10 setembro, 2010

EMERSON

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Quando o Porto anunciou a contratação ao Belenenses de Emerson, não faltou quem ficasse surpreendido e torcesse o nariz mesmo entre os adeptos portistas uma vez que não era um jogador que se tivesse destacado claramente nos 3 anos passados em Belém. Para mim, e apesar de ter estado no Porto apenas durante 2 épocas, Emerson foi um jogador que nunca mais esqueci pela sua raça, atitude e qualidade sendo ao mesmo tempo um jogador correcto e, por isso, trago aqui esta lembrança.

EMERSON Moisés da Costa, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de Abril de 1972. Começou a carreira no Flamengo passando depois para o Coritiba chegando a Portugal com apenas 19 anos de idade para jogar no Belenenses. Depois de 3 épocas no Restelo onde ajudou o Belenenses a subir de divisão e a chegar às competições europeias, foi contratado no início da época 1994/95 pelo Porto que estava nessa altura a iniciar, sob o comando do saudoso Bobby Robson, a caminhada memorável que culminaria 5 anos mais tarde com o único pentacampeonato da história do futebol português. Curiosamente, teve a seu lado no meio campo no primeiro jogo do campeonato o malogrado Rui Filipe que acabaria por deixar o lugar vago para Emerson.

Não sendo um jogador tipicamente brasileiro pois assentava grande parte do seu jogo num fulgor físico notável, Emerson tinha, ainda assim, uma técnica superior e uma clarividência táctica notável. Jovem e ambicioso, o jogador que o Porto contratou sem grandes parangonas, antes no exercício de uma discreta política de reforço do plantel (hoje já não é bem assim) tomou conta do lugar logo na pré-temporada no renomado troféu "Teresa Herrera", na Corunha. Iniciadas as competições oficiais, manteve uma altíssima rotação ao longo de toda a época sendo uma das unidades fundamentais não só do campeonato de 94/95 como também no da época seguinte. Ao lado dele, no meio campo, estiveram, entre outros Paulinho Santos, Secretário e 2 jogadores estrangeiros de grande qualidade como Russel Latapy e Vassili Kulkov.

Durante as duas épocas em que vestiu a camisola azul e branca, Emerson foi o "Motor da equipa" desempenhando vários lugares do meio campo mas tentando sempre aparecer a finalizar marcando 10 golos. Venceu 2 Campeonatos e 1 Supertaça e sendo considerado um dos melhores médios do campeonato português. As duas grandes épocas no Porto valeram-lhe uma transferência para Inglaterra, para o Middlesbrough passando depois por Tenerife, Deportivo da Corunha, Atlético de Madrid, Glasgow Rangers, Vasco da Gama, Xanthi, AEK de Atenas, APOEL e terminando a carreira no Madureira do Brasil em 2008 já com 36 anos. Um grande jogador com um pulmão do tamanho do mundo. Quando começava a galgar terreno ninguém o parava. Deixou saudades!

8 comentários:

  1. Emerson, um falso lento com capacidade física invulgar, parece que “triturava” quando galgava terreno. É o tal jogador que, se fosse jogar noutra equipa, não renderia como no FC Porto. Neste clube rentabiliza-se a qualidade, melhora-se o desempenho. Aconteceu assim com Emerson. Deixou saudades.
    Magnífica biografia. Parabéns companheiro Dragão66. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O nosso carregador de Piano, esta semana só trazem coisas boas. :)

    Bem relatada a sua passagem pelo nosso clube gostei e espero mais.

    Por isso Dragão66 estás tramado lá terás que desenterrar mais um craque do baú, estando a falar do FC Porto não será muito difícil também.

    Um grande Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Um jogador de quem eu gostava imenso.

    Nas duas 1ªs épocas que resultaram depois no penta 3 anos mais tarde (94/95 e 95/96), ambas com Robson, Emerson era o motor da nossa equipa.

    ResponderEliminar
  4. Emerson era um tremendo jogador, com uma raça e vontade de vencer enorme. Foi muito importante enquanto esteve no nosso clube e deixou saudades.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Emerson, na sua posição, foi para mim o melhor que eu vi no nosso Clube. Era realmente tudo dele. Um autêntico armário, mas com técnica, velocidade, explosões. Pena aquela segunda época, um pouco abaixo da primeira, talvez por estar já com a cabeça no dinheiro que poderia ganhar fora de Portugal. De qualquer forma, um jogador impressionante e que deixa saudades. Apesar de terem sido só duas épocas, Emerson faz parte do "meu" melhor "onze" do F. C. Porto.

    ResponderEliminar
  6. oRA bEM vINDO Dragão66,

    dESTA vez, calhou ao enorme eMERSON a memória da sua passagem pelo Dragão... e que passagem!

    este tipo, era uma bulldozer em campo... ocupava largos m2 em seu redor, só com a sua presença, tal como aqui já foi referido, naquele seu estilo falso lento, mas quando começava a galgar, parecia uma locomotiva.

    sim, este, é daqueles que deixou saudades num meio-campo... de pulmão enorme!

    ResponderEliminar
  7. Emerson é daqueles jogadores especiais *.*
    Jogador com garra, vontade de jogar e vencer <3

    ResponderEliminar
  8. Emerson foi embora, deixou o campo . . . mas premanece <3 é um sempre no coração do povo portugues e brasileiro :)

    ResponderEliminar