06 setembro, 2010

A um segundo da Champions League

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FICHA DE JOGO

EHF Champions League, torneio de apuramento – grupo 2, terceira jornada
5 de Setembro de 2010
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.932 espectadores


Árbitros: Martin Gjeding e Mads Hansen (Dinamarca).

HC DINAMO MINSK: Koshovy (g.r.), Kazhaneuski (6), Rutenka (2), Pukhouski, Cepulis (1), Onufryienko (6) e Tsitou (1).
Jogaram ainda: Babichev (3), Shylovich (1), Kovalenko e Atman (3).
Treinador: Sergii Bebeshko.

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota (7), Tiago Rocha (2), Dario Andrade (1), Ricardo Moreira (3), Wilson Davyes (1) e Inácio Carmo.
Jogaram ainda: Nuno Grilo (6), Gilberto Duarte (1) e Pedro Spínola (2).
Treinador: Ljubomir Obradovic.



O FC Porto Vitalis ficou este domingo a um golo de alcançar a fase de grupos da EHF Champions League, ao empatar (23-23) com os bielorrussos do HC Dinamo Minsk, no último jogo do torneio de qualificação para a EHF Champions League, que decorreu no Dragão Caixa. Os bicampeões nacionais estiveram a um pequeno passo de vencer o encontro, mas o remate final de Ricardo Moreira ocorreu décimas de segundo depois do apito final da partida. A equipa de Minsk ficou assim com cinco pontos no torneio, mais um do que os portugueses, segundos, e alcançou o desejado apuramento.

Os Dragões entraram na partida a todo o gás. Aos dois minutos e meio, venciam por 3-0 e estiveram a ganhar por 6-2. O comando portista do jogo era alicerçado num ataque diversificado, mas a defesa agressiva e solidária – muitas vezes subida até à linha de 9 metros – era ainda mais determinante. Para além disso, o guarda-redes Hugo Laurentino esteve inspiradíssimo (e nunca baixaria o nível ao longo dos 60 minutos).

Na segunda metade do primeiro tempo, a poderosa formação bielorrussa subiu de produção. E, para além disso, Koshovy mostrou ser também um grande guardião. O FC Porto Vitalis também teve uma boa dose de infelicidade – foram vários os remates nos postes – e tudo isso contribuiu para que os forasteiros liderassem, ao intervalo, por três golos.

O FC Porto Vitalis voltou a entrar melhor na segunda parte e, com um parcial de 4-0 (em que três dos golos foram de Filipe Mota), reassumiu o comando do marcador. Previa-se uma batalha longa, e assim foi. A partir daí, as vantagens de uma e de outra equipa nunca superaram um golo. Apoiado pelo público que encheu o Dragão Caixa, os andebolistas azuis e brancos deixaram a pele em campo.

Percebeu-se que o apuramento para a Champions League seria decidido por uma unha negra, por um detalhe. No último ataque, e já com Gilberto Duarte no papel de guarda-redes, para acrescentar um elemento ofensivo, os Dragões fizeram aquele que seria o golo da vitória, por Ricardo Moreira. Porém, o remate ocorreu já depois da hora. O FC Porto Vitalis falhou o objectivo, mas saiu do Dragão Caixa ovacionado pelo público.



DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Ljubomir Obradovic
«Em primeiro lugar, sou um homem muito orgulhoso dos meus jogadores e dos adeptos, que apoiaram a equipa do princípio ao fim. Tacticamente e fisicamente aguentámos tudo. Mais uma vez, não compreendo quando se marca ou não dois minutos, quando é jogo passivo e falta, de um lado e do outro. Por outro lado, estou muito triste, porque esta equipa é muita séria, treina todos os dias quatro horas ou mais. O Dinamo Minsk é uma equipa muito séria, muito boa, que sabe o que quer em cada momento, na defesa e no ataque. Quero dar-lhes os parabéns pela entrada na Champions League e desejar-lhes muita sorte.»

Pedro Spínola
«Por um golo se ganha, por um golo se perde. Sentimos muita frustração por não conseguirmos um dos objectivos da época, por um golo, por um segundo. Não é fácil digerir a quente o que se passou. Temos de continuar a trabalhar para todos os outros objectivos. Começámos agora a época, temos um mês de trabalho. Para o ano temos a possibilidade de voltar a lutar por este objectivo e isso é o mais importante.»



15 comentários:

  1. Faltou muito, muito pouco mas foi o suficiente para ficarmos de fora. Sofri, como todos, até ao último segundo (ou melhor, até um segundo depois de fim do jogo…) mas estou muito orgulhoso da nossa equipa. Verdadeiros campeões, grandes Dragões que não viram a cara à luta, só portugueses! Valeram os aplausos do também brilhante público. Equipa e assistência merecem os parabéns.

    - De manhã e princípio da tarde, assisti a outro desempenho brilhante: Álvaro Parente (um dos melhores pilotos ou o melhor da Superleague Fórmula) ia, a 3 voltas do fim da segunda corrida, em 4.º lugar e tinha garantido o apuramento para a “Race 3”, sendo o 2.º piloto mais pontuado no conjunto das 2 corridas. Eis que não, subitamente, foi penalizado com um “stop and go” que lhe retirou todas as hipóteses e o fez quedar no 11.º lugar. Fiquei frustrado e até furioso. Até agora não sei a razão da penalização. Tal como no Andebol, um desempenho brilhante ainda que sem a compensação merecida.

    ResponderEliminar
  2. Pronto, já sei por que Álvaro Parente foi penalizado:
    "Na segunda corrida, o piloto do FC Porto chegou a ocupar a quarta posição, mas um erro da equipa durante a paragem obrigatória nas boxes - não trocou os quatros pneus como indica o regulamento – obrigou a cumprir um stop and go, relegando Parente para o 11.º lugar".
    Porra, já não é a primeira vez que esta equipa prejudica o piloto. Os responsáveis têm de analisar o assunto.
    PS: seja com bola, sem ela, a correr com botas, sapatilhas, patins, duas rodas, quatro rodas; seja parado, de pé ou sentado, desde que esteja em acção um atleta, um desportista, um portista, aquela camisola, aquelas cores põem os meus sentidos em conexão com o evento, desligo-me do mundo envolvente, embrenho-me na grande missão que cada um dos nossos têm: empenho, qualidade, lutar, lutar pelo melhor, pela vitória...

    ResponderEliminar
  3. Quem dá o que tem, a mais não é obrigado e vocês deram tudo. O sonho da Champions terminou, por este ano, mas a vida continua e há mais coisas para ganhar...

    Aos adeptos, principalmente aos que estiveram no Dragãozinho, os três dias, uma palavra de parabéns, vocês também deram tudo e não foi por falta de apoio que a equipa não conseguiu os seus objectivos.

    Aos dirigentes, meus senhores, é muito bonito ter um plantel 100% português, mas a este nível isso tem consequências. Não podemos bater-nos frente a equipas desta qualidade, sem ter um banco à altura, com jogadores capazes de subsituirem, bem, os que já estão cansados. Esta equipa, este grupo fantástico, merecia da vossa parte um esforço para reforçar o plantel, não, apenas, com jovens promessas, mas com jogadores capazes de ajudarem, efectivamente. Até porque, mesmo para a liga interna, os nossos principais rivais apresentam novos reforços todos os dias...

    Uma palavra para o Mister: nós também estamos orgulhosos de vocês...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Esta desilusão deve fazer-nos pensar e não apenas entristecer-nos.

    Por um lado, dar os parabéns aos atletas, porque independentemente de erros individuais que naturalmente surgiram ao longo do jogo, tudo fizeram para vencer a partida. Se no dia anterior tivessemos vencido quando chegamos a estar a ganhar 18-11 já durante a 2.ª parte, hoje estavamos a festejar a passagem.
    Esse é o meu grande "amargo de boca", pois não sei se estivemos perante uma quebra física ou um relaxamento mental.

    Depois dar os parabéns ao público porque percebeu a importância do jogo. Pavilhão praticamente cheio, apoio quase contínuo durante todo o tempo de jogo.

    Mas há algo que não podemos esquecer. É inequívoco que não temos 1.ª linha com altura capaz de combater com os melhores. A maioria dos nossos golos surgiu de penetrações aos 6 metros, contra-ataque, pivot e pontas. Uma equipa que aspira a algo mais, não pode ser tão débil no tiro exterior.

    E é em dias como este, que mais do que nunca lembro de todos os que repetidamente falam em futsal no FCP. Lembro-me de todos eles, para lhes dizer que precisamos é de reforçar o que temos. Reforçar os nossos plantéis para aspirarmos a mais e melhor. Não lhes falhar com a nossa obrigação mensal de lhes pagar os salários.

    Estou triste porque sinto que podiamos fazer melhor.
    Orgulhoso pelo esforço dos atletas.

    Animem-se campeões, porque a época ainda agora começou e há muita coisa para ganhar!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. o que me apraz referir sobre este jogo é que «as árvores caem de pé».

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Sofri com o FCPorto, tinha a esperança de que o fcp iria continuar na Champions mas não, bastou um segundo e foi suficiente para ficarmos de fora, mas a vida continua e há muitas mais coisas para ganhar.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. infelizmente, e quando nada o fazia prever, o empate do dia anterior, veio a revelar-se cruel para as nossas aspirações.

    antes de lamentar este «morrer na praia», há que dizê-lo frontalmente... estes jogadores, foram uns verdadeiros HERÓIS e dignos de envergar aquela veste sagrada!!!

    poderão dizer-me que de vitórias morais anda o mundo cheio, ok, tudo bem, mas eu, simplesmente, estou orgulhosos de todos eles!

    não foi desta; será para a próxima!

    ResponderEliminar
  8. Inevitavelmente triste e frustrada mas igualmente orgulhosa pela atitude e comportamento daqueles senhores Enormes!

    Um dia,lá estaremos!

    ResponderEliminar
  9. Se for para reforçar a equipa, que o façam com portugueses e não com estrangeiros. São equipas como o Porto em andebol que ajudam no crescimento dum país num desporto, pois só têm jogadores portugueses. Veja-se o exemplo do Barcelona, no futebol, que tinha grande parte da selecção espanhola na equipa. É por isso que jogam bem em conjunto depois na selecção. E é um orgulho saber que o Porto joga assim só com jogadores portugueses.

    Grande, grande jogo, deixaram sangue e pele em campo. Sofri o jogo inteiro, mesmo apesar de não ser um grande adepto de andebol.

    ResponderEliminar
  10. Não é fácil para mim dizer o que quer que seja sobre o que vivi ontem.

    Orgulho. Muito orgulho.

    Amanhã com mais calma...

    ResponderEliminar
  11. Foram uns últimos 15 segundos emocionantes, com as equipas estavam empatadas a 23 golos, o Dragão Caixa deitava labaredas, os jogadores do Dínamo a fazer tudo por tudo para evitar a derrota, um jogador bielorusso é excluído a 10 segundos do fim, o nosso treinador e bem retira Laurentino e coloca Gilberto Duarte no ataque, os bielorrusos aguentam os nossos bravos atletas, faltam 5 segundos e na marcação de uma falta surge uma jogada fantástica, a bola é colocada na ponta esquerda em Wilson Davyes, que simula remate e faz um passe que sobrevoa a área para a ponta direita para Ricardo Moreira que conclui com um excelente golo … o árbitro não valida … passavam umas milésimas de segundos depois do apito final… na bancada gritámos golo … só percebi que tinha sido invalidado quando vi o Ricardo Moreira cair frustrado com as mãos na cabeça.
    O público do Dragão Caixa reage de imediato com um grande apoio aos nossos bravos jogadores que tudo fizeram para vencer.
    Já no sábado levamos com uma dupla sueca de "encomendados", e ontem foi uma dupla dinamarquesa de "encomendados", tal como no futebol, estes árbitros nórdicos, também na EHF são os árbitros dos favores!!!
    Estes árbitros, quando conseguimos uma vantagem de 4 golos, começam a festa, excluem um jogador portista, permitindo aos experientes bielorussos o empate e reviravolta no marcador que se manteve até final da primeira parte. Esta dupla dinamarquesa mandava os nossos atletas ter calma cada vez que os bielorussos usavam e abusavam do físico … sem serem excluídos.
    Tivemos uma imensa falta de sorte nesta primeira parte com várias bolas nos postes, e com Dário Andrade numa tarde infeliz.
    Na segunda parte entramos bem, e fizemos um parcial de 4 golos sem resposta que permitiu passar novamente para a frente. Até ao final foi um jogo equilibrado, e as vantagens nunca foram além de um golo.
    Aos bielorussos bastava o empate, e com o passar dos minutos fizeram valer essa condição.
    Sempre com o apoio do público, a equipa acreditou sempre e deixou a pele em campo.
    Foram bravos os nossos rapazes, uns dragões valentes que mereciam a qualificação. Fomos roubados no sábado e ontem por arbitragens vergonhosas, que ajudaram a afastar-nos da EHF Champions League.

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. “Porque o tempo é tão implacável, roubando-nos as oportunidades se não formos suficientemente rápidos para agarrá-las imediatamente?” (Liv Ulmann)

    Ainda estou com uma dificuldade em engolir esta tremenda desilusão, mas tenho um orgulho tremendo em ter estado no pavilhão e ter assisitdo a 60 minutos da mais bela demonstração de paixão e amor a um clube!

    Nos meus ainda curtos 28 anos de vida, já tive a oportunidade de assistir in loco a muitos momentos de portismo fantástico, mas tudo o que ontem aconteceu no dragão caixa entra directo para o meu 1º lugar do top! Felizmente que a rouquidão não me impede de escrever, senão estaria tramado!

    Em relação ao jogo, para além da arbitragem tendenciosa, custa-me pensar naqueles contra ataques desperdiçados e nas falhas infantis que num ou noutro momento aconteceram.

    A vida continua é certo, mas porra vai custar durante uns tempos!
    Um palavra de apreço para todos os atletas e treinadores pelo esforço e dedicação demonstrados ao clube!

    Para terminar, como seria mágico ter sempre tanta gente no dragão caixa como ontem...talvez alguns dos que foram ontem pela 1ª vez, tenham ficado com vontade de regressar com assiduidade! Fica o desejo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. 3 dias a caminhar para o Dragãozinho, apesar de não termos passado, para mim o saldo foi positivo!

    Foi um prazer ver os nossos Campeões a jogar, ontem sofri muito
    mas com jogadores como aqueles é um orgulho ver Andebol!

    Obrigado Lucho, foi a tua paixão pelo Andebol, que me contagiou, e que fez com que eu me apaixonasse também, por mais esta modalidade do nosso porto!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. Ontem vivi um dos momentos mais tristes no que diz respeito ao clube do meu coração...
    Estava de tal maneira nervoso que nem consegui ver a ultima jogada..
    Foi pena...Jogadores e adeptos mereciam este prémio..
    Espero que os responsáveis abram os olhos e apoiem esta equipa..
    Eles merecem...

    Um abraço especial para o meu amigo Lucho. Ele mais do que todos deve ter sofrido imenso..

    ResponderEliminar
  15. Peço desculpa por ainda não ter vindo aqui até agora mas ainda não consegui encarar o empate e o afastamento de ontem.

    Equipa, Treinador, Dirigente e Adeptos mereciam uma prova com melhores arbitragens e principalmente um pouco mais de sorte.

    Por um se ganha por um se perde.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderEliminar