13 setembro, 2010

Universo FCP

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Gosto de ver e olhar para o Futebol Clube do Porto numa dimensão e grandeza como a que vai de Viena a Tokio, de Sevilha a Gelsenkirchen, de Portugal para o mundo.

Serão certamente muitos mais, aos milhares, os que comungam deste tipo de ambição no FCP e isto pode ser sobretudo notório quando se olha num prisma menos habitual: desviando a atenção da árvore para a floresta.

Tanto mais clarividente se torna tal situação, quanto maior for a capacidade de desactivar certas emoções, ou a capacidade em dose certa de relativizar o quotidiano, de raciocinar.

Portugal é um país pequeno, periférico, em muitas vertentes ainda sub-desenvolvido, e que dá mostras diariamente precisamente disso.

A boçalidade impera, e para isto em muito, o já mui antigo fenómeno nacional de futebol contribui. A Industria da Bola (coisa distinta da Indústria Futebol) continua a “par e passo”, atrasada, numa verdadeira dimensão do Portugal-dos-Pequeninos, onde de resto os vários sectores da sociedade cuja “cultura da bola” tem um peso dominante, são de uma promiscuidade atroz.

O Futebol Clube do Porto, pela sua génese e características próprias, foi o único clube português que, uma vez aberta a oportunidade com o fim da ditadura politica, soube vingar, evoluir, e acompanhar uma nova era do fenómeno futebol, o da indústria futebolística, competentemente na pedalada que se lhe impunha: sobretudo globalizada.

Hoje chegados aos anos em que vivemos, e olhando para o país que temos, em nada me admira que se tente ofuscar o brilho que o FCP irradia. Neste país onde a mentalidade do “orgulhosamente sós” ainda perdura, e o nivelar por baixo é “pau para toda obra”, as raras excepções de sucesso dos mais capazes acaba por ser encarado como o desmascarar da mediocridade geral. Ao invés de servir de incentivo, é um tocar na ferida, e é isso que o FCP tantas vezes e a vários níveis, acaba por provocar.

Um exercício curioso pode passar por abrir a página do Google e fazer uma busca por FC Porto.(link). Verificará que, à data corrente, o maior motor de busca mundial apresenta cerca de 4 milhões de resultados. Se ensaiar a busca com os dados do maior clube rival (link) verificará que o SL Benfica obtém uns ”meros” 800 mil resultados.

Pode-se mudar os parâmetros da pesquisa, procurar pelos nomes completos das instituições, seleccionar a busca para determinado idioma especifico, procurar apenas imagens, etc… , regra geral, a disparidade de grandeza na amostragem irá se manter a favor do emblema azul e branco (excepção encontrada na busca pelas siglas FCP vs SLB).

Vale o que vale, ou como salientado: “trata-se de um exercício curioso”, mas que ilações se podem tirar?

O Futebol Clube do Porto há já muito tempo que deixou de pertencer a um futebol e país que perdura em muitos aspectos no orgulhosamente só. O FC Porto é património do futebol global, universal, e aqui reside a sua principal exigência.

Como tal, seria por vezes bom não nós distrairmos com fait divers e outras manobras de diversão cá do burgo, sob pena de passarmos à nós próprios um atestado de menoridade.

Aqui dou por concluída a minha participação no activo deste grande blogue portista o "BiBó PoRtO, carago!!" fazendo votos de que a equipa que nele “trabalha” saiba continuar a manter o caminho do bom sucesso pela causa portista.

Uma palavra de reconhecimento A TODOS que emprestam ou emprestaram do seu tempo nestas lides, abnegadamente, em prol da multidão azul e branca, gostando de deixar um abraço particular ao amigo Lucho pelo seu “serviço público” em prol das modalidades e ao companheiro bLuE bOy pelo trabalho árduo, principal responsável em garantir os elevados níveis de qualidade aqui habituados. A todos que por aqui co-habitam, um abraço de amizade.

Até já.
Força Porto!

9 comentários:

  1. Mr. Cosmos, até apetece dizer, agora que estavas em grande, sais?

    Nunca tinha reparado nesse pormenor que citas, mas não me admira.
    Nesta paróquia faz-se muita publicidade enganosa, mente-se, dá-se uma ideia falsa, usa-se, se for preciso, a velha táctica da propaganda nazi:"uma mentira muitas vezes repetida..." Mas, meu caro, nós já os topamos, já não vamos na conversa e por mais que eles gritem, só agitam um pequeno copo de água.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena que "deixes" de ser um activo deste blog Mr.Cosmos.

    Mas a vida é feita de ciclos e decidiste dessa forma.

    Deixo-te um grande abraço e a esperança de que nos conheçamos pessoalmente num dos px jogos do nosso POrto.

    Abraço e muito sucesso para ti Paulo.

    ResponderEliminar
  3. Eheh... esta disparidade nas pesquisas do Google é bem notória já há uns bons anos. E a tal excepção, nem sequer chega a sê-lo, pois SLB é também a sigla da Schlumberger, uma empresa cotada na bolsa de New York e responsável por quase 7milhões de resultados na pesquisa. Se à pesquisa SLB acrescentares um -schlumberger vê lá quantos resultados aparecem! ;-)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Vila Pouca. Por cá nos continuaremos a encontrar certamente.

    Caro Lucho, teremos com certeza oportunidade, longos dias têm 100 anos, lol! Olha lá, acho que apareces nas imagens do jogo no sábado passado no dragão, durante as repeticões do 2º golo...

    ResponderEliminar
  5. Mr.Cosmos não estava à espera do final da tua crónica, estava tudo a correr bem e nem imaginas o quanto me identifico com aquilo que escreves, basta ler algumas conclusões simples a que chegas-te para enquadrarmos a máxima que uma mentira contada muitas vezes não se transforma automáticamente em verdade absoluta.

    E depois largas a bomba a dizer que acabou por aqui a tua participação entre nós, eu espero acima de tudo que nos continues a passar por aqui e claro que o teu adeus seja um até já.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. aMIGO pAULO,

    o MrCosmos cá da tasca... permitis-me o desabafo, mas sou obrigado a alinhar pelo mesmo diapasão do que imediatamente me precedem... então agora resolves «despedir-te» com um post destes? isso é coisa que se faça, carago?

    a colaboração, essa, fica por aqui, pelos vistos... mas a aMIZADE, essa mantém-se... sempre!!!

    por toda a tua dedicação, paixão e alma com que te entregaste a este projecto, aqui e acolá, sei-o por fonte própria, com natural prejuízo pessoal e profissional, o meu oBRIGADO, o nosso muito oBRIGADO... sais, mas continuas a ser um dos «nossos»!!!

    gAND'ABRAÇO aMIGO!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Antas e bLue Sr. Presidente :-) , esta esplanada de tertúlia portista continua a ser um lugar de eleição no qual continuaremos a beber uma bejecas e a trincar uns tremoços. ;-)

    BiBó Porto, carago!!

    ResponderEliminar
  8. MrCosmos, um excelente post, pena é que tenha sido de despedida...

    Espero que este ano quando formos ao galinheiro, nos faças companhia como na época passada, porque este ano, vamos vir de lá com uma vitória!;)

    Até um dia destes,
    Beijos


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  9. "Espero que este ano quando formos ao galinheiro, nos faças companhia como na época passada, porque este ano, vamos vir de lá com uma vitória!;)"

    Ía dizer o mesmo ;)

    Grande abraço amigo e até um dia destes!

    ResponderEliminar