem que haver incentivos aos sócios de lugar anual (não recebi uma carta sequer a sugerir que adquirisse ou renovasse o lugar no pavilhão), tem que existir no site um acompanhamento online aos jogos em casa e fora, temos que ter nas modalidades a força e organização q temos no futebol.

    O Futebol, modalidade rainha claramente. Sem duvida. MAS, caramba, custava muito respeitar um pouco mais quem tanto merece?

    Quanto a Ilídio Pinto, sei dos problemas de saúde que tem e acho q Manuel Arezes teve uma promoção merecida, tem um grande caracter e sou amigo dele. Mas se é verdade que não avisaram o Sr Ilidio desta substituição é algo q n aprovo.

    Respeitem o FC PORTO.

    Um abraço ao Norte.

    Sempre pelo Porto, mesmo que o clube por vezes pareça não se importar com tudo o q n seja futebol.

    ResponderEliminar
  6. Caros Portistas,

    Volto a perguntar o Presidente sabe destas coisas todas??? Eu nao acredito.

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. Boas !

    A resposta à tua pergunta é clara: não merecem ! Eu até devo ser uma minoria pois vou mais vezes ao caixa (andebol e basquetebol principalmente) que ver o futebol...Talvez por isso fique algo desanimado quando por exemplo, nestas últimas duas 4as feiras, olho para o interior do dragão caixa e vejo as bancadas despidas...Então a bancada onde me costumo sentar...até mete dó...Já não peço casa cheia sempre porque sei que isso é utópico...mas não haver sequer meia casa é algo confrangedor para um clube com a dimensão do FCP e ainda para mais o preço dos bilhetes é bem mais acessível que do futebol (falo eu que nem sequer sócio sou...)...Quem é sócio só paga 2 euros...Deixam de tomar café fora de casa e já têm dinheiro para o bilhete por exemplo...

    Desliguei-me das modalidades amadoras, apenas enquanto espectador, quando a construcção do dragão redundou na consequente dispersão das modalidades...voltei quando o caixa abriu e é aí que vou sentindo o verdadeiro espírito à PORTO, nascido nas escolas do clube, pois infelizmente o futebol vai-se sul-americanizando ano após ano e a mística vai-se perdendo...

    Desconheço as dificuldades com que os atletas se deparam no seu próprio pavilhão...mas que fico perplexo, lá isso fico! As dificuldades financeiras deixam-se sempre um bocado revoltado... fazem-me bastante impressão pensar que atletas como o Tiago Rocha, Laurentino, Ricardo Moreira, Ventura entre outros não recebem a tempo e horas enquanto guarins, marianos e outros que tal eram ou são pagos principescamente (para os padrões nacionais)...

    Quanto ao futsal, espero que não seja uma realidade...existem muitas modalidades amadoras para apoiar e infelizmente o pavilhão apresenta sempre bastantes lugares vazios...Quem quiser apoiar o FCP tem certamente bastantes oportunidades para o fazer e não precisa de esperar pelo futsal...

    Outra pequena nota antes de terminar...O ano passado era frequente no site indicarem quando os bilhetes das modalidades eram colocados à venda e o respectivo preço...Este ano apenas foi feito isso no apuramento para a Champions de andebol...Visto este blog ser frequentado por adeptos que aparentemente tem bons conhecimentos na estrutura do clube, alguém me sabe explicar o porquê desta situação que considero vergonhosa ??? Até o portugal-dinarmarca tem direito a notícia no site a indicar o início da venda de bilhetes...

    Apesar de um caixa vazio e de uma arbitragem a complicar um jogo fácil, ontem assisti a uma boa vitória e bom treino para o jogo da roménia...E vi uma defesa bem mais incisiva que em jogos anteriores !!! Assim sim :-)

    Abraço

    http://saboraporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. PORTUENSE:

    Tb estive lá ontem e vi mais um pavilhão vazio e uma defesa da equipa na 2ª parte mais incisiva:)

    Qt ao site e os preços dos bilhetes, é verdade que deixaram de anunciar. Eles têm muito que fazer, há muito conteúdo e não têm tempo de dar essas infos... :) é triste mas é assim.

    ResponderEliminar
  9. Os portisas estão-se nas tintas para as modalidades. A verdade é esta. Querem ter modalidades mas não a querem pagar. E agora que não é possível o futebol subsidiar o resto das actividades do clube, isso é um imperativo.

    Para evitar situações destas há 3 soluções:

    - ou se reformula o patamar competitivo das equipas de forma a ajustar as despesas às receitas;

    - ou se acaba com as modalidades;

    - ou há um crescimento de receitas próprias das modalidades de forma a cobrir o actual nível de despesa.

    ResponderEliminar
  10. Sou um Fa das modalidades..sou-o a partir de casa é certo porque profissionalmente nao tenho disponibilidade para acompanhar o FCP inclusive no Futebol.
    Deste pertinente artigo retiro algumas coisas;
    1º a real obsessão que parte dos amigos deste blog tem para com o Futsal, sou adepto fervoroso da modalidade estou nela a variados anos e sou contra a sua criação no clube pelo menos enquanto o panorama actual da modalidade estiver cingido aos moldes de agora..possivelmente o FCP aparecendo na modalidade mudaria um pouco as coisas, mas isso sao contas de outro rosario.
    2ºNão qualquer equipa das modalidades nao merece o "desprezo" do clube...
    3º corrigam-me se estiver enganado os mais informados, mas as modalidades do FCP, hoquei, andebol e Basquetebol, funcionam tipo SAD, pelo que a parte logistica de orcamentos e divulgaçao deveria ser cuidada por parte das pessoas que as incorporam, naturalmente o PORTO como clube "apenas" deveria dar-lhe espaço para existirem..
    4º Nao compreendo apesar de entender onde querem chegar quando confudem ordenados do futebol com os das modalidades...Tempos houve onde o todo do orçamento do clube era dividido pelo ecletismo das modalidades, hoje isso nao se passa presumo..Por isso o Futebol tem um orçamento e as modalidade terao outro.Quero com isto dizer que se Mariano ganha X é porque esta cabimentado no orçamento, nao seria agora so porque Tiago Rocha o reinaldo ventura mostram mais amor a camisola que se pagasse a estes 2 e mariano ficasse sem o que havia sido acordado no seu contrato.
    4 Se ha clubes que pagam mais é bem verdade é porque os seus orçamentos e apoios lhes garantem tais situaçoes, mas mais uma vez volto a pensar que isso se deve ao trabalho feito por esses na angariaçao de fundos publicitarios..é porque o nosso trabalho ao nivel das "secçoes" das modalidades esta a ser mal feito.E isso nao pode ser so culpa do CLUBE
    5-Corro o risco de ao expressar-me desta forma ate seja mal entendido, mas as "secções" tem de viver autonomamente e nao ficar a espera que o CLUBE suporte tudo isto, naturalmente que o simbolo PORTO esta subjacente a todas elas...Concordo com o Amigo Vila Pouca quando diz que o ecletismo será sempre um palavra existente no FCP mas cabe aos socios fazerem por o manter, dar força as modalidades e ve-las ter voz nas assembleias do clube...
    Em suma mto me custaria ver ruir modalidades como estas 3 que mais frisadas sao, mas se for pra existirem de forma a nao serem competitivas ou para serem "vexadas" a par do simbolo que transportam entao acabem com eles...
    Talvez nessa altura se compreenda aquilo que muitos apregoam e se sinta que o PORTO nao é efectivamente so FUTEBOL...

    ResponderEliminar
  11. Norte, obrigado pelo post, pertinente, mas que ao mesmo tempo é uma informação para muitos portistas que desconhecem o que de mau se passa no nosso club!

    É por estas e por outras que nós cada vez mais temos de apoiar as nossas modalidades ditas, amadoras!

    Eu dentro das minhas possibilidades, lá estarei a dar o meu apoio!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Norte pelo excelente post e por teres colocado os pontos nos ii.

    A forma como os atletas das nossas modalidades de pavilhão têm sido tratados é inadmissível. São profissionais que dão tudo em campo, que lutam pelo símbolo que têm estampado nas camisolas, que demonstram uma garra “à Porto”… Obviamente, não merecem isto.

    Um clube com a dimensão do FC Porto não pode ter este tipo de tratamento a quem SEMPRE dignifica o clube.

    A verdade é que sinto os responsáveis do clube com grande desinteresse pelo que se passa no andebol, hóquei e basquetebol. Parece-me até, e espero estar enganado, que a falta de informação prestada pelo clube relativamente às modalidades não é de todo inocente. Espero que alguém não esteja à espera de ver o pavilhão vazio para poder justificar o fim das modalidades de pavilhão.

    O clube tem obrigação de divulgar e promover as diferentes secções do nosso clube, e o que vejo é simplesmente desinteresse, que pode ser facilmente entendido por total desrespeito por atletas briosos, atletas com o espírito de Dragão.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  13. AInda me pergunto como se consegue segurar jogadores das modalidades.
    Alguém sabe quando termina contrato do P.Gil?

    ResponderEliminar
  14. O gil ainda tem esta época e outra, acaba em julho de 2012.

    ResponderEliminar
  15. Norte não merecem e já me tinham feito (os jogadores) as mesmas queixas que aqui apresentas, infelizmente não são queixas são realidades bem duras de ouvir.

    Com a nova restruturação pensei que algumas coisas que ouvi no ano passado iriam ficar resolvidas, como salários em dia, resolução de uma vez por todas os direitos de uso ao pavilhão (sem terem de dar a voltao mundo para entrar naquele pavilhão) e de uma vez por todas honrar-se os contratos.

    Nada veio de novo, continuamos a viver num nevoeiro cerrado que ninguém sabe muito bem a quem reclamar e acima de tudo a pensar que os outros andam a dormir.

    Quem olha para o plantel de Hóquei e Andebol do FC Porto e o seu palmarés deve tirar logo a primeira conclusão que ali está o plantel mais caro e com melhores salários, desenganem-se está ali um plantel que se esforça para vencer a ideia que o dinheiro está acima da qualidade.

    É com alguma apreensão que acompanho as nossas modalidades este ano, não é forma de se tratar ninguém muito menos aqueles a quem nada se pode apontar e muito menos falta de esforço ou dedicação.

    Mas Norte vou parafrasear o nosso BlueBoy "mas aquele "consecutivo" Dragão Caixa semi-vazio, faz-me pensar que muitos de nós, mais não fazem do que pregar no deserto, e é pena, muita pena mesma...", aqui reside também o à vontade com que o clube trata estas duas modalidades, os adeptos não aprecem, não se manifestam, nem estão preocupados com o que se anda a passar, preocupação foi termos um pavilhão maior isso é que era uma preocupação.

    Eu estou e sempre estive com as modalidades, há muito para lá do futebol, farei o que souber e que me permitirem para defender esta gente.

    Para finalizar que não se esteja a preparar um pontapé no traseiro ao Ilidio Pinto que este principalmente não merece que o tratem dessa maneira, um homem que até do seu bolso já deu para a modalidade e ajudar os jogadores.

    Norte daquele que nunca cobra e apoia sempre estes guerreiros um grande abraço e obrigado pelo post, timing mais que certo.

    ResponderEliminar
  16. Meus amigos,

    Relativamente ao muito que já aqui se escreveu, e que belos contributos\ideias alguém de direito poderia daqui retirar, gostaria de dar algumas notas:

    - eu próprio me considero um "futeboleiro", pelo que não entendo que tenha que ser o futebol a suportar as restantes modalidades. Cada uma terá que se auto-sustentar. Como o fazer? Não sei nem tenho que saber, porque quero acreditar na competência de quem dirige os destinos do clube, e são esses que tem que saber;

    - é nítido um desinteresse dos associados pelas modalidades. E que responsabilidades tem o clube nisso? Se calhar, algumas! Mas mesmo com um dragão caixa "ás moscas", isso não pode ser alibi da Direcção para não honrar os seus compromissos para com os atletas;

    - se o presidente sabe? É óbvio que sim! O que pode efectivamente fazer na "teia" actual em que está envolto, isso já não sei;

    - quanto a Ilidio Pinto, e sem querer avançar muito por enquanto dado que quero em breve por essa história a nú, diria que foi o presidente que conseguiu evitar "á última da hora" a saída total de Ilidio Pinto, depois deste se ter sentido traído por nunca lhe terem comunicado, apesar da sua situação de saúde, a sua saída de vice das modalidades. Actualmente só está ligado ao hóquei, e nessa vertente encontrasse estável;

    Finalizar dizendo que o nosso contributo, a nossa ajuda, será sempre a de apoiar os atletas, denunciar estes casos aqui ou noutros locais (assembleias gerais) e puxarmos connosco gente para o dragão caixa. Levar um amigo connosco. Levar uma pessoa nova todos os jogos, seja ele amigo ou familiar. Lanço esse desafio a todos!

    Para isto, podem contar comigo, sem confundir com crítica barata.
    Gosto demasiado do F C Porto para me autorizar a saber de certas coisas e nada fazer em contrário.

    Um grande abraço de muito amor ao nosso clube

    ResponderEliminar
  17. Só tendo a certeza que isso é verdade é que posso dar uma opinião mais fundamentada...

    Não é que não acredito no que foi dito aqui... mas duvido que nenhum jogador, dirigente etc tenha referido isto caso esteja a acontecer.

    Se for verdade, é um ponto muito negativo no nosso clube.

    abraço para todos! e continuem a apoiar as nossas modalidades dirigindo-se ao dragão caixa.

    ResponderEliminar