21 setembro, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 5ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: CD Nacional 0-2 FC Porto
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal) / Assistentes: Paulo Ramos e António Godinho.


Corte de Rolando era penálti

No estádio, o lance passou despercebido; já as imagens televisivas (e respectivas repetições) foram categóricas quanto à existência de uma grande penalidade cometida pelo central do FC Porto, que desfez um cruzamento para a área com a ajuda do braço. À excepção deste erro, o trabalho de Bruno Paixão foi satisfatório. O árbitro de Setúbal não deixou escapar um penálti óbvio sobre Varela, ignorando bem uma queda teatral de Falcao.



Momento mais complicado

21' Ficou por marcar um penálti por mão de Rolando na grande área do FC Porto?

Jorge Coroado
-
Rolando tenta jogar a bola de cabeça e, de forma não explícita, acabou por tocar com o braço esquerdo, desviando a sua trajectória. Grande penalidade que ficou por assinalar. Neste caso, não havia lugar a acção disciplinar.

Pedro Henriques
-
Quando Rolando faz o gesto para jogar a bola de cabeça, mas com o braço colocado numa posição não natural e de forma deliberada, toca a bola com a mão. Assim sendo, é um lance passível de cartão amarelo e de grande penalidade.

Paulo Paraty
-
É uma falha de Bruno Paixão. Tentando jogar de cabeça, Rolando acaba por tocar na bola com o braço bem aberto. Importante mencionar que só à quinta repetição, passados mais de cinco minutos da ocorrência, é que foi possível chegar, via televisão, a uma decisão concreta.



Outros casos

19' João Aurélio é merecedor de cartão amarelo na sequência da falta cometida?
39' É bem tirado o fora-de-jogo a Danielson?
42' Varela é agarrado na área por Tomasevic, justificando-se a cobrança de penálti?
86' Ficou por assinalar penálti por derrube de Bracali a Falcao?


Jorge Coroado
+
Sequência natural da falta cometida, o jogador cortou deliberadamente uma linha de passe.
-
Não há qualquer impedimento por parte de Danielson. Mal colocado, o árbitro assistente incorreu em erro de paralaxe.
+
Tomasevic começa a agarrar Varela fora da área, concluindo a acção já no interior. Grande penalidade que não oferece contestação.
+
Há um choque natural na procura da bola em que o voluntarismo de Falcao precipitou a acção. Bem o árbitro ao nada assinalar.

Pedro Henriques
+
João Aurélio joga a bola com a mão de forma deliberada numa zona 'nevrálgica'. O árbitro exibe o cartão inserido no comportamento antidesportivo.
-
Danielson está em linha no momento do passe. Fora-de-jogo, embora de difícil análise, incorrectamente assinalado.
+
Tomasevic agarra Varela pelo braço, impedindo-o de continuar na posse de bola e derrubando-o. Correcta a decisão de assinalar grande penalidade.
+
Correcta a decisão do árbitro. O jogador do FC Porto falha o remate e cai por acção do movimento que faz.

Paulo Paraty
-
Julgo que Bruno Paixão entende o lance como um ataque. Eu discordo e entendo ainda que não se pode considerar corte de uma linha de passe.
-
No meio de alguns foras-de-jogo assinalados, esta decisão não foi adequada. Já a bola corria em direcção ao jogador que a iria receber e ele ainda estava em linha.
+
Perfeita decisão da equipa de arbitragem e bom apoio do árbitro assistente. Varela é de facto agarrado pelo braço por mais de 10 metros.
+
É um choque natural entre Falcao e o guarda-redes Bracali, que tenta proteger a bola. Bem o árbitro ao recomeçar com o pontapé de baliza.



Apreciação global

Jorge Coroado
Jogo sem problemas de maior. O árbitro a cometer equívocos de somenos e dois outros mais salientes: cartão amarelo a Belluschi e grande penalidade não assinalada, aos 21'.

Pedro Henriques
Deu fluidez ao jogo, privilegiando os contactos físicos e a lei da vantagem. Procurou ser pedagógico e actuou com serenidade, mas a falha na grande penalidade prejudica a prestação.

Paulo Paraty
Segunda parte mais bem conseguida e favorável. O seu trabalho será sempre avaliado por uma falha que só a televisão demonstra e que passou despercebida à clara maioria das pessoas.



fonte: ojogo.pt

3 comentários:

  1. o jogo tb anda distraído....

    esqueceram-se de perguntar aos 3 mosqueteiros sobre o penalty cometido sobre hulk na parte final do jogo...

    ResponderEliminar
  2. Pois. Esta é a habitual habilidade do Jogo. Seria muito útil, saber-se a quem cabe fazer as perguntas. Afinal a censura já passou há 30 anos.
    De que se esciondem?

    ResponderEliminar
  3. para mim, e para que não restem dúvidasm o lance de Rolando... é penalty em qualquer parte do mundo... assunto encerrado.

    e porquê o esquecimento «selectivo» do lance sobre Hulk, que não sendo escandaloso, como um tal FdP que vegeta pela SicNoticias nas noites de 2ª feira gosta de tanto declamar pa ele próprio, não é referido como tb ele, um lance capital da partida???

    quem souber que responda... ninguém, obviamente!!!

    ResponderEliminar