02 setembro, 2010

Pontapé de saída...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Como dizia John Lennon, "a vida é o que nos acontecer quando pensamos nela", o que quer dizer muito simplesmente, que não esperava a inclusão no plantel do programa Pontapé de Saída da RTP N.

Depois de 40 “jogos” no limite durante o Mundial de 2010, o impacto criado pelo modelo integração/agregação foi de facto inesperado, de tal forma, que se sentiu de imediato a ”pressão alta”, e se colocou a possibilidade de versões viradas para a luso realidade futebolística, como afinal veio a acontecer, embora com alguma e visível surpresa minha. Muitos de vós, mais do que outras comunidades, conhecem a minha paixão pelo futebol, o que e apesar dos anos de Liga dos Últimos, só deixou de ser surpresa , após o efeito Á Noite o Mundial

Com uma nova página facebook e com a gestão de tempos de antena e a coordenação dos elementos show biz do Pontapé de Saida, e porque não com os deveres de rigor e linhas de orientação que me imponho a mim próprio, fica claro que não posso continuar a emitir opiniões apaixonadas sobre o meu e vosso clube. Tão simples como isto, ou tão complicado como isto: nas funções que desempenho na Liga dos Últimos que regressa esta semana, e com o papel sazonal que tive durante o Á Noite o Mundial, não vi, nem podia ver qualquer impedimento. Com as novas funções , ainda por cima integrado num programa dedicado ao futebol profissional lusitano, tão conflituoso e doentio, vejo muitos impedimentos. Com pena minha, vi-me obrigado a recusar um convite que muito me agradaria aceitar, por parte de um diário desportivo, o que quer dizer que coloco este blogue apaixonado e vibrante ao mesmo nível do que a imprensa desportiva tradicional, e que ao despedir-me hoje da vossa companhia (como analista, não como leitor), estou a demonstrar o respeito que tenho por esta malta e pelo seu trabalho dedicado e “profissional”…

Creio que agora talvez entendam porque desapareci das páginas dos jornais diários e desportivos como comentador ligado ao FCPorto. Acredito que, ser Portista, pelo menos como o meu pai me ensinou, também é isto: saber aceitar o que a vida nos exige, e com essa atitude, seguir em frente, convicto que como ele dizia, para “ganharmos alguma coisa, temos de ser melhores do que os outros umas 10 vezes...”, e nem isso chegava por vezes, como os mais velhos bem sabem...

Até breve!

Álvaro Costa

19 comentários:

  1. Álvaro, compreendo a tua posição e a tua honestidade intelectual, mas meu caro Álvaro, és uma excepção num oceano de gente que não tem esses pruridos. Basta ver a pouca vergonha de alguns programas radiofónicos ou televisivos, sem esquecer a c.social escrita, para perceber que não farias nada que todos os outros não fizessem.

    Optaste por abdicar, compreendo, mas tenho muita pena.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Compreendo e acho que o Álvaro faz bem.
    "Trabalho é trabalho, e conhaque é conhaque."
    Se o exemplo do Álvaro fosse a regra e não a excepção, o futebol e tudo o que gravita em sua volta estaria bem melhor.
    Certamente teremos oportunidade de o ver, ler e ouvir, por aí. Mas se de vez em quando nos quiser brindar com uma daquelas suas pérolas da memória, ou quiser dar um ar da sua graça por aqui, sabes certamente o quanto será apreciado.

    Um abraço e continuação de bom sucesso para o Álvaro.

    ResponderEliminar
  3. É pena que saia - sempre é um sopro de bom humor e boa escrita - mas a sua atitude não podia ser outra e ainda bem... "que os tem no sítio"!Ser igual a tantos outros poderia ser mais simples, e mais populista, mais seria com certeza bem mais triste!
    Agora, mantenha-se firme no Pontapé de Saída, cujo novo figurino é bem atraente; "vença por nós" e
    Take care, it's a jungle out there!

    ResponderEliminar
  4. Considero esta tomada de posição do Álvaro como a mais correcta,louvável,digna e exemplar.

    Num país onde grassa a pouca vergonha, a falta de escrúpulos e a lei da selva,o Álvaro demonstra sobretudo como os portistas são diferentes, para melhor.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Postura muito digna, diria que à Alvaro Costa.

    Deixe dizer que 'sigo-o' há muitos anos, nomeadamente nas ondas radiofónicas e recordo com saudade os programas feitos a partir de LA que influenciaram o meu gosto musical.

    Tenho nostalgia desses tempos da rádio e tive novamente nestas férias.
    Tenho pena que os meus filhos já não tenham esta ligação com a rádio.
    Agora é descarregar musicas para o MP3 ou para o móvel e nada de rádio.

    Recordo-me, como se fosse hoje, de estar na praia (que frequento há uns 20 anos) a ouvir um programa em que apresentou os DR SAX.
    O impacto que esse programa teve !!
    :)
    E há outros como Jamiroquai, etc

    Não tem nada a ver com futebol e com o nosso PORTO mas apeteceu-me escrever isto.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. votos sinceros de MUITAS FELICIDADES! para essa nova etapa profissional.

    felizmente que os encontros semanais na Liga dos Últimos estão garantidos ;)

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  7. Álvaro Costa compreendo perfeitamente a sua posição porque há situações na vida que nos obrigam a ter de fazer opções.

    Fico contente pela decisão que mostra que gosta de estar de alma e coração a tudo o que se dedica isso demonstra a pessoa que é.

    Mesmo assim quero levar muito a sério a ultima frase, "Até Breve", eu diria melhor "até já Alvarinho".

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. faz muito bem , e penso que , para adicionar mais uma frase cliché " mais vale fazer pouco mas bem do que muito mas mal ".

    se não há tempo para fazer tudo ,mais vale fazer menos sem nunca perder o rigor e profissionalismo.

    offshore .. eu até nem sou novo, já vou pros anos "fisicamente decadentes e com o caixão a porta" ( brincadeira ) dos 30... mas

    ainda fui ver no youtube o que éra os DR SAX... possa

    ai se um filho meu ouvisse os DR SAX.... apanhava uma carga de porrada

    jamiroquai , nao levava porrada , mas ficava 3 dias em jejum

    sério ... ser portista se calhar tb poderia indicar ter alguma cultura e sentido critico musical , nao bimbalhar no que dá nas discos/tv/radio comerciais , certo ?

    ResponderEliminar
  9. Pois..eu por acaso lembrei-me logo das suas crónicas quando vi que ia fazer parte do Pontapé de Saída... :|

    Ainda assim,aqui fica um belo exemplo de ética e carácter,coisa que hoje em dia escasseia cada vez mais!Só de promiscuidades é um fartote!

    Boa Sorte =)

    ResponderEliminar
  10. Iori,
    isso de ter cultura tem muito que se lhe diga.
    Alguém que goste de Tony Carreira tem mais ou menos cultura do que eu ? menos sentido critico do que eu ?
    Se entramos por ai também posso ter que ouvir essas bocas de algum apreciador de musica clássica ou barroca e que se acha superior por esse motivo.
    Eu não dou para esse peditório.

    DR SAX tem de ser enquadrado à luz da época em que apareceram e à idade que tinha na altura. Obviamente que hoje não aprecio da mesma forma

    Sem me achar superior por isso, ouço Miles, Joshua Redman, Coltrane, Deep Purple; Led Z; Hootie; Tindersticks; Jet; Elvis Costello; Temper Trap; Morphine ...

    Gosto de musica.

    abraço,

    ResponderEliminar
  11. A postura de Álvaro Costa é digna de um genuíno portista. Somos diferentes, está visto. A excepção confirma a regra e A. Costa contrasta com a mediocridade e os vendidos (consciência e alma…) na nossa cada vez mais incompetente e inútil CS.
    Como Vítor Baía e outras grandes glórias do FC Porto, Álvaro Costa não vai “jogar” mas nunca deixa de fazer parte da equipa.
    Um abraço. BibÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  12. Alvaro,

    "conheço-te" á muitos anos, sei que és um portista e um portuense convicto, mas tenho pena que alguem como tu que tem voz na comunicaçã social se "cale" ...
    È cada vez mais dificil ouvir falar bem do nosso clube nas CS, e como dizes e bem temos que ser 10 vezes melhores para ganhar alguma coisa, mas respeito a tua opção.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Boa sorte, montes de suscesso e até um dia destes!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. É uma pena mas vamos assistindo aos programas...e espero que nos futuros convívios possas estar presente.
    Abraço, Felicidades e ... até sempre.

    ResponderEliminar
  15. offshore.

    sem querer entrar nesta discução, para mim existe diferença cultural entre quem lê shakespeare e quem lê a maria.

    tal como quem é povinho do benfica e quem ama futebol.

    sobre musica , entre quem o faz só para vender e fazer dinheiro e entre quem nasceu com esse dom.

    podem pensar que isto nao tem nada a ver com futebol, mas o meu portismo tem a ver com ter "cultura" futebolistica e entre ser ceguinho pelo povo.

    por isso, e por que nunca falo sem saber ( nao digo com isto que sei tudo, mas que tento nao falar sem ter nenhuma ideia ) , fui ver videos de youtube sobre DR SAX , e desculpa ... não me impressiou nada.

    também sobre o comentario da radio, nunca ouvi nem nunca ouvirei radio. para mim a radio tem a vantagem de ter um toque pessoal, de uma pessoa do outro lado. compreendo, mas a radio é um "meio", uma "ferramenta". o que nao se deve perder é o toque pessoal, não é a ferramenta.

    isto são só ideias, não é ataque nenhum nem nada que se pareça.

    sff nao leias isto a mal.

    fiquem bem

    ResponderEliminar
  16. Grande Álvaro, compreendo perfeitamente, embora tenha pena.

    As maiores felicidades e um grande abraço... azul e branco, carago!!

    ResponderEliminar
  17. Caro Álvaro és o maior.

    Lembro-me bem de me aturares uma vez à saída de um concerto dos Bauhaus no Coliseu do Porto e de uma vez que no Sudoeste me disseste que o FCP tinha arrancado o campeonato com um empate 1-1 no Bessa. "nada mau. Perdemos lá o ano passado" foi o que tu disseste.

    Um grande abraço e muito respeito pela tudo atitude. É de homem de cojones.

    ResponderEliminar
  18. ora nem mais Caro Álvaro,

    de facto, fomos apanhados de surpresa quanto à noticia, mas sabiamos de igual modo e desde a primeira hora, quais as condições da sua participação nestes que foram últimos (quase) 6 meses... é verdade, parece ter sido ontem, mas foram quase 6 no total.

    a mim, pessoalmente, foi um prazer especial contar com toda a sua disponibilidade e colaboração enquanto tal se manteve como viável, pois se numa primeira fase, ganhamos um novo colaborador... hoje, é certo que o perdemos, mas tb tenho a certeza absoluta que ganhei um AMIGO e que esta porta, estará sempre aberta para quando desejar o regresso... não se esqueça, nunca!

    no resto, desejar-lhe as maiores felicidades do mundo, agradecer as «portas» que nos abriu e nos deu a conhecer ao mesmo tempo, e esperamos todos (re)vê-lo no próximo convivio cá do burgo.

    portanto, tb um já saudoso «até breve» para ti, muito obrigado por tudo... e vamo-nos encontrando por aí :)

    ps - já dizia o outro que «rei posto, rei morto»... fiquem então atentos, porque dentro de 15 dias, estará por cá a «nova estrela» para dar o "pontapé de entrada" na tasca, que irá, aposto, não tenho dúvidas algumas, ajudar a bom ajudar no manter do «nível» da tasca.

    ResponderEliminar